sexta-feira, 30 de julho de 2010

Não ter amigos é tão perigoso quanto fumar ou beber em excesso

Não ter amigos pode ser tão perigoso para a saúde como fumar ou consumir álcool em excesso, diz um estudo de cientistas americanos publicado na última terça-feira no site da revista PLoS Medicine.
Os especialistas, da Universidade Brigham Young, em Utah, e do Departamento de Epidemiologia da Universidade da Carolina do Norte, asseguram que o isolamento é ruim para a saúde e, no entanto, essa é uma tendência cada vez maior no mundo industrializado, onde "a quantidade e a qualidade das relações sociais estão diminuindo enormemente".
Estudos prévios demonstraram que as pessoas com menos relações sociais morrem antes daquelas que se relacionam mais com amigos, conhecidos e parentes. Por isso, preocupados com o aumento de pessoas que se relacionam menos com as outras, os cientistas analisaram como um isolamento excessivo pode afetar a saúde.
Para tanto, os pesquisadores recorreram a 148 estudos prévios com dados sobre a mortalidade de indivíduos em função de suas relações sociais. Após analisar informações de 308.849 indivíduos acompanhados por cerca de 7,5 anos, os pesquisadores descobriram que as pessoas com mais relações sociais têm 50% mais chances de sobrevivência do que quem se relaciona menos com outros.
Segundo os especialistas, a importância de ter uma boa rede de amigos e boas relações familiares "é comparável a deixar de fumar e supera muitos fatores de risco como a obesidade e a inatividade física". Esses resultados também revelam que, analisando a idade, o sexo ou a condição de saúde do indivíduo, a integração social pode ser outro fator levado em conta na hora de avaliar o risco de morte de uma pessoa.
"A medicina contemporânea poderia se beneficiar do reconhecimento de que as relações sociais influem nos resultados de saúde dos adultos", apontam os responsáveis pelo levantamento. Eles acreditam que médicos e educadores deveriam advertir sobre a importância da relações sociais da mesma forma que defendem o antitabagismo, uma dieta saudável e a realização de exercícios.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Vale e Paranapanema

A Vale distribuiu, hoje pela manhã, comunicado ao mercado anunciando "que publicará Edital de oferta pública voluntária (OPA) para a aquisição de até 100% das ações ordinárias de emissão da Paranapanema S.A. (Paranapanema), sujeita, para sua eficácia, à aquisição de pelo menos 50% (cinquenta por cento) mais uma ação ordinária."
Leia a íntegra do comunicado.

Rio de Janeiro, 29 de julho de 2010 - A Vale S.A. (Vale) informa que publicará Edital de oferta pública voluntária (OPA) para a aquisição de até 100% das ações ordinárias de emissão da Paranapanema S.A. (Paranapanema), sujeita, para sua eficácia, à aquisição de pelo menos 50% (cinquenta por cento) mais uma ação ordinária.
A OPA, que de acordo com as regras vigentes não está sujeita a registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), será destinada a todos os acionistas da Paranapanema. O preço por ação ordinária a ser pago é de R$ 6,30, correspondendo a um prêmio de 22,4% sobre a média ponderada pelo volume dos preços de fechamento dos pregões dos últimos 90 dias. Este preço é superior ao preço por ação apontado no laudo de avaliação da Paranapanema, que será parte integrante do Edital, e apresenta um prêmio de 8,6% sobre o fechamento de ontem, dia 28 de julho de 2010. O preço será ajustado no caso de eventual pagamento de dividendos e/ou juros sobre o capital próprio.
O preço por ação será pago à vista e em reais. Na eventualidade da adesão de 100% dos acionistas da Paranapanema à OPA, o valor total a ser desembolsado pela Vale será de aproximadamente R$ 2.010,82 milhões. A OPA será intermediada pelo Banco Bradesco BBI S.A., o qual garantirá, nos termos da Instrução CVM nº 361, a liquidação financeira da OPA.
O leilão da OPA será realizado no dia 01.09.2010, às 15:00. O acionista da Paranapanema que desejar participar do Leilão deverá habilitar-se nos termos do Edital.
Caso a OPA seja bem sucedida, a Vale pretende conduzir estudos que poderão resultar na elaboração de projeto de reorganização corporativa e/ou de ativos.
Uma vez definido o eventual projeto de reorganização corporativa será realizada sua divulgação pública.
Os interessados podem encontrar o Edital e o Laudo de Avaliação nos endereços e nas páginas na rede mundial de computadores da Vale, CVM, BM&FBovespa e Bradesco BBI. A Vale encaminhará à administração da Paranapanema cópia dos referidos documentos para que estes sejam disponibilizados aos acionistas na sede da companhia e no seu website, bem como enviados à CVM.
Os demais termos e condições da OPA serão descritos no Edital a ser publicado em breve.
A Paranapanema
A Paranapanema é uma empresa brasileira, listada e registrada no nível 1 de governança corporativa da BM&FBovespa, sendo líder na produção de cobre refinado no Brasil. Seus ativos consistem de um smelter/refinaria de cobre e três plantas para a produção de produtos downstream de cobre. Possui também 99,09% de participação no capital da Cibrafértil, que opera uma planta de fertilizantes fosfatados.
O smelter/refinaria de cobre está localizado no distrito industrial de Camaçari, no estado da Bahia, e pertencia à Caraíba Metais, antes da incorporação desta companhia na Paranapanema em 2009. No Brasil, é a única produtora de catodos de cobre eletrolítico com certificação da LME (London Metal Exchange). Atualmente, encontra-se em desenvolvimento projeto para expansão da capacidade de produção de 220.000 para 277.000 toneladas métricas (t) anuais de catodos de cobre.
As três plantas downstream pertenciam à Eluma, antes da incorporação desta na Paranapanema. Duas destas plantas estão localizadas no estado de São Paulo e a terceira no estado do Espírito Santo. As três unidades em conjunto possuem capacidade para produzir 78.000 t anuais de semi-elaborados de cobre, como tubos, barras, perfis, arames, bobinas, chapas, tiras e conexões.
A Cibrafértil também se localiza na Bahia e está conectada por dutos ao smelter/refinaria da Paranapanema. Possui capacidade para produzir 306.000 t anuais de superfosfato simples (SSP).
Racional estratégico: acelerar a criação de valor
Um dos objetivos estratégicos da Vale é se transformar a médio prazo num dos principais produtores de cobre do mundo. Atualmente, tem capacidade de produção de 300.000 t anuais do metal, a partir da mina do Sossego, em Carajás, no estado do Pará, e da produção de cobre como subproduto do níquel nos sites de Sudbury e Voisey Bay, no Canadá.
Estamos desenvolvendo dois projetos de cobre, Salobo, em Carajás, com capacidade de 100.000 t anuais, e Três Valles, no Chile, com capacidade de 18.000 t anuais, os quais deverão entrar em operação em 2011 e 2010, respectivamente. O projeto de Konkola North, na Zâmbia, com capacidade de 40.000 t anuais, começará a ser desenvolvido este ano. A Vale possui adicionalmente várias outras opções de crescimento da capacidade de produção de cobre, como as futuras expansões brownfield do Salobo (Salobo II e III) e da execução de projetos atualmente em estágio menos avançado de desenvolvimento, como Cristalino, Alemão, Pólo e 118, todos em Carajás.
A aquisição da Paranapanema é um movimento consistente com o objetivo estratégico de acelerar o crescimento da produção de cobre, e possui significativo potencial de criação de valor para os acionistas da Vale.
Facilita o desenvolvimento de projetos de cobre da Vale cujos minérios registram a presença de impurezas. A adaptação do smelter/refinaria para o processamento desses concentrados, viável do ponto de vista técnico e econômico, melhorará as condições econômicas para tratamento destes concentrados, viabilizando desse modo a expansão mais rápida da produção do metal pela Vale ao longo dos próximos anos.
Finalmente, a produção de ácido sulfúrico do smelter/refinaria em excesso ao que é consumido pela Cibrafértil poderá ser direcionada para o consumo de outras operações de fertilizantes da Vale.


Para mais informações, contatar:
+55-21-3814-4540
Roberto Castello Branco: roberto.castello.branco@vale.com
Viktor Moszkowicz: viktor.moszkowicz@vale.com
Carla Albano Miller: carla.albano@vale.com
Andrea Gutman: andrea.gutman@vale.com
Marcio Loures Penna: marcio.penna@vale.com
Samantha Pons: samantha.pons@vale.com
Thomaz Freire: thomaz.freire@vale.com

Sobre a Vale e eus resultados de hoje

A Vale divulgará hoje, após o encerramento do pregão da Bovespa, os resultados do segundo trimestre de 2010. O destaque deve ficar por conta do impacto da mudança no sistema de precificação do minério de ferro, principal produto da mineradora. Esse deve ser o principal ponto de o que os analistas classificam, de maneira geral, como bons resultados.
Veja mais sobre o assunto, aqui.

Cuidado com as mídias sociais!

O Diretor Executivo da Navita, especializada em soluções para Portais/Intranets, e smartphones BlackBerry®, Roberto Dariva, escreveu, no site Consumidor Moderno, artigo muito interessante. Deve ser lido com atenção por todos que se utilizam das modernas mídias sociais de forma indiscriminada, colocando seus dados pessoais e referências disponíveis ao público em geral, sem medir as consequências daí resultantes.
Principalmente os jovens, em geral menos avisados, devem tomar cuidado com o que tornam disponível nas mídias sociais.
A seguir, um trecho do artigo, que poderá ser lido, na íntegra, aqui.

As mídias sociais são uma continuidade da revolução nos meios eletrônicos de comunicação, que começou quando a internet foi democratizada. Hoje, esses meios dão poder aos usuários para trocarem informações, manifestarem suas opiniões e interagirem freneticamente ou moderadamente, dependendo de seu perfil. Isto tudo é muito bom, mas quando as mídias sociais deixam de ser um aliado e podem gerar resultados não desejados? Quando as conseqüências não são mensuradas.
.....
E se as mídias sociais fossem usadas de forma desleal? E se uma empresa criasse milhares de usuários falsos para elogiar seus produtos ou serviços, e você comprasse algo muito ruim com base em falsos depoimentos? E se falsas pessoas iniciarem um relacionamento com seu filho ou filha para explorarem sua ingenuidade?
O objetivo desse artigo é provocar a reflexão. Posso parecer neurótico com a questão da privacidade, mas é importante conhecer e imaginar o efeito colateral de tanta socialização. Conhecendo e refletindo, procure extrair o máximo das redes sociais para sua vida e sua empresa e, claro, evite confusões.

Aproveitando bem o espaço

O designer italianao Ron Barth, presidente da Resource Furniture (www.resourcefurniture.com/space-savers), demonstra e explica no vídeo a seguir, sua incrível linha de mobiliário destinada a um melhor aproveitamento dos espaços nas residências.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Especialistas explicam os principais mitos da política

Saiba um pouco mais sobre o processo eleitoral, votos nulos, votos brancos, eleições anuladas, aqui.

Mais sobre o acordo Oi Portugal Telecom

Veja aqui o texto completo do Fato Relevante distribuído pela Oi ao mercado, hoje pela manhã, sobre o acordo celebrado com a Portugal Telecom.

E a Portugal Telecom vai para a Oi!

Finalmente saiu o tão propalado acordo entre a Oi e a Portugal Telecom. O acordo foi anunciado hoje vem a reboque da negociação entre a Portugal Telecom e a Telefónica, que poderá levar a última a abocanhar 100% da Vivo. Pelo acordo estabelecido, a Portugal Telecom terá uma participação final na Oi, de 22,4% e o Grupo Oi terá uma participação de 10% na Portugal Telecom.
Pa ra a celebração do acordo, uma série de participações entraram em jogo, bem como o interesse do Governo brasileiro por estimular uma participação internacional por parte de empresas brasileiras.
Ainda pelo acordo, a Portugal Telecom deverá desembolsar até R$ 8,4 bilhões paras as referidas aquisições. A Portugal Telecom terá assento no Conselho de Administração da Oi e a Oi terá assento no Conselho de Administração da Portugal Telecom.
Um dos objetivos do acordo é a redução da dívida líquida da Oi, sendo previsto no termo assinado, que antes haverá oaumento de capital com emissão de ações ordinárias e preferenciais da Tele Norte Leste e da própria Oi.
Para a finalização do acordo, é indispensável a transferência da participação da Portugal Telecom, para a Telefónica, na controladora da Vivo, a empresa Brasilcel.
O memorando de entendimentos permanecerá assinado e valerá até 31 de outubro, podendo ser prorrogado. Todos os termos estão sujeitos a autorizações legais e administrativas por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
<>Por outro lado, fontes informam que a Telefónica já teria acertado com a Portugal Telecom, a compra da parcela da última na Vivo. O valor da transação não é conhecido, mas pessoas ligadas à empresa espanhola falam em algo próximo de US$ 9,8 bilhões. Como consequência, a ideia da Telefónica seria juntar as operações de telefonia fixa e móvel, no Brasil, junto de sua operação na Telesp e ampliar a participação nos serviços oferecidos no mercado brasileiro.
Por conta do acordo ora celebrado, hoje, na Bovespa, as ações da Oi iniciaram o pregão no campo negativo, enquanto as ações da Vivo dispararam, subindo mais de 4%.

Fontes: Valor Online, InfoMoney, Folha.com, Blog ADVFN.

terça-feira, 27 de julho de 2010

O Time que preferiu morrer a perder. Uma História verídica.

A história do futebol mundial inclui milhares de episódios emocionantes e comovedores, mas seguramente nenhum seja tão terrível como o protagonizado pelos jogadores do Dinamo de Kiev nos anos 40. Os jogadores jogaram um partida sabendo que se ganhassem seriam assassinados e, no entanto, decidiram ganhar. Na morte deram uma lição de coragem, de vida e honra, que não encontra, por seu dramatismo, outro caso similar no mundo.
Para compreender sua decisão, é necessário conhecer como chegaram a jogar aquela decisiva partida, e por que um simples encontro de futebol apresentou para eles o momento crucial de suas vidas.
Tudo começou em 19 de setembro de 1941, quando a cidade de Kiev (capital ucraniana) foi ocupada pelo exército nazista, e os homens de Hitler aplicaram um regime de castigo impiedoso e arrasaram com tudo. A cidade converteu-se num inferno controlado pelos nazistas, e durante os meses seguintes chegaram centenas de prisioneiros de guerra, que não tinham permissão para trabalhar nem viver nas casas, assim todos vagavam pelas ruas na mais absoluta indigência. Entre aqueles soldados doentes e desnutridos, estava Nikolai Trusevich, que tinha sido goleiro do Dinamo.
Josef Kordik, um padeiro alemão a quem os nazistas não perseguiam, precisamente por sua origem, era torcedor fanático do Dinamo. Num dia caminhava pela rua quando, surpreso, olhou um mendigo e de imediato se deu conta de que era seu ídolo: o gigante Trusevich.
Ainda que fosse ilegal, mediante artimanhas, o comerciante alemão enganou aos nazistas e contratou o goleiro para que trabalhasse em sua padaria. Sua ânsia por ajudá-lo foi valorizada pelo goleiro, que agradecia a possibilidade de se alimentar e dormir debaixo de um teto. Ao mesmo tempo, Kordik emocionava-se por ter feito amizade com a estrela de sua equipe.
Na convivência, as conversas sempre giravam em torno do futebol e do Dinamo, até que o padeiro teve uma idéia genial: encomendou a Trusevich que em lugar de trabalhar como ele, amassando pães, se dedicasse a buscar o resto de seus colegas. Não só continuaria lhe pagando, senão que juntos podiam salvar os outros jogadores.
O arqueiro percorreu o que restara da cidade devastada dia e noite, e entre feridos e mendigos foi descobrindo, um a um, a seus amigos do Dinamo. Kordik deu trabalho a todos, se esforçando para que ninguém descobrisse a manobra. Trusevich encontrou também alguns rivais do campeonato russo, três jogadores da Lokomotiv, e também os resgatou. Em poucas semanas, a padaria escondia entre seus empregados uma equipe completa.
Reunidos pelo padeiro, os jogadores não demoraram em dar o seguinte passo, e decidiram, alentados por seu protetor, voltar a jogar. Era, além de escapar dos nazistas, a única que bem sabiam fazer. Muitos tinham perdido suas famílias nas mãos do exército de Hitler, e o futebol era a última sombra mantida de suas vidas anteriores.
Como o Dinamo estava enclausurado e proibido, deram um novo nome para aquela equipe. Assim nasceu o FC Start, que através de contatos alemães começou a desafiar a equipes de soldados inimigos e seleções formadas no III Reich.
Em sete de junho de 1942, jogaram sua primeira partida. Apesar de estarem famintos e cansados por terem trabalhado toda a noite, venceram por 7 a 2. Seu seguinte rival foi a equipe de uma guarnição húngara, ganharam de 6 a 2. Depois meteram 11 gols numa equipa romena. A coisa ficou séria quando em 17 de julho enfrentaram uma equipe do exército alemão e golearam por 6 a 2. Muitos nazistas começaram a ficar chateados pela crescente fama do grupo de empregados da padaria e buscaram uma equipe melhor para ganhar deles. Trouxeram da Hungria o MSG com a missão de derrotá-los, mas o FC Start goleou mais uma vez por 5 a 1, e mais tarde, ganhou de 3 a 2 na revanche.
Em seis de agosto, convencidos de sua superioridade, os alemães prepararam uma equipe com membros da Luftwaffe, o Flakelf, que era uma grande time, utilizado como instrumento de propaganda de Hitler. Os nazistas tinham resolvido buscar o melhor rival possível para acabar com o FC Start, que já gozava de enorme popularidade entre o sofrido povo refém dos nazistas. A surpresa foi grande, porque apesar da violência e falta de esportividade dos alemães, o Start venceu por 5 a 1.
Depois dessa escandalosa queda do time de Hitler, os alemães descobriram a manobra do padeiro. Assim, de Berlim chegou uma ordem de acabar com todos eles, inclusive com o padeiro, mas os hierarcas nazistas locais não se contentaram com isso. Não queriam que a última imagem dos russos fosse uma vitória, porque acreditavam que se fossem simplesmente assassinados não fariam nada mais que perpetuar a derrota alemã.
A superioridade da raça ariana, em particular no esporte, era uma obsessão para Hitler e os altos comandos. Por essa razão, antes de fuzilá-los, queriam derrotar o time em um jogo.
Com um clima tremendo de pressão e ameaças por todas as partes, anunciou-se a revanche para 9 de agosto, no repleto estádio Zenit. Antes do jogo, um oficial da SS entrou no vestiário e disse em russo:
- Vou ser o juiz do jogo, respeitem as regras e saúdem com o braço levantado - exigindo que eles fizessem a saudação nazista.
Já no campo, os jogadores do Start (camisa vermelha e calção branco) levantaram o braço, mas no momento da saudação, levaram a mão ao peito e no lugar de dizer: - "Heil Hitler!", gritaram: - "Fizculthura!", uma expressão soviética que proclamava a cultura física.
Os alemães (camisa branca e calção negro) marcaram o primeiro gol, mas o Start chegou ao intervalo do segundo tempo ganhando por 2 a 1.
Receberam novas visitas ao vestiário, desta vez com armas e advertências claras e concretas:
- Se vocês ganharem, não sai ninguém vivo. Ameaçou um outro oficial da SS.
Os jogadores ficaram com muito medo e até propuseram-se a não voltar para o segundo tempo. Mas pensaram em suas famílias, nos crimes que foram cometidos, na gente sofrida que nas arquibancadas gritava desesperadamente por eles e decidiram, sim, jogar.
Deram um verdadeiro baile nos nazistas. E no final da partida, quando ganhavam por 5 a 3, o atacante Klimenko ficou cara a cara com o arqueiro alemão. Deu lhe um drible deixando o coitado estatelado no chão e ao ficar em frente a trave, quando todos esperavam o gol, deu meia volta e chutou a bola para o centro do campo. Foi um gesto de desprezo, de deboche, de superioridade total. O estádio veio abaixo.
Como toda Kiev poderia a vir falar da façanha, os nazistas deixaram que saíssem do campo como se nada tivesse ocorrido. Inclusive o Start jogou dias depois e goleou o Rukh por 8 a 0. Mas o final já estava traçado: depois dessa última partida, a Gestapo visitou a padaria.
O primeiro a morrer torturado em frente a todos os outros foi Kordik, o padeiro. Os demais presos foram enviados para os campos de concentração de Siretz. Ali mataram brutalmente a Kuzmenko, Klimenko e o arqueiro Trusevich, que morreu vestido com a camiseta do FC Start. Goncharenko e Sviridovsky, que não estavam na padaria naquele dia, foram os únicos que sobreviveram, escondidos, até a libertação de Kiev em novembro de 1943. O resto da equipe foi torturada até a morte.
Ainda hoje, os possuidores de entradas daquela partida têm direito a um assento gratuito no estádio do Dinamo de Kiev. Nas escadarias do clube, custodiado em forma permanente, conserva-se atualmente um monumento que saúda e recorda àqueles heróis do FC Start, os indomáveis prisioneiros de guerra do Exército Vermelho aos quais ninguém pôde derrotar durante uma dezena de históricas partidas, entre 1941 e 1942.
Foram todos mortos entre torturas e fuzilamentos, mas há uma lembrança, uma fotografia que, para os torcedores do Dinamo, vale mais que todas as jóias em conjunto do Kremlin. Ali figuram os nomes dos jogadores.
Na Ucrânia, os jogadores do FC Start hoje são heróis da pátria e seu exemplo de coragem é ensinado nos colégios. No estádio Zenit uma placa diz "Aos jogadores que morreram com a cabeça levantada ante o invasor nazista".
Esta é a história da dramática "Partida da Morte". O cineasta John Huston inspirou-se neste fato real para rodar seu filme "Fuga para a vitória" (Escape to Victory) de 1982 que chamou muita atenção à época do lançamento porque dele participaram grandes nomes do cinema como Michael Caine, Sylvester Stallone e Max Von Sydow, mas muito mais pela participação de algumas estrelas do futebol, como Bobby Moore, Osvaldo Ardiles, Kazimierz Deyna e Pelé. No filme John Huston fez o que não pôde o destino: salvar os heróis.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A formação de um raio

Veja como acontece a formação de uma descarga elétrica, com auxílio de um filme, rodado 300 vezes mais lento.

.
Fonte: Tom A. Warner

Lei do caminhão de lixo

Um dia peguei um taxi e fomos direto para o aeroporto.
Estávamos rodando na faixa certa quando de repente um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente.
O motorista do taxi pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz!
O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós.
O motorista do taxi apenas sorriu e acenou para o cara.
E eu quero dizer que ele o fez bastante amigavelmente.
Assim eu perguntei: 'Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro e nos manda para o hospital!'
Foi quando o motorista do taxi me ensinou o que eu agora chamo 'A Lei do Caminhão de Lixo".
Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por ai carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva, e de desapontamento. A medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente. Não tome isso pessoalmente.
Apenas sorria, acene, deseje-lhes bem, e vá em frente. Não pegue o lixo delas e espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas.
O princípio disso é que pessoas bem sucedidas não deixam os seus caminhões de lixo estragarem o seu dia. A vida é muito curta para levantar cedo de manhã com remorso, assim...
Ame as pessoas que te tratam bem. Ore pelas que não o fazem.
A vida é dez por cento o que você faz dela e noventa por cento a maneira como você a recebe!

Heróis brasileiros mudam a vida de deficientes visuais

O jornalista Ronaldo Lemos nos traz interessante assunto, muito útil para os deficientes visuais.
Trata-se de um software denominado DOSVOX, desevolvido pela UFRJ, que possibita deficientes visuais ouvirem conteúdos de livros.
A matéria encontra-se no endereço http://bit.ly/9HpKLA.

Fonte: Folha.com


sábado, 24 de julho de 2010

A raiva

"Evite chamar as pessoas de idiota pois, no fim das contas, o idiota pode ser você", por rafinhabastos.



Imposto de Renda sobre movimentação de ações em Bolsa

O blog Dinheirama - Economia, Investimentos e Educação Financeira ao alcance de todos oferece algumas dicas e um exemplo prático sobre como calcular o Imposto sobre a renda decorrente de movimentações financeiras em Bolsa de Valores.
Veja a seguir.

Primeiramente, é importante esclarecer que podem compensar entre si prejuízos de qualquer tipo de operação de renda variável: ação, opção, futuros e termo etc.
Confira as principais dicas:
* Operações daytrade só podem ser compensadas com daytrade;
* Só é devido o imposto (15% em operações normais, 20% em daytrades) sobre operações com ações no mercado à vista se as vendas no mês somarem mais que R$ 20 mil;
* Prejuízos em operações normais podem ser deduzidos em meses subseqüentes, incluindo em anos-calendário posteriores;
* Prejuízos em operações daytrade podem ser deduzidos em meses subseqüentes, mas somente no mesmo ano-calendário (ou seja, até dezembro).
Exemplo de cálculo do IR
Suponha que você já investe em ações e realizou determinadas operações e não sabe como declarar e pagar o imposto devido. Veja um exemplo prático de controle de IR deste tipo:
* Janeiro: investidor realiza venda de R$ 19.000,00 de ações em operações posicionadas. Valor é menor que R$ 20.000,00, portanto não há valor a pagar de IR;
* Fevereiro: investidor realiza venda de R$ 25.000,00 de ações em operações posicionadas, com prejuízo de R$ 1.500,00. O valor é maior que o limite de R$ 20.000,00, mas não houve ganho na negociação, portanto também não há valor a pagar de IR. O prejuízo poderá ser deduzido em mês subseqüente;
* Março: investidor realiza venda de R$ 40.000,00 de ações em operações posicionadas, com lucro de R$ 5.000,00. Como o valor é superior a R$ 20.00,00 e houve lucro, haverá imposto a ser pago. O prejuízo do mês anterior será deduzido do lucro, portanto o valor a pagar de IR será de R$ 525,00 (15% sobre R$ 3.500,00, resultado de R$ 5.000,00 – R$ 1.500,00);
* Forma de pagamento do imposto devido: o investidor deverá efetuar o pagamento até o último dia útil do mês subseqüente ao do imposto auferido (Abril, para este exemplo), via DARF que deverá ser preenchido com os dados do investidor e o código da receita 6015.
Para facilitar seu dia-a-dia e controle financeiro, solicite sua planilha gratuita para acompanhamento do cálculo de IR nos investimentos em ações e opções através do e-mail contato@seuconsultorfinanceiro.com.br.


Decifre o software que vai no seu corpo

O último artigo divulgado pelo Software Freedom Law Center, com o título Killed by Code: Software Transparency in Implantable Medical Devices, examina com cuidado os fatores existentes nos dispositivos médicos implantados no corpo humano, tais como os marca-passos. Os órgãos reguladores nos EUA, tais como a FDA - Federal Drug Association, estão realizando inspeções cuidadosas sobre os projetos dos hardwares utilizados nos implantes.
No entanto, já concluiram que o software existente nestes dispositivos é uma verdadeira caixa-preta. São softwares proprietários que somente são examinados quando os dispositivos deixam de funcionar, muitas das vezes, com consequências desastrosas.
Veja mais sobre o assunto aqui.


quinta-feira, 22 de julho de 2010

O que é crescimento?

No animado cartoon apresentado no vídeo abaixo, o Drucker Institute Scholar-in-Residence Charles Handy procura responder a questão. Veja.



quarta-feira, 21 de julho de 2010

Pneus novos na dianteira, ou na traseira?

Onde colocar os pneus novos no automóvel, quando se troca apenas dois pneus do auto? O vídeo aqui apresentado é resultado de um teste realizado no campo de testes da Pirelli, com piloto de prova, testando a utilização de pneus novos, ora na dianteira do automóvel, ora na traseira.
Acredito que o resultado vai mostrar a queda de alguns mitos quanto ao assunto.


Exportações de Petrobras e Vale avançam no 1º semestre

A InfoMoney informa que as exportações das empresas brasileiras encerraram o primeiro trimestre deste ano totalizando US$ 89,187 bilhões (preço FOB), de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Petrobras manteve a dianteira no período, seguida por Vale. Veja valores e percentuais de crescimento aqui.


Cuidado com seu sotaque, no estrangeiro

A Folha.com publicou matéria mencionando que, para testar o impacto do sotaque na credibilidade do falante, os psicólogos Shiri Lev-Ari e Boaz Keysar pediram a um grupo de participantes americanos para julgar frases gravadas por falantes nativos e não nativos de inglês. Veja mais sobre o assunto aqui.


terça-feira, 20 de julho de 2010

Feliz Dia do Amigo

Feliz Dia do Amigo!










De toda maneira, é um Amigo. Parabéns!

A saúde do beija-flor

É comum quando gostamos de pássaros, especialmente beija-flor, colocarmos-lhes água com açúcar nos bebedouros. Entretanto saibam que ISSO MATA O BICHINHO.
Deixem- me explicar melhor: o açúcar em contato com a água forma um fungo que traz doença, semelhante ao câncer, no biquinho do beija- flor. A saída é comprar Thrill ou assemelhados, como o Néctar que é vendido nos supermercados e que já vêm adoçados sem adição de açúcar, garantindo, desta forma, a saúde do bichinho!
O pacote custa R$ 6,70 e dura 2 ou 3 semanas dependendo da quantidade de bebedouros
que você tiver. Além do mais você pode deixar a solução lá por 5 dias sem problemas, enquanto que a água com açúcar tem que ser trocada diariamente, e o bebedouro deve ser fervido e muito bem limpo para não matar o beija- flor.
O mais impressionante é que poucos sabem disso. Sendo assim, não custa nada divulgar a informação, pois é muito triste sabermos que as pessoas que gostam de cuidar dos beija-flor podem acabar provocando suas mortes e nunca vão saber que eles morreram com o "veneno" que lhes demos com tanta boa vontade.


Telefónica versus Portugal Telecom

Se por um lado, a Telefónica retirou sua proposta de compra de parte da Portugal Telecom (PT) na Vivo e deverá entrar com um agravo de arbitragem para dissolução da Brasilcel, empresa formada pela operadora espanhola e a PT(Portugal Telecom), por outro lado a Portugal Telecom teria assinado um acordo preliminar com a Oi válido até o fim da próxima semana, para comprar uma participação, na quarta maior operadora móvel do Brasil, segundo o jornal espanhol El Economista.
O jornal informa ainda que "No contrato preliminar, algumas cláusulas foram pré-estabelecidas para penalizar severamente o não cumprimento do acordo por ambas as partes (Portugal Telecom e Oi)".
A ser real o que o jornal espanhol afirma, a Portugal Telecom teria que correr à Telefónica, nos próximos dias, para vender sua participação na Brasilcel e fechar o acordo com a Oi, em definitivo.
Assim, o processo de arbitragem a ser proposto pela Telefónica seria suspenso, a Telefónica compraria a parte da PT na Vivo (talvez até por um preço menor do que constava da última proposta: 7,15 bilhões de euros) e o caso Vivo seria encerrado (!?).
Mas o imbroglio continuará até que os rumores sejam consolidados como realidade. Até lá, as ações da Vivo deverão passar por alguma volatilidade, por conta das idas e vindas. Olho vivo e boa sorte!

Fontes: Folha.com; Reuters.

Garimpeiro acha dente de elefante no sul da Amazônia - 20/07/2010

Um único dente achado por garimpeiros em Rondônia indica que a maior floresta tropical do mundo também já foi o lar do maior mamífero terrestre do planeta. A Amazônia de 45 mil anos atrás tinha elefantes, sugere uma nova pesquisa. Leia mais aqui.

Fonte: Folha.com


sexta-feira, 16 de julho de 2010

Motor magnético revolucionário

Em 14 de junho de 2007, lá se vão 3 anos, postei em meu antigo blog "Connexio", uma matéria divulgada pelo Gismodo, sobre mum motor magnético revolucionário.
Passados esses 3 anos, não poderia imaginar que um despretencioso post, colocado no blog como uma curiosidade, fosse acontecer com mais de 640 comentários.
É bem verdade, que alguns dos comentários não foram feitos da forma que eu imaginava, para o post. Alguns mesmo, de nível incompatível com o que vinha sendo comentado, no geral.
Paciência, não retirei qualquer comentário do ar, primeiro por respeito aos visitantes, que assim tiveram a possibilidade de conhecer opiniões as mais contraditórias e, segundo, porque não me julgo censor de quem quer que seja.
Pelo sim, pelo não, talvez para alimentar mais ainda a polêmica, resolvi postar outra vez o filme que coloquei naquela época.
Vamos ver o que acontecerá. Aí vai o filme.



Túmulo de rei na Guatemala revela segredos da civilização maia - 16/07/2010

Uma equipe de arqueólogos descobriu na Guatemala o túmulo de um rei maia repleto de esculturas muito bem conservadas, cerâmica e ossos de crianças, jogando nova luz sobre essa desaparecida civilização. Veja mais aqui.


Piscina nas alturas

Se você quer curtir um mergulho nessa piscina, você vai precisar gostar de altura... é no 55º andar!
Mas, nadar na borda não é tão arriscado quanto parece. Enquanto a água da piscina “infinita” parece terminar em um despenhadeiro, na verdade ela escorre para uma espécie de canal, de onde é bombeada de volta para a piscina principal.
Tem três vezes o tamanho de uma piscina olímpica (1
50 metros de comprimento), é a maior piscina do mundo ao ar livre, nessas alturas.
Foi feita no impressionante "Skypark", um espaço de lazer em forma de barco, empoleirado sobre as três torres que compõem o hotel mais caro do mundo, que custou a bagate
la de 4 bilhões de libras esterlinas (quase inimaginável o número de zeros à direita em reais...), é o Marina Bay Sands, na cidade de Cingapura.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Saiba como se comunicar com o mercado

Se você é um empresário ou alguém que trabalha com pessoas, cuidado que a arrogância pode custar alguns milhões. O segredo para uma boa comunicação é usar menos a boca e mais os ouvidos. É sabido que isso pode ser uma tarefa difícil, mas é altamente recomendável que seja levado em consideração.

Quer saber mais sobre o assunto, visite o endereço http://www.new-billionaires.com/?p=225 e reflia.

Viver ou juntar dinheiro ?

Meu nome é Sergio e tenho 61 anos e pertenço a uma geração azarada. Quando eu era jovem, as pessoas me diziam para escutar os mais velhos que eram os mais sábios, agora, me dizem que tenho que escutar os jovens, porque eles são mais inteligentes.
Na semana passada, eu li na revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico, e eu aprendi muita coisa. Aprendi, por exemplo, que se eu tivesse simplesmente deixado de ter tomado um cafezinho por dia nos últimos 40 anos, eu teria economizado R$30mil. Se eu tivesse deixado de ter comido uma pizza por mês, eu teria economizado R$12mil, e assim por diante.
Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas e descobri, para a minha surpresa, que hoje eu poderia estar milionário; bastava eu não ter tomado as caipirinhas que eu tomei, não ter feito muitas das viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que eu comprei e principalmente não ter desperdiçado o meu dinheiro em itens supérfulos e descartáveis.
Ao concluir os cálculos, percebi que hoje eu poderia ter quase R$500mil na conta bancária, é claro que eu não tenho esse dinheiro, mas se tivesse, sabe o que esse dinheiro me permitiria fazer? Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar com itens supérfulos e descartáveis, comer todas as pizzas que eu quisesse e tomar cafezinhos à vontade.
Por isso, acho que me sinto feliz em ser pobre: gastei meu dinheiro com prazer e por prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que eu fiz, caso contrário eles chegarão aos 61 anos com um monte de dinheiro, mas sem ter vivido a vida...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Planejando para o fim do petróleo

Vídeo da TED sobre planejamento para o fim do petróleo.

Enquanto a atenção mundial está dirigida aos problemas da extração de petróleo, apresentamos a palestra de Richard Sears do começo de Feveriro de 2010. Sears, um perito em desenvolvimento de novos recursos energéticos, fala sobre nosso invevitável e necessário afastamento do petróleo. Em direção ... ao que?

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Educação Inovadora nas favelas

Charles Leadbeater procurou por formas radicais de educação - e as encontrou nas favelas do Rio e Kibera, onde crianças mais pobres do mundo descobrem novas formas transformadoras de aprender. E nessa nova escola, informal e inusitada, diz ele, é o que todas as escolas precisam se tornar. Veja o vídeo, com legendas em português.

Legos para adultos

Blocos de Lego: principal brincadeira de crianças aplicadas, obsessão para muitos (a-ham!) adultos maduros. Hillel Cooperman nos leva a uma viagem através da adorável e colorida, e às vezes esquisita, subcultura adulta dos blocos, apresentando o CAD, robótica de acesso livre e um pouco de comportamento adulto.
Veja o vídeo, com legendas em português.

Não construa sua casa, cultive-a

http://www.ted.com/talks/lang/por_br/mitchell_joachim_don_t_build_your_home_grow_it.html

Sobre os papéis da VALE

Com relação aos papéis da VALE, os analistas têm estado divididos ultimamente, oscilando entre o otimismo e a preocupação. Enquanto isso, os papéis vão e voltam nas negociações na Bovespa.
Por conta da China, sempre a China,as opiniões variam muito, com relação aos papéis da VALE. Se por um lado se encontram preocupações para alguns analistas, em função de uma possível desaceleração mais acentuada do crescimento econômico por lá, por outro lado, existem os números que mostram, no segundo trimestre do ano, um aumento no preço do minério de ferro da ordem de 90%.
Vamos aguardar para ver o que acontece.
Posições de alguns analistas podem ser encontradas aqui e aqui.

Fonte: InfoMoney

Os 10 monarcas mais ricos do mundo

A Revista Forbes liberou a lista com os 10 monarcas mais ricos do mundo.
Veja aqui, quem são os pobretões e de onde são.

domingo, 11 de julho de 2010

Mouse invisível?


Pois é, depois do mouse sem fio, dentro em breve estaremos nos divertindo com o mouse invisível. A notícia surge em função de resultados a que chegaram pesquisadores do renomado MIT - Massachussets Institute of Technology.

A Intel já está entusiasmada com o assunto.

Saiba mais, acessando o endereço http://bit.ly/bWkNCO 

Fenda pode separa África em duas


 Pesquisadores apontam que fenda pode separar a África em duas. Veja mais no endereço http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/06/100625_africa_oceano_divisao_rw.shtml 

As ações continuarão subindo?


Analistas americanos estão levando em consideração os relatòrios apresentados por empresas americanas negociadas em Bolsa, para embasar seus estudos. Várias avaliações poderão ser encontradas no endereço http://yhoo.it/ciD3aV . Que tal conferir?

Isto é Rotary


Dar de si, antes de pensar em si. Mais se beneficia quem melhor serve. Assim é um Rotariano.  Veja este vídeo legal do YouTube , sobre o que é Rotary e ser um  Rotariano.

Preço/Lucro e aplicações em fundos


Sobre aplicações em fundos, com base na relação Preço/Lucro de papéis negociados em Bolsa. É um artigo com base no mercado americano que acredito valer como ilustração e ensinamento.  http://bit.ly/9NLq9H

sábado, 10 de julho de 2010

A maior planta de etanol celulósico do mundo

A Inbicon está declarando 8 de julho, o Dia da Independência de Energia para o Planeta Terra, já que a primeira refinaria de biomassa Inbicon entra em operação.

Ela transforma palha de trigo em 1,4 milhão de galões por ano de etanol celulósico, tornando-a a maior produtora de etanol celulósico do mundo.
"Nós estamos não apenas produzindo o novo etanol para substituir a gasolina, mas também um biocombustível de lignina para substituir o carvão", diz o CEO da Inbicon, Niels Henriksen. "Mas nosso processo de energia renovável é tão importante quanto nossos produtos de energia renovável. A Refinaria de Biomassa Inbicon pode demonstrar dramaticamente eficiências aumentadas quando integrada com uma usina geradora movida a carvão, planta de etanol de grãos, ou qualquer operação CHP. A troca de energia simbiótica ajuda nossos clientes a
construírem negócios sustentáveis, de carbono neutro".
A refinaria de Kalundborg será integrada com a usina geradora de Asnaes, a maior da Dinamarca. Uma variedade de matérias-primas pode ser usada: palha, caules e espigas de milho, bagaço de açúcar e gramas. Resíduos de vapor da usina farão funcionar a refinaria de biomassa, aumentando o total de eficiência de energia para 71%. Para produzir energia verde, o biocombustível de lignina da refinaria é tão limpo que pode aumentar a queima de carvão nas caldeiras da usina sem purificação adicional.
No 26o. Workshop Internacional Anual de Combustível Etanol, em St. Louis, três empresas dos EUA recentemente revelaram projetos celulósicos em desenvolvimento. Cada uma incluirá uma refinaria de biomassa Inbicon ampliada - um design comercial produzindo 20MMgy do novo etanol.
Sandra Broekema, gerente de desenvolvimento de negócios da Great River Energy, uma cooperativa elétrica de Minnesota, falou sobre a Dakota Spirit AgEnergy, uma refinaria de biomassa Inbicon de escala comercial processando palha de trigo de Dakota do Norte para ser
co-alocados com sua nova usina de 64 megawatt, Spiritwood Station.
John Gell, diretor da Genesee Regional BioFuels, apresentou planos para um complexo de negócios de biomassa perto de Rochester, Nova York. A empresa dele é voltada para trazer de volta à vida uma velha área de Brown, enquanto revitaliza agricultura de Nova York - processando a transição de caules de milho para gramas domésticas. A lignina substituirá o carvão usado nas usinas existentes.
Peter Bendorf, engenheiro de apresentações do grupo Integro Services, engenheiro desenvolvedor de Energia SWI, planeja uma nova planta de etanol de milho de 59MMgy em Alton, Illinois, integrada com uma refinaria de biomassa Inbicon de 20MMgy. Utilizando as sinergias de cada, produzirá etanol livre de fóssil.
A Inbicon também está trabalhando com a Mitsui Engineering & Shipbuilding em refinarias na Ásia. Para mais informações, visite www.Inbicon.com .

Fonte Inibicon; PRNewswire.

Ainda sobre Vivo e Portugal Telecom

Vivo e Portugal Telecom têm recomendação reduzida pela Bernstein

Preço-alvo para Vale ON

Ágora eleva preço-alvo da Vale ON para R$ 103, com recomendação de compra

Vale e mina de cobre na Zâmbia

Vale: início das operações da mina de cobre na Zâmbia está previsto para 2013

Manejo de risco e stop loss

Manejo de risco: a volatilidade como principal aliada do seu stop loss

Recuperação do Ibovespa?

Analistas apontam para recuperação do Ibovespa, com agenda de volta ao foco

Citi corta recomendação de Brasil e AL

Apesar de otimismo no longo prazo, Citi corta recomendação de Brasil e AL

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Vale ratifica acordo com trabalhadores no Canadá

A VALE distribuiu nota ao mercado dando conta de que a greve dos trabalhadores da empresa, no Canadá, chegou ao fim. Veja abaixo o texto completo da nota.

Rio de Janeiro, 9 de julho de 2010 - A Vale S.A. (Vale) informa que ratificou novos acordos coletivos de cinco anos com os sindicatos United Steelworkers (USW) Local 6500 e 6200, que representam funcionários de produção e manutenção em Sudbury e Port Colborne, Ontário, Canadá. Os acordos marcam o fim da greve iniciada em julho de 2009.
"Nós estamos muito felizes com os resultados da votação de ratificação", disse Tito Martins, Diretor Executivo da Vale para Metais Básicos. "O acordo estabelece uma nova relação de trabalho com nossos empregados e o sindicato, e nos permite avançar com nossos planos de longo-prazo para o crescimento sustentável. Nós atingimos o que precisávamos alcançar para a saúde de longo-prazo do negócio, com a introdução de um novo plano de pensão na modalidade contribuição definida e com mudanças no sistema de bônus existente, incluindo um limite na remuneração variável e um novo ponto de gatilho mais realístico. Nós esperamos retornar a níveis normais de produção e construir o futuro junto com nossos empregados."

Para mais informações, contatar:
+55-21-3814-4540
Roberto Castello Branco: roberto.castello.branco@vale.com
Viktor Moszkowicz: viktor.moszkowicz@vale.com
Carla Albano Miller: carla.albano@vale.com
Marcio Loures Penna: marcio.penna@vale.com
Samantha Pons: samantha.pons@vale.com

Esse comunicado pode incluir declarações que apresentem expectativas da Vale sobre eventos ou resultados futuros. Todas as declarações quando baseadas em expectativas futuras, e não em fatos históricos, envolvem vários riscos e incertezas. A Vale não pode garantir que tais declarações venham a ser corretas. Tais riscos e incertezas incluem fatores relacionados a: (a) países onde temos operações, principalmente Brasil e Canadá, (b) economia global, (c) mercado de capitais, (d) negócio de minérios e metais e sua dependência à produção industrial global, que é cíclica por natureza, e (e) elevado grau de competição global nos mercados onde a Vale opera. Para obter informações adicionais sobre fatores que possam originar resultados diferentes daqueles estimados pela Vale, favor consultar os relatórios arquivados na Comissão de Valores Mobiliários - CVM, na Autorité des Marchés Financiers (AMF), e na U.S. Securities and Exchange Commission - SEC, inclusive o mais recente Relatório Anual - Form 20F da Vale e os formulários 6K.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O mercado em Junho de 2010e o mercado financeiro

Análise no CHR Investor mostra que "no mês de Junho, na Bovespa, tivemos novamente um saldo negativo por parte dos investidores estrangeiros. Com uma venda de R$34,301 bilhões e compras de R$34,151 bilhões, o saldo no final do mês foi de -R$149,259 milhões. Apesar de negativo, o resultado final pouco expressivo não parece ser o responsável pela forte queda de 3,31% do Ibov. Este foi o terceiro mês seguido e o quinto no ano em que a atuação do estrangeiro foi negativa na bolsa brasileira."
Leia mais sobre o assunto aqui.

O império americano em ruínas

Segundo informa o Último Segundo, em sua sessão de economia, citando como fonte a BBC Brasil, "O império americano vai de mal a pior e o Empire State - Estado de Nova York - vai de pior a muito pior. E não vai sozinho. Quarenta e cinco Estados americanos estão no vermelho mas, por lei, são proibidos de falir ou de ter deficits, um privilégio limitado à União."
O artigo tece várias considerações sobre a economia de estados americanos, com elevados déficits, aposentadorias elevadíssimas para funcionários públicos aposentados, e por aí vai.
Quer saber mais? Leia aqui.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Ljas Renner anunciam resultados do 2º trimestre de 2010

Comunicado distribuido ao mercado pela Lojas Renner S.A.

Prezados(as) Senhores(as),

A Lojas Renner S.A. anuncia que as demonstrações financeiras referentes ao segundo trimestre de 2010 serão divulgadas no dia 29 de julho, após o fechamento do mercado. A teleconferência será realizada no dia 30 de julho às 13h.

Para acessar o convite com mais detalhes sobre os eventos, clique aqui.


Atenciosamente,


Lojas Renner S.A
Relações com Investidores
ri_lojasrenner@lojasrenner.com.br

European shares extend gains; miners rise | Reuters

Bolsas européias em alta. European shares extend gains; miners rise | Reuters

Bank of America prevê risco de vendas maciças

O Bank of America Merrill Lynch mantém sua confiança no crescimento dos mercados nos países emegentes mas alerta para o risco e uma venda maciça no terceiro trimestre do ano.
Saiba mais sobre a análse feita, lendo o artigo aprentado pela InfoMoney, aqui.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Petrobras a preço de barganha?

A revista financeira Baron`s indica que os preços das ações da Petrobras estão muito baixos e que seria uma boa oportunidade de compra, no momento atual.
Por que será que essa avaliação veio à tona? Todos nós sabemos por aqui que o projeto do pré-sal exige um investimento elevadíssimo e, também, que a Petobras não dispõe do capital necessário que os investimentos decorrentes da exploração do pré-sal irão demandar.
Por conta disso, temos visto as seguidas intenções de a Petrobras se capitalizar, via venda de novas ações no mercado. Agora, a previsão é de que o lançamento das ações ocorrerá, por aumento de capital, em setembro, conforme informado pelo presidente da empresa.
Porém, uma declaração do mesmo presidente me traz alguma preocupaçao. Dizia ele que, com o aumento do capital, a Petrobras terá condições de captar dinheiro no mercado para atender às necessidades de investimentos.
Muito bem, mas e o nível de endividamento da empresa, após essa possível captação qual seria? Ainda não vi nemhum número que faça menção.
Esse plano de capitalização bilionária anunciado pela empresa e pelo Governo, só mais me confundiu, pois diz que o Governo vai trocar reservas de petróleo pelas novas ações da companhia, em operação indireta envolvendo títulos públicos e que a participação do governo na empresa passaria a ser maior após a realização da operação.
Para mim, uma grande confusão! Quero entender melhor, caso seja possível. Alguém pode explicar?

Você sabe como o etanol é produzido?

Por iniciativa da Indiana Soybean Alliance e do Indiana Corn Marketing Council foi criado um vídeo ilustrativo sobre a produção do etanol, o combustível alternativo para veículos automotivos, que aqui no Brasil é produzido a partir da cana de açúcar e lá pelos EUA, basicamente com o milho como matéria prima. Outras possibilidades para produção do etanol existem. Veja o vídeo. Vale a pena.


Você sabe fazer networking?

Artigo muito interessante apresentado por André Massaro (consultor financeiro e profissional e criador do método MoneyFit), sobre como ter uma eficiente e eficaz rede de relacionamento. Não procure as pessoas com quem manteve algum tipo de relacionamento somente quando está em dificuldades. Seja mais presente em todas a ocasiões possíveis. Leia o artigo aqui.

IBRE divulga Sondagem de Investimentos da Indústria

O IBRE - Instituto Brasileiro de Economia, divulgou hoje, por meio de seu potal, a Sondagem de Investimentos da Indústria brasileira. Segue abaixo resumo do trabalho. O texto completo pode ser obtido no link ao final do resumo.

A Sondagem de Investimentos da Indústria realizada entre os meses de abril e maio de 2010 consultou as empresas industriais a respeito de dois assuntos relacionados aos investimentos em capital fixo: i) o principal motivo para os investimentos realizados em 2009 e previstos para 2010; e ii) sobre os fatores que estão limitando a realização de investimentos neste ano.

PRINCIPAL MOTIVO PARA A REALIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS

No quesito que procura avaliar as motivações para a realização de investimentos, pela primeira vez as empresas foram consultadas a respeito dos gastos realizados no ano anterior. Até 2009, as empresas vinham informando somente a tendência prevista para o ano corrente.
O principal motivo para a realização de investimentos em capital fixo em 2009 foi o aumento da eficiência produtiva, citado por 32% das empresas. A seguir, a expansão da capacidade de produção, indicada por 29% das empresas e a substituição de máquinas e equipamentos, por 21% das empresas; 18% das empresas informaram estar sem programa de investimentos no ano passado.
Para 2010, a ampliação da capacidade produtiva foi a motivação mais citada para a realização de investimentos, por 40% das empresas, o segundo maior percentual da série iniciada em 1998, inferior apenas aos 50% apurados em abril-maio de 2008. O aumento da frequência de empresas indicando esta motivação para a realização de investimentos está geralmente associada às boas perspectivas de crescimento do setor industrial.
O segundo motivo para a realização de investimentos produtivos em 2010 é o aumento da eficiência produtiva, assinalado por 28% das empresas. Já o fator substituição de máquinas e/ou equipamentos registrou a maior freqüência da série histórica (18%).
A proporção de empresas que afirmam estar sem programa de investimento no corrente ano é de 14%, o menor percentual da série, empatado com os valores registrados em 2007 e 2008.

FATORES LIMITATIVOS À REALIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS

A percepção das empresas industriais em relação ao ambiente para a realização de investimentos modificou-se bastante em relação ao ano passado. Entre 2009 e 2010, o percentual de empresas que afirmam encontrar dificuldades para realizar investimentos em capital fixo reduziu-se de 87% para 33%.
Entre as empresas que percebem entraves à realização de investimentos, o fator mais lembrado foi a limitação de recursos próprios, mencionado por 42% das empresas, um salto de 7 pontos percentuais (p.p.) em relação ao ano passado e a maior proporção da série histórica iniciada em 2004.
Embora tenha sido indicado por 26% dos informantes, o fator carga tributária registrou o mais baixo percentual da série histórica como entrave aos investimentos. O custo de financiamento também foi apontado por 26% das empresas, proporção inferior aos 28% do ano passado.
O fator limitativo incertezas acerca da demanda, que havia sido mais citado em 2009, por 50% das empresas, foi indicado por apenas 20% este ano, o segundo menor percentual da série (18% em 2008). As citações à limitação de crédito como um fator limitativo aos investimentos também diminuíram em relação a 2009, de 28% para 25% dos informantes.
IBRE divulga Sondagem de Investimentos da Indústria [10.pdf - 185Kb]


Fonte: Portal IBRE