quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jovens rejeitam armas nucleares

De janeiro a março de 2010, jovens membros da Soka Gakkai International (SGI) em seis países realizaram uma pesquisa sobre o que os seus companheiros pensam sobre armas nucleares e a sua abolição antes da realização da próxima NPT Review Conference.
Cerca de 4.362 entrevistas para a pesquisa foram feitas com pessoas desde a adolescência até 30 anos de idade no Japão, Coréia, Filipinas, Nova Zelândia, Estados Unidos e Reino Unido.
Quando lhes perguntaram se a presença de armas nucleares ajuda na paz e estabilidade mundial, 59,6% dos entrevistados, incluindo os dos estados nucleares, disseram que não.
Além disso, 67,3% disse que o uso de armas nucleares não era aceito de forma alguma, com apenas 17,5% dizendo que era aceitável como um último recurso se a sobrevivência de um país estivesse ameaçada e 6,1% para impedir terrorismo internacional ou genocídio.
Um total de 59,1% disse que se sentiriam mais seguros se as armas nucleares fossem abolidas.
Quando lhes perguntaram quais os países que possuem armas nucleares, 66,9% dos entrevistados identificaram os Estados Unidos, 48,7% a Rússia, 30% a China, 19,8% o Reino Unido e 19,8% a França. Poucos sabiam que a Índia, Paquistão e Israel também possuem armas nucleares, enquanto que 40,7% achava que a Coréia do Norte tinha. Nos estados nucleares, apenas 59,2% dos entrevistados dos Estados Unidos sabia que o seu país possuía armas nucleares e apenas 43,2% do Reino Unido sabia que o seu país possuía.
O líder do grupo de estudantes da Soka Gakkai, Takahisa Miyao, responsável pela pesquisa, disse: "Quase 70% dos entrevistados disse que o uso de armas nucleares não é aceitável de forma alguma. Isto é muito bom para nós. Basear na ampla rejeição de armas nucleares pelos jovens é crucial na luta para a sua abolição".
Entre janeiro e março de 2010, os jovens membros da Soka Gakkai no Japão coletaram 2.276.167 de assinaturas em uma petição pedindo a adoção de uma Convenção de Armas Nucleares que proibiria o desenvolvimento, testes, produção, estoque de matéria-prima, transferência, uso e ameaça de armas nucleares.
Os resultados completos da pesquisa estão no: http://www.peoplesdecade.org/about/efforts/index.html.
A Soka Gakkai International é uma associação budista com 12 milhões de membros em 192 países e territórios. A instituição possui um histórico de 50 anos envolvendo atividades que promovem a paz e desarmamento. Em 2007, a SGI lançou o People's Decade for Nuclear Abolition (Década do Povo para Abolição Nuclear), oferecendo uma vasta gama de ferramentas educacionais. Favor acessar www.peoplesdecade.org.


Fonte: PR Newswire Brasil

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Vale recebe certificação de óleo e gás

A VALE distribuiu a seguinte nota ao mercado.

A Vale S.A. (Vale) informa que recebeu certificação de seus recursos de óleo e gás pela DeGolyer & MacNaughton, que indica recursos de óleo e gás natural de 210 milhões de barris de óleo equivalente (boe) e potencial de produção de 58 mil boe por dia, em 2017.
A base de recursos inclui quantidades de óleo e gás que não são classificadas como reservas provadas, porém espera-se que as quantidades se tornem reservas provadas e sejam produzidas no futuro. DeGolyer & MacNaughton é uma tradicional empresa de consultoria e serviço para a indústria mundial do petróleo, que conta com geólogos e engenheiros de petróleo com larga experiência.
A Vale iniciou suas atividades de exploração de óleo e gás natural em 2007 e já é uma das maiores detentoras de participações em blocos exploratórios do Brasil. Nosso portfólio atual é composto por 23 blocos offshore, agrupados em 14 concessões (seis na bacia de Santos, quatro na bacia do Espírito Santo e quatro na bacia do Pará-Maranhão), além de duas concessões onshore na bacia do Parnaíba.
Os investimentos em exploração e produção de óleo e gás natural estão sendo conduzidos pela Vale apoiados na visão de longo prazo de diversificar e otimizar nossa matriz energética, garantindo suprimento de baixo custo para atender às necessidades de nossas operações. Acreditamos que no futuro o gás natural exercerá um papel importante na matriz energética global, devido as suas vantagens de menor emissão de carbono e maior flexibilidade na geração de energia.

Para mais informações, contatar:
+55-21-3814-4540
Roberto Castello Branco: roberto.castello.branco@vale.com
Viktor Moszkowicz: viktor.moszkowicz@vale.com
Carla Albano Miller: carla.albano@vale.com
Patricia Calazans: patricia.calazans@vale.com
Samantha Pons: samantha.pons@vale.com
Theo Penedo: theo.penedo@vale.com


Esse comunicado pode incluir declarações que apresentem expectativas da Vale sobre eventos ou resultados futuros. Todas as declarações quando baseadas em expectativas futuras, e não em fatos históricos, envolvem vários riscos e incertezas. A Vale não pode garantir que tais declarações venham a ser corretas. Tais riscos e incertezas incluem fatores relacionados a: (a) países onde temos operações, principalmente Brasil e Canadá, (b) economia global, (c) mercado de capitais, (d) negócio de minérios e metais e sua dependência à produção industrial global, que é cíclica por natureza, e (e) elevado grau de competição global nos mercados onde a Vale opera. Para obter informações adicionais sobre fatores que possam originar resultados diferentes daqueles estimados pela Vale, favor consultar os relatórios arquivados na Comissão de Valores Mobiliários - CVM, na Autorité des Marchés Financiers (AMF), e na U.S. Securities and Exchange Commission - SEC, inclusive o mais recente Relatório Anual - Form 20F da Vale e os formulários 6K.

Petrobras lança mapa de biodiversidade amazônica na Internet

Interessados em flora e fauna brasileiras vão encontrar, a partir dessa terça-feira (27/4), mais de 100 espécies nativas da Amazônia no site www.petrobras.com.br/biomapas . Essa pesquisa sobre os ecossistemas nos arredores da Província Petrolífera de Urucu – base de produção da Petrobras -, foi realizada pela companhia, em parceria com alguns centros de pesquisa da região. Depois de ter originado um livro (“Biodiversidade na Província Petrolífera de Urucu”) em 2008, o material foi ampliado pelo Projeto Biomapas e transformado agora em fonte de consulta na Internet. São encontradas curiosidades sobre espécies nativas vegetais como goiaba de anta, caroba, breu, Pará-pará, e animais, como piaba e estalador-do-norte. Leia mais aqui.


Energia solar pode gerar vantagem competitiva para empresas industriais da Amazônia

Pesquisa revela que o uso de energia solar fotovoltaica pode gerar vantagem competitiva em empresas industriais da Amazônia. Em estudo realizado como tese de mestrado em gestão de empresas pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, José Chavaglia Neto e seu orientador, José António Filipe (renomado pesquisador acerca dos bens comuns). Observaram no estudo levado a cabo por esta instituição portuguesa, que apesar de em um primeiro momento a utilização de painéis solares fotovoltaicos causarem certa relutância por conta dos elevados custos de implantação, a médio e longo prazos este tipo de tecnologia tende a gerar vantagens competitivas no mercado por conta: primeiro da demanda existente no mercado por meios ecologicamente corretos na produção de bens e serviços; depois pela plena aceitação, tanto dos colaboradores quanto dos clientes das empresas industriais da Amazônia no que se refere a utilização deste modelo de energia alternativa na produção de bens e serviços na região.

Fonte: PR Newswire do Brasil

terça-feira, 27 de abril de 2010

Os três desejos de Alexandre, O Grande

Os 3 últimos desejos de ALEXANDRE, O GRANDE foram:
1 - Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;
2 - Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistado como prata , ouro, e pedras preciosas ;
3 - Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.
Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a ALEXANDRE quais as razões desses pedidos e ele explicou:
1 - Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;
2 - Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;
3 - Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.

Pense nisso...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Retirada de símbolos religiosos de repartições públicas

O Ministério Público Federal de São Paulo ajuizou ação pedindo a retirada dos símbolos religiosas das repartições publicas.
Pois bem, veja o que diz o Frade Demetrius dos Santos Silva.

Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas…
Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião.
A Cruz deve ser retirada!
Aliás, nunca gostei de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas, vendidas e compradas.
Não quero mais ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte.
Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quarteis, onde os pequenos são constrangidos e torturados.
Não quero ver, muito menos, a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento.
É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças; das misérias e sofrimentos dos pequenos; dos pobres e dos menos favorecidos.

Frade Demetrius dos Santos Silva
São Paulo/SP
Fonte: FOLHA de SÃO PAULO, de 09/08/2009

Poste de iluminação pública 100% alimentado por energia eólica e solar

Não tem mais volta. As tecnologias limpas – aquelas que não queimam combustível fóssil – serão o futuro do planeta quando o assunto for geração de energia elétrica. E, nessa onda, a produção eólica e solar sai na frente, representando importantes fatias na matriz energética de vários países europeus, como Espanha, Alemanha e Portugal, além dos Estados Unidos. Também está na dianteira quem conseguiu vislumbrar essa realidade, quando havia apenas teorias, e preparou-se para produzir energia sem agredir o meio ambiente.
No Ceará, um dos locais no mundo com maior potencial energético (limpo), um ‘cabeça chata’ pretende mostrar que o estado, além de abençoado pela natureza, é capaz de desenvolver tecnologia de ponta.

O professor Pardal cearense é o engenheiro mecânico Fernandes Ximenes, proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar. Com modelos de 12 e 18 metros de altura (feitos em aço), o que mais chama a atenção no invento, tecnicamente denominado de Produtor Independente de Energia (PIE), é a presença de um avião no topo do poste.
Feito em fibra de carbono e alumínio especial – mesmo material usado em aeronaves comerciais –, a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido. Ximenes diz que o formato de avião não foi escolhido por acaso. A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. "Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região e localidade do Brasil e do mundo", esclarece.
Tecnicamente, as asas do avião abrigam células solares que captam raios ultravioletas e infravermelhos por meio do silício (elemento químico que é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones), transformando-os em energia elétrica (até 400 watts), que é armazenada em uma bateria afixada alguns metros abaixo. Cumprindo a mesma tarefa de gerar energia, estão as hélices do avião. Assim como as naceles (pás) dos grandes cata-ventos espalhados pelo litoral cearense, a energia (até 1.000 watts) é gerada a partir do giro dessas pás.
Cada poste é capaz de abastecer outros três ao mesmo o tempo. Ou seja, um poste com um "avião" – na verdade um gerador – é capaz de produzir energia para outros dois sem gerador e com seis lâmpadas LEDs (mais eficientes e mais ecológicas, uma vez que não utilizam mercúrio, como as fluorescentes compactas) de 50.000 horas de vida útil dia e noite (cerca de 50 vezes mais que as lâmpadas em operação atualmente; quanto à luminosidade, as LEDs são oito vezes mais potentes que as convencionais). A captação (da luz e do vento) pelo avião é feita em um eixo com giro de 360 graus, de acordo com a direção do vento.
À prova de apagão
Por meio dessas duas fontes, funcionando paralelamente, o poste tem autonomia de até sete dias, ou seja, é à prova de apagão. Ximenes brinca dizendo que sua tecnologia é mais resistente que o homem: "As baterias do poste híbrido têm autonomia para 70 horas, ou seja, se faltarem vento e
sol 70 horas, ou sete noites seguidas, as lâmpadas continuarão ligadas, enquanto a humanidade seria extinta porque não se consegue viver sete dias sem a luz solar".
O inventor explica que a ideia nasceu em 2001, durante o apagão. Naquela época, suas pesquisas mostraram que era possível oferecer alternativas ao caos energético. Ele conta que a caminhada foi difícil, em função da falta de incentivo – o trabalho foi desenvolvido com recursos próprios. Além disso, teve que superar o pessimismo de quem não acreditava que fosse possível desenvolver o invento. "Algumas pessoas acham que só copiamos e adaptamos descobertas de outros. Nossa tecnologia, no entanto, prova que esse pensamento está errado. Somos, sim, capazes de planejar, executar e levar ao mercado um produto feito 100% no Ceará. Precisamos, na verdade, é de pessoas que acreditem em nosso potencial", diz.
Mas esse não parece ser um problema para o inventor. Ele até arranjou um padrinho forte, que apostou na ideia: o governo do estado. O projeto, gestado durante sete anos, pode ser visto no Palácio Iracema, onde passa por testes. De acordo com Ximenes, nos próximos meses deve haver um entendimento entre as partes. Sua intenção é colocar a descoberta em praças, avenidas e rodovias.
O empresário garante que só há benefícios econômicos para o (possível) investidor. Mesmo não divulgando o valor necessário à instalação do equipamento, Ximenes afirma que a economia é de cerca de R$ 21.000 por quilômetro/mês, considerando-se a fatura cheia da energia elétrica. Além disso, o custo de instalação de cada poste é cerca de 10% menor que o convencional, isso porque economiza transmissão, subestação e cabeamento. A alternativa teria, também, um forte impacto no consumo da iluminação pública, que atualmente representa 7% da energia no estado. "Com os novos postes, esse consumo passaria para próximo de 3%", garante, ressaltando que, além das vantagens econômicas, existe ainda o apelo ambiental. "Uma vez que não haverá contaminação do solo, nem refugo de materiais radioativos, não há impacto ambiental", finaliza Fernandes Ximenes.

Fonte: Gevan Oliveira

domingo, 25 de abril de 2010

A ambição do Facebook

Um pouco extenso, mas vale a pena ver

Sobre a longevidade

Veja o que é preciso fazer para manter-se vivo e saudável.
A ciência médica atribui a longevidade a uma complexa interação de dieta alimentar, de exercícios físicos e de fatores genéticos.
Os pesquisadores destacam, no entanto, que antes de tudo um fator subjetivo é fundamental para chegar lá: atitude. Citam esse fator como fundamental aprendizado a ser colhido dos mais antigos e afirmam: "Aja como estar ainda vivendo, em lugar de agir como se estivesse morrendo! Boa! Leia mais aqui.

China preservará lances mais antigos da Grande Muralha

Os arqueólogos chineses estão há meses identificando os lances mais antigos da Grande Muralha, construídos há 2.780 anos, com o objetivo de iniciar os trabalhos de restauração, informou hoje a imprensa chinesa. Leia mais.

Bird aprova redistribuição de poder em favor dos países emergentes

Os 186 membros do Banco Mundial (Bird) concordaram em redistribuir as cotas de poder interno em favor dos países emergentes e em desenvolvimento, anunciou neste domingo o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner. Leia mais aqui.

sábado, 24 de abril de 2010

Ganhando dinheiro com o desespero dos outros

Enquanto os mercados sofriam ao final de 2007, executivos da Goldman Sachs trocavam emails onde diziam que estavam ganhando muito dinheiro. Leia mais aqui.


sexta-feira, 23 de abril de 2010

Vovó de 99 anos usa iPad

Virgina Campbell é uma vovó norte-americana de 99 anos que vive na pequena cidade de Lake Oswego, no estado do Oregon, e que há algum tempo enfrentava dificuldades cada vez maiores para ler por conta do glaucoma, uma doença que aumenta a pressão dos globos oculares e causa gradual perda de visão.
Leia mais e veja o vídeo.


Scanner portátil via USB

A HP acaba de lançar o Scanjet Professional 1000 Mobile Scanner para operação via USB, pesando 1.5 libras e medindo 11.4 por 2 polegadas. O preço proposto é de US$249. O novo equipamento é tão pequeno que se acomoda facilmente em qualquer maleta para transporte de notebook (junto com este, claro) e leve o bastante para não representar um peso extra. O scanner é alimentado pela USB. Leia mais sobre o equipamento.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Especialistas propõem 'Problemas de mais difícil solução'

Veja que matéria interessante!

Especialistas convocados pela Universidade de Harvard propõem "Problemas de mais difícil solução" para o próximo século, para as Ciências Sociais. Nos próximos 45 dias, o mundo inteiro está convidado a avaliar as propostas e enviar problemas adicionais; maior votação anunciada em junho
CAMBRIDGE, Massachusetts, 22 de abril /PRNewswire/ -- Os primeiros resultados de uma iniciativa da Divisão de Ciências Sociais da Universidade de Harvard para identificar os problemas mundiais de mais difícil solução na economia, psicologia, governo, sociologia e outras ciências sociais foram anunciados hoje.
"As Ciências Sociais nunca tiveram mais vitalidade do que hoje, e responder suas questões não solucionadas nunca foi mais importante", disse Stephen Kosslyn, decano de Ciências Sociais em Harvard.
Durante um simpósio de um dia inteiro, que foi transmitido ao vivo, 12 especialistas de renome de múltiplas universidades propuseram mais de 30 questões importantes, a serem tratadas pelas ciências sociais nos anos vindouros, incluindo:
- Como nossas relações sociais influenciam nossos genes, e como nossos genes influenciam nossas relações?
- Como as sociedades criam, ou recriam, instituições eficientes e vivazes?
- Por que as mulheres ganham, em média, menos do que homens igualmente experientes em empregos similares, e como podemos fechar esta lacuna?
- Como podemos construir sistemas resistentes a crises financeiras?
- Como reduzimos a lacuna de habilidades de oitavo grau entre grupos étnicos?
- O comércio livre reduz o risco de falência estatal?
- Como elementos simples combinam em grandes números para produzir sistemas complexos (por exemplo, sistemas econômicos)?
- Qual a origem das preferências pessoais e gostos?
- Como podemos induzir as pessoas a se engajarem em comportamentos que são largamente conhecidos por melhorarem a saúde?
- Já que mais e mais informações pessoais são gravadas e armazenadas, como as culturas e instituições se modificarão?
Os especialistas incluiram Nick Bostrom (Oxford), Susan Carey (Harvard), Nicholas Christakis (Harvard), James Fowler (UCSD), Roland Fryer (Harvard), Claudia Goldin (Harvard), Gary King (Harvard), Emily Oster (Chicago), Ann Swidler (Berkeley), Nassim Taleb (NYU/Polytech) e Richard Zeckhauser (Harvard).
Todas as propostas, fóruns de discussões e vídeos do simpósio estão disponíveis em http://socialscience.fas.harvard.edu/hardproblems.
A segunda e critica fase começa hoje. Nos próximos 45 dias, qualquer pessoa de todo o mundo pode enviar problemas adicionais para inclusão no site acima e votar na importância e dificuldade de qualquer proposta. Em junho, Harvard anunciará que problemas receberam maior
votação.
Iniciado e financiado pela sem fins lucrativos Fundação Indira, este esforço foi inspirado por David Hilbert, que desafiou o mundo a resolver 23 problemas fundamentais da matemática em 1900. Desde então, matemáticos resolveram 10 dos agora famosos 'Problemas de "Hilbert", criando novas áreas de conhecimento ao longo do caminho.
"Hilbert fez duas observações de peso", disse Nicholas Nash, um membro da Fundação Indira. "Primeiro, ter problemas importantes sem solução é essencial para a vitalidade de uma disciplina. E, importante, ao identificar estes problemas, nos podemos inspirar gerações futures a resolvê-los".
Sobre a Fundação Indira
A Fundação Indira e uma organização caritativa baseada em Connecticut dedicada a apoiar programas que podem fazer diferença nos campos da educação, saúde e bem-estar social.

Fonte: PR Newswire Brasil

Celebre o Dia da Terra!

Celebre o Dia da Terra com uma das dez iniciativas sustentéveis mencionadas aqui

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Nos EUA, venda de e-books didáticos deve crescer 100%

Atualmente o segmento de e-books didáticos não possui grande fatia de mercado. Nos Estados Unidos a área representa apenas 0,5% do setor de livros digitais. O estudo, divulgado nesta segunda-feira (19/04), aponta que, em 2014, um em cada cinco livros didáticos dos EUA será em formato digital. A mudança deve movimentar um mercado de cerca de US$1 bilhão. As informações foram divulgadas por blog do jornal “The New York Times”. Leia mais aqui

Sustentabilidade na MMX

A MMX distribuiu ao mercado a seguinte nota.

MMX MINERAÇÃO E METÁLICOS S.A.
CNPJ/MF: 02.762.115/0001-49
NIRE: 33.3.0026111-7
Companhia Aberta

As empresas do Grupo EBX aprimoram suas práticas de sustentabilidade EBX estabelece Diretoria de Sustentabilidade e Conselho Ambiental e Social

A MMX Mineração e Metálicos S.A. ("MMX"; "Companhia"; BOVESPA: MMXM3) comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que foram instituídos a Diretoria de Sustentabilidade e o Conselho Ambiental e Social ("Conselho") da EBX.
A Diretoria de Sustentabilidade será responsável pela elaboração e execução do Plano de Sustentabilidade do Grupo EBX. O Sr. Paulo Monteiro, Diretor de Novos Negócios e Meio Ambiente da MPX Energia S.A. ("MPX"), passa a acumular a função de Diretor de Sustentabilidade da EBX. O Sr. Paulo Monteiro liderou os processos de licenciamento dos empreendimentos da MPX atualmente em construção, garantindo que fossem adotadas as melhores práticas de sustentabilidade desde a fase conceitual dos projetos, as quais superam inclusive padrões observados e exigidos internacionalmente.
O Conselho, que foi originalmente instituído pela MPX e é presidido pelo Sr. Paulo Monteiro, foi transferido para a EBX com o propósito de ampliar o seu escopo de atuação, passando a abranger todas as empresas do Grupo EBX, incluindo a MMX.
O objetivo do Conselho é orientar a implementação de práticas sustentáveis nos empreendimentos das empresas do Grupo EBX, papel que já vinha desempenhando na MPX.
O Conselho é formado por um grupo de especialistas expoentes em suas áreas de atuação, com grande conhecimento em temas relacionados às questões ambientais e sociais. As principais atribuições do Conselho são: (a) contribuir para a elaboração do Plano de Sustentabilidade do Grupo EBX; (b) contribuir na definição de estratégias e planos para as áreas sociais e ambientais; (c) opinar sobre ações obrigatórias e voluntárias, tanto as que estão em fase de execução quanto as futuras; (d) contribuir na definição de indicadores de desempenho nos temas ambientais e sociais.
Como afirmou o Sr. Eike Batista, Presidente do Grupo EBX, "a sustentabilidade não é perseguida como meta, mas é sim uma vocação nossa e está no DNA do Grupo EBX".

Rio de Janeiro, 20 de abril de 2010
Roger Downey
Diretor Presidente e de Relações com Investidores
MMX Mineração e Metálicos S.A.


Equipe de RI - MMX
Tel: (21) 2555-6197 Fax: (21) 2555-4011
Endereço: Praia do Flamengo, 66 - 10º. Andar Rio de Janeiro, Brasil 22210-903
E-mail: ri@mmx.com.br Website: http://www.mmx.com.br/ri

terça-feira, 20 de abril de 2010

Motivos por trás da fraca performance da bolsa no Brasil a pior da AL

Após um 2009 em que o mercado de ações brasileiras performou melhor que a América Latina, que por sua vez teve performance melhor que os mercados emergentes, os quais performaram melhor que os desenvolvidos, o cenário se inverteu em 2010: até agora, a América Latina mostra desempenho abaixo dos mercados emergentes, os quais estão piores que os mercados desenvolvidos. E mais: o Brasil, destaque do ano anterior, está pior que o resto da América Latina. Leia mais aqui.

Médicos implantam prótese que ‘cresce’ em menina no Texas

Uma menina de 9 anos foi a primeira paciente de câncer no Texas, nos Estados Unidos, a se beneficiar de um procedimento médico que permite que a prótese de um osso “cresça” sem que sejam necessárias novas cirurgias. Veja mais aqui.

Fonte: BBC Brasil

70% das mulheres pesquisam preços na web

Para não perder tempo nem dinheiro, as mulheres utilizam cada vez mais a internet antes de comprar algum produto. Segundo levantamento, 70% realizam pesquisa de preços via web, mesmo se for comprar o item em loja física. Leia sobre o assunto, aqui.

Amigo é Amigo

Um jovem recém casado estava sentado num sofá num dia quente e úmido, bebericando chá gelado durante uma visita ao seu pai.
Ao conversarem sobre a vida, o casamento, as responsabilidades da vida, as obrigações da pessoa adulta, o pai remexia pensativamente os cubos de gelo no seu copo e lançou um olhar claro e sóbrio para seu filho.
- Nunca esqueça de seus amigos, aconselhou! Serão mais importantes na medida em que você envelhecer. Independentemente do quanto você ame sua família, os filhos que porventura venha a ter, você sempre precisará de amigos.
Lembre-se de ocasionalmente ir a lugares com eles; faça coisas com eles; telefone para eles...
Que estranho conselho! Pensou o jovem.. Acabo de ingressar no mundo dos casados. Sou adulto. Com certeza minha esposa e a família que iniciaremos serão tudo que necessito para dar sentido à minha vida!
Contudo, ele obedeceu ao pai. Manteve contato com seus amigos e anualmente aumentava o número de amigos.
Na medida em que os anos se passavam, ele foi compreendendo que seu pai sabia do que falava.
Na medida em que o tempo e a natureza realizam suas mudanças e mistérios sobre um homem, amigos são baluartes de sua vida..
Passados mais de 50 anos, eis o que aprendi:
O Tempo passa.
A vida acontece.
A distância separa.
As crianças crescem.
Os empregos vão e vêm.
O amor fica mais frouxo.
As pessoas não fazem o que deveriam fazer.
O coração se rompe.
Os pais morrem.
Os colegas esquecem os favores.
As carreiras terminam.
Mas... os verdadeiros amigos estão lá, não importa quanto tempo e quantos quilômetros estão entre vocês.
Um amigo verdadeiro nunca está mais distante do que o alcance de uma necessidade, torcendo por você, intervindo em seu favor e esperando você de braços abertos, abençoando sua vida!
Quando iniciamos esta aventura chamada VIDA, não sabíamos das incríveis alegrias ou tristezas que estavam adiante. Nem sabíamos o quanto precisaríamos uns dos outros."

Petrobras x Ibovespa: como estaria o índice sem esses papéis?

Incertezas sobre capitalização pressionam os ativos que representam 15% do Ibovespa, emperrando avanço do índice. As ações da maior empresa brasileira em valor de mercado não estão tendo um bom ano. Desde janeiro, os papéis da Petrobras, tanto as ações ordinárias, como as preferenciais, acumulavam até a sessão da última sexta-feira (16) queda de mais de 10%: mais precisamente, 10,44% para os ativos ordinários e 10,08% no caso dos preferenciais. Saiba mais.

Ação PN da Telebrás sobe 5%

Com novos rumores sobre projeto de banda larga, ação PN da Telebrás sobe 5%. Leia mais aqui.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Visão Técnica: Ibovespa mostra força para finalmente fugir da indefinição

Visão Técnica: Ibovespa mostra força para finalmente fugir da indefinição

Cuidado com o que você twita

Cuidado com suas mensagens! A Biblioteca do Congresso norte americano, anunciou que arquivará todas, isso mesmo, todas as milhares de mensagens lançadas no Tweeter desde o seu lançamento, em março de 2006. Veja mais aqui.

AES Eletropaulo

Nota distribuida pela AES Eletropaulo ao mercado.

Assembléia Geral Ordinária/Extraordinária de 30/04/2010 09:00 - Edital de Convocação
- Apreciação da Proposta de Destinação do Resultado apurado no exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2009
- Apreciação das Demonstrações Financeiras e correspondentes Notas Explicativas, e do - Relatório da Administração, relativos ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2009
- Apreciação do Segundo Aditivo ao Contrato de Concessão para Distribuição de Energia Elétrica n.º 162/1998 – ANEEL, a ser celebrado entre a Companhia e a União Federal
- Eleição dos membros do Conselho de Administração
- Eleição dos membros do Conselho Fiscal
- Fixação da remuneração global anual dos administradores e do Conselho Fiscal
- Ratificação da remuneração global anual paga aos administradores durante o exercício social de 2009.
Quanto ao item "Apreciação da Proposta de Destinação do Resultado apurado no exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2009" pode ser destacado o seguinte.
Descontados os valores já declarados como dividendos intermediários e/ou juros sobre capital próprio (conforme abaixo), o valor total a ser declarado como dividendo na Assembleia Ordinária da Companhia, a realizar-se em 30 de abril de 2010, é de R$686.316.656,47 (seiscentos e oitenta e seis milhões, trezentos e dezesseis mil, seiscentos e cinqüenta e seis reais e quarenta e sete centavos), equivalente a R$3.868364277 por ação ordinária e R$4,255200705 por ação preferencial.

Maquininha poderosa

Quem sabe u'a máquina assim acabaria com a poluição na baia da Guanabara?

The PEN Story

Na realização deste stop motion foram feitas 60.000 imagens, desenvolvidos 9.600 impressões e fotografadas, outra vez, 1.800 imagens.


Petrobras – Fatos e Dados » Cresce a presença de empresas no Twitter

Petrobras – Fatos e Dados » Cresce a presença de empresas no Twitter

Posted using ShareThis

BNDES poderá financiar projetos dentro do Plano Nacional de Banda Larga

Veja aqui mais uma notícia sobre a implantação da banda larga com a participação do governo. Cada dia, uma novidade. Vamos ver quando chegam a uma conclusão para viabilizar um projeto tão necessário para o país.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Vale paga detentores de notas obrigatoriamente conversíveis

Mais uma nota distribuida pela VALE S.A.

Rio de Janeiro, 14 de abril de 2010 - A Vale S.A (Vale) comunica que pagará juros adicionais aos detentores de notas obrigatoriamente conversíveis em ADRs (notas) com vencimento em 15 de junho de 2010 emitidos pela subsidiária integral, Vale Capital - séries RIO e RIO P - e também, aos detentores de notas obrigatoriamente conversíveis em ADRs com vencimento em 15 de junho de 2012 emitidos pela subsidiária integral, Vale Capital II - séries VALE-2012 e VALE.P-2012.
Os detentores das notas da série RIO receberão juros adicionais de R$ 0,722861 por nota, enquanto que os detentores das notas da série RIO P receberão R$ 0,857938 por nota.
Os detentores das notas da série VALE-2012 receberão juros adicionais de R$ 1,042411 por nota, enquanto que os detentores das notas da série VALE.P-2012 receberão R$ 1,205663 por nota.
Esses montantes em reais serão convertidos em dólares americanos de acordo com a taxa de câmbio real/dólar americano vigente em 30 de abril de 2010.
As notas começarão a negociar "ex-dividendo" na New York Stock Exchange no dia 15 de abril de 2010. Investidores que possuem as notas através de conta com o Depositary Trust Company (DTC) receberão o pagamento de acordo com os procedimentos do DTC e dos seus custodiantes.
Como definido no prospecto, os detentores das notas receberão juros adicionais em dólares americanos equivalentes aos dividendos e/ou juros sobre capital próprio (líquidos de tributos e despesas aplicáveis) recebidos pelos detentores de ADRs - cada representando uma ação ordinária/preferencial da Vale, VALE/VALE.P - multiplicado pelo número de ADRs que receberiam caso as notas fossem convertidas em ADRs, de acordo com a taxa de conversão especificada no prospecto. Por isso, a aprovação pelo nosso Conselho de Administração de distribuição de dividendos, conforme anunciado hoje, implica em pagamento de juros adicionais aos detentores das notas.

Para mais informações, contatar:
+55-21-3814-4540
Roberto Castello Branco: roberto.castello.branco@vale.com
Viktor Moszkowicz: viktor.moszkowicz@vale.com
Carla Albano Miller: carla.albano@vale.com
Patricia Calazans: patricia.calazans@vale.com
Samantha Pons: samantha.pons@vale.com
Theo Penedo: theo.penedo@vale.com

Esse comunicado pode incluir declarações que apresentem expectativas da Vale sobre eventos ou resultados futuros. Todas as declarações quando baseadas em expectativas futuras, e não em fatos históricos, envolvem vários riscos e incertezas. A Vale não pode garantir que tais declarações venham a ser corretas. Tais riscos e incertezas incluem fatores relacionados a: (a) países onde temos operações, principalmente Brasil e Canadá, (b) economia global, (c) mercado de capitais, (d) negócio de minérios e metais e sua dependência à produção industrial global, que é cíclica por natureza, e (e) elevado grau de competição global nos mercados onde a Vale opera. Para obter informações adicionais sobre fatores que possam originar resultados diferentes daqueles estimados pela Vale, favor consultar os relatórios arquivados na Comissão de Valores Mobiliários - CVM, na Autorité des Marchés Financiers (AMF), e na U.S. Securities and Exchange Commission - SEC, inclusive o mais recente Relatório Anual - Form 20F da Vale e os formulários 6K.

Vale distribuirá a primeira parcela da remuneração ao acionista de 2010

A Vale S.A. distribuiu ao mercado a seguinte nota:

Rio de Janeiro, 14 de abril de 2010 - A Vale S.A. (Vale) informa que o Conselho de Administração aprovou o pagamento referente à primeira parcela de remuneração aos acionistas da Vale em 2010, no valor de R$ 2.198.000.000,00 (US$ 1,25 bilhão), correspondente a R$ 0,421660513 (US$ 0,239797835) por ação em circulação, referente à primeira parcela de remuneração aos nossos acionistas em 2010.
A proposta submetida pela Diretoria Executiva da Vale para a remuneração aos acionistas em 2010, divulgada publicamente no dia 26 de janeiro deste ano, apresentou o valor mínimo de US$ 2,5 bilhões, correspondente a US$ 0,479595670 por ação em circulação, a ser distribuído em duas parcelas nos dias 30 de abril e 29 de outubro de 2010. Tal proposta foi baseada na política de remuneração ao acionista da Vale.

O pagamento da remuneração

O pagamento desta primeira parcela será efetuado de acordo com os termos a seguir:
1. Distribuição de R$ 2.198.000.000,00, correspondente a R$ 0,421660513 por ação ordinária ou preferencial em circulação sob a forma de juros sobre o capital próprio (JCP).
Os valores em reais foram obtidos mediante a conversão dos valores em dólares norte-americanos pela taxa de câmbio de venda do dólar norte-americano (Ptax - opção 5) informada pelo Banco Central do Brasil no dia 13 de abril de 2010, de R$ 1,7584 por dólar norte-americano, conforme os procedimentos anunciados publicamente em 26 de janeiro de 2010.
2. O pagamento será efetuado a partir do dia 30 de abril de 2010. De acordo com a legislação vigente no Brasil, a distribuição de JCP está sujeita à dedução do imposto de renda na fonte, exceto para os beneficiários imunes e isentos que comprovarem atender às condições legais para a dispensa da retenção.
3. Todos os investidores que possuírem ações da Vale nas record dates terão direito ao recebimento da remuneração ao acionista. A record date para as ações de emissão da Vale negociadas na BM&F Bovespa é o dia 14 de abril de 2010. A record date para os detentores de American Depositary Receipts (ADRs) de emissão da Vale negociados na New York Stock Exchange - NYSE e na Euronext Paris é o dia 19 de abril de 2010.
4. As ações da Vale serão negociadas ex-dividendos na BM&F Bovespa, NYSE e Euronext Paris a partir de 15 de abril de 2010.

Vale Investir

Os investidores detentores de ações da Vale que desejarem reaplicar automaticamente a remuneração ao acionista em ações da Vale poderão aderir ao programa Vale Investir, entrando em contato com os bancos credenciados para a realização dessa operação (Banco Bradesco e Banco do Brasil).

Para mais informações, contatar:
+55-21-3814-4540
Roberto Castello Branco: roberto.castello.branco@vale.com
Viktor Moszkowicz: viktor.moszkowicz@vale.com
Carla Albano Miller: carla.albano@vale.com
Patricia Calazans: patricia.calazans@vale.com
Samantha Pons: samantha.pons@vale.com
Theo Penedo: theo.penedo@vale.com

Esse comunicado pode incluir declarações que apresentem expectativas da Vale sobre eventos ou resultados futuros. Todas as declarações quando baseadas em expectativas futuras, e não em fatos históricos, envolvem vários riscos e incertezas. A Vale não pode garantir que tais declarações venham a ser corretas. Tais riscos e incertezas incluem fatores relacionados a: (a) países onde temos operações, principalmente Brasil e Canadá, (b) economia global, (c) mercado de capitais, (d) negócio de minérios e metais e sua dependência à produção industrial global, que é cíclica por natureza, e (e) elevado grau de competição global nos mercados onde a Vale opera. Para obter informações adicionais sobre fatores que possam originar resultados diferentes daqueles estimados pela Vale, favor consultar os relatórios arquivados na Comissão de Valores Mobiliários - CVM, na Autorité des Marchés Financiers (AMF), e na U.S. Securities and Exchange Commission - SEC, inclusive o mais recente Relatório Anual - Form 20F da Vale e os formulários 6K.

Petrobras adquire participação na Austrália

A Petrobras informa que adquiriu nesta terça-feira (13/4), através da sua subsidiária integral Petrobras Internacional Braspetro – PIB BV, 50% de participação no bloco exploratório WA-360-P, localizado na bacia australiana de North Carnarvon, junto à empresa MEO Australia Ltd. por US$ 39,0 milhões. Com o negócio, a Petrobras passa a atuar na Oceania e está agora presente em todos os continentes.
Veja mais aqui.

terça-feira, 13 de abril de 2010

domingo, 11 de abril de 2010

Projeto Multidistrital Rotary Brasil 2

A partir de ontem, 10 de abril, a Rede Vida passa a veicular, por oito Sábados consecutivos, o Projeto Multidistrital Rotary Brasil 2. Os programas serão levados ao ar às 21:30hs (horário de Brasília) e mostrarão as realizações dos Rotarianos em 12 dos 38 Distritos de todo o território nacional.
A Rede Vida pode ser acessada como canal aberto em todas as 27 capitais de Estados e nas 443 principais cidades brasileiras. Também é exibida pelos canais 26 da NET, 73 da TVA, 3 da TEC SAT e ainda por outras operadoras como: Mastercabo (canal 6), Tech Cable (canal 10), TV Show(canal 35), TV Alphaville (canal 7), Net Angra (canal 99), Pontal Cabo (canal 7), TV Cabo (canal 21), TV a Cabo CTBC (canal 12), Cabo TV Natal (canal 37), Big TV (canal 9), Net Jangadeiro (canal 24), Via Cabo (canal 96), Mais TV (canal 39).
O programa do dia 10 se iniciou com a entrevista com o Diretor do Rotary International Antonio Hallage, e a exibição de importantes projetos humanitários desenvolvidos por Rotarianos brasileiros.
As pessoas interessadas em assistir ao programa de ontem em arquivo eletrônico poderão solicitá-lo por mensagem para o Fale Conosco do Rotary Club RJ Tijuca visitando www.rotarytijuca.com.br.

Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Exportação da Petrobras

A Petrobras divulgou a seguinte nota, com relação à sua exportação de petróleo.

A Petrobras atingiu, em março, o recorde de exportação de 733 mil barris por dia de petróleo, totalizando 22,73 milhões de barris no mês. O maior destino das exportações foram os Estados Unidos, respondendo por 32%. Em seguida a Índia com 22%, a China com 20%, a Europa com 18%, e o Japão e Canadá com 4%.

Safra de dividendos

Apesar dos percalços enfrentados pela economia no último ano, as empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) estão apresentando distribuição de rendimentos com base nos resultados do exercício findo em 30 de dezembro de 2009, o que vem ocorrendo seja sob a forma de dividendos, seja sob a forma de juros sobre o capital próprio.
A seguir são apresentados alguns dados, sem que signifique qualquer sugestão do editor do blog para compra de ações das referidas empresas. Trata-se de registro de fatos relevantes distribuídos pelas empesas, sendo a decisão de cada um e sob sua inteira responsabilidade.
- ELEKTRO ELETRICIDADE E SERVICOS S.A. distribuirá dividendos à razão de R$ 0,762888466/ação ON e R$ 0,839177312/ação PN, com base no resultado apurado em 31 de dezembro de 2009. As ações serao negociadas "ex-dividendo" a partir de 15 de abril de 2010, inclusive.
- TELEMAR (TNLP) distribuirá dividendos extraordináarios sobre as posições acionárias detidas em 16 de abril de 2010, sendo R$ 3,1369 por ação, tanto para as ações ordinárias quanto para as preferenciais. Os dividendos extraordinários serão pagos dentro do exercício de 2010, a partir de 26 de abril de 2010. A Administração da Companhia esclarece que as ações passarão a ser negociadas ex-dividendos a partir de 19 de abril de 2010 (inclusive).
- PETROBRAS (PETR) distribuirá juros sobre o capital próprio, correspondente a R$0,12/ação, e a distribuirá dividendo equivalente a R$0,13/ação; os referidos juros e dividendos serão atualizados monetariamente, a partir de 31/12/2009 até a data de pagamento, de acordo com a variação da taxa Selic. A partir de 23/04/2010 ações escriturais ex-juros e ex-dividendo.
- LOJAS RENNER (LREN - NM) distribuirá dividendo correspondente a R$0,8001/ação. A partir de 23/04/2010 ações escriturais ex-dividendo.
- EMBRATEL PAR (EBTP) distribuirá dividendo no valor de R$ 0,3699033360/mil ações ON e R$ 0,4068936696/mil ações PN para pagamento a partir de 30/06/2010. A partir de 27/04/2010 ações escriturais ex-dividendo.
- COELCE (COCE) distribuirá dividendos para Ações ON, Ações Preferenciais, Ações Preferenciais classe "A" e classe "B", à razão de R$ 2,73584461 R$ 2,73584461 e R$ 2,73584461, respectivamente. Ex-dividendo a partir de 28/04/2010.
- ELETROPAULO (ELPL - N2) distribuirá dividendos complementares a serem pagos, aos acionistas titulares de açõoes da Companhia na data-base de 30 de abril de 2010, em 02 (duas) parcelas , sendo: a) a primeira equivalente a R$2,4191571308 para cada ação ordinária e R$2,6610728438 para cada ação preferencial, até 19 de maio de 2010; e b) a segunda equivalente a R$1,4492071466 para cada ação ordinária e R$1,5941278612 para cada ação preferencial, até 15 de setembro de 2010. A partir de 03/05/2010, ações escriturais ex-dividendo complementar.
- ELETROBRAS (ELET - N1) remuneração aos acionistas, correspondente a R$ 0,41 para as ações ordinárias, R$ 1,63 para as ações preferenciais "B" e R$ 2,17 para as ações preferenciais "A". Farão jus ao recebimento da remuneração as pessoas físicas ou jurídicas que integrem o quadro de acionistas da Eletrobras no dia seguinte ao da AGO em que ocorrer a deliberação sobre a aprovação das Demonstrações Contábeis e da remuneração aos acionistas, sendo proposto que o pagamento ocorra até 30/06/2010, na forma de juros sobre o capital próprio, imputados aos dividendos relativos ao exercicio de 2009. A partir de 04/05/2010, ações escriturais ex-juros.

Rotary socorre o morro da Bumba, em Niterói

Recebi do Companheiro Joper Padrão, do Rotary Club RJ Tijuca a mesagem abaixo transcrita. Ajudem no socorro e apoio aos atingidos no morro do Bumba, em Niterói, todos vítimas das últimas chuvas violentas que assolam o estado do Rio de Janeiro.
Que Deus tenha piedade de nossos administradores públicos e mostre-lhes o verdadeiro caminho do bem servir.

Os deslizamentos do Morro do Bumba, em Niterói, Rio de Janeiro, requerem o revezamento diuturno de equipes da Defesa Civil e de voluntários que tentam resgatar as pessoas soterradas, cujo número pode ultrapassar uma centena de vítimas fatais e centenas e centenas de desabrigados.
O casal Presidente do Rotary Club RJ Tijuca se deslocou para a região da catástrofe e, liderando equipes de voluntários do Exército de Salvação, está coordenando os trabalhos de apoio e suprimento de gêneros às dezenas de homens e mulheres que se dedicam a esse trabalho humanitário de inquestionável importância nesse momento de aflição e angústia para tantos que sofrem as conseqüências das intempéries.
Neste momento, o Companheiro Edgar das Chagas necessita da doação de: açúcar e café em pó; leite e sucos em caixa longa vida; queijo e mortadela fatiados (ou outros frios, sempre fatiados); margarina; e pães. Esses gêneros podem ser entregues em Niterói, na Rua Visconde de Itaborai, 357, aos cuidados da equipe de voluntários liderada pelo Presidente do Rotary e Major do Exército de Salvação Edgar das Chagas. Se necessário contato telefônico para identificar as condições de acesso ao local sugere-se ligar para o telefone (21) 2620-1702.
Por outro lado, os Rotarianos do Distrito 4750, liderados pelo Governador 2009-10 Luiz Oscar Valadão Spitz, informam que os rotarianos e rotaractianos de Niterói e São Gonçalo, bem como de outros municípios do Distrito e de Distritos vizinhos estão se mobilizando na campanha de doações em prol das vítimas das enchentes e deslizamentos ocorridos nos últimos dias nas duas cidades.
Todo e qualquer tipo de doação é necessário: roupas, calçados, colchonetes, remédios, fraldas geriátricas, material hospitalar (atadura, esparadrapo, gase, algodão, iodo, mertiolate etc.), brinquedos, alimento infantil, roupa de cama, toalhas de banho. As doações desses itens podem ser entregues na Casa da Amizade de Niterói, situada na Rua Murilo Portugal, 1130, em Charitas, em Niterói, ou na Casa da Amizade de Araruama, que fica Rua Paul Harris 78, Centro de Araruama.
As pessoas interessadas em obter maiores informações poderão enviar mensagem pelo Fale Conosco do portal do Rotary Club RJ Tijuca na Internet visitando www.rotarytijuca.com.br
Agradecemos pelo apoio e compreensão de todos.

Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca

Lição de marketing

Em uma convenção de fabricantes de cervejas brasileiras, reunindo os maiores produtores do país, estavam presentes os presidentes da Brahma, Skol, Kaiser, Antartica, Schin, etc
Ao término do simpósio todos se reuniram no restaurante para uma confraternização.
Muito esperto, ao perceber a aproximação do garçom, o presidente da Schin pediu em alto e bom som:
- Garçom, uma Nova Schin, por favor! Isso sim é que é bebida.
Todos se olharam espantados, enquanto ele contemplava sua cerveja, certo de que saíra bem.
Não querendo deixar por menos, o presidente da Brahma sentenciou:
- Amigo! Traga a verdadeira nº 1 !
Novamente todos se olharam espantados e ele ficou achando que deu a resposta merecida!
Na mesma moeda, o presidente da Kaiser bate na mesa e grita:
- Me vê a do baixinho! Esse sabe das coisas...
E assim, seguiram os presidentes das cervejarias, cada um pedindo a sua maneira, até que chegou a vez do presidente da Skol:
- Garçom! Uma coca-cola, por favor!
Todos se olharam abismados, achando que ele perdera uma boa oportunidade de responder a altura.
O garçom curioso, aproxima-se e pergunta:
- O senhor tem certeza?
Ele respondeu:
- Tenho! Se ninguém vai beber cerveja, eu também não vou!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sobre dividendos de ações em Bolsa de Valores

Já que estamos em nova safra de dividendos propiciada pelas empresas que negociam ações na BOVESPA, aqui vai uma boa dica do Manolo para todos avaliarem.

Curso rápido de economia

Um viajante chega numa cidade e entra num pequeno hotel. Na recepção, entrega duas notas de R$100,00 e pede para ver um quarto.
Enquanto o viajante inspeciona os quartos, o gerente do hotel sai correndo com as duas notas de R$100,00 e vai até o açougue pagar suas dívidas com o açougueiro.
Este pega as duas notas e vai até um criador de suínos a quem, coincidentemente, também deve R$200,00 e quita a dívida.
O criador, por sua vez, pega também as duas notas e corre ao veterinário para liquidar uma dívida de... R$200,00.
O veterinário, com a duas notas em mãos, vai até a zona quitar a dívida com uma prostituta. cooincidentemente, a dívida era de R$200,00.
A prostituta sai com o dinheiro em direção ao hotel, lugar onde, às vezes, levava seus clientes e que ultimamente não havia pago pelas acomodações. Valor total da dívida: R$200,00. Ela avisa ao gerente que está pagando a conta e coloca as notas em cima do balcão.
Nesse momento, o viajante retorna dos quartos, diz não ser o que esperava, pega as duas notas de volta, agradece e sai do hotel.
Ninguém ganhou ou gastou nenhum centavo, porém agora toda a cidade vive sem dívidas, com o crédito restaurado e começa a ver o futuro com confiança!

MORAL DA HISTÓRIA: NÃO QUEIRA ENTENDER ECONOMIA.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Visão rara de operação com helicóptero

Extraído de um vídeo da U.S. Navy SEAL dentro de um helicóptero MH-47 Chinook. O piloto abrandou a velocidade e deixou baixar a rampa do helicóptero para a água inundar parcialmente o compartimento (uma manobra que exige muitíssima concentração e precisão do piloto), enquanto aguarda que os embarquem com sua Navy SEALsF470 Zodiac!


A ciência do reTweete

O artigo apresentado conta o porquê de retweetar e mostra dados muito interessantes sobre o assunto. Veja aqui.

Uso da web para pesquisas de preço chega a 84% dos consumidores da classe A

Uso da web para pesquisas de preço chega a 84% dos consumidores da classe A. Veja aqui.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Como colocar prego em superfícies duras

Grande solução para um problema que afeta muitos de nós. Sempre é bom saber... E ainda evita martelar o dedo!


Extraindo música de arquivo .pps

Para você que gostou muito de uma música recebida junto com um arquivo .pps (apresentação em PowerPoint) e gostaria de tê-la gravada em seu computador para ouví-la mais tarde, ou até mesmo para compor um CD com suas músicas preferidas, aqui vai uma dica de como extrair essa músia do arquivo.
1 - Grave o arquivo recebido em uma pasta previamente definida.
2 - Abra o PowerPoint.
3 - Vá até a pasta onde o arquivo está gravado; abra o arquivo .pps gravado.
4 - Vá em arquivo; clique na aba Salvar como HTML (ou Salvar como Página Web, nas versões mais recentes do PowerPoint).
5 - Na janela aberta, clique em Salvar.
6 - Vá até a pasta onde o novo arquivo foi gravado. Você encontrará todos os arquivos que compõem o arquivo .pps original, inclusive o arquivo de áudio, terminado com a extensão .WAV. O arquivo de áudio poderá aparecer nomeado como sound001.wav, ou algo parecido.
7 - Identificado o arquivo de áudio ele poderá ser copiado para uma pasta que você defina para tais arquivos e renomeado com o nome original da música.
8 - Pronto! Aproveite!

O Word com sua fonte preferida

Se você gosta de usar uma certa fonte em seus textos Word e não deseja sempre correr toda a longa lista de fontes disponíveis, utilizando a aba Formatar na Barra de Ferramentas, aqui vai uma sugestão simplificadora.
Crie um atalho para sua fonte preferida e nunca mais navegue pelo menu da
Barra de Ferramentas. Como? Vejamos.
1. Na
Barra de Ferramentas, vá para Ferramentas => Personalizar.
2. Na aba
Comandos, clique no botão Teclado.
3. Em
Categorias, clique em Fontes.
4. Em
Fontes (ao lado de Categorias), clique na Fonte desejada. Por exemplo, Arial.
5. Coloque o cursor no campo
Pressione a nova tecla de atalho.
6. Pressione as teclas Alt+a. Aparecerá no campo
Pressione a nova tecla de atalho => Alt+A.
7. Clique no botão
Atribuir.
8. Feche todas as janelas.
Agora, toda vez que você desejar aplicar a fonte
Arial a seu texto, no Word, selecione o texto e pressione Alt+a.
É importante ter em mente que as teclas de atalho podem ser aplicadas à tecla que você desejar, não somente àquelas escolhidas no exemplo acima. Mas cuidado, não use uma combinação de teclas para atalho que já tenha sido atribuída, por você, ou pelo próprio
Word[bb], como padrão, tal como os atalhos Substituir, Colar e Procurar, por exemplo.

Sugestão de compras:
- Livro: Word by Word - Steven J. Molinsky e Bill Bliss.
- Informática, acessório: Pen Drive 8GB Super Talent.
- Telefonia: Telefone sem Fio Digital OS6014 1.9GHZ ID de Chamadas e Viva Voz.

A história da Internet

Internet não é coisa nova. Sua história começa nos tempos da Guerra Fria com a ARPANET. No entanto, muitos ainda têem dúvidas a respeito do que seja e do que pode ser feito com o auxílio da internet.
O vídeo a seguir apresenta, de forma simples e didática, a evolução da internet, desde sua criação em 1957. Já se passaram 52 anos.



Sugestão de compras:
- Game: Street Fighter IV.
- Livro: Redes de Computadores - Versão Revisada e Atualizada - Gabriel Torres.
- Livro: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos - Gustavo Cerbasi.

Como usar o Skype

Todos sabem que o Skype[bb] é dito ser um programa gratuito que possibilita realizar ligações telefônicas pela Internet. Talvez, o que nem todos saibam é como usá-lo, pois a verdade não é toda assim; você tem possibilidades gratuitas e outras pagas. Aqui vão algumas dicas.
1 - De PC para PC - os computadores que irão se corresponder precisam ter o software instalado e estar conectados à Internet para que a ligação ocorra. Ela é 100% gratuita para ambos os participantes. Esse é o único serviço gratuito usando o Skype.
2 - SkypeIn - outra possibilidade de comunicação via Skype. A você é atribuído um número de telefone vinculado a sua conta Skype. Mediante uma mensalidade paga por você, seus amigos podem telefonar de qualquer telefone para você, mas seu computador precisa estar conectado à Internet. Para seus amigos o custo corresponde ao local de onde a chamada está sendo gerada. Poderá ter custo local, interurbano, ou internacional.
3 - SkypeOut - nesta modalidade você pode telefonar, usando seu computador conectado à Internet, para qualquer número de telefone regular (não VoIP[bb]). Nesta modalidade também é cobrada uma taxa, por minuto, o que nem sempre é compensador. Para ligações internacionais torna-se atrativo, mas para ligações locais o custo não é competitivo.
4 - Skype sem fio - com o uso de um notebook[bb], ou qualquer outro dispositivo sem fio que tenha possibilidade de se conectar à Internet sem fio (Wi-Fi), você pode utilizar esta alternativa. O serviço Skype sem fio também é compatível com as modalidades SkypeIn e SkypeOut.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O sentimento dos seres humanos está acima da brutalidade das guerras

Charlie Brown era piloto americano de um B-17G do 379th BG em Kimbolton, na Inglaterra.
Seu B-17 era o "Ye Old Pub" e estava seriamente danificado, atingido pelas balas dos caças inimigos e pela antiaérea.
Com a bússola arruinada, ele voava perdido e cada vez mais adentro da Alemanha, ao invés de estar com rumo para sua base inglesa. Após sobrevoar um aeródromo alemão, um caça Messerschmidt Me 109G foi enviado para abater este B-17.
Quem estava no comando do caça era o alemão Franz Steigler. Ao se aproximar do bombardeiro, não podia crer no que via. Em suas palavras: "Nunca vi um avião naquele estado. A seção traseira, leme e profundores muito avariados, artilheiros feridos, a proa do quadrimotor danificada e furos por toda fuselagem."
Embora tivesse o caça armado e carregado, Franz emparelhou seu Me 109 com o B-17 e olhou para o comandante Charlie Brow e este estava apavorado e lutando com os controles para manter o bombardeiro voando e ainda estava sangrando.
Ciente da desorientação do piloto, Franz acenou que eles girassem 180 graus, escoltando o avião em um rumo seguro para a Inglaterra. Então Charlie Brown saudou e voltou para sua base.
Ao pousar, Franz informou ao CO que abateu o bombardeiro sobre o mar.
No "debrief", Charlie Brown e sua tripulação informaram o ocorrido, mas foram instruídos para não falar sobre o episódio com ninguém até então.
Após 40 anos, Charlie partiu em busca daquele piloto alemão que o salvou.
Depois deste longo tempo de pesquisa, ele encontrou Franz. Ele nunca citou o fato, nem nas reuniões do pós-guerra.
Eles se encontraram nos EUA numa reunião do 379 BG, com a equipe que ainda estava viva porque Franz não disparou suas armas. Quando perguntaram a Franz por que não derrubou o B-17, ele respondeu: "Não tive coragem de acabar com a vida daqueles homens que lutavam para viver. Voei ao lado deles por um longo tempo. Eles davam tudo de si para chegar são e salvos à sua base, e eu não ia impedi-los de viver.
Simplesmente não podia atirar em um inimigo indefeso. Seria o mesmo se eu estivesse num pára-quedas.
Ambos pilotos morreram em 2008.

A gordura que rejuvenesce

Para quem quer uma dieta saudável.

Consumo de Ômega 3 reduz idade biológica, afirma estudo
Por Maria Fernanda Schardong - 01/04/2010

Eles já são estrela em uma das dietas mais recomendadas pelos médicos, a do mediterrâneo, e encabeçam a lista de recomendações dos nutricionistas. A mais recente descoberta sobre os ácidos graxos Ômega é a sua capacidade de reduzir a taxa de envelhecimento celular. A afirmação é de uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia. Em outras palavras, quem incorpora essas gorduras saudáveis em sua dieta pode ter sua idade biológica reduzida.
Publicada pelo jornal da American Heart Association, importante entidade sobre estudos relacionados ao coração, a pesquisa investigou 600 pacientes com históricos de doenças cardíacas durante cincos anos. A intenção era descobrir a relação entre o consumo de ácidos graxos Ômega 3 e a taxa de envelhecimento biológico. No início do estudo e, novamente, depois dos cinco anos de seguimento, os investigadores mediram as taxas de Ômega 3 no sangue e o comprimento dos telômeros (pontas dos cromossomos que servem como protetores contra danos externos), importante marcador para a idade biológica. Ao fim do estudo, os cientistas concluíram que, à medida que o consumo de Ômega 3 aumentou, a taxa de envelhecimento celular caiu.
“A redução nas dimensões do telômero pode estar associada a uma maior exposição ao estresse oxidativo (radicais livres) e ao envelhecimento celular. Os pacientes que consumiram mais Ômega 3 apresentaram menor desgaste deste material, o que pode ser uma evidência indireta de uma menor velocidade de envelhecimento celular nesses indivíduos”, explica o nutricionista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), João Regis Carneiro.
Apesar de ponderar a validade dos benefícios para toda a população - os resultados podem ser válidos somente para pacientes portadores de doenças coronarianas, já que esse foi o grupo alvo da pesquisa -, o nutricionista defende a inclusão do Ômega 3 na alimentação. “Trata-se de uma gordura que desempenha papel importante no funcionamento do nosso organismo e, já que nós não a produzimos, ela deve ser ingerida para que se mantenham níveis adequados. Existem evidências de que uma dieta rica neste elemento poderia melhorar o controle da pressão arterial e reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue. Além disso, garantimos, também, melhores resultados na prevenção da progressão de doenças já estabelecidas", afirma Regis Carneiro.
As principais fontes de Ômega 3 são os peixes de águas profundas como a sardinha, o salmão, o atum, a cavala, o arenque e o bacalhau, que devem ser consumidos assados ou grelhados, e em óleos vegetais como o azeite, óleo de canola, girassol e linhaça.
Apesar das muitas opções, o consumo deve ser moderado, principalmente nos casos de pacientes predispostos a hemorragias. "Para não correr riscos, a recomendação é procurar um profissional qualificado e responsável, para que seja feito o controle”, adverte Regis Carneiro.

Enfrente seus medos e cresça

Saia de sua zona de conforto, enfrente as situações e será um vencedor, com certeza. Veja o artigo.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Contra o aquecimento global

Os vorazes aspiradores pouco apetitosos

Ganhe dinheiro, ficando na fila

http://www.inc.com/articles/2010/03/linestanding-on-capital-hill.html

Será que a economia mundial está melhorando?

Saiba o que está sendo analisado em função do aumento do emprego nos EUA. Veja aqui.

BBB - Eleições 2010

A cantora e ativista Rita Lee teve uma daquelas idéias brilhantes, dignas do seu gênio criativo.
Reclamando da inutilidade de programas como o Big Brother, ela deu a seguinte sugestão:
- Colocar todos os pré-candidatos à presidência da República trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus respectivos programas de governo.
Sem marqueteiros, sem assessores, sem máscaras e sem discursos ensaiados.
Toda semana o público vota e elimina um.
No final do programa, o vencedor ganharia o cargo público máximo do país.
Além de acabar com o enfadonho e repetitivo horário político, a população conheceria o verdadeiro caráter dos candidatos.
Assim, quem financiaria essa casa seria o repasse de parte do valor dos telefonemas que a casa receberia e ninguém mais precisará corromper empreiteiras ou empresas de lixo sob a alegação de cobrir o 'fundo de campanha'.
A idéia não é incrivelmente boa?
Se você também gostou, mande essa mensagem para os amigos e faça coro pela campanha: Casa dos Politicos, já !!!

Cheques ou documentos roubados ou extraviados

A partir desta segunda-feira, quem tiver cheques ou documentos roubados ou extraviados pode registrar a ocorrência pela internet, no site www.serasaexperian.com.br/servicos/cadastro/index.htm

Publique e ganhe dinheiro com suas fotos

Publique e ganhe dinheiro com suas fotos

Controle remoto usa luz no lugar de pilhas

Controle remoto usa luz no lugar de pilhas

Petrobras – Transpetro assina contrato para mais quatro navios

Petrobras – Fatos e Dados » Transpetro assina contrato para mais quatro navios

Sales Vs. Marketing | Sales Training

Vale conferir! Sales Vs. Marketing | Sales Training

Investidor pode ser surpreendido com máxima histórica no curto prazo

InfoMoney: Investidor pode ser surpreendido com máxima histórica no curto prazo

Vale manifesta-se sobre novo sistema de precificação do minério de ferro

InfoMoney: Vale manifesta-se sobre novo sistema de precificação do minério de ferro

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A Vale informa sobre a precificação do minério de ferro

Nota distribuida ao mercado financeiro pela Vale S.A.

Rio de Janeiro, 1 de abril de 2010 - A Vale S. A. (Vale) informa que acordou com a maioria de seus clientes novas condições de precificação para o minério de ferro, baseadas em referências de mercado com mudanças automáticas de preços em bases trimestrais. Os acordos realizados, definitivos ou provisórios, compreendem 97% de sua base de clientes de minério de ferro em todo o mundo, correspondendo a 90% dos volumes contratuais.
A mudança estrutural na precificação do minério de ferro é consistente com o que foi anteriormente anunciado pela Vale a respeito da implementação de uma nova política comercial, envolvendo, entre outros pontos, uma abordagem mais flexível com respeito aos preços.

Para mais informações, contatar:
+55-21-3814-4540
Roberto Castello Branco: roberto.castello.branco@vale.com
Viktor Moszkowicz: viktor.moszkowicz@vale.com
Carla Albano Miller: carla.albano@vale.com
Patricia Calazans: patricia.calazans@vale.com
Samantha Pons: samantha.pons@vale.com
Theo Penedo: theo.penedo@vale.com


Esse comunicado pode incluir declarações que apresentem expectativas da Vale sobre eventos ou resultados futuros. Todas as declarações quando baseadas em expectativas futuras, e não em fatos históricos, envolvem vários riscos e incertezas. A Vale não pode garantir que tais declarações venham a ser corretas. Tais riscos e incertezas incluem fatores relacionados a: (a) países onde temos operações, principalmente Brasil e Canadá, (b) economia global, (c) mercado de capitais, (d) negócio de minérios e metais e sua dependência à produção industrial global, que é cíclica por natureza, e (e) elevado grau de competição global nos mercados onde a Vale opera. Para obter informações adicionais sobre fatores que possam originar resultados diferentes daqueles estimados pela Vale, favor consultar os relatórios arquivados na Comissão de Valores Mobiliários - CVM, na Autorité des Marchés Financiers (AMF), e na U.S. Securities and Exchange Commission - SEC, inclusive o mais recente Relatório Anual - Form 20F da Vale e os formulários 6K.