terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Pelo mundo - Nova Iorque



Nova Iorque (em inglês New York) é uma cidade localizada no estado americano de Nova Iorque. Localizada no nordeste do país, é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e uma das cidades mais importantes e influentes do mundo, já que nela está localizado o principal centro financeiro mundial, bem como a sede da Organização das Nações Unidas.
Com seus oito milhões de habitantes e cerca de 18,7 milhões de habitantes na sua área metropolitana, a região onde a cidade se encontra é facilmente a maior de seu país e a segunda mais populosa da América do Norte, sendo superada apenas pela Cidade do México. De fato, apenas dez Estados americanos (não incluindo o Estado de Nova Iorque) possuem mais habitantes do que a cidade de Nova Iorque. Desde sua fundação, em 1625, o local tem sido um dos principais destinos de imigrantes, vindos de todas as partes do mundo, que fizeram de Nova Iorque uma cidade altamente cosmopolita, e uma das mais diversificadas, étnica e racialmente, do mundo.
A cidade de Nova Iorque está localizada no extremo sul do Estado de Nova Iorque, no nordeste dos Estados Unidos. Nova Iorque localiza-se num arquipélago, na foz do Rio Hudson, ocupando toda a ilha de Manhattan, bem como o oeste de Long Island. Apenas o distrito de Bronx está localizado no continente. O formato do terreno foi alterado por diversas vezes, sendo que Nova Iorque, desde os tempos em que era colônia neerlandesa, expandiu-se divesas vezes em direção ao oceano, e o mesmo pode-se dizer de suas condições do terreno da cidade - anteriormente bastante acidentada, atualmente, Manhattan é plana, efeitos da intervenção humana na natureza.
A Região Metropolitana de Nova Iorque possui cerca de 19,7 milhões de habitantes, a qual inclui 26 condados nos Estados de Connecticut, Nova Iorque e Nova Jérsei (mais os cinco que constituem a cidade, elevando o número total de condados para 31), abrangendo uma grande zona da costa leste dos Estados Unidos. A área urbanizada da região metropolitana de Nova Iorque é a maior em extensão territorial do mundo, possuindo aproximadamente 8,7 mil km² de área, a mais populosa dos Estados Unidos, e a segunda mais populosa do mundo (superada apenas por de Tóquio, Japão).
Nova Iorque possui um clima temperado continental úmido, possuindo quatro estações bem definidas. Localizado perto de grandes massas de água, a temperatura na cidade tende a flutuar menos do que em áreas localizadas no interior do continente. O tempo em Nova Iorque é instável, porém, podendo baixas temperaturas e tempestades de neve ocorrerem perto do fim da primavera ou logo no início do outono.
Os invernos da cidade são frios (embora mais quentes do que no interior, dado a sua localização), e eventualmente tempestades de neve podem paralisar completamente a cidade, com mais de 30 centímetros de neve. No inverno, a temperatura média é de 1ºC. As primaveras na cidade são amenas, possuindo máximas que variam entre 10°C a 15°C, em março, a 20°C a 25°C em junho.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: