domingo, 5 de novembro de 2017

Alimentos que ajudam na concentração

Ginseng, peixe, frutas, ou cafeína?

Ouça o falatório sobre alimentos e suplementos dietéticos, e você acreditará que pode se beneficiar de tudo, desde o foco de nitidez para melhorar a memória, até à atenção e função cerebral.

Mas eles funcionam mesmo? Não há como negar que à medida que envelhecemos, nosso corpo envelhece junto com a gente. A boa notícia é que você pode melhorar suas chances de manter um cérebro saudável se você adicionar alimentos e bebidas "inteligentes" para a sua dieta.

A cafeína pode torná-lo mais alerta

Não há nenhuma bala mágica para impulsionar o QI ou torná-lo mais inteligente - mas certas substâncias, como a cafeína, podem energizá-lo e ajudá-lo a se concentrar. Encontrada no café, chocolate, bebidas energéticas, e em alguns medicamentos, a cafeína dá-lhe essa força inconfundível, embora os efeitos sejam de curto prazo. E mais, geralmente os efeitos são menores do que o esperado: Sobrecarregar o corpo de cafeína pode torná-lo nervoso e desconfortável.
O açúcar pode aumentar a atenção

O açúcar é fonte de combustível preferida por seu cérebro - e não é o açúcar de mesa, mas a glicose, que é quem processa no seu corpo os açúcares e carboidratos que você come. É por isso que um copo de algo doce para beber pode oferecer um impulso de curto prazo para a memória, para o pensamento e para a capacidade mental.
Ingerir muito, porém, pode prejudicar a memória - juntamente com o resto de seu corpo. Vá devagar com o açúcar e assim você pode melhorar a memória sem aumento de peso.

Um bom café da manhã para alimentar o seu cérebro

Você se sente tentado a eliminar o café da manhã? Estudos descobriram que comer um bom café da manhã pode melhorar a memória de curto prazo e a atenção. Estudantes que têm o hábito do café da manhã tendem a ter melhor desempenho do que aqueles que não o fazem. Alimentos no topo da lista de combustível para o cérebro - segundo os pesquisadores - incluem grãos ricos em fibras integrais, laticínios e frutas. Apenas não coma demais; os pesquisadores também descobriram um café da manhã de alto teor calórico parece dificultar a concentração.

O peixe realmente é o alimento do cérebro

Uma fonte de proteína ligada a um grande impulso cerebral é o peixe - rico em ácidos graxos e ômega-3 - que são fundamentais para a saúde do cérebro. Essas gorduras saudáveis ​​têm um poder incrível sobre o cérebro: uma dieta com níveis mais elevados deles tem sido associada a menor risco de demência, de acidente vascular cerebral e de declínio mental mais lento; além disso, eles podem desempenhar um papel vital na memória, aumentando-a, especialmente à medida que envelhecemos.
Para o cérebro e a saúde do coração, coma duas porções de peixe por semana.
Adicione uma dose diária de nozes e chocolate
Nozes e sementes são boas fontes de vitamina E, antioxidante, que tem sido associadas em alguns estudos sobre declínio cognitivo quando a idade avança. O chocolate escuro também tem outras propriedades antioxidantes poderosas, e contém estimulantes naturais como a cafeína, o que pode aumentar o foco.
Desfrute de até 30g por dia de nozes e de chocolate escuro para obter todos os benefícios que você precisa com um mínimo de excesso de calorias, gordura ou açúcar.

Adicione abacates e cereais integrais

Cada órgão do corpo depende do fluxo sanguíneo, especialmente o coração e o cérebro. Uma dieta rica em grãos integrais e frutas como abacate, pode reduzir o risco de doenças cardíacas e diminuir o colesterol ruim. Isso reduz o risco de acúmulo de placa bacteriana e melhora o fluxo de sangue, oferecendo uma maneira simples e saborosa para ajudar as células do cérebro.
Grãos integrais, como pipoca e trigo integral, também contribuem com fibra alimentar e vitamina E. Embora o abacate tenha gordura, é a gordura boa para você, monoinsaturada, que ajuda com o fluxo saudável de sangue .

Mirtilos são super nutritivos

Pesquisa com animais mostra que o mirtilo (blueberry) pode ajudar a proteger o cérebro contra os danos causados ​​pelos radicais livres e pode reduzir os efeitos das condições relacionadas com a idade, como a doença de Alzheimer ou demência. Estudos também mostram que dietas ricas em mirtilo melhoraram tanto a função de aprendizagem como os músculos de ratos quando do envelhecimento, tornando-os mentalmente iguais a ratos mais jovens.

Benefícios de uma dieta saudável

Pode parecer banal, mas é verdade: Se a sua dieta carece de nutrientes essenciais, pode prejudicar a sua capacidade de concentração. Comer demais ou muito pouco também pode interferir com o seu foco. Uma refeição pesada pode fazer você se sentir cansado, enquanto muito poucas calorias pode resultar em enganar a fome.
Beneficie o seu cérebro: Esforce-se por ter uma dieta bem equilibrada, cheia de uma grande variedade de alimentos saudáveis.

E as vitaminas e suplementos minerais ?

As prateleiras das lojas chamam a atenção pela quantidade de suplementos apregoando que eles melhoram a saúde. Embora muitos dos relatórios sobre o poder de aumento da atividade cerebral com o uso de suplementos, como vitaminas B, C, E, beta-caroteno e magnésio os apresentem como sendo promissores, um suplemento só é útil para as pessoas em cujas dietas ainda não conste esse nutriente específico.
Alguns pesquisadores estão cautelosamente otimistas sobre o ginseng, ginkgo, vitaminas, minerais, e combinações de ervas e seu impacto sobre o cérebro, mas ainda são necessárias mais provas e evidências.

Prepare-se para um grande dia

Quer ligar sua capacidade de concentração? Comece com uma refeição de 100% sumo de fruta, uma baguete de grãos integrais com salmão, e uma xícara de café. Além de comer uma refeição bem equilibrada, os especialistas também oferecem estes conselhos:
  • Tenha uma boa noite de sono.
  • Fique hidratado.
  • Exercícite-se para ajudar a aguçar o pensamento.
  • Medite para limpar o pensamento e relaxar.