sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Bom dia!

O IBOVESPA ontem apresentou razoável recuperação, fechando aos 39.142 pontos, superando, mais uma vez, a resistência de 38.917 pontos. É preciso tomar um pouco de cuidado, pois o fechamento bateu abaixo da média móvel de 20 dias, o parabólico já passou a apresentar certa resistência, e a média móvel de 50 dias ainda apresenta ligeiro suporte. As cotações continuam comportadamente dentro de um canal de alta que começou a 27/10 (29.435 pontos), mas não conseguem romper a forte resistência encontrada nos 41.700 pontos. Algumas tentativas de rompimento da resistência já aconteceram, nos dias 05 a 09 de janeiro, sem confirmação. Podemos entender o movimento atual como de pequena acumulação, dentro do canal de alta.
Mesmo assim, algumas situações interessantes podemos constatar: as oscilações vem sendo significativas desde outubro, ora grandes altas, ora grandes baixas, mas no frigir dos ovos, quem entrou em 27/10 e teve paciência, já conseguiu auferir ganhos da ordem de 30%. Pode ser considerado que estamos tratando do índice, mas e as ações, como teriam se comportado no mesmo período? Vale, por exemplo, variou positivamente cerca de 30%; Petrobras acompanhou, com ganhos da ordem de 32%. Estamos falando das grandes blue-chips e que realmente comandam o andamento do índice, então nada mais justo quanto às variações.
Se formos olhar ações com menor peso no cálculo do índice, vamos encontrar Souza Cruz variando positivamente algo como 48%; CSN andou na casa dos 50%; AMBEV apresentou ganhos menores, na casa de 14%.
O gráfico do índice BOVESPA indica uma tendência de baixa no curtíssimo prazo, o que deve ser avaliado com cuidado, principalmente porque o mercado internacional continua fervilhando.
Os índices futuros nos EUA apresentam para hoje uma certa tendência de alta, mas por outro lado é aguardada a divulgação do CPI (Consumer Price Index) americano, o índice de inflação ao consumidor, em dezembro de 2008. Também é aguardado para hoje a divulgação do, Índice de Produção Industrial e a Capacidade Industrial Utilizada, dois indicadores totalmente relacionados ao aquecimento da economia interna do país.
Portanto amigos, nem tudo são flores. Por outro lado, o passado mostra que nem tudo foi desastre para a bolsa de valores de
São Paulo, desde 27/10. Houve oportunidade de ganhos. É preciso estar atento, sempre!

Nenhum comentário: