segunda-feira, 5 de abril de 2010

A gordura que rejuvenesce

Para quem quer uma dieta saudável.

Consumo de Ômega 3 reduz idade biológica, afirma estudo
Por Maria Fernanda Schardong - 01/04/2010

Eles já são estrela em uma das dietas mais recomendadas pelos médicos, a do mediterrâneo, e encabeçam a lista de recomendações dos nutricionistas. A mais recente descoberta sobre os ácidos graxos Ômega é a sua capacidade de reduzir a taxa de envelhecimento celular. A afirmação é de uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia. Em outras palavras, quem incorpora essas gorduras saudáveis em sua dieta pode ter sua idade biológica reduzida.
Publicada pelo jornal da American Heart Association, importante entidade sobre estudos relacionados ao coração, a pesquisa investigou 600 pacientes com históricos de doenças cardíacas durante cincos anos. A intenção era descobrir a relação entre o consumo de ácidos graxos Ômega 3 e a taxa de envelhecimento biológico. No início do estudo e, novamente, depois dos cinco anos de seguimento, os investigadores mediram as taxas de Ômega 3 no sangue e o comprimento dos telômeros (pontas dos cromossomos que servem como protetores contra danos externos), importante marcador para a idade biológica. Ao fim do estudo, os cientistas concluíram que, à medida que o consumo de Ômega 3 aumentou, a taxa de envelhecimento celular caiu.
“A redução nas dimensões do telômero pode estar associada a uma maior exposição ao estresse oxidativo (radicais livres) e ao envelhecimento celular. Os pacientes que consumiram mais Ômega 3 apresentaram menor desgaste deste material, o que pode ser uma evidência indireta de uma menor velocidade de envelhecimento celular nesses indivíduos”, explica o nutricionista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), João Regis Carneiro.
Apesar de ponderar a validade dos benefícios para toda a população - os resultados podem ser válidos somente para pacientes portadores de doenças coronarianas, já que esse foi o grupo alvo da pesquisa -, o nutricionista defende a inclusão do Ômega 3 na alimentação. “Trata-se de uma gordura que desempenha papel importante no funcionamento do nosso organismo e, já que nós não a produzimos, ela deve ser ingerida para que se mantenham níveis adequados. Existem evidências de que uma dieta rica neste elemento poderia melhorar o controle da pressão arterial e reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue. Além disso, garantimos, também, melhores resultados na prevenção da progressão de doenças já estabelecidas", afirma Regis Carneiro.
As principais fontes de Ômega 3 são os peixes de águas profundas como a sardinha, o salmão, o atum, a cavala, o arenque e o bacalhau, que devem ser consumidos assados ou grelhados, e em óleos vegetais como o azeite, óleo de canola, girassol e linhaça.
Apesar das muitas opções, o consumo deve ser moderado, principalmente nos casos de pacientes predispostos a hemorragias. "Para não correr riscos, a recomendação é procurar um profissional qualificado e responsável, para que seja feito o controle”, adverte Regis Carneiro.

Nenhum comentário: