segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Imagens do Brasil - Leme - São Paulo




Leme é um município brasileiro do estado de São Paulo.
Economia - A economia do município está baseada na agricultura e na indústria. No setor agrícola, predominam as culturas da cana-de-açúcar, e da laranja. Já o setor industrial é bem mais variado, com produções nas áreas de alimentos, máquinas, enfeites natalinos, cerâmica, plásticos, telhas (material de construção), fibrocimento, etc.
O setor bancário também é muito forte. Segundo dados do Banco Central do Brasil, Leme possui 10 agências bancárias que, juntas, movimentam cerca de 150 milhões de reais em operações de crédito (conforme dados do Banco Central do Brasil, Registros Administrativos 2007).
Educação - O município de Leme oferece educação em todos os níveis. Na educação superior, Leme conta com o Centro Universitário Anhanguera e um Polo de Ensino a Distância (EAD) da UNIP - Universidade Paulista.
Geografia - Leme possui uma área de 403,1 km².localizada no centro-leste do Estado de São Paulo.
Localizada na bacia hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu, Leme possui uma temperatura média anual de 22 °C. Seu clima é seco no inverno e chuvoso no verão. A cidade possui relevo suave, o que facilita a expansão urbana, o excelente aproveitamento agrícola e o transporte por bicicletas (barato e pouco poluente).
Hidrografia - a hidrografia de Leme é constituída do Ribeirão do Roque, do Rio Capetinga, do Ribeirão do Meio e do Rio Moji-Guaçu.
Imigração japonesa em Leme - iniciou-se oficialmente em 1908 com a chegada de diversas famílias de japoneses que vieram para o trabalho interior paulista com o sonho de enriquecer e retornar. A cultura, a persistência e o trabalho fez com que muitas famílias bem sucedidas fincassem raízes no país. Em Leme, interior de São Paulo, as primeiras famílias se estabeleceram na década de 1940, principalmente como produtores e comerciantes agrícolas. O despertar da cultura japonesa na cidade de Leme deu-se desde de 2008, quando algumas famílias de descendentes de japoneses se organizaram para promover uma demostração cultural, destacando a comida, dança e música tradicional.
A maioria dos imigrantes foi absorvida pelo Estado de São Paulo para substituir a mão de obra escrava nas plantações de café. No fim da mesma década, no entanto, a super-produção do café causou a queda do preço e a consequente crise econômica. Quando a crise foi superada graças à política de “estabilização de preços” e a cafeicultura voltou a se expandir, e a introdução de japoneses foi cogitada como solução de emergência devido a falta de mão de obra. A historia da imigração japonesa no Brasil pode ser dividida em três períodos:
- Período 1908 a 1924 – onde as despesas de transporte dos imigrantes eram subsidiadas pelo governo paulista;
- Período de 1924 a 1941 – o subsidio pra transporte passou a ser concedido pelo governo japonês, porém o fluxo tornou-se ininterrupto e o Brasil em 1934 adotou a política restritiva de imigração;
- Período a partir de 1952 – A imigração foi reiniciada e o afluxo aumentou consideravelmente até atingir o auge no inicio da década de 60, diminuindo em seguida, até praticamente cessar a partir da década de 70.
Os Primeiros Imigrantes em Leme[editar | editar código-fonte]
Há cerca de 70 anos, década de 40, chegaram em Leme as primeiras famílias japonesas, estas dos sobrenomes Shimamura, Kauamura, Yoshida, Imaizumi, que vieram para a região para produção de hortaliças e comércio de diferentes setores. Em um segundo momento, nos anos 60, outras famílias vieram à cidade para ocupar o mesmo espaço econômico, de sobrenome Nagata e Yato/Yado.
Atualmente são cerca de 160 famílias, algo próximo a 800 pessoas descendentes de japoneses, das quais oito famílias se organizam anualmente, desde 2008 para realização do evento da cultura japonesa em Leme. A chegada de multinacionais japonesas à cidade de Leme trouxe grande quantidade de trabalhadores descendentes de japoneses, preferidos pela personalidade disciplinada, mas que não mantém ou praticam a cultura japonesa, uma vez que se encontram imersos e praticantes da cultura brasileira.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: