quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

As coisas estarão realmente mudando?

Surge uma nova sugestão de automóvel elétrico. A novidade vem da GM americana, que anda às voltas com problemas operacionais e de sobrevivência. Será que desta vez teremos o tão aguardado carro elétrico?
A Chevrolet mostrou oficialmente o Chevy Volt - o carro elétrico e ecologicamente correto da marca, que pretendee resgatar os números da montadora, que está no vermelho .
O conceito é fabuloso - e o desenho do carro também.
O Volt é alimentado por 220 baterias de células de íon de lítio, que empurram os motores elétricos que geram o equivalente a 150 cv de potência. As baterias tem o suficiente de carga
para 40 milhas - parece pouco, mas aí que entra o melhor do conceito. O carro possui um motor movido a E85 (85% de etanol 15% de gasolina), que serve apenas para carregar as baterias e dar força aos motores elétricos - e só é acionado quando a bateria acaba e o carro precisa rodar até algum lugar com uma tomada. O motor não é para fazer as rodas girarem, e sim para gerar eletricidade, sendo muito mais eficiente do que para rodar diretamente, sem as baterias.
No esquema ao lado
, é possível ver como funciona o carro - uma grande bateria (azul, em forma de T), centralizada no chassis, o motor que gera a energia necessária quando a bateria acaba , o gerenciador e a porta para carregar na tomada de casa!
O carro pode ser carregado tanto em 120 quanto 240 volts, e leva de 3 a 8 horas para carregar completamente a bateria - e se acabar, ele carrega o próprio gerador! Genial!
O carro vai oferecer todos os confortos ao motorista, claro, como sistema de som com mp3, bluetooth, ar condicionado... todo o pacote.
E é ecologicamente correto!
Só estará a venda em 2010 nos EUA, aonde a venda de carros mais eficientes tem subisídios do governo.
Em tempo, o automóvel vai aparecer no novo filme dos Transformers.
Fonte das fotos e informações: Divulgação Chevrolet

Nenhum comentário: