29 setembro 2025

Curiosidades sobre o Rio Amazonas

O Rio Amazonas  é o rio mais caudaloso do planeta e também o mais extenso do mundo, superando o Nilo em alguns estudos recentes.
Sua bacia hidrográfica abrange 7 países: Peru, Brasil, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Equador e Guiana.
Nasce nos Andes peruanos (na região de Arequipa, segundo muitas fontes) e deságua no Oceano Atlântico, formando um enorme delta no Brasil.
É responsável por cerca de 20% de toda a água doce que chega aos oceanos – uma fonte vital para o equilíbrio do planeta.
Sua bacia abriga a Floresta Amazônica, a maior e mais biodiversa do mundo.
Estima-se que mais de 3.000 espécies de peixes vivam em suas águas – muitas ainda não descobertas pela ciência.
Em alguns trechos, pode ultrapassar 10 km de largura na seca… e chegar a mais de 50 km na época das cheias!
Não possui pontes que o cruzem em toda sua extensão principal, devido ao seu tamanho e à densidade da floresta.
Em 2007 foi descoberto o Rio Hamza, um “rio subterrâneo” que corre paralelo ao Amazonas, a grande profundidade.
É essencial para milhares de comunidades indígenas, povos ribeirinhos e ecossistemas que dependem do seu ciclo natural.. Sua bacia abriga a Floresta Amazônica, a maior e mais biodiversa do mundo. Estima-se que mais de 3.000 espécies de peixes vivam em suas águas – muitas ainda não descobertas pela ciência. Em alguns trechos, pode ultrapassar 10 km de largura na seca… e chegar a mais de 50 km na época das cheias! Não possui pontes que o cruzem em toda sua extensão principal, devido ao seu tamanho e à densidade da floresta. Em 2007 foi descoberto o Rio Hamza, um “rio subterrâneo” que corre paralelo ao Amazonas, a grande profundidade. É essencial para milhares de comunidades indígenas, povos ribeirinhos e ecossistemas que dependem do seu ciclo natural.

Nenhum comentário: