terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O antídoto secreto para a apatia


Image: Mibba
Daniel Goleman em recente post sobre a apatia no local de trabalho, atingiu um ponto nevrálgico. Agora, ele propões olhar com mais atenção para o papel do líder na motivação de uma equipe ou organização.
Diz ele que o autoconhecimento impulsiona a autogestão. Se você está fora de sintonia, você não pode gerenciar bem o seu mundo interno. A autoconsciência também impulsiona a empatia. Se você não entrar em sintonia com você mesmo, você não será capaz de se sintonizar bem com os outros.
Estas competências permitem que um líder crie ressonância e mova as pessoas com uma visão autêntica e convincente. O compartilhamento de um propósito comum torna o trabalho emocionante e envolvente.
 

A potência do "NÓS"

Goleman menciona que conversou com o Dr. Dan Siegel a série de artigos Lidership: A Master Class que trata sobre a importância da comunidade nas organizações.
Dr. Siegel diz: "Nós não estamos destinados a viver em isolamento. Nossa conexão desenvolve a nós mesmos."
Assim, muitos líderes parecem infelizes sobre o porquê de não estarem motivando as pessoas. Na realidade eles estão tentando motivá-las pelo caminho errado, que é tanto punindo-as, ou oferecendo-lhes recompensas mais externas. Mas um motivador real, duradouro é a interna. Eles estão envolvidos pelo sentimento de "nós".
Estudos sobre felicidade e bem-estar mostram que quando você é uma parte de de uma comunidade, você prospera. Um líder que está consciente da importância dos relacionamentos irá criar um ambiente na organização que leva o trabalhador a colocar o seu melhor à frente para o bem comum .
"Dr. Siegel acrescenta: "Seu cérebro pode realmente fazer um mapa do "nós" para que quando você participe de uma comunidade profissional você perceba que você está em uma viagem com os seus companheiros de equipe. Não é apenas o que eu faço para um eterminado trabalho. Na verdade, é a minha identidade. Quando um líder não tem isto em sua mente, ele pode estar pensando, "Ok, eu sou um indivíduo. Esse trabalhador é um indivíduo. Somos todos apenas os indivíduos que participam nesta empresa." Você pode sentir a decepção do que é isso. Não há nenhum compromisso. Os líderes precisam perceber que os relacionamentos são uma entidade para si mesmos. E uma empresa pode ser uma fonte de desenvolvimento relacionamentos, independentemente de departamentos, cargos ou outras barreiras percebidas. É como diz o ditado: O todo é maior do que a soma de suas partes."

Integrar para motivar

Uma maneira de criar um senso de comunidade é integrar as várias partes móveis de uma organização o melhor que se puder. Deve ser reconhecido que estamos juntos nessa. Não estamos em competição uns com os outros. Deve ser reconhecido que cada pessoa traz algo para a mesa, para melhorar toda a organização.
Quando você começa a ver os diferentes trabalhadores e departamentos, como parte de um todo, você se sente mais capaz de vinculá-los. Eles não são apenas elementos díspares. Assim como um coro cantando em harmonia, uma empresa que está integrada irá gerar uma maneira vital, energizada de ser.
Quando uma empresa não está integrada, ela vai se mover de forma rígida - seja pela desatualização, pela falta de produtividade e inovação - ou ela estará a caminho do caos, onde as coisas são confusas, e há bruscas mudanças imprevisíveis.

Fonte: Linkedin 

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