sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Lao Tsé e o Tao Te Ching

"Quando os teus desejos são poucos, a tua mente é naturalmente tranqüila".
Sengai - Monge Zen

O Tao é a natureza
Lao Tsé, sem dúvidas, um dos mais elevados seres que viveu na terra. Ele deixou uma obra imortal o Tao Te Ching que atravessou milênios chegando até o nossos dias com o mesmo valor que teve há 2.600 anos passados. O livro não é grande, são apenas 81 pequenos aforismos, mas que representam um grande manancial da sabedoria comum aos Grandes Mestres da humanidade. Os ensinamentos de Lao Tsé expressos no Tao Te Ching representam para o povo chinês aquilo que os ensinamentos de Jesus representa para o mundo ocidental.
Tao Te Ching, (pronuncia-se: Dao Dê Jing) significa: Ching (livro, escrito, manuscrito), Tao (Infinito, a Essência, a Consciência Invisível, o Insondável, o como, de como as coisas acontecem). Literalmente, portanto, significa "O livro de como as coisas funcionam" e na realidade é este o seu sentido, mostrar como as coisas no universo funcionam segundo o Tao. Também significa "O Livro que Revela Deus" e "O livro que leva à Divindade".
Composto por 81 aforismos aplicáveis às mais diversas situações os ensinamentos nele contidos sempre foram atuais em todas as épocas e situaçoes.
Os aforismos são de uma simplicidade desconcertante e o que é bem especial, eles são adaptáveis a todas as atividades, a todos os lugares, e a todas as épocas. Por esta razão é que existem centenas de interpretações, cada uma delas especialmente direcionada para um determinado campo de atividade. Embora, de inicio, o Tao Te Ching tenha sido uma obra destinada aos sábios, aos líderes políticos e aos governantes da China, com o transcorrer dos séculos, tornou-se uma obra destinada a qualquer pessoa.
Conta-se que Lao Tsé aos 80 anos de idade, viajou e depois de haver cruzado a fronteira ocidental da China desapareceu, sem deixar vestígios . Ao passar pela fronteira da China um guarda pediu-lhe um resumo da sua filosofia, ao que Lao Tsé atendeu entregando-lhe um pequeno manuscrito contendo 81 aforismos que representam a quintessência do atual Tao Te Ching.
Os 81 aforismos são apresentados de forma que podem ser classificados em três grupos:
1 - A lei natural. Mostra como as coisas acontecem;
2 - O modo de vida. Mostra como se viver em harmonia com as leis naturais;
3 - O modo de liderar. Mostra como governar e educar de acordo com a lei natural.
O trabalho dos seguidores de Lao Tsé consiste em constantemente estudar os aforismos e adaptá-los às mais diversas situações, adaptá-los ao modo próprio de vida, à conduta, ao trabalho, às profissões e assim por diante.

Gergelim reduz a barriga

THAIS CAVALHEIRO apresenta matéria sobre os benefícios do uso do gergelim para a diminuição da gordura na barriga. Se alguém souber de comprovação, pode comentar. Aqui vai a matéria.
Pode acreditar: incluir a pasta de gergelim no café da manhã todo dia dá uma bela ajuda para quem quer ver o ponteiro da balança lá embaixo. 'Basta uma colher de sobremesa da pasta feita com essa semente em uma fatia de pão integral', sugere a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo. Na culinária árabe, essa pasta é conhecida como tahine, muito apreciada também como tempero de saladas.
Estudos e mais estudos mostram que o
cálcio não apenas interfere no desenvolvimento dos adipócitos, células de gordura, mas também breca a absorção da gordura. Então, quando falta o mineral, sobram barriga e pneus. Sem contar que ele também atua no aproveitamento da insulina, o hormônio que regula o metabolismo e a fome. Se essa substância fica dando sopa no corpo, o aumento do tecido adiposo é líquido e certo.
A atuação do ômega-3 no emagrecimento é menos conhecida. Sabe-se, porém, que uma das funções desse ácido graxo é reduzir processos inflamatórios. O que isso tem a ver com diminuição de adipócitos? É simples: quando um microorganismo dá uma de penetra, o corpo acumula gordura como um mecanismo de defesa. Claro, ele precisa estocar energia para conseguir dar cabo do visitante indesejado. No entanto, se o organismo está bem abastecido de
ômega-3, o risco de uma inflamação é bem pequeno. Conseqüentemente, não será necessário armazenar gordura.
http://saude. abril.uol. com.br/edicoes/ 0299/corpo/ conteudo_ 284577.shtml

Calcule o preço da corrida de taxi

Apresento site muito interessante que permite calcular o preço de uma corrida de táxi,em qualquer horário ou dia, inclusive com o melhor trajeto a ser percorrido entre o ponto de origem e o ponto de destino, com mapa. Basta preencher os dados de origem e destino e clicar em "calcular". Muito útil, não só para saber o valor da despesa, mas também para saber se o motorista esperto está fazendo o percurso mais adequado.
Aqui vai o endereço: http://precodotaxi.com/

Cuidado! Automedicação é um perigo

Um jovem que acabara de se formar em medicina, ganha de seu pai um carro importado, último modelo, e resolve dar um passeio. Quando se deu conta, percebeu que estava sem combustível. Entrou num vilarejo e dirigiu-se a um posto de gasolina para abastecer o carro. Não viu uma viva alma no posto e, apesar de buzinar várias vezes, ninguém vinha atendê-lo. Finalmente apareceu um rapazinho que lhe disse: - 'Não adianta buzinar, porque o posto está fechado; a filha do dono morreu ontem e todos estão no velório'. O jovem médico pensa uns segundos e chega à seguinte conclusão: 'Se não posso prosseguir e não sei a que horas irão retornar, vou até ao velório também, já que não posso fazer mais nada'. Lá chegando, aproxima-se do caixão por mera curiosidade, e de repente, observa algo extremamente raro.Chama o pai da 'falecida' e
diz-lhe: 'Olhe, sou médico, a sua filha não está morta, está em estado catatônico; parece morta, mas não; está viva'. O pai, nervosíssimo, pergunta: - 'O Sr. pode fazer alguma coisa'? O jovem médico, explica-lhe que há uma possibilidade, embora remota, de trazê-la à vida. Para isso, teriam que submetê-la a uma sensação muito forte. Pergunta então ao pai: 'A sua filha tinha
namorado'? Embora estranhando a pergunta, o pai respondeu sim, e que ele se encontrava presente.' Bem, disse o jovem médico, então tirem o corpo do caixão, levem-no para uma cama junto com o namorado e deixem que eles façam sexo durante toda a noite'. Ainda que com algumas reservas, o pai dá ordens para que seja feito tudo o que o doutor disse, mas pede para que ele fique, a fim de comprovar o 'resultado'. Passadas quatro horas abre-se a porta do quarto e, como por um milagre, a moça aparece vivinha da silva! Foi uma grande alegria para todos, que logo programam uma festa e convidam o jovem doutor. Este se desculpa, alegando que tem de ir visitar um familiar que se encontra doente, mas promete passar pela aldeia na viagem de regresso. Tanque cheio, o médico volta para casa. Passados 15 dias ele decide regressar e cumprir o que prometera, passar pela aldeia para ver como estava a jovem ex-defunta. Ao
chegar ao posto, repete-se a mesma cena de antes. Ninguém para atendê-lo. Depois de muito buzinar, aparece o mesmo rapaz, que desta vezestava ali tomando conta do negócio.Assim que reconheceu o doutor o jovem corre desesperado ao seu encontro elhe diz: - Graças a Deus que o senhor voltou! Não sabíamos como encontrá-lo e estávamos à sua espera! O Sr. Engrácio, pai da menina que o senhor salvou, morreu há 10 dias! Metade da aldeia já transou com o pobre Engrácio, mas ele continua sem ressuscitar!
MORAL DA HISTÓRIA: O MESMO MEDICAMENTO NÃO SERVE PARA TODOS!
Não se automedique, nem aconselhe medicamentos a ninguém. Procure um médico.

CRISE? O negócio é se reinventar! Oportunidades surgirão

Essa manhã acordei ouvindo cigarras cantando.
Tal foi a simpatia com esse amanhecer que me permiti ir além do sonho, para perceber a existência de espíritos, ou estados de espíritos existentes, na natureza. Espíritos das árvores, talvez? Ou das estrelas? O Sol ainda não havia nascido, mas já eu bem sabia da grande concentração de planetas em Capricórnio.
Parece que este dia foi escolhido a dedo por Saturno para entrar em seu ciclo de retrogração, que durará até 16 de maio de 2009. Serão portanto mais de cinco meses, a começar de hoje, para REver, REaver, REavaliar, REorganizar, REordenar, REestruturar, REconstruir, REcuperar, REsgatar o fio da meada, REencontrar o rumo certo para as principais linhas de ações que se desenvolverão ao longo de 2009. Poderíamos pensar em REtrocesso, REpetição, REcorrência, mas devemos sim, focar em renovação. Sempre que nos deparamos com o final de um ciclo temos duas direções a seguir: ou repetimos ou reciclamos.
Bastou Plutão entrar definitivamente no domicilio de Saturno, em 26 de novembro último, para se instalar em todo o planeta um estado de apreensões e medos, resumidos numa única sentença: CRISE.
Mas nunca podemos esquecer que o ideograma chinês que se traduz pela palavra CRISE, é o mesmo que encerra a idéia de OPORTUNIDADE. Apresenta-se junto com toda crise, uma grande oportunidade de reciclagem, de renovação.
Talvez pelo fato de haver uma grande concentração de planetas, hoje, em seu domicílio, vide a explosiva conjunção de Marte e Plutão, já percebida pelos recentes acontecimentos na Faixa de Gaza, bem na porta de entrada de Capricórnio com o Sol transitando ali, além de Júpiter e Mercúrio na saída a 29 graus, prontos para anunciar medidas cautelares a serem tomadas diante da tão anunciada crise,Saturno nos ofereça uma grande oportunidade! A oportunidade de escolhas.
CRISE vem de KRINOS - e em sua acepção primitiva quer dizer - "de-cisão". O que vem antes do corte, da cisão. Este é um importante momento de "de-cisão", de corte. Para que a vida se renove, há que se fazer uma ruptura com a repetição.
Esse período de retrogração de Saturno, até maio de 2009, sugere que façamos cortes sim, mas não de modo precipitado por julgamentos ou emoções de medo, ameaça, apreensões. Isso porque antes da decisão temos escolhas, mas depois: não! Arcamos com as consequências. E as escolhas já são um estágio um pouco mais avançado que meras buscas de quimeras, procuras ou caçadas insanas. Vejamos o que temos à mão. O que serve, o que pode ser reciclado. Separar joio e trigo, preparar a terra para receber o grão.
É essa a principal proposição da retrogradação de Saturno em Virgem; para os próximos meses. Colocar em ordem a casa, desde a casa-casa, a moradia, o corpo, a saúde, o alimento, as contas, as coisas práticas do viver, até cuidar do solo e do plantio, de nossa terra, recursos e riquezas, de nosso trabalho, mão de obra e produção, e num âmbito mais amplo, do sentido de nação.
O Brasil é do signo de Virgem, grande celeiro do mundo. Uma grande colheita se anuncia, mas é preciso colocar a mão na massa, fazer o melhor de si, ou simplesmente, fazer a sua parte. A colheita é sinônimo de trabalho. A melhor forma de lidar com a CRISE é decidir por trabalho, mas trabalho criativo, que nutre, alimenta, que é fonte de prazer e alegria. Estas também são energias que estão disponíveis no ar: olhando para o céu de hoje, também estarão presentes e visíveis no pôr do Sol, a conjunção da harmonia e beleza de Vênus com a Lua em Aquário, com o toque sutil, mágico e invisível de Netuno, anunciando a festa. Como foi dito, tudo é uma questão de escolhas: é como ouvir cigarras ao amanhecer e finalizar o ano com fogos de artifícios acordando os deuses.

Comunicado da USIMINAS ao mercado

A USIMINAS emitiu comunicado ao mercado, ontem, dando conta da intenção da Companhia Vale do Rio Doce (VALE), em vender sua participação acionária na mineradora. Abaixo, transcrição do comunicado.

COMUNICADO AO MERCADO


A Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. - USIMINAS ("Usiminas") comunica que foi novamente notificada pela Vale - Companhia Vale do Rio Doce ("Vale") sobre a intenção deste acionista de vender sua participação no capital social da Usiminas, a exemplo do que já ocorrera por ocasião do Comunicado ao Mercado (Usiminas) de 26.5.2008. A Vale, proprietária de 5,89% das ações ordinárias da Usiminas, informa que pretende realizar a venda aos acionistas Nippon Steel Corporation e Nippon Usiminas Co., Ltd., integrantes do bloco de controle, facultando aos demais membros daquele bloco o exercício do direito de preferência, nos prazos e condições previstos no respectivo Acordo de Acionistas. A carta da mineradora informava, ainda, que a concretização da alienação estará sujeita às competentes aprovações societárias das partes envolvidas. Na presente data, a Nippon Steel Corporation e a Nippon Usiminas Co., Ltd. confirmaram a informação de que pretendem adquirir as ações ordinárias de emissão da Usiminas detidas pela Vale e, adicionalmente, esclareceram que a transação segue sujeita à aprovação final do Conselho de Administração da Vale.

Assim, qualquer alteração na composição do grupo de controle só será conhecida após a manifestação dos demais signatários do Acordo de Acionistas. A eventual concretização da alienação das ações da Vale ou a mudança no quadro controlador da Usiminas serão oportunamente divulgados.

Belo Horizonte, 29 de janeiro de 2009.

Paulo Penido Pinto Marques

Vice Presidente de Finanças, Relações com Investidores e Tecnologia da Informação.

Comunicado da USIMINAS ao mercado

A USIMINAS emitiu comunicado ao mercado, ontem, dando conta da intenção da Companhia Vale do Rio Doce (VALE), em vender sua participação acionária na mineradora. Abaixo, transcrição do comunicado.

COMUNICADO AO MERCADO


A Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. - USIMINAS ("Usiminas") comunica que foi novamente notificada pela Vale - Companhia Vale do Rio Doce ("Vale") sobre a intenção deste acionista de vender sua participação no capital social da Usiminas, a exemplo do que já ocorrera por ocasião do Comunicado ao Mercado (Usiminas) de 26.5.2008. A Vale, proprietária de 5,89% das ações ordinárias da Usiminas, informa que pretende realizar a venda aos acionistas Nippon Steel Corporation e Nippon Usiminas Co., Ltd., integrantes do bloco de controle, facultando aos demais membros daquele bloco o exercício do direito de preferência, nos prazos e condições previstos no respectivo Acordo de Acionistas. A carta da mineradora informava, ainda, que a concretização da alienação estará sujeita às competentes aprovações societárias das partes envolvidas. Na presente data, a Nippon Steel Corporation e a Nippon Usiminas Co., Ltd. confirmaram a informação de que pretendem adquirir as ações ordinárias de emissão da Usiminas detidas pela Vale e, adicionalmente, esclareceram que a transação segue sujeita à aprovação final do Conselho de Administração da Vale.

Assim, qualquer alteração na composição do grupo de controle só será conhecida após a manifestação dos demais signatários do Acordo de Acionistas. A eventual concretização da alienação das ações da Vale ou a mudança no quadro controlador da Usiminas serão oportunamente divulgados.

Belo Horizonte, 29 de janeiro de 2009.

Paulo Penido Pinto Marques

Vice Presidente de Finanças, Relações com Investidores e Tecnologia da Informação.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Lei Seca

Só rindo mesmo...
Um recente estudo realizado pela área de controle e estatística das Nações Unidas, afirma que 23% dos acidentes de trânsito são provocados pelo consumo de álcool.........
Isto significa que os restantes 77% dos acidentes são causados pelos "irresponsáveis" que tomam água, sucos, bebidas dietéticas e todas essas porcarias.
Portanto, vamos denunciar esses abstêmios!

Jogo dos sete erros no cuidado com a saúde

Dicas do Doutor Bactéria.
Primeiro erro: colocar carnes debaixo da torneira. A carne fica esbranquiçada. A contaminação que existe vai aumentar, porque aumenta a quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda. A única carne que você lava é o peixe e só para tirar escamas e a barrigada.
Segundo erro: a quantidade de detergente que costumamos por na esponja para lavar louça é mais um hábito condenado pelo Doutor Bactéria. O detergente nunca deve ser colocado direto na esponja. Vai ser muito difícil enxaguar todo esse detergente. O resto de detergente que fica junto com os alimentos pode no futuro dar um problema para a sua saúde.
Para limpar sem exagero, você precisa apenas de gotas de detergente em uma bacia com 1 litro de água.
Terceiro erro: usar tábua de carne de madeira. Na tábua de madeira as bactérias estão te aplaudindo! Tábua sempre de plástico.
Quarto erro: muita gente também evita guardar comida quente na geladeira. O Doutor Bactéria derruba um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa... O Doutor Bactéria explica que o único problema que pode existir é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum.
Quinto erro: mas nada disso adianta se você guardar na geladeira o recipiente tampado. O ar frio vai bater na tampa. Vai demorar muito para resfriar. As bactérias vão adorar! Então,coloque tudo destampado.
Quinto erro: as pessoas pegam a lata de leite condensado e fazem 2 buraquinhos minúsculos, um de cada lado. Sai leite condensado por um lado e pelo outro entra uma chuva de bactérias. Abram a lata inteira. Use um recipiente que pode ser de plástico ou de vidro e sempre sirvam com uma colherzinha. Depois tampem e guardem em uma geladeira. E quando se fala em doce, não pode esquecer as formigas. Você provalvemente não se importaria ao encontrar uma alegre formiga em cima do seu bolo, não é?!
Doutor Bactéria: "E se fosse uma barata?"
Marina Scherb, de 12anos: "Aí eu não como."
Doutor Bactéria: "Se a gente pegar uma barata, matar essa barata, deixar no meio da cozinha, no dia seguinte, cadê a barata?"
Marina: "Sumiu."
Doutor Bactéria: "Quem levou?"
Marina: "As formigas...."
Doutor Bactéria: "A mesma que estava em cima do bolo?"
Marina: "É... Formigas bonitinhas mas ordinárias."
Sexto erro: ignorar as formigas. As formigas são consideradas até maiores agentes transmissores de bactérias que a própria barata! Doce com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo.
Sétimo erro: nem na hora dos parabéns o Doutor Bactéria perdoa: soprar a velinha é o mau hábito que completa o jogo de sete erros. Testes comprovam que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva. Esta bactéria produz uma toxina que pode ocasionar aquelas intoxicações com 24 horas de vômito e mal-estar. Por isso, evite deixar o bolo fora da geladeira.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Vale - Dividendos

A Vale anunciou no último dia 22 a distribuição de dividendos a seus acionistas. veja abaixo a íntegra do comunicado.

Vale anuncia proposta de remuneração mínima ao acionista para 2009: US$ 2,5 bilhões

Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2009 – A Companhia Vale do Rio Doce (Vale) informa que a Diretoria Executiva aprovou e submeterá à deliberação do Conselho de Administração proposta para pagamento de remuneração mínima aos acionistas para 2009 no valor de US$ 2,5 bilhões, correspondente a US$ 0,479523218 por ação em circulação, ordinária ou preferencial, a ser pago em duas parcelas, respectivamente, nos dias 30 de abril e 30 de outubro de 2009.
O Conselho de Administração da Vale apreciará a proposta da Diretoria Executiva referente à cada parcela nas reuniões agendadas para os dias 15 de abril e 15 de outubro de 2009.
O pagamento de cada parcela aos acionistas será efetuado em reais e calculado com base no valor da taxa de câmbio real/dólar norte-americano (Ptax – opção 5), a ser divulgada pelo Banco Central do Brasil no dia útil anterior à realização da reunião do Conselho de Administração que deliberar sobre a proposta de remuneração mínima ao acionista.
O valor proposto para este ano, de US$ 2,5 bilhões, é igual ao valor da remuneração mínima anunciado para 2008 e 24,5% superior à remuneração total média dos últimos três anos, 2006-2008. Ao mesmo tempo, é consistente com as diretrizes da política financeira da Vale que prevêem a conciliação do financiamento das oportunidades de crescimento rentável com a preservação de um balanço saudável, fator essencial diante de um cenário de recessão global com várias incertezas sobre o futuro.
Fonte: Vale.

Vale - Dividendos

A Vale anunciou no último dia 22 a distribuição de dividendos a seus acionistas. veja abaixo a íntegra do comunicado.

Vale anuncia proposta de remuneração mínima ao acionista para 2009: US$ 2,5 bilhões

Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2009 – A Companhia Vale do Rio Doce (Vale) informa que a Diretoria Executiva aprovou e submeterá à deliberação do Conselho de Administração proposta para pagamento de remuneração mínima aos acionistas para 2009 no valor de US$ 2,5 bilhões, correspondente a US$ 0,479523218 por ação em circulação, ordinária ou preferencial, a ser pago em duas parcelas, respectivamente, nos dias 30 de abril e 30 de outubro de 2009.

O Conselho de Administração da Vale apreciará a proposta da Diretoria Executiva referente à cada parcela nas reuniões agendadas para os dias 15 de abril e 15 de outubro de 2009.
O pagamento de cada parcela aos acionistas será efetuado em reais e calculado com base no valor da taxa de câmbio real/dólar norte-americano (Ptax – opção 5), a ser divulgada pelo Banco Central do Brasil no dia útil anterior à realização da reunião do Conselho de Administração que deliberar sobre a proposta de remuneração mínima ao acionista.

O valor proposto para este ano, de US$ 2,5 bilhões, é igual ao valor da remuneração mínima anunciado para 2008 e 24,5% superior à remuneração total média dos últimos três anos, 2006-2008. Ao mesmo tempo, é consistente com as diretrizes da política financeira da Vale que prevêem a conciliação do financiamento das oportunidades de crescimento rentável com a preservação de um balanço saudável, fator essencial diante de um cenário de recessão global com várias incertezas sobre o futuro.

Você conhece a "pílula de veneno" no mercado de bolsa de valores?

A matéria foi postada no blog CHR Investor e reproduzo aqui.
As pílulas de veneno (poison pills) são um mecanismo de proteção acionária que visa garantir a dispersão do capital da empresa no mercado. A intenção com a inclusão das pílulas de veneno no estatuto da companhia é evitar, que eventualmente, grandes fundos ou grandes investidores queiram montar grandes posições nas companhias ou mesmo fazer aquisições hostis.
Em 2005, a
Lojas Renner, através de uma oferta pública, pulverizou o controle da empresa, tornando-se a primeira corporação de verdade no Brasil. Neste momento, se tornou necessário criar um mecanismo no estatuto da empresa que garantisse o capital pulverizado, as pílulas de veneno.
Na prática, o que estas pílulas determinam é que caso um acionista ultrapasse uma fatia específica do capital total, a empresa é obrigada a fazer uma oferta pública de ações (OPA). A idéia é proteger os demais investidores da empresa, dando-lhes melhores condições de venda dos papéis, mas ao mesmo tempo não impedir a compra do controle, caso seja melhor para a empresa. A participação escolhida fica entre 15% e 20%, e também há variações nos prazos para que o novo controlador faça a OPA, de 30 dias a 60 dias.
Apesar do objetivo inicial ser muito apropriado, as pílulas foram usadas , em muitos casos, para proteger o controle e não para garantir a dispersão do capital, que é a motivação original pela qual as pílulas foram criadas nos mercados mais desenvolvidos. Desta forma, hoje em dia, muitas companhias vem sendo pressionadas pelo mercado para reformularem os estatutos, evitando transtornos futuros.
Transtornos como os ocorridos recentemente na
Positivo Informática. O estatuto da empresa diz que qualquer acionista que adquirir 10% ou mais do total de ações da companhia deverá fazer oferta pelo restante das ações em até 30 dias. O preço a ser definido para a OPA, no caso de mudança de controle, teria de ser a maior cotação unitária das ações nos 24 meses anteriores à realização da oferta em que houver maior volume de negociação em bolsa. Com a queda da Bovespa, o valor ficou muito alto, o comprador desistiu e a empresa não foi vendida.
Ou seja, aquilo que teoricamente é bom, protege a empresa, pode ser contrário ao interesse de todos, já que a companhia pode estar indo mal e ganharia com sinergias, por exemplo, se fosse vendida.
As pílulas de veneno devem continuar ainda por um bom tempo, já que a mudança dos estatutos das companhias é muito difícil de ocorrer e exige em muitos casos a realização de uma oferta para todos os acionistas nas condições previstas. O que deve ocorrer de agora em diante é um alívio nas restrições impostas. Veja abaixo a lista de empresas com pílula de veneno nos estatutos, atualizada até novembro de 2007:

Fonte: AE e IBGC

Você conhece a "pílula de veneno" no mercado de bolsa de valores?

A matéria foi postada no blog CHR Investor e reproduzo aqui.
As pílulas de veneno (poison pills) são um mecanismo de proteção acionária que visa garantir a dispersão do capital da empresa no mercado. A intenção com a inclusão das pílulas de veneno no estatuto da companhia é evitar, que eventualmente, grandes fundos ou grandes investidores queiram montar grandes posições nas companhias ou mesmo fazer aquisições hostis.
Em 2005, a
Lojas Renner, através de uma oferta pública, pulverizou o controle da empresa, tornando-se a primeira corporação de verdade no Brasil. Neste momento, se tornou necessário criar um mecanismo no estatuto da empresa que garantisse o capital pulverizado, as pílulas de veneno.
Na prática, o que estas pílulas determinam é que caso um acionista ultrapasse uma fatia específica do capital total, a empresa é obrigada a fazer uma oferta pública de ações (OPA). A idéia é proteger os demais investidores da empresa, dando-lhes melhores condições de venda dos papéis, mas ao mesmo tempo não impedir a compra do controle, caso seja melhor para a empresa. A participação escolhida fica entre 15% e 20%, e também há variações nos prazos para que o novo controlador faça a OPA, de 30 dias a 60 dias.
Apesar do objetivo inicial ser muito apropriado, as pílulas foram usadas , em muitos casos, para proteger o controle e não para garantir a dispersão do capital, que é a motivação original pela qual as pílulas foram criadas nos mercados mais desenvolvidos. Desta forma, hoje em dia, muitas companhias vem sendo pressionadas pelo mercado para reformularem os estatutos, evitando transtornos futuros.
Transtornos como os ocorridos recentemente na Positivo Informática. O estatuto da empresa diz que qualquer acionista que adquirir 10% ou mais do total de ações da companhia deverá fazer oferta pelo restante das ações em até 30 dias. O preço a ser definido para a OPA, no caso de mudança de controle, teria de ser a maior cotação unitária das ações nos 24 meses anteriores à realização da oferta em que houver maior volume de negociação em bolsa. Com a queda da Bovespa, o valor ficou muito alto, o comprador desistiu e a empresa não foi vendida.
Ou seja, aquilo que teoricamente é bom, protege a empresa, pode ser contrário ao interesse de todos, já que a companhia pode estar indo mal e ganharia com sinergias, por exemplo, se fosse vendida.
As pílulas de veneno devem continuar ainda por um bom tempo, já que a mudança dos estatutos das companhias é muito difícil de ocorrer e exige em muitos casos a realização de uma oferta para todos os acionistas nas condições previstas. O que deve ocorrer de agora em diante é um alívio nas restrições impostas. Veja abaixo a lista de empresas com pílula de veneno nos estatutos, atualizada até novembro de 2007:

Fonte: AE e IBGC

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Roberto Carlos e a música do dia

Quem não se lembra de Roberto Carlos quando ainda jovem? Muito magro, talvez mais tímido do que hoje, mas já mexia com a jovem guarda da época. Aqui trago um vídeo de Roberto Carlos cantando Coimbra, um clássico da música portuguesa, ainda em preto e branco. Uma raridade. Curtam!

MP3 player continha dados militares sigilosos

O neozelandês Chris Ogle comprou, há cerca de um ano, quando estava em Oklahoma, um tocador de MP3 usado. Ele pagou US$ 9 pelo dispositivo e, há algumas semanas, ao plugá-lo em seu computador, descobriu que o player continha dados sigilosos do Pentágono. Havia nomes, números de telefone celular e Seguro Social de soldados que estão no Iraque e no Afeganistão, em cerca de 60 arquivos. Leia mais.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Suicídio ou homicídio?

Esta é um pouco antiga, mas vale a pena relembrar.
No jantar de premiação anual de ciências forenses, em 1994, o Presidente, Dr. Don Harper Mills, impressionou o público com as complicações legais de uma morte bizarra. Aqui está a história:
Em 23 de março de 1994, o médico legista examinou o corpo de Ronald Opus e concluiu que a causa da morte fora um tiro de espingarada na cabeça. O Sr. Opus pulara do alto de um prédio de 10 andares, pretendendo se suicidar.
Ele deixou uma nota de suicídio confirmando sua intenção. Mas quando estava caindo, passando pelo nono andar, Opus foi atingido por um tiro de espingarda na cabeça, que o matou instantaneamente.
O que Opus não sabia era que uma rede de segurança havia sido instalada um pouco abaixo, na altura do oitavo andar, a fim de proteger alguns trabalhadores, portanto Ronald Opus não teria sido capaz de consumar seu suicídio como pretendia.
'Normalmente,' continuou o Dr. Mills, 'quando uma pessoa inicia um ato de suicídio e consegue se matar, sua morte é considerada suicídio, mesmo que o mecanismo final da morte não tenha sido o desejado.'
Mas o fato de Opus ter sido morto em plena queda, no meio de um suicídio que não teria dado certo por causa da rede de segurança, transformou o caso em homicídio.
O quarto do nono andar, de onde partiu o tiro assassino, era ocupado por um casal de velhos. Eles estavam discutindo em altos gritos, e o marido ameaçava a esposa com uma espingarda. O homem estava tão furioso que, ao apertar o gatilho, o tiro errou completamente sua esposa, atravessando a janela e atingindo o corpo que caía.
Quando alguém tenta matar a vítima A mas acidentalmente mata a vítima B, esse alguém é culpado pelo homicídio de B.
Quando acusados de assassinato, tanto o marido quanto a esposa foram enfáticos, ao afirmar que a espingarda deveria estar descarregada. O velho disse que ele tinha o hábito de costumeiramente ameaçar sua esposa com a espingarda descarregada durante suas discussões. Ele jamais tivera a intenção de matá-la.
Portanto, o assassinato do sr. Opus parecia ter sido um acidente; quer dizer, ambos achavam que a arma estava descarregada, portanto a culpa seria de quem carregara a arma.
A investigação descobriu uma testemunha que vira o filho do casal carregar a espingarda um mês antes. Foi descoberto que a senhora havia cortado a mesada do filho e ele, sabendo das brigas constantes de seus pais, carregara a espingarda na esperança que seu pai matasse sua mãe. O caso passa a ser portanto do assassinato do sr. Opus pelo filho do casal.
Agora vem a reviravolta surpreendente. As investigações descobriram que o filho do casal era, na verdade, Ronald Opus. Ele encontrava-se frustrado por não ter até então conseguido matar sua mãe. Por isso, em 23 de março, ele se atirou do décimo andar do prédio onde morava, vindo a ser morto por um tiro de espingarda quando passava pela janela do nono andar. Ronald Opus havia efetivamente assassinado a si mesmo, por isso a polícia encerrou o caso como suicídio.

Entenda o mercado financeiro

Você que, depois de tantas notícias e informações novas a cada dia, ainda não entendeu o funcionamento do mercado financeiro, deve arranjar tempo para asistir o vídeo aqui apresentado.
Acredito que depois de assistí-lo, não terá mais dúvida.

Entenda o mercado financeiro

Você que, depois de tantas notícias e informações novas a cada dia, ainda não entendeu o funcionamento do mercado financeiro, deve arranjar tempo para asistir o vídeo aqui apresentado.
Acredito que depois de assistí-lo, não terá mais dúvida.

Matemática de mendigo

Tenho que dar os parabéns ao estagiário que elaborou essa pesquisa, pois o resultado que ele conseguiu obter é a mais pura realidade.
Preste atenção!
Um sinal de trânsito muda de estado em média a cada 30 segundos (trinta segundos no vermelho e trinta no verde). Então, a cada minuto um mendigo tem 30 segundos para faturar pelo menos R$ 0,10, o que numa hora dará: 60 x 0,10 = R$6,00.
Se ele trabalhar 8 horas por dia, 25 dias por mês, num mês terá faturado: 25 x 8 x 6 = R$ 1.200,00.
Será que isso é uma conta maluca?
Bom, 6 reais por hora é uma conta bastante razoável para quem está no sinal, uma vez que, quem doa nunca dá somente 10 centavos e sim 20, 50 e às vezes até R$ 1,00.
Mas, tudo bem, se ele faturar a metade: R$ 3,00 por hora terá R$ 600,00 no final do mês, que é o salário de um estagiário com carga de 35 horas semanais ou 7 horas por dia.
Ainda assim, quando ele consegue uma moeda de R$1,00 (o que não é raro), ele pode descansar tranqüilo debaixo de uma árvore por mais 9 viradas do sinal de trânsito, sem nenhum chefe pra 'encher o saco' por causa disto.
Mas considerando que é apenas teoria, vamos ao mundo real.
De posse destes dados fui entrevistar uma mulher que pede esmolas, e que sempre vejo trocar seus rendimentos na Panetiere (padaria em frente ao CEFET ). Então lhe perguntei quanto ela faturava por dia. Imagina o que ela respondeu?
É isso mesmo, de 35 a 40 reais em média o que dá (25 dias por mês) x 35 = 875 ou 25 x 40 = R$ 1.000, então na média R$ 937,50 e ela disse que não mendiga 8 horas por dia.
Moral da História:
É melhor ser mendigo do que estagiário (e muito menos PROFESSOR), e pelo visto, ser estagiário e professor, é pior que ser Mendigo...
Se esforce como mendigo e ganhe mais do que um estagiário ou um professor.
Estude a vida toda e peça esmolas; é mais fácil e melhor que arrumar emprego.
E lembre-se: mendigo não paga 1/3 do que ganha para sustentar um bando de ladrão.
Viva a matemática!!!!!
Que país é esse?

Deixem de usar a palavra 'leproso'

O Sr. Yohei Sasakawa, Embaixador de Boa Vontade da OMS da Eliminação da Hanseníase e Embaixador de Boa Vontade do governo japonês dos Direitos Humanos das Pessoas Afetadas pela Hanseníase, pede a cessação do uso da palavra "leproso(a)".
Ao falar no lançamento em Londres durante o quarto Apelo Global do Término do Estigma e Discriminação das Pessoas Afetadas pela Hanseníase, ocorrido por coincidência no Dia Mundial da Hanseníase, ele disse que a palavra "significa pária, ou excluído social".
O Apelo Global deste ano está sendo apoiado publicamente pelos líderes religiosos do mundo - apelando para a força e a influência da religião para que haja uma mudança profunda na atitude de discriminação da sociedade enfrentada pelas pessoas afetadas pela hanseníase. Dezesseis líderes religiosos, incluindo o Arcebispo Desmond Tutu, o Dalai Lama, o Chairman do Conselho de Ulamás da Indonésia, o Rabino Principal de Israel e o Presidente do Conselho do Pontífice para o Cuidado Pastoral da Saúde no Vaticano, assinaram o Apelo.
Em junho de 2008, o Conselho de Direitos Humanos da ONU adotou por unanimidade uma resolução para a eliminação do estigma e a discriminação das pessoas afetadas pela hanseníase.
No entanto, em violação à resolução, vários países, incluindo os EUA e o Reino Unido, têm regulamentos que restringem a permissão de trabalho ou de residência das pessoas com hanseníase.
O Sr. Sasakawa disse que a remoção da "discriminação da sociedade exige a cooperação dos membros mais influentes da sociedade. Por isso, peço aos líderes religiosos que assinaram o Apelo Global deste ano que passem esta mensagem para seus crentes e seguidores".
Fonte: The Nippon Foundation; PR Newswire Brasil.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Conhecendo um pouco do Pará

O Pará é o segundo maior estado do país com uma extensão de 1.247.689,515 km² (pouco maior que Angola) e está situado no centro da região norte e tem como limites o Suriname e o Amapá ao norte, o oceano Atlântico a nordeste, o Maranhão a leste, Tocantins a sudeste, Mato Grosso ao sul, o Amazonas a oeste e Roraima e a Guiana a noroeste.
A capital é Belém e outras cidades importantes são Santarém, Ananindeua, Marabá, Altamira, Itaituba, Castanhal, Abaetetuba, Barcarena e Tucuruí. O relevo é baixo e plano; 58% do território se encontra abaixo dos 200 metros. As altitudes superiores a 500 metros estão nas serras de Carajás, Caximbo e Acari.
Os rios principais são Amazonas, Tapajós, Tocantins, Jari e Pará.
O Pará é o resultado de uma mistura de ritmos e de raças convivendo harmoniosamente.
O jeito de ser paraense chama a atenção. Seja na forma de falar, de cantar, de dançar ou de vestir. Apesar das influências do resto do país, o paraense mantém, com fervor, o gosto pelas coisas da terra.
Visitar o Pará é descobrir todos esses segredos. Receber o carinho e a hospitalidade do povo, saborear seus pratos e não resistir a seus ritmos.
No Pará a música ecoa pelos quatros cantos do Estado. De norte a sul os ritmos vão ganhando novas cores e passos de acordo com a História de cada região. A gente dessa terra tem no sangue o gosto pela dança animada de rua ou pela sensualidade de ritmos "calientes", como o Lundu. Percorrendo o interior do Estado se ouve de longe a batida forte do carimbó ou o arrasta-pé do xote bragantino.
As danças são espontâneas e tradicionais, não têm data certa para acontecer. Dependem mesmo é da vontade de se divertir e de manter vivo o nosso ritmo e a nossa cultura.
No Pará, lendas não faltam! A mais conhecida e mais forte é a do Círio de Nazaré. Conta a lenda que era fim de 1700. Plácido era um caboclo da região. Certo dia, saiu para caçar no rumo do igarapé Murutucu. Horas depois, após muito caminhar na mata, parou para refrescar-se nas margens do igarapé e viu a imagem da Santa entre as pedras cheias de lodo.
Plácido levou a imagem para sua casa e ali num altar humilde passou a venerar a Santa. Mas, no dia seguinte a imagem havia sumido. Sem saber o que acontecera, Plácido saiu andando pela estrada indo parar nas margens do Murutucu. Para sua surpresa, a imagem estava novamente entre as pedras, no mesmo lugar onde fora encontrada.
Dizem os devotos, que a Santa sumiu outras vezes e essa história chegou ao conhecimento do governador, que mandou levar a imagem para o palácio e a manteve sob severa vigilância. Mas, pela manhã a imagem havia sumido novamente. Os devotos concluíram que a Santa queria ficar às margens do igarapé e lá construíram a primeira Ermida.
O povo vem desde então invocando a Santa e atribuindo a ela as muitas graças recebidas. Foi assim que o culto nasceu e evoluiu.
A transladação no Sábado e o Círio no 2º Domingo de Outubro reproduzem simbolicamente o milagre, fazendo o trajeto da Santa das margens do igarapé Murutucu (atual Colégio Gentil) até a cidade (atual Catedral na Cidade Velha) e seu retorno (atual Basílica de Nazaré).
O Círio é a expressão de dois sentimentos fortes do povo brasileiro: a fé religiosa e o gosto pela festa.
Durante os quinze dias que duram a festa, Belém é envolvida por um espírito de união, onde a família paraense se confraterniza.
O ponto alto da festa é o almoço do Círio. Com mesa farta de comidas típicas de dar água na boca: o pato no tucupi, a maniçoba, o tacacá ou o casquinho de caranguejo....
Outra lenda famosa no Pará é a lenda do Boto. Conta a lenda que o boto, peixe encontrado nos rios da Amazônia, se transforma em um belo e elegante rapaz durante a noite, quando sai das águas à conquista das moças. Elas não resistem à sua beleza e simpatia e caem de amores por ele. O boto também é considerado protetor das mulheres, pois quando ocorre algum naufrágio em uma embarcação em que o boto esteja por perto, ele salva a vida das mesmas empurrando-as para as margens dos rios.
As mulheres são conquistadas pelo boto às margens dos rios, quando vão tomar banho ou mesmo nas festas realizadas nas cidades próximas aos rios. Os botos vão aos bailes e dançam alegremente com elas, que logo se envolvem com seus galanteios e não desconfiam de nada. Se apaixonam e engravidam deste rapaz. É por esta razão que ao boto é atribuída a paternidade de todos os filhos de mães solteiras.
O boto anda sempre de chapéu, pois dizem que de sua cabeça exala um forte cheiro de peixe. Quando chega à festa geralmente é desconhecido de todos, mas logo consegue conquistar uma moça bonita e com ela dança a noite inteira. Porém, antes que o dia amanheça, ele vai embora sem que ninguém o veja mergulhando no rio.
A música aplicada ao vídeo-clipe é intitulada Olho de Boto e faz parte do folclore do Pará.
Quer saber mais, inclusive sobre outras lendas? Viste o Pará. Não irá se arrepender!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Mais sobre a Antártica

Mais imagens sobre a Antártica compõem esse clipe.
A Antártica ou Antártida é o mais meridional dos continentes e um dos menores, com uma superfície de quatorze milhões de quilômetros quadrados. Rodeia o Pólo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberto por enormes geleiras (glaciares), exceção feita a algumas zonas de elevado declive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da Península Antártica.
Sua formação se deu pela separação do antigo supercontinente Gondwana e seu resfriamento aconteceu nos últimos quarenta milhões de anos. Possui baixa precipitação no interior, mas não pode ser considerado o maior deserto do planeta devido às baixas taxas de evapotranspiração (a quantidade de água que poderia evaporar numa dada região). Como tal, apenas espécies muito adaptadas como pinguins e musgos conseguem sobreviver.
Juridicamente, a Antártica está sujeita ao Tratado da Antártida, pelo qual as várias nações que reivindicavam territórios no continente (Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido) concordam em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica.
Fonte: Wikipedia

O México

O México, cujo nome oficial é Estados Unidos Mexicanos, é um país localizado na América do Norte delimitado ao norte pelos Estados Unidos da América, a leste pelo Golfo do México e pelo Mar das Caraíbas, através dos quais se aproxima de Cuba, ao sul pela Guatemala e por Belize, e a oeste pelo Oceano Pacífico.
Além do território continental e ilhas adjacentes à costa, o México inclui também as Ilhas Revillagigedo, localizadas no Oceano Pacífico, a mais de 400 km a sul do Cabo San Lucas, na Baja California Sur.
Localizado na parte sudoeste do continente norte-americano e de forma aproximadamente triangular, o México estende-se por mais de 3.000 km de noroeste a sudeste. A sua largura varia entre mais de 2.000 km no norte e menos de 220 km no istmo de Tehuantepec, no sul. O terreno e o clima variam dos desertos do norte à floresta húmida tropical no sul. Os principais rios mexicanos são o Lerma, Río Bravo del Norte (também conhecido como Rio Grande), o Grijalva, o Balsas e o Yaqui.
O México possui uma das maiores economias da América Latina e a 12ª maior economia mundial (quando utilizando PIB PPC), possuíndo um PNB de US$1.346,009 bilhões. A economia do México baseia-se no comércio, na indústria, na agricultura e na exploração mineral. As culturas dominantes são a cana-de-açúcar, o milho, o trigo, o sorgo, a laranja, a banana, a manga, o abacate, o feijão, o tomate, o limão, o melão, a batata, a cevada, o café, a soja, o arroz, o ananás, o morango, o algodão e a noz. A expansão da agricultura e a criação de gado (30 milhões de cabeças de gado bovino) tiveram um enorme impacto sobre as áreas de floresta que, no período de 1981-90, desapareceram à razão de 6,8% em cada ano.
A indústria extractiva engloba o petróleo, o ferro, o zinco, o cobre, o chumbo, o manganésio, o mercúrio, a prata, o ouro, o sal, a gipsita, o enxofre e a barite.
Os produtos industriais são o equipamento para os transportes, os produtos alimentares, as bebidas, o tabaco, os produtos químicos, os produtos metálicos, os produtos minerais, os derivados do papel e os têxteis.
Os principais parceiros comerciais do México são os EUA, a Espanha, a Alemanha, o Canadá, o Japão e o Brasil.

Nepal

O Nepal é um país asiático dos Himalaias, limitado a norte pela China e a leste, sul e oeste pela Índia. A sua capital é Catmandu.
O Nepal é famoso por abrigar o Monte Everest, localizado na Cordilheira do Himalaia, com 8.848 metros de altura, sendo considerado o pico mais alto do mundo! Nessa região, de elevada altitude, as chuvas de monção caem como neve nos topos das montanhas... Descoberto em março de 1856, o Everest foi escalado pela primeira vez em 29/05/1953, por um alpinista nepalês e outro neozelandês.
As principais cidades desta nação são Lumbini, onde nasceu Sidarta Gautama, conhecido como o Buda, e a cidade-lago de Pokhara, situadas no vale de Catmandu. Têm grande importância para o turismo, sendo reconhecidas pela UNESCO devido ao valor histórico e por lá se encontrar um grande acervo monumental.
O Nepal é um país pobre, e tem uma das maiores densidades demográficas do continente, com 153 habitantes por quilômetro quadrado. A população nepalesa é composta de 12 etnias, que convivem harmonicamente.
A agricultura emprega 90% da mão-de-obra, tornando o país grande fornecedor de arroz para a região. Em vez de construção de estradas, conter a erosão do solo, há séculos tem sido a principal ocupação dos governantes, sendo que o sistema de terraços usados na irrigação do arroz é um desafio aos meios, usados no ocidente, para conter o mesmo tipo de erosão.

Noruega

A Noruega é um país europeu situado na Península Escandinava. Limitado a norte pelo Mar de Barents, a leste pela Rússia, Finlândia e Suécia, a sul pelo estreito de Skagerrak, que a separa da Dinamarca, e a oeste pelo Mar do Norte e pelo Mar da Noruega.
A Noruega tem também territórios situados longe das suas costas: Partes do reino (embora não partes de nenhum condado ou comuna): Svalbard (inclui Spitzbergen e a Ilha do Urso); Jan Mayen- dependências; Ilha Bouvet - próximo da Antártica (Oceano Atlântico); Ilha de Pedro I - próximo da Antártica (Oceano Pacífico); Terra da Rainha Maud - território reivindicado pela Noruega, no continente da Antártica.
A Noruega lidera o Índice Global da Paz, possui o segundo maior PIB nominal per capita (atrás de Luxemburgo) e apresenta o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (empatada com a Islândia).
Oslo é a capital e cidade mais populosa do país. Outras cidades importantes são Bergen, Trondheim e Stavanger. Possui uma área de 385.199 km², uma parte da qual se distribui por mais de 150 mil ilhas. Na área continental, predomina a paisagem de montanhas, platôs e fiordes. A Noruega possui uma fronteira territorial de 2.542 km, sendo 1619 km com a Suécia ao leste, 727 km com a Finlândia ao nordeste e 196 km com a Rússia no extremo norte. Ao sul a Noruega se separa da Dinamarca pelo estreito de Skagerrak.
A extensão aproximada do país, de norte a sul, é de 1.700 quilômetros. O terreno glacial é formado em maior parte por platôs altos e montanhas ásperas, através dos quais aparecem vales férteis; possui pequenas e irregulares planícies, a linha costeira bastante recortada por fiordes e tundra ao norte.
O clima da Noruega pode ser oceânico, continental, sub-ártico e alpino, com verões amenos e invernos longos e rigorosos, com ventos fortes e alta precipitação de neve; porém, diferentemente dos outros países escandinavos, uma grande faixa litorânea do país à beira do Mar do Norte e do Mar da Noruega é aquecida pela corrente do golfo, fazendo com que apresente mesmo no mês mais frio, janeiro, regiões com temperaturas médias superiores a 0°C, sendo mais comum precipitações em forma de chuva do que neve, como é o caso de Bergen, que em janeiro registra médias em torno de 2°C. Já as ilhas Lofoten apresentam a maior anomalia climática positiva no que diz respeito à latitude, entretanto, na fronteira com a Finlândia no condado de Finnmark, os termómetros podem registrar 40°C negativos entre dezembro e março. A mais alta temperatura registrada no país foi 35.6°C em Nesbyen, enquanto a mínima foi -51.4°C em Karasjok.
A economia norueguesa é próspera, social-democrata, caracterizado por uma combinação da atividade do mercado livre com a intervenção do governo. As áreas chave estão sob controle do governo, tais como o sector vital do petróleo, com as empresas de estado em grande destaque.
O país é dotado de ricos recursos naturais - petróleo, energia hidroelétrica, peixes, florestas, e minerais - e está altamente dependente da sua produção e dos preços internacionais do petróleo; em 1999, o petróleo e o gás somaram 35% das exportações. Somente a Arábia Saudita e a Rússia exportam mais petróleo do que a Noruega.

A Noruega tem uma população de aproximadamente 5 milhões de pessoas, com uma taxa de crescimento populacional de 0.7% (2005), o que equivale a dizer que a Noruega tal como quase todos os países europeus tem uma população envelhecida. A esperança de vida é de 82 anos para as mulheres e de 77 anos para os homens, uma das mais elevadas do mundo. Os imigrantes representam aproximadamente 6.5% da população do país.
Fonte: Wikipedia

Os animais

O reino Animalia, Reino Animal ou Reino Metazoa é composto por seres vivos multicelularas cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente que os envolve ou, por outras palavras, pelos animais.
Ao contrário das plantas, os animais são heterotróficos, ou seja, buscam no meio onde vivem seu alimento, como plantas e outros animais para sobreviverem.
A maioria dos animais possui um plano corporal que determina-se à medida que tornam-se maduros, e, exceto em animais que metamorfoseiam, esse plano corporal é estabelecido desde cedo em sua ontogenia quando embriões.
Os gametas, na maioria dos casos, quando constituem a linhagem germinativa, são produzidos em órgãos externos, cujas células, com exceção das esponjas, não participam da reprodução.
O estudo científico dos animais é chamado zoologia. Tradicionalmente, a zoologia estudava todos os seres vivos com as características descritas acima mas, atualmente, como resultado de estudos filogenéticos, consideram-se os Protista como um grupo separado dos animais.
Coloquialmente, o termo "animal" é frequentemente utilizado para referir-se a todos os animais diferentes dos humanos e raramente para referir-se a animais não classificados como Metazoários. A palavra "animal" deriva do Latim anima, no sentido de fôlego vital, e veio para o Português pela palavra em latim animalis. Animalia é seu plural.

Palácio de Peterhof

Peterhof (que em alemão significa "Corte/Jardim de Pedro") é um conjunto de palácios e jardins, distribuidos sob as ordens de Pedro, o Grande, e por vezes chamado de Versailles Russo. Fica situado nas proximidades de uma cidade de 82.000 habitantes com o mesmo nome, a cerca de trinta quilômetros da antiga capital russa, São Petersburgo (20 km a Oeste e 6 Km a Sul), com vista para o Golfo da Finlândia, um braço do Mar Báltico. Assim como todo o Centro Histórico de São Petersburgo, o palácio do Peterhof faz parte do Património Mundial da UNESCO.
Conhecida por ter servido de habitação ao fundador da cidade, o Czar Pedro, O Grande, foi erguida entre os anos de 1714 e 1725. No entanto, o monarca já planeava construir este magnífico edifício desde 1705, dois anos depois da fundação de São Petersburgo, a Cidade de São Pedro.
A maior e mais bonita fonte de todo o parque, A Grande Cascata, prolonga-se por um grande canal, o Canal do Mar, até ao Mar Báltico.

Ao longo dos vários hectares de parque, o Peterhof tem mais de cento e vinte fontes, todas elas de grande beleza e imponência. Todo o conjunto merece uma visita atenta, tanto pelo luxo dos interiores como pela magnificência do parque.
As primeiras menções de Pedro, o Grande a Peterhof encontram-se no seu diário, com data de 1705, durante a Grande Guerra do Norte, referindo-se a ele como um bom local de construção de um pouso para usar nas viagens e para a fortaleza insular de Kronstadt.

Em 1714, Pedro começou a construção, no que viria a ser o parque de Peterhof, do palácio de Monplaisir (meu prazer), baseado nos seus próprios esboços. Este foi o Palácio de Verão que Pedro usaria nas suas viagens entre a Europa e o porto marítimo de Kronstadt. Nas paredes deste seu palácio litoral encontram-se suspensas centenas de pinturas que Pedro trouxe da Europa, e que resistiram aos frios invernos russos, juntamente com a umidade própria da proximidade do mar. Na esquina de Monplaisir virada ao mar, Pedro instalou o seu Estúdio Marítimo, do qual podia ver a Ilha de Kronstadt para a esquerda e São Petersburgo para a direita.
Mais tarde, ampliou os seus planos, incluindo um vasto conjunto de palácios e jardins, seguindo o modelo do Palácio de Versailles.

Os palácios e jardins de Petrodvorets foram aumentados por cada um dos Czares que sucederam a Pedro, mas a maior parte das contribuições foram concluidas por Pedro, o Grande, cerca de 1725.
Pedro chegou a conceber planos para um palácio semelhante em Strelna, a pouca distância para Este, mas estes foram abandonados.

Peterhof, originalmente, tinha uma aparência bastante diferente da atual. Muitas das fontes ainda não haviam sido instaladas. Nem o Parque de Alexandre, nem os Jardins SuperioresFonte de Sansão e o seu maciço pedestal ainda não fôra instalado no Canal Marítimo e o próprio canal era usado como uma grande marina que entrava pelo complexo. existiam (o último era usado para o cultivo de vegetais e os seus tanques como viveiros de peixe). A
Do mesmo modo, a Grande Cascata estava mais esparsamente decorada no seu traçado original.
Peterhof encontra-se novamente acessível por mar; existem barcos que partem do Palácio de Inverno, em São Petersburgo, passam o Rio Neva e a costa do Golfo da Finlândia, e acostam na entrada do Canal Marítimo. O palácio tembém tem fácil acesso por estrada. Os transportes públicos e as carrinhas privadas fazem viagens regulares a partir de São Petersburgo. Os Jardins Superiores têm acesso livre, mas a entrada para os Jardins Inferiores requer a compra de bilhetes (não incluídos na taxa paga pela viagem de barco pelos visitantes que escolhem aquele meio de transporte).

O palácio e a gruta só têm acesso através de visitas guiadas. Tal como muitas outras atracções turísticas na Rússia, os bilhetes para os cidadãos russos são descontados para cerca de 10% dos preços cobrados aos visitantes estrangeiros. Isso significa que é permitido aos cidadãos locais usar a frente de mar para apanhar sol e nadar. As horas são limitadas. Mesmo durante a estação turística do Verão, os Jardins Inferiores só abrem entre as dez e as onze horas da manhã e as fontes são desligadas às cinco horas da tarde.
Fonte: Wikipedia

Pantanal

O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um ecossistema com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano). É considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
O nome complexo vem do fato de a região ter mais de um Pantanal dentro de si.
Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira.
A origem do Pantanal é resultado da separação do oceano há milhões de anos. Animais que estão presentes no mar também existem no pantanal, formando o que se pode chamar de mar interior.
O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Sua área é de 138.183 km², com 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso. A região é uma planície pluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância, influenciada por quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica.
O rio Paraguai e seus afluentes percorrem o Pantanal, formando extensas áreas inundadas que servem de abrigo para muitos peixes, como o pintado, o dourado, o pacu, e também para outros animais, como os jacarés, as capivaras e ariranhas, entre outras espécies. Muitos animais ameaçados de extinção em outras partes do Brasil ainda possuem populações vigorosas na região pantaneira, como o cervo-do-pantanal, a capivara, o tuiuiú e o jacaré.
A Planície do Pantanal possui aproximadamente 250 mil km², medida estimada pelos estudiosos que explicam que dificilmente pode ser estabelecido um cálculo exato de suas dimensões, porque em vários pontos é muito difícil estabelecer onde começa e onde termina o Pantanal e as regiões que o circundam, além do que, a cada fechamento de ciclo de estações de seca e de águas o Pantanal se modifica.
Sua área é de 138.183 km² (64,64% em Mato Grosso do Sul e 35,36% em Mato Grosso). Considerada uma das maiores planícies de sedimentação do planeta, o Pantanal estende-se pela Bolívia e Paraguai, países em que recebe outras denominações, sendo Chaco a mais conhecida.
As principais atividades econômicas do Pantanal estão ligadas à criação de gado bovino, que é facilitada pelos pastos naturais e pela água levemente salgada da região, ideal para esses animais. Para peões, fazendeiros e coureiros, o cavalo é um dos principais meios de transporte. Os pescadores, que buscam nos rios sua fonte de sustento e alimentação. Há também, uma pequena população indígena ribeirinha.

Pelo mundo

Imagens à beira-mar constituem esse video-clipe.

Pontes e viadutos no Japão

Video-clipe com imagens de pontes e viadutos no Japão. Obras-de-arte das mais avançadas. Para apreciar e curtir a aplicação de tecnologias modernas na construção civil.

Cool pictures

Video-clipe com imagens maravilhosas da natureza e outras mais.

Argentina - Patagônia

A Patagônia é uma região natural no extremo sul do continente americano que abarca a parte sul do Chile e da Argentina, incluindo os chamados Andes patagônicos. A região é assim chamada pelo fato de que os nativos possuíam pés grandes (patagão significa pé grande), devido aos nativos que foram confundidos como gigante.
A região do extremo sul do continente americano, conhecida pelos locais como Região de Magalhães, compreende o sul da Argentina e o sul do Chile. A região mais meridional do continente é conhecida como Terra do Fogo. Nessa região está localizada a cidade mais austral do planeta, Ushuaia.
A região vem se destacando no contexto mundial pelos ricos vinhos ali produzidos, em especial aqueles produzidos com a variedade Malbec.
A Patagônia é uma região marcada pelos ventos que ocorrem em grande parte do ano. Dessa região é que partem as famosas excursões para a Antártica. Além de leões-marinhos, nessa região existe uma grande concentração de pinguins.
A Patagônia argentina é uma região geográfica da Argentina formada pelas províncias de Rio Negro, Neuquén, Chubut, Santa Cruz e Terra do Fogo. Planalto localizado no sul do país predominantemente frio e úmido. A paisagem composta por florestas, geleiras e lagos.

Emissões de gases pelo uso do Google

Duas buscas no Google produzem a mesma quantidade de gases do efeito estufa que ferver água em uma chaleira elétrica, segundo um acadêmico da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
A conclusão faz parte de um estudo do físico americano Alex Wissner-Gross, que realizou pesquisas sobre o impacto ambiental do uso do Google.
Fonte:

Imagens inéditas de coração após ataque cardíaco

Cientistas britânicos registraram pela primeira vez imagens de sangramento no interior do coração após um ataque cardíaco.
As imagens foram feitas pelo Imperial College London e incluídas em um estudo divulgado na revista Radiology.
A pesquisa mostra que a intensidade do sangramento pode indicar o quão danificado ficou o coração de um paciente após o ataque cardíaco. Os cientistas esperam que este tipo de imagem seja usado juntamente com outros testes para criar um quadro mais claro do estado do paciente e de suas chances de recuperação. Leia mais.

Quem é mais tentado pela comida? O homem ou a mulher?

Em experiência realizada em Nova York, por pesquisadores, foi solicitado a um grupo de 23 voluntários que ficassem 24 horas sem comer.
Passado o período, foi realizada uma série de testes que revelaram que os homens mostraram muito menos atividade em regiões do cérebro associados ao desejo de comida, do que as mulheres.
Outros especialistas afirmam que o estudo, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, não leva em conta diferenças hormonais e usa uma amostragem pequena demais.
Mas os responsáveis pelo trabalho dizem que, se comprovada, a aparente habilidade do homem de se "desligar" das ideias de comida talvez possa explicar índices menores de obesidade em pessoas do sexo masculino e também por que mulheres, em geral, têm mais dificuldade para perder peso do que os homens. Veja mais detalhes aqui.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Polinésia Francesa

A Polinésia Francesa é um território da Polinésia dependente da França, com o estatuto de coletividade ultramarina, no Oceano Pacífico sul. Localiza-se a aproximadamente 600 quilômetros a leste da Austrália. É um dos mais vastos territórios do Pacífico, com 4.167 Km2, se considerada a área marítima ocupada, a Polinésia Francesa inclui cinco arquipélagos, o das Marquesas, o de Tuamotu, o de Gambier, o das Austrais e o da Sociedade (dividido em dois grupos, o das Ilhas de Barlavento e das Ilhas de Sotavento), além de algumas ilhotas exteriores a estes grupos. Os territórios mais próximos são Quiribati, a noroeste, a colónia britânica de Pitcairn, a leste, e o território neozelandês das Ilhas Cook, a oeste. Sua capital é Papeete. O sector de serviços domina na Polinésia, com um peso de 68%; a indústria e a agricultura detêm os restantes 32%. O turismo é a principal fonte de entrada de divisas, com cerca de 20% do PIB; do lado das exportações, a Polinésia é grande produtora de pérolas.

Região dos Lagos - Rio de Janeiro

Video-clipe com imagens de cidades da região dos Lagos do Rio de Janeiro. Belas cidades para passar as férias de verão curtindo muito sol. Lindas praias à disposição de todos.

Vulcão Etna

O Etna é um vulcão activo situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catânia. É o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente 3.340 metros de altura, variando em razão das frequentes erupções. Além de ser o vulcão mais alto da Europa, o Etna é também a mais alta montanha da Itália ao sul dos Alpes. A extensão total da base do vulcão é de 1.190 km², com uma circunferência de 140 km, o que faz do Etna o maior vulcão da Itália e da Europa, superando em quase três vezes o tamanho do Vesúvio. É um dos mais ativos vulcões da Terra e está praticamente em constante erupção. Ocasionalmente, o Etna pode ser bastante destrutivo, mas normalmente suas erupções não oferecem grande risco à população que vive nas localidades próximas. Os solos vulcânicos em toda a sua volta propiciam bons campos para a agricultura, com vinhedos e hortas espalhados nas saias da montanha e em toda planície de Catânia ao sul. É considerado um vulcão ativo. Sua última erupção foi registrada em 5 de Setembro de 2007.

Ciclones

Um ciclone (ou depressão ou centro de baixas pressões) é uma região em que o ar relativamente quente se eleva e favorece a formação de nuvens e precipitação. Por isso, tempo nublado, chuva e vento forte estão normalmente associados a centros de baixas pressões. A instabilidade do ar produz um grande desenvolvimento vertical de nuvens cumuliformes associadas a cargas de água. Ciclones e anti-ciclones são indicados nos mapas meteorológicos pela letra «B» e são locais onde a pressão atmosférica é a mais baixa na sua vizinhança e em volta do qual existe um padrão organizado de circulação de ar. À medida que, pela ação do diferencial de pressões, o ar flui dos centros de altas pressões para um centro de baixas pressões é deflectido pela força de Coriolis de tal modo que os ventos circulam em espiral, isto é, no sentido anti-horário (direcção contraria aos ponteiros de um relógio) no Hemisfério Norte e no sentido horário (direcção dos ponteiros de um relógio) no Hemisfério Sul. Na meteorologia, os movimentos de ar resultantes de um centro de altas pressões são denominados anti-ciclones. O sentido de giro de um ciclone e de um anti-ciclone é o contrário para um mesmo hemisfério, sendo este determinado pela aceleração de Coriolis.

Mini carros

Logo após a 2a Guerra Mundial, a Europa estava completamente devastada, em ruínas, precisando se reconstruir completamente. No meio desse esforço surgiu o microcarro - um carrinho com 1 ou 2 portas, com motor de no máximo 700 cilindradas - muitos com motores de 50 a 200 cilindradas (faz seu carrinho 1000 parecer um super esportivo né?) com preço acessível, mecânica fácil e muito econômico! São todos carros reais; circulam pelas vias públicas e são alegria de muitos consumidores.

Sobre a época de dividendos

Está chegando a hora da distribuição de dividendos pelas empresas com ações na bolsa de valores. Gosto muito deste período, pois, principalmente nos últimos anos, tem dado muita alegria com o pagamento de polpudos dividendos.
Assim penso, pois considero a distribuição de uma parcela significativa dos lucros de uma empresa, a forma de manter-me na defensiva; é o meu investimento defensivo. Isto ocorreu, ou ocorria, em época de mercado aquecido, demandas em alta, grande geração de lucros para as empresas.
E agora, em tempos de crise? Parece que as coisas não estão muito favoráveis. Será que as empresas manterão seus procedimetos de anos anteriores?
Nos EUA, o Citi cortou seus dividendos de US$ 0,16 para US$ 0,01 na última terça-feira, dia 20, como condição estabelecida pelo governo americano para a ajuda ao grupo. A situação do sistema financeiro americano não é nada boa, todos o sabemos. Assim, a medida divulgada não causa muita surpresa. E no Brasil? Como andam as coisas?
No último dia 19/01/2009 o Conselho de Administração das Lojas Renner S.A esteve reunido para tratar do pagamento dos dividendos relativos ao exercício findo em dezembro de 2008. Consta da Ata da Reunião, em seu item 5:
5. Deliberações: A Administração da Companhia considerou alternativas de distribuição de dividendos referente ao exercício de 2008. Tendo em vista a previsão de um cenário econômico desafiador para o ano de 2009 e a necessidade de preservação dos recursos de caixa em níveis confortáveis com as operações da Companhia, optaram em propor aos acionistas na próxima Assembléia Geral Ordinária, a ser realizada em março de 2009, a distribuição de 25% do resultado do exercício de 2008, a título de dividendos e juros sobre capital próprio. Em virtude da deliberação acima, fica a Diretoria da Companhia autorizada a divulgar esta ata ao mercado.
É sempre bom lembrar Lojas Renner como das boas pagadoras de dividendos, tendo no ano de 2008, relativo ao exercício 2007, distribuído boa parcela de seus lucros, conforme consta do item 5 da Ata de Reunião do Conselho de Administração realizada em 16 de janeiro de 2008.
5. Deliberações: A administração da Companhia apresentou alternativas de distribuição de dividendos referente ao exercício de 2007. Considerando o fluxo de caixa e os investimentos para 2008, os Conselheiros de Administração e os Conselheiros Fiscais optaram em propor aos acionistas na próxima Assembléia Geral Ordinária, a ser realizada em março de 2008, a distribuição de 75% do resultado do exercício de 2007 (grifo meu), a título de dividendos e juros sobre capital próprio. Em virtude da deliberação acima, fica a Diretoria da Companhia autorizada a divulgar esta ata ao mercado.
Considerando os dois períodos, a queda no pagamento dos proventos é significativa, independente do valor do lucro em cada período. Não posso aqui fazer uma comparação direta entre os dois exercícios, pois o resultado do exercício de 2008 ainda não é conhecido. Apenas por conta da divulgação citada, as açõs da empresa tiveram grandes quedas nos dois últimos pregões, saindo de R$ 17,83, no dia 16/01, para R$ 15,70, no dia 21/01. Uma perda de 13,5%. Talvez seja um alerta aos acionistas das empresas, em geral.
Mas, como podemos encarar uma medida de pagamentos de dividendos menores? É bom, ou ruim, para os investidores?
O lado positivo mostra que a empresa está preocupada em preservar o seu caixa, com ela mesma diz no comunicado, nestes tempos bicudos de falta de crédito e sem perspectivas claras à frente. A empresa procura se manter forte, com vistas ao futuro. O lado negativo? O investidor, mal acostumado com os polpudos dividendos, sente-se, psicologicamente, traído e a cotação das ações caem na bolsa. Este é o caso, por enquanto, isolado, das Lojas Renner.
Há que se ficar alerta para o procedimento a ser adotado pelas empresas do setor de energia elétrica, da CSN, da Souza Cruz, da Telesp e de outras tradicionais pagadoras de bons dividendos.
Coerente com minha visão otimista para o mercado, prefiro receber dividendos menores agora, vendo as empresas se manterem fortes em geração de caixa e talvez lucros maiores ao final dos próximos exercícios, o que, sem dúvida acarretará maiores dividendos nos próximos anos.
Já vimos em um passado não muito distante, empresas do setor de energia diminuirem seus dividendos e, no entanto, se apresentarem mais robustas à frente.
É uma questão de opção: querer ganho fácil, em um primeiro momento, ou acompanhar uma empresa com administração sólida e consistente, trazendo bons resultados no curto/médio prazo.
Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos nos próximos dias e verificar qual será o posicionamento das empresas quanto ao pagamento de dividendos.
Bom dia!