segunda-feira, 5 de julho de 2010

Petrobras a preço de barganha?

A revista financeira Baron`s indica que os preços das ações da Petrobras estão muito baixos e que seria uma boa oportunidade de compra, no momento atual.
Por que será que essa avaliação veio à tona? Todos nós sabemos por aqui que o projeto do pré-sal exige um investimento elevadíssimo e, também, que a Petobras não dispõe do capital necessário que os investimentos decorrentes da exploração do pré-sal irão demandar.
Por conta disso, temos visto as seguidas intenções de a Petrobras se capitalizar, via venda de novas ações no mercado. Agora, a previsão é de que o lançamento das ações ocorrerá, por aumento de capital, em setembro, conforme informado pelo presidente da empresa.
Porém, uma declaração do mesmo presidente me traz alguma preocupaçao. Dizia ele que, com o aumento do capital, a Petrobras terá condições de captar dinheiro no mercado para atender às necessidades de investimentos.
Muito bem, mas e o nível de endividamento da empresa, após essa possível captação qual seria? Ainda não vi nemhum número que faça menção.
Esse plano de capitalização bilionária anunciado pela empresa e pelo Governo, só mais me confundiu, pois diz que o Governo vai trocar reservas de petróleo pelas novas ações da companhia, em operação indireta envolvendo títulos públicos e que a participação do governo na empresa passaria a ser maior após a realização da operação.
Para mim, uma grande confusão! Quero entender melhor, caso seja possível. Alguém pode explicar?

Nenhum comentário: