domingo, 4 de janeiro de 2015

CIOs: não cedam a esses 10 erros comuns


O CIO de hoje enfrenta um amplo espectro de desafios que exigem visão de negócios, esclarecimento tecnológico, e habilidades de liderança forte. É um ato de equilíbrio complicado, mas saber sobre as armadilhas pode ajudar.

Image: iStockphoto.com/KatarzynaBialasiewicz
Os CIOs executam disciplinas altamente técnicas e, geralmente, vêm de origens técnicas. Sua força está em saber os detalhes do trabalho de TI. Esta os faz ser respeitado aos olhos de seus funcionários e lhes permite discutir os detalhes de projetos. No entanto, as responsabilidades de gestão mudaram substancialmente ao longo dos últimos anos. À medida que mais processos de TI tornam-se automatizados, os CIOs devem se tornar mais business-savvy. Os CIOs também precisam ser pessoas fortes, assim como ter uma boa comunicação e outras habilidades sociais. Neste novo mundo, os CIOs devem abraçar novos papéis. Aqui estão 10 erros que podem se abater sobre o CIO.
1: Praticar gestão de cabeça para baixo
Os técnicos são orientados para a tarefa. Eles têm uma tendência natural para estar completamente imerso na solução de problemas técnicos. Não há espaço para a gestão de cabeça para baixo nos CIOs - ainda muitos continuam a concentrar-se nos aspectos técnicos dos projetos, esquecendo-se sobre as pessoas e as políticas que podem interromper completamente o trabalho.
2: Saber ser técnico    
Grandes CIOs resistem à tentação de entrar em detalhes técnicos de projetos de TI. Eles entendem que é seu trabalho garantir que as políticas e ambiente de negócios sejam ideais para os projetos. Eles se concentram em executar a interferência necessária para que a sua equipe possa desenvolver as condições ideais para o sucesso.
3: Não checar o status do projeto  
Pode ser difícil para os CIOs sair de seu escritório e ir até o "andar de TI". Um CIO pode imaginar um projeto como uma reunião de avaliação de prazos e o gerente do projeto pode até concordar com ele, mas o projeto pode não estar indo no caminho certo e pode acabar por fracassar completamente. Poderia ser um sucesso, se o CIO tivesse acompanhado de perto o que acontecia no "andar de TI".
4: Esquecer de agradecer
Os membros de uma equipe de TI (e seus líderes) estão comprometidos com o que fazem. Para a maioria, é o suficiente saber que um trabalho está sendo bem feito. Ainda assim, todo mundo aprecia um pouco de agradecimento ou reconhecimento. Muitos CIOs não dão-lhe muitas vezes o suficiente.
5: Não se comunicar claramente sobre projetos
Uma das marcas dos grandes comunicadores é que eles fazem esforço para conhecer seu público. Eles, então, encontram maneiras de se comunicar usando termos familiares. Vindo de disciplinas técnicas que usam o jargão, muitos CIOs devem adquirir essa habilidade.
6: Não saber sobre o negócio da empresa
Muitos membros de equipes de TI passam por toda a sua carreira sem nunca trabalhar no objetivo do negócio. Consequentemente, eles têm que aprender o negócio por conta própria para se certificar de que seus esforços estão alinhados com o que as necessidades do negócio. Os CIOs sabem disso, mas alguns deixam de aprimorar suas próprias habilidades sobre os negócios - o que é fundamental para a construção de credibilidade com outros executivos da organização.
7: Esquecer de desenvolver relações chave
A construção de relacionamento com outros executivos e influenciadores dos negócios em que a empresa está atuando é uma das coisas mais importantes que um CIO pode fazer. Ele estabelece uma base cooperativa para iniciativas de TI e melhora as chances de sucesso do projeto.
8: Não ser objetivo na seleção da plataforma de TI
Há uma abundância de riscos em projetos de TI. Isto torna mais fácil para os CIOs e outros tomadores de decisão de TI se voltarem para fornecedores e plataformas que já conhecem, mesmo que eles possam não ser as melhores soluções para os projetos em que estão trabalhando. Manter objetividade ao avaliar alternativas tecnológicas ajuda os CIOs a manter suas opções em aberto e uma abordagem criativa para os projetos.
9: Deixar de aprender sobre capacidades e limitações do pessoal
Alguns membros de equipes de TI são especialistas em áreas específicas de TI, alguns vão muito bem com usuários do objetivo do negócio da organização, e alguns são generalistas que podem ter sucesso em inúmeras funções do projeto. Os CIOs estarão à frente do jogo, quando eles começarem a conhecer os pontos fortes e fracos de seus funcionários. Os CIOs devem se dedicar à formação em TI para suportar quaisquer deficiências de pessoal. E eles devem saber quais os funcionários que são os grandes alavancadores dos projetos e, por consequência, estrelas em ascensão.
10: Microgerenciamento
Quando os projetos dão errado, é tentador intervir e começar a executá-los por si mesmo, especialmente se você estiver em uma empresa pequena. Mas quando os CIOs fazem isso, eles negligenciam outros projetos e áreas de TI que requerem sua atenção. A melhor estratégia é se reunir com os gerentes de projeto e ajudá-los a melhorar o projeto em andamento. Como último recurso, pode ser necessário substituir um gerente de projeto - mas deve ser por alguém que possa levar o projeto - e não você!

 

Nenhum comentário: