sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O ônibus tecnológico!!!

Há tempos não viajava de ônibus de casa para o centro da cidade. Costumava ir de automóvel, pois estava ocupado com atividades da secretaria do Distrito de Rotary e acompanhava minha mulher, quando ela ia pra seu trabalho voluntário na Casa da Amizade (das esposas de Rotrianos). Por sinal, um belo trabalho!
Desta vez, como iria para o centro sozinho, atender reunião na ASASTEL - Associação de Aposentados da Embratel, onde assessoro grupo de trabalho para implantação de um novo site, achei por bem utilizar o transporte coletivo, utilizando o que, aqui no Rio de Janeiro, chamamos de "frescão" (ônibus com ar refrigerado).
Por ser relativamente cedo, na parada onde pego o ônibus ele já chega com poucos lugares e só consegui o meu na penúltima fila de assentos. Acomodei-me, abri minha pasta e peguei o livro que estou lendo. Ao abrí-lo, observei que o pasageiro ao meu lado estava preso a seu smartphone, ocupado com as últimas (ou primeiras?) notícias do dia. Nada mais natural: um jovem, talvez com seus trinta e poucos anos;estar atualizado tecnologicamente.
Comecei (ou continuei) a leitura de meu livro, quando em uma parada por conta do engarrafamento, levantei meus olhos para inteirar-me do que poderia estar provocando a situação, quando percebi que a passageira na fila da frente, em minha diagonal, estava atenta a uma mini TV em suas mãos, e dizia ao passageiro à minha frente: houve um acidente na saída da Ilha (do Govenador); deu aqui no jornal". Esta passageira, já não parecia tão jovem e também possuia um gadget moderno.
Achei aquilo um tanto estranho, mas pensei: bem, no mundo tecnológico em que vivemos, é até natural que nos deparemos com pessoas utilizando as mais modernas facilidades de comunicação, disponíveis.
Resolvi voltar ao meu modesto livro em papel, antes que me deparasse com algum outro passaeiro lendo seu ebook favorito, num avançado iPad. Neste exato momento, o jovem ao meu lado saca um rádio e faz uma comunicação com seu escritório. Não tem jeito, voltei a ler meu modesto paper book. Assim fui até a parada onde deveria descer.
Quando o motorista preparava o ônibus para a parada, levantei-me e comecei a andar pelo corredor do ônibus, vagarosamente, observando os passageiros sentados mais à frente.
Foi entâo que conclui que estive viajando em um ônibus no qual um percentual bastante alto dos passsageiros, se utilizava de dipositivos eletrônicos modernos, em uma viagem, provavelmente, de casa para o trabalho. Pelo menos outros cinco passgeiros manipulavam smartphones (um total de seis, considerando o ilustre passageiro que estava ao meu lado; outros três, portavam mini TV; um, mais ousado estava com um laptop, apreciando um filme. Boa viagem tecnológica para os que ficaram. E por aí fui, até que cheguei próximo ao motorista para pagamento do bilhete pela viagem e ele, pacientemente, contemplava um tablóide, em papel.
De qualquer forma, senti-me em uma viagem curta, mas com companheiros altamente atualizados tecnologicamente. É evidente, e muito provável, que TODOS os passageiros do "ônibus tecnológico" deveriam portar telefone celular, ou outros smartphones, equipados com câmeras, acessos às redes sociais, possibilidades de acesso à internet, capacidade para enviar e recebr email e SMS.
Desci do ônibus, caminhei até o escritório da Associação e sobre o que fui tratar? TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO. Pode?
Pois é. A conclusão é simples, embora possa parecer um tanto absurda para alguns: nos dias de hoje, quem não estiver portando um moderno meio de comunicação não está inserido no contexto global. Está completamente OUT!

Nenhum comentário: