domingo, 5 de setembro de 2010

Conselhos de avó!

Quando eu for bem velhinha, espero receber a graça de, num dia de domingo, me sentar na poltrona da biblioteca e, comendo brigadeiros e bolo de chocolate, dizer à minha neta e ao meu neto:
- Queridos, venham cá. Fechem a porta com cuidado e sentem-se aqui ao meu lado. Tenho umas coisas pra lhes contar.
E assim, dizer apontando o indicador para o alto:
- O nome disso não é conselho, isso se chama colaboração.
Eu vivi, ensinei, aprendi, caí, levantei e cheguei a algumas conclusões.
E agora, do alto dos meus 82 anos, com os ossos frágeis, a pele mole e os cabelos brancos, minha alma é o que me resta saudável e forte.
Por isso, vou colocar mais ou menos assim:
É preciso coragem para ser feliz. Sejam valentes.
Sigam sempre o coração de vocês. Para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão.
E satisfaçam seus desejos, sem prejudicar os outros. Esse é um direito e obrigação.
Entendam que o tempo é um paciente professor que irá fazê-los crescer, mas escolham entre ser um(a) grande menino(a) ou um(a) menino(a) grande, vai depender só de vocês.
Tenham poucos e bons amigos. Tenham filhos. Tenham um jardim.
Aproveitem sua casa, mas visitem outros lugares e outras pessoas do mundo.
Cuidem bem dos seus dentes.
Experimentem, mudem, cortem os cabelos. Amem. Amem pra valer.
Não corram o risco de envelhecer dizendo "ah, se eu tivesse feito..."
Tenham uma vida rica de vida.
Vivam romances de cinema, contos de fada e casos de novela.
Façam sexo, mas não sintam vergonha de preferir fazer amor.
E tomem conta sempre da sua reputação, ela é um bem inestimável.
Porque sim, as pessoas comentam, reparam, e se vocês derem chance, algumas delas inventam também detalhes desnecessários.
Se forem se casar, façam-no por amor e com sabedoria. Não o façam por segurança, dinheiro ou status.
Façam do fogão, do pente, da caneta, do papel e do armário, seus instrumentos de criação.
Leiam de tudo e ouçam música sempre. Pintem, desenhem, escrevam. E por favor, dancem, dancem, dancem até o fim, se não por vocês, façam-no por mim.
Compreendam seus pais. Eles amam voês para além da sua imaginação,
sempre fizeram o melhor que puderam, e sempre o farão.
Cultivem os amigos. Eles são a natureza ao nosso favor e uma das formas mais raras de amor.
Não cultivem as mágoas - porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza.
Era só isso, minha querida e meu querido! Agora é a vez de vocês. Por favor, me dêem mais um pedaço deste delicioso bolo de chocolate e me contem: como vão vocês?

Nenhum comentário: