quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Como se tronar um grande pensador


7 Passos que qualquer um pode seguir para desenvolver esta habilidade crítica.
Na última semana escrevi sobre como a mentalidade de uma pessoa criativa, bem sucedida, difere de outros menos bem-sucedidas. Indiquei pensar grande como a característica No. 1. Ao longo dos anos, eu ouvi inúmeras pessoas que lutam com isso.
Entendi. Quando somos jovens, pais e professores nos dizem que podemos fazer qualquer coisa. Podemos nos tornar o que quisermos! Então nós crescemos e nos tornamos mais velhos, e essas mesmas pessoas nos dizem que devemos tornar-nos mais realistas.
Normalmente, isso é apenas o código para o pensamento pequeno.
Muito em breve, as suas vozes coletivas tornar-se-ão a voz na nossa cabeça. Assim quando temos um grande pensamento, vamos verificar: Vamos lá. Seja realista. Isso nunca acontecerá. Você tem que ser mais realista. E por aí vai. Confundimos a voz da sabedoria.
Essa foi a mentalidade que eu tinha até que eu li A mágica de pensar grande de David Schwartz. Este livro foi publicado originalmente em 1959. Eu o li pela primeira vez no final dos anos oitenta. Ele mudou para sempre a minha abordagem sobre minha vida e obra.
Desde aquele tempo, tornei-me convencido de que pensar grande não é um dom, mas uma habilidade - que qualquer pessoa pode desenvolver. Ela começa com a compreensão do processo e, em seguida, praticá-la de forma consistente.
Aqui estão sete passos para pensar grande:
1.   Imaginar as possibilidades. Dê-se permissão para sonhar. Lembro-me de fazer isso quando eu estava escrevendo meu primeiro livro. Eu imaginei o que seria quando me tornasse um autor best-seller. Eu pensei sobre o que seria ver o meu livro incluído pelo New York Times na lista de best-sellers. Eu fiz isso para cada livro que eu escrevi.
2.   Anotar o seu sonho. Este é o ato que transforma um sonho em um objetivo. As coisas surpreendentes acontecem quando você aborda algo para escrever. Eu escrevi sobre isso aqui . Escrever de acordo com seus objetivos força você a esclarecer o que você quer, te motiva a agir, ajuda a superar a resistência, e dá-lhe uma maneira de medir objetivamente o seu sucesso. Eu tenho experimentado isso em primeira mão, uma e outra vez.
3.   Conectar-se com o que está em jogo. Esta é a sua razão de ser. Infelizmente, é um passo crucial que as pessoas costumam omitir. Antes que você possa encontrar o seu caminho, você deve descobrir o seu porquê. Porque esta meta é importante para você? O que vai consegui-lo tornar possível? O que está em jogo se não o fizer? O que você vai perder? Sua lógica fornece a energia intelectual e emocional para continuar quando o caminho se torna difícil (e por aí vai).
4.   Delinear o que teria de ser verdade. Ao invés de simplesmente perguntar a partir de onde você está, para começar, e para onde você quer ir, eu gosto de perguntar o que teria que ser verdade para o meu sonho de se tornar uma realidade. Por exemplo, quando eu defino uma meta de atingir a lista dos mais vendidos, eu percebo que eu teria que escrever um livro convincente, tornar-se seu porta-voz-chefe, começar a exposição na grande mídia, e assim por diante. Eu comecei com um sonho e trabalhei sobre ele. É o mesmo para qualquer objetivo.
5.   Decidir o que você pode fazer para afetar o resultado. Isto é onde você transita a partir da grande figura de ações diárias. Este é o lugar onde as pessoas muitas vezes se descarrilham. Eles não podem ver todos os passos que irão levá-los ao seu objetivo. Então, ao invés de fazer algo, eles não fazem nada. Assim, você nunca vai ver o caminho completo. O importante é fazer a próxima coisa certa. O que você pode fazer hoje para movê-lo para o seu sonho?
6.   Determinar quando isso vai acontecer. Alguém disse uma vez que um objetivo é simplesmente um sonho com um prazo. Um prazo é uma maneira de tornar o sonho mais concreto, que é exatamente o que pensar grande sobre ele. Um prazo também cria um senso de urgência que irá motivá-lo a agir. Força-se a atribuir um "até quando" para cada meta. (Se você ficar preso, pergunte a si mesmo, o que de pior pode acontecer se eu não acertar isso?)
7.   Reveja suas metas diárias. Quando eu estava escrevendo meu primeiro livro, eu revia meus objetivos diariamente. Orei sobre eles. Cada dia eu determinei o que precisava fazer para torná-los realidade. Ele me deu um foco de laser, especialmente quando o sonho parecia impossível, quando o editor chamou para cancelar o contrato, quando meu agente me disse que ninguém estava interessado no livro, quando o editor correu atrás de mim logo após o livro atingir os best-sellers na lista.
“Pensar grande não é um dom, mas uma habilidade, que qualquer um pode desenvolver com a prática.” MICHAEL HYATT
Não dê ouvidos a essa voz pequena zombando que lhe diz para ser mais realista. Ignore isto.Você pode aceitar a realidade como ela é, ou criá-la como você deseja que ela seja. Esta é a essência de sonhar e pensar grande.