segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Deixem de usar a palavra 'leproso'

O Sr. Yohei Sasakawa, Embaixador de Boa Vontade da OMS da Eliminação da Hanseníase e Embaixador de Boa Vontade do governo japonês dos Direitos Humanos das Pessoas Afetadas pela Hanseníase, pede a cessação do uso da palavra "leproso(a)".
Ao falar no lançamento em Londres durante o quarto Apelo Global do Término do Estigma e Discriminação das Pessoas Afetadas pela Hanseníase, ocorrido por coincidência no Dia Mundial da Hanseníase, ele disse que a palavra "significa pária, ou excluído social".
O Apelo Global deste ano está sendo apoiado publicamente pelos líderes religiosos do mundo - apelando para a força e a influência da religião para que haja uma mudança profunda na atitude de discriminação da sociedade enfrentada pelas pessoas afetadas pela hanseníase. Dezesseis líderes religiosos, incluindo o Arcebispo Desmond Tutu, o Dalai Lama, o Chairman do Conselho de Ulamás da Indonésia, o Rabino Principal de Israel e o Presidente do Conselho do Pontífice para o Cuidado Pastoral da Saúde no Vaticano, assinaram o Apelo.
Em junho de 2008, o Conselho de Direitos Humanos da ONU adotou por unanimidade uma resolução para a eliminação do estigma e a discriminação das pessoas afetadas pela hanseníase.
No entanto, em violação à resolução, vários países, incluindo os EUA e o Reino Unido, têm regulamentos que restringem a permissão de trabalho ou de residência das pessoas com hanseníase.
O Sr. Sasakawa disse que a remoção da "discriminação da sociedade exige a cooperação dos membros mais influentes da sociedade. Por isso, peço aos líderes religiosos que assinaram o Apelo Global deste ano que passem esta mensagem para seus crentes e seguidores".
Fonte: The Nippon Foundation; PR Newswire Brasil.

Nenhum comentário: