terça-feira, 21 de setembro de 2010

Os americanos começam a pensar em cartões de crédito ou débito, mais seguros

Os americanos estão preocupados com o crescente número de fraudes incidindo sobre cartões de crédito e de débito. No blog IT Security aparece a afirmação de que em alguns países estão sendo usados cartõe com chips e sistemas com códigos PIN. É comentado que estes sistemas não parecem ser a melhor respostas às fraudes criminosas, mas parecem ser sistemas mais seguros do que o sistema de tarjas magnéticas, em uso nos Estados Unidos.
Diz ainda o blog: então, por que os Estados Unidos não convertem seus cartões para tais sistemas? A resposta pode estar no elevado custo para substituir cerca de 60 milhões de leitores magnéticos espalhados pelos Estados Unidos.
No entanto, recentemente, uma companhia (Dynamics Inc.) apresentou uma solução alternativa na Demo Fall 2010, em 14 de Setembro último, demosntrando como aumentar a segurança dos sistemas de pagamentos com cartõesde uma forma economicamente viável.
Diz Jeff Mullen, fundador e CEO da Dynamics Inc. que a tecnologia de tarja eletrônica oferece a primeira tarja magnética completamente programável, significando que a platorma Card 2.0 que suporta todo o sistema, tem total controle sobre tudo que é escrito na tarja.
O novo cartão inclui 70 componentes e uma bateria em uma peça de plástico que tem menos de um milímetro de espessura.
A empresa oferece dois tipos de cartões, Multiaccount e Hidden.
O cartão Multiaccount inclui dois botões na frente do cartão. Próximo a cada botão existe, impresso, um número de conta e uma fonte de luz. O usuário do cartão pode selecionar uma das contas pressionando o botão que lhe é associado. O cartão dá uma indicação visual de que está ligado (ON) acendendo a fonte de luz associada com a conta selecionada. Então, a informação associada com a conta selecionada é escrita na tarja eletrônica. O cartão pode então ser passado em qualquer leitor de tarja magnética. Veja a figura acima.
Já o cartão Hidden inclui cinco botões na frente do cartão e uma fino display flexível. O display esconde uma parte do número do cartãodo usuário. Para ligar o dispositivo o usuário deve introduzir no cartão um código pessoal de desbloqueio. Quando o usuário entra com o código de desbloqueio correto, o cartão mostrará o número do cartão do usuário e assim, o usuário pode ler o número para transações online. A tarja eletrônica é então carregada com a informação magnética correta de tal forma que o cartão pode ser usado em qualquer leitor magnético. depois de um certo tempo o leitor é desligado (OFF)e a tarja eletrônica se auto apaga, removendo todas as informações de pagamento da superfície do cartão. Caso o cartão seja perdido ou roubado, ele se torna inutilizável. A figura acima mostra o cartão Hidden. Nela pode ser observada a série de botões utilizados para entrada de dados do código do proprietário.
No vídeo a seguir, o fundador e CEO da Dynamics Inc., Jeff Muellen, apresenta a solução com os novos cartões.

Nenhum comentário: