quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Criatividade e Inovação: Qual a diferença?


Os termos "criatividade" e "inovação" são frequentemente usados ​​como sinônimos. Mas quão similar - ou diferente - são eles? Conversei com minha colega, Teresa Amabile , especialista em inovação no local de trabalho, em minha série de vídeos Leadership: A Master Class . Aqui está a sua opinião sobre a conexão entre esses termos comumente utilizados - e o que isso significa para os negócios.

Tudo começa com a criatividade

De acordo com Teresa, a criatividade é essencialmente responsável por todo o progresso humano. Isso é uma força fenomenal. Talvez seja por isso que algumas pessoas tendem a pensar que é muito misterioso. Mas elas não deveriam pensar assim.
A investigação ao longo dos últimos 50 ou 60 anos ilumina como a criatividade acontece. Basicamente, a criatividade é a produção de qualquer coisa. Pode ser uma ideia, um produto tangível, ou uma performance. O que é desenvolvido também deve ser diferente do que já foi feito antes de alguma forma. A criatividade no local de trabalho também deve ser apropriada para algum objetivo ou significado.
Mas veja, é difícil em alguns domínios falar sobre a utilidade. Por exemplo, o que significa criatividade nas artes visuais? Lá, criatividade significa que ela expressa algum significado que o artista pretendia. Mas no mundo dos negócios, a criatividade tem de "trabalhar" de alguma forma. Tem que dar uma contribuição para algum fim valioso.

A conexão não entendida entre negócios e criatividade

A ligação entre criatividade e sucesso do negócio é muito importante, mas é muitas vezes esquecida. Empresários tendem a pensar o que eles fazem como sendo muito organizado e estratégico. É claro que deveria ser, mas as empresas não podem ter sucesso, especialmente nas modernas condições de concorrência, sem inovação. E a inovação depende de criatividade. A criatividade é a extremidade dianteira de um processo que, idealmente, irá resultar em inovação.
A criatividade está chegando com ideias novas e úteis. A inovação é a implementação bem-sucedida dessas ideias. Uma conexão interessante entre criatividade e inovação: você pode ter um monte de criatividade em uma organização empresarial sem ter,por outro lado, muita inovação. Isso ocorre quando as pessoas não estão muito motivadas, ou os sistemas não estão nos lugares adequados. Tais locais de trabalho têm dificuldade em ouvir as ideias criativas, desenvolvê-las, deixá-las crescer, e descobrir como implementá-las com sucesso.
Em outras palavras, você não pode ter a inovação sem uma saudável mistura de criatividade na linha de frente e sistemas sólidos, em lugar de fazer valer a ingenuidade.

Fonte: Daniel Goleman - Linkedin 

Nenhum comentário: