domingo, 18 de janeiro de 2009

Música do dia - The Platters. Filme - Benjamin Button. Programa de TV - BBB9. E a cultura?

Ontem, eu e minha mulher fomos ao Via Parque Shopping, de onde somos assíduos frequentadores, assistir ao filme O curioso caso de Benjamin Button. Lá chegando, estacionamento lotado; entramos no shopping; gente que não acabava mais, como nunca vimos, apesar de ser sábado e férias escolares. Motivo: a Casa de Vidro. Uma gaiola de vidro montada pela Rede Globo para promover o program Big Brother Brasil, em sua nona edição. Na gaiola, diziam estar vivendo alguns big brothers (confesso não ter me interessado por saber quantos estavam lá). Impossível caminhar pela área. Gritos histéricos a cada movimento dos "artistas" dentro da gaiola; podia ser ouvido por todo o shopping.
Enquanto isto tudo corria, compramos nosos ingressos e entramos na sala de projeção. Afinal de contas, não conseguimos entrar naquela faixa do movimento cultural de nosso país. O filme, um drama, muito bem concebido se desenvolve a partir do nascimento de um menino com 80 anos, cuja mãe morre no parto e o pai o abandona em um asilo para velhos, enrolado em uma manta, com 18 dólares junto. O menino é cuidado pela administradora, sobrevive, e vai remoçando à medida que o tempo passa, até viver uma grande paixão e morrer como um bebê. A mensagem do file: NADA É PARA SEMPRE. A trilha sonora muito bem cuidada, inclui a música de hoje,
My Prayer, com o conjunto The Platters, sucesso dos anos 50 - 60. A letra é simplesmente tocante e inserida nas cenas do filme, mais emocionante fica.

When the twilight is gone and no songbirds are singing
When the twilight is gone you come into my heart
And here in my heart you will stay while I pray
My prayer is to linger with you
At the end of the day in a dream that's divine
My prayer is a rapture in bloom
With the world far away and your lips close to mine
Tonight while our hearts are aglow
Oh tell me the words that I'm longing to know
My prayer and the answer you give
May they still be the same for as long as we live
That you'll always be there at the end of my prayer
The Platters foi um grupo musical dos primeiros tempos do rock and roll. O grupo se formou em 1953 em Los Angeles por Ralph Bass. O grupo era contratado do selo Federal Records sem no entanto conhecer sucesso até o aparecimento de Buck Ram. Sob a direção de Ram, foram contratados os vocalistas Zola Taylor e Tony Williams. No período foram gravados sete compactos singles para a Federal num estilo Doo Wop, dentre os quais as antológicas Only you e Smoke Gets in Your Eyes. Aproveitem!
Depois de assistir a este filme de primeira, fomos fazer algumas compras pelo
shopping e o movimento da "nova cultura" continuava. Até onde, nós de uma época não tão distante, precisaremos nos submeter a episódios do tipo presenciado no Via Parque Shopping? Minha opinião é de que se trata da difusão maciça da anti-cultura, visto que os cinemas e os teatros ficam cada vez mais esvaziados, ou são frequentados por integrantes da terceira idade que ainda alimentam a esperança de ver restabelecidos os conceitos culturais de tempos atrás.
Minha esperança é o ciclo da vida. Daqui a alguns anos talvez os jovens de hoje passem a dar mais valor à cultura "quadrada" de nosso tempo, do que o fazem hoje.

Nenhum comentário: