quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Muitos "obesos saudáveis" não são saudáveis


A ideia de "obesidade saudável", ou seja, que há pessoas obesas que, no entanto, gozam de boa saúde, com níveis normais de colesterol, pressão arterial e outros fatores de risco metabólico, ganhou força nos últimos anos. Mas um pequeno estudo sugere que esse estado de coisas aparentemente saudáveis ​​não dura.
A análise, publicada no Journal of the American College of Cardiology , estudou 2.521 pessoas, incluindo 66 adultos obesos que estavam em bom estado de saúde. Os pesquisadores periodicamente examinaram estas pessoas ao longo de 20 anos, avaliando cinco medidas de saúde metabólica: colesterol, triglicérides, pressão arterial, glicemia em jejum e resistência à insulina.
Definindo como anormalidades duas ou mais das medidas fora dos padrões, a progressão de ser saudável para a obesidade não saudável aumentou ao longo do tempo. Ao final do estudo, 51 por cento dos obesos saudáveis ​​eram, na realidade, não saudáveis e eles tinham quase oito vezes mais chances de chegar à obesidade doentia do que os adultos saudáveis ​​que não eram obesos.
"'Obesidade Saudável' é  um termo bastante enganoso", disse o principal autor, Joshua A. Bell, doutorando da University College London. "Parece seguro, mas sabemos que é apenas saudável, num sentido relativo. O obeso saudável tornar-se-á não saudável e progredirá para o grupo de maior risco. Este é um verdadeiro desafio para a ideia de que o obeso pode ser saudável a longo prazo. "

Fonte: The New York Times - Blog Well 

Nenhum comentário: