08 novembro 2014

10 maneiras de como perder um ótimo funcionário


Se você for um bom (ou mesmo apenas decente) gerente ou líder, então você provavelmente já sabe demais sobre isso, mas vale a pena lembrar destes tópicos novamente. Deixando as preliminares de lado aqui está uma lista - o que você adicionaria ou removeria dela?
 
1. Sendo desonesto
Sim, o número 1 na lista é a desonestidade. Não é preciso um estudo científico ou uma pesquisa para se concluir isso. Questões de integridade são importantes em qualquer situação. A maioria dos bons funcionários - e todos os grandes colaboradores - têm integridade. Então, mentir para eles, para seus colegas de trabalho, ou para clientes/fornecedores é a certeza de desligá-los das principais situações que se necessita de apoio. Super faturar um cliente, prejudicar um fornecedor, quebrar as regras, não cumprir a agenda, e até mesmo apenas "mentirinhas", são todos pontos que levam à certeza de que é despertada a ira dos empregados que melhor podem ajudar, em cada momento, a você e à sua organização, a ter sucesso. Não pense que eles não percebem; eles percebem.
 
2. Não diga "Obrigado"
É uma coisa simples, mas realmente faz a diferença. Até mesmo pequenos gestos de apreço, complementam a boa obra, reconhecendo que alguém ficou até tarde, ou chegou mais cedo, ou foi aquele que decisivamente deu uma ajuda extra para manter pessoas talentosas, motivadas e engajadas. Um pequeno cartão de presente, a permissão para sair mais cedo algum dia ou o trabalhar de casa um dia antes de um feriado (se o trabalho está sendo concluído), uma palavra amável, um e-mail, todas essas coisas custam muito pouco, mas valem muito em um relacionamento profissional. Elas podem e devem ser praticadas em algum momento. As pessoas se preocupam se alguém percebe quando eles estão fazendo um bom trabalho. Ocasionalmente pode ser oferecido um almoço especial, preparado pessoalmente, para a equipe de trabalho, quando foi conseguido algo significativo ou concluído um projeto importante; outras pessoas no escritório podem ficar com ciúmes, mas a equipe apreciará muito,com certeza. Eles poderão até já estar cobrando o que eles terão para o almoço quando terminarem um importante objetivo da equipe.
  
3. Esqueça os valores que fizeram da sua organização um sucesso
Algumas organizações praticaram valores fundamentais no passado. Eles poderiam ser recitados de cor, por qualquer um de seus empregados, por que eles eram muito proeminentes. E todos sabiam que eram. Todos os empregados concordavam que eles eram importantes, ou pelo menos eram aceitos como tal. Os líderes, falavam sobre eles com orgulho, e tudo o que era feito pela organização que estava alinhado com eles. A demissão de uma organização pode ser concretizada, tão logo o empregado perceba que ela esqueceu seus valores e parou de falar sobre eles. Não demorará muito para que a organização perca o seu caminho. Trabalhar em empresas que quase não mencionam seus valores (e realmente, o que dizem é: "Nosso valor fundamental é fazer mais dinheiro para os nossos proprietários, custe o que custar."), não é exatamente atraente, mas é o que é transmitido. Se é isso o que está realmente sendo imaginado pela empresa, tal como é admitido, não há nada de errado em fazer dinheiro, mas quando a equipe estiver sendo montada deve ficar muito claro as expectativas e a cultura às quais a equipe estará vinculada.
 
4. Não ter tempo para ouvir (as suas preocupações)
Boas pessoas, quase sempre, na verdade, querem o que é melhor para a organização. Elas podem ter diferentes opiniões sobre o que é melhor, mas elas podem estar apaixonadas intensamente. Ao se desconsiderar suas preocupações, quando aparecerem, poder-se-á estar caminhando para perder o melhor desempenho das pessoas. Mesmo quando não se pode mudar uma política ou uma decisão, pode-se ser capaz de ajustar a forma como ela é implementada para otimizar a situação, com base nas preocupações de que seus talentos tenham o melhor desempenho. Qual o tipo de líder fraco, arrogante, incompetente, narcisista não quer ouvir isso?
 
5. Ignore o seu desenvolvimento pessoal e profissional
Note que existem duas dimensões sobre isso: desenvolvimento profissional (habilidades técnicas, conhecimento da indústria, especialização, certificações profissionais, formação, etc.) e desenvolvimento pessoal, aonde  poderiam ser incluídas as habilidades de liderança, uma certa esperteza, a maturidade, a autoconsciência, a saúde geral e o bem-estar, tudo como parte disso. Líderes apenas seguem líderes mais fortes, por isso, quando se deseja manter os líderes atuais ou futuros, não deve ser esquecido que é preciso orientá-los. Deixá-los aprender com sua própria experiência de vida; contando boas histórias da experiência pessoal, pode ser uma ótima maneira de fazer isso. Ajude-os a se tornarem melhores profissionais e melhores pessoas. Eles irão apreciar muito essa atitude. Além disso, não  se deve alimentar a ilusão de que o crescimento na carreira é o problema do líder. Ele não é; o problema do líder é investir nas pessoas com quem trabalha e as pessoas provavelmente irão recompensá-lo por isso com um bom trabalho.
 
6. Não seja seletivo com quem você irá contratar em primeiro lugar
Nós todos sabemos que a contratação de pessoas que realmente se encaixam nos objetivos da organização e são altamente talentosas, é difícil. Sabemos que as repercussões de uma má contratação são terríveis para todos. Certifique-se de que as pessoas realmente se encaixam em sua organização. O processo de recrutamento é muitas vezes compatível com a organização e seu papel. Quanto melhor (e mais prestigiada) a organização e maior a visibilidade do seu papel, muitas vezes parece mais difícil o processo de recrutamento - e deve ser. É preciso enfrentá-lo, que se gaste uma meia para "conhecê-lo", ou mesmo uma hora, o que talvez não seja realmente suficiente para conhecer bem um empregado em perspectiva, e estar verdadeiramente bem informado para tomar uma decisão. É importante para todos, fazer parte de uma empresa que faz um trabalho muito minucioso de triagem de pessoas antes de chegar à admissão. As pessoas talentosas, muitas vezes não se importam com um processo de seleção difícil (dentro da razão), porque elas são pessoas geralmente muito competitivas, que prosperam no desafio. Deve-se investir o tempo necessário para realmente explorar o que faz uma pessoa se destacar, antes de contratá-la. Ah, e lembre-se, as pessoas talentosas querem estar perto de outras pessoas talentosas.
 
7. Microgestão
É realmente preciso falar sobre isso? Sim, infelizmente. Apesar de tudo o que se sabe de melhor sobre isso, não é? Infelizmente, eistem diferentes maneiras de tratá-la. Não é apenas a micro gestão clássica. Pessoas verdadeiramente excepcionais, que se destacaram em suas funções, acabaram com seus empregos "emburrecidos", para atender o menor denominador comum, e ao ponto que eles não eram mais desafiados ou motivados. Não será preciso dizer que, pouco tempo depois eles estavam procurando uma oportunidade de trabalho em outro lugar.
 
8. Coloque a referência de metas bem baixa
Grandes pessoas vão se desanimar e deixar a organização ou se adaptar a mediocridade se é isso que eles percebem for considerado como aceitável. Isso pode ocorrer quando a mediocridade é aceita, recompensada, aplaudida e até mesmo promovida! O impacto disto sobre o moral da equipe (e nos membros da equipe que apresentam mais alto desempenho) será facilmente identificado. Colocar a uma referência de metas, objetivos mais alta - e então se tornar um líder de torcida - deve ser um estabelecido. ​​Mesmo que as pessoas não consigam ultrapassar esta referência e apontem o quão alto ela foi colocada, as pessoas de mais alto desempenho conseguirão chegar lá, e comemorarão o sucesso por atingirem o nível certo. Elas podem apenas imaginar que a referência estará mais alta da próxima vez.
 
9. Seja frio e indiferente (para si mesmo e para seus colegas de trabalho)
Pessoas são seres humanos. Por que parece que isso é esquecido tão frequentemente? Elas têm lutas pessoais, ambições, famílias, crises, etc. Um líder pode se preocupar por saber elementos importantes na vida de um funcionário, tais como o nome da esposa, o nome do filho, até mesmo o nome do cachorro, e muito mais. O líder deve permitir uma aproximação mais estreita com os empregados, sem que isso venha a macular a relação profissional, que deve preponderar. O líder não deve ir além dos limites adequados, mas o empregado precisa realmente saber que o líder ele se importa com o empregado e como pessoa (item 5, acima). O líder deve ser gentil, quando o empregado precisa de um amigo, um verdadeiro mentor, alguém a quem possa levar um problema. Quem sabe se comportar como um "pai". O empregado precisa saber que pode falar com o líder e que ele irá ajudar. Agindo dessa forma o líder receberá, em troca, a fidelização do funcionário. É importante salientar que pessoas talentosas veem como o líder trata as outras pessoas, e não apenas a si mesmos, e eles tomam conhecimento disto.
 
10. As coisas "habituais" (sub remuneração, intromissão na vida pessoal, assédio, etc.)
Sim, as coisas "habituais" normalmente poderão levar uma boa pessoa para fora de sua organização, mais rápido que imaginado, eventualmente, encontrando uma oportunidade de trabalho em outro lugar. Muitas organizações, por incrível que pareça perdem boas oportunidades de recompensar bem boas pessoas. Um executivo certa vez disse, em conversa reservada, "Bem, eles vão se demitir? Deixa! Eles não têm nenhum lugar para ir. O mercado de trabalho está fraco." Esta era sua maneira de raciocinar, muitos anos atrás, quando as gratificações eram reduzidas para um grupo de pessoas que realmente eles tinham admitido e que foram contratadas legalmente. Esta situação pode ser considerada decepcionante para dizer o mínimo. O empregado pode perder sono em situações deste tipo, mesmo que os seus próprios bônus tenham sido bons nesse ano. Além disso, não demorou muito para que as pessoas realmente não tivessem outro lugar para trabalhar, mas mesmo assim eles deixaram a empresa.

Referência: Linkedin 

06 novembro 2014

O que pode um investidor pode aprender com o Tio Patinhas?


"Tio Patinhas", a série de desenhos animados que encheu muitas das nossas infâncias com alegria, conta a história de um pato que era obcecado por ter dinheiro e ganhar mais dinheiro. Ele ia nadar na pilha de moedas e contava-as mais e mais. Embora você possa pensar que ele era apenas um pato dos desenhos animados, o velho Tio Patinhas tinha um monte de sabedoria investida. A seguir estão alguns contos de investimento do mundo do Tio Patinhas para ajudar você a lembrar os princípios de investimento. 
 
Preços de energia e a queda do helicóptero
Em um livro de história em quadrinhos caracterizando o Tio Patinhas ("A Fábula Financeira", de 1951), o pato plutocrático administra uma fazenda com a ajuda de seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho e mantém todo o seu dinheiro arduamente ganho em um silo de milho.
Quando um furacão atinge o silo, suga o dinheiro do Tio Patinhas que, em seguida, cai por todo a região. Patinhas não fica chateado, porém, sabendo que se ele e seus jovens sobrinhos continuarem trabalhando, eles vão receber o dinheiro de volta em breve.
Enquanto isso, o ganso Gladstone, o ganso mais sortudo da região, estende o chapéu e colhe o dinheiro que cai do céu. Uma pilha gigante de dólares do Tio Patinhas cai bem nele. Quando Gladstone e seu companheiro de viagem Donald vão gastar o dinheiro, no entanto, eles descobrem que o tornado distribuiu riquezas extras igualmente a todos no município. Todo mundo agora é um milionário!
Quando os novos ricos aldeões vão à fazenda de alimentos frescos de Tio Patinhas, ele os informa que todos os preços subiram: ovos, bacon e leite todos ao custo de milhões de dólares. Eventualmente, Tio Patinhas recebe o seu dinheiro de volta e tudo volta ao normal.
Esta história demonstra economista a teoria monetarista de Milton Friedman sobre a inflação. (Será que Friedman leu os quadrinhos do Pato Donald? "Uma Fábula Financeira" é quase exatamente a premissa de Friedman sobre a hipótese da queda do helicóptero".) No final, os ativos tangíveis e valor de reforçar e se dedicar ao trabalho é que leva a ganhar dinheiro, mostrando que os lucros dos esquemas de ganho fácil é uma pura ilusão. 
OBS: "A Queda do Helicóptero" é uma ferramenta hipotética, não convencional sobre política monetária, que envolve a impressão de grandes somas de dinheiro e a distribuição para o público, a fim de estimular a economia. A Queda do helicóptero é em grande parte uma metáfora para medidas não convencionais para alavancar a economia em períodos de deflação. Enquanto a "queda do helicóptero" foi mencionado pela primeira vez pelo economista Milton Friedman, que ganhou popularidade depois que Ben Bernanke fez uma referência de passagem a ele em um discurso em  novembro de 2002, quando ele era o novo governador da FED, a Reserva Federal dos Estados Unidos. Essa única referência fez com que Bernanke ganhasse o apelido de "Helicopter Ben", um apelido que ficou com ele durante boa parte de seu mandato como membro e presidente da FED. 
Muito sobre o compartilhamento do que se pensa
Em "Much Ado About Scrooge" (1987), Tio Patinhas descobre um mapa do tesouro que leva a um jogo perdido pelo famoso poeta William Drakespeare e sai em uma busca para encontrá-lo. Quando ele é questionado por que ele empreendeu esta viagem louca, Tio Patinhas efetivamente diz que a marca Drakespeare fará qualquer coisa produzida pelo dramaturgo se transformar em uma mercadoria valiosa. No final, Tio Patinhas abre um parque temático Drakespeare para capitalizar o seu achado.
Tio Patinhas e Warren Buffett são da mesma opinião em relação a uma marca sólida. Assim como a justificativa de Buffett para uma participação na Coca-Cola, Tio Patinhas raciocina que o público vai pagar um prêmio por um autêntico produto de Drakespeare, bem acima do baixo custo de criação do produto.
 
Entenda o seu cliente
No mesmo episódio, um vendedor porta-a-porta, Filler Brushbill faz quase meio milhão de dólares em vendas para o geralmente avarento Tio Patinhas e seus sobrinhos. Seu discurso de vendas é tão bem adaptado às necessidades, desejos e aspirações de seus clientes que você tem a sensação de que ele poderia vender anúncios para o Google.
Esse outro grande investidor, Warren Buffett, valoriza empresas, como Filler Brushbill, que entende as necessidades de seus clientes tão bem que quase nunca deixa a história sem fazer uma compra. Um bom exemplo seria o Wallmart, que oferece aos seus clientes as melhores ofertas em quase tudo. 

Seja um peixe grande em um pequeno lago
Em "O emaranhado do Triângulo das Bermudas" (1987) Tio Patinhas e seus sobrinhos viajam para o triângulo acima mencionado para desvendar o seu mistério. Uma vez lá, os intrépidos aventureiros encontram o Capitão Bounty, um velho homem  do mar que não só corre o lugar, mas também o mantém a salvo de um monstro de algas que se esconde nas profundezas do mar. Patinhas liberta os marinheiros que estavam cativos pelo monstro do mar por anos traz o Capitão Bounty de volta para viver em Patópolis.
Mas Tio Patinhas não sabe que o monstro de algas, seguiu seu navio até em casa! Pouco antes do monstro afugentar toda a população de Patópolis, o  Capitão Bounty pacifica o monstro com sua performance de domador. Embora os moradores de Patópolis estivessem eternamente gratos, o Capitão Bounty decide que vai voltar para o Triângulo das Bermudas com o monstro do mar a reboque. "Eu preferiria ser um peixe grande em um pequeno lago do que um peixe pequeno num grande lago", diz Bounty para Tio Patinhas. O mesmo é verdadeiro para qualquer negócio: é melhor ser um líder em um mercado pequeno do que um pequeno jogador com nenhuma vantagem competitiva em um mercado enorme.
 
O hábito de cortar custos
Em "A Maldição do Castelo Patinhas" Tio Patinhas e seus sobrinhos fazem uma viagem para a Escócia para visitar sua terra natal. Ao longo do caminho Tio Patinhas descobre seu primeiro cofrinho, e diz: "minha vida de poupança começou com essa mesma margem." Quando nossos aventureiros chegam ao Castelo Patinhas, eles descobrem que o mesmo é assombrado por um cão brilhante que aterroriza os moradores, e à noite druidas realizam ritos secretos dentro das muralhas do castelo.
Tio Patinhas e os sobrinhos montam uma armadilha para capturar os druidas e seu cão mágico (que é, na verdade, apenas um cão), e pergunta a eles por que expulsaram os McDucks do Castelo Patinhas depois que de construído. Acontece que Silas Patinhas, que foi o primeiro construtor do Castelo Patinhas, fez isso em cima do círculo de pedra dos druidas "para cortar custos." O avarento Tio Patinhas reconhece que a redução de custos é de família.
Percebendo que o clã Patinhas tem estado em erro por séculos, Tio Patinhas se oferece para compartilhar o lugar com os druidas. Durante o dia ele vai ser um local turístico para ganhar dinheiro, e à noite, os druidas podem realizar suas cerimônias. No final, todos ganham. 
Warren Buffett certa vez disse a famosa frase: "Sempre que eu leio sobre alguma empresa que realiza um programa de corte de custos, eu sei que não é uma empresa que realmente sabe o que representam os custos. ... Aquele que realmente é um bom gerente não acorda pela manhã e diz: 'Este é o dia que eu vou cortar custos,' antes do mais, que ele acorda e respirao. "Embora isso soe como o tipo de atitude que teve Silas Patinhas em apuros com os druidas, na verdade é o oposto. A parcimônia de Silas e a engenhosidade de Patinhas, combinados para criar mais dinheiro para ambos os McDucks e os druidas e mais felicidade para as pessoas da cidade que não só ficaram livres do cão fantasmagórico, mas tiveram a felicidade extra pelo castelo renovado. 

Um último parágrafo
Seria Tio Patinhas um avatar secreto para Warren Buffett? Ninguém sabe (embora, provavelmente, não). Mas ambos professam a mesma filosofia de investimento: trabalhar duro, não se preocupar com as pequenas coisas e economizar, economizar, economizar. Se você considerar uma página do manual do Tio Patinhas, quem sabe você poderá estar nadando em um cofre de moedas de ouro também, em futuro bem próximo.

Fonte: Investopedia 

04 novembro 2014

5 dicas ser um bom consultor e conquistar novos clientes


Está à procura de maneiras para atrair mais clientes?  
Ron Carson, fundador da Omaha, com sede em Nebraska, que tem um programa de treinamento para consultores financeiros, apresenta algumas sugestões úteis que os consultores podem seguir quando se tem em mente chamar a atenção de potenciais clientes. Em nenhuma ordem particular, aqui está o que Carson apresentou recentemente em um evento da indústria.
Explique suas taxas
Com base em sua pesquisa, Carson encontrou investidores atuais que - em primeiro lugar - querem entender como e quando um consultor olha para o trabalho e define como será pago. Consultores, portanto, precisam ser mais precisos sobre o quanto eles vão cobrar e claros na explicação de como eles justificam os seus honorários. Uma forma como os consultores podem ser mais transparentes é simplesmente publicando os seus honorários em sites de suas empresas, de modo que todos os clientes potenciais possam vê-los, cuidadosamente, analisá-los, e, em seguida, fazer perguntas. 
Não seja condescendente
Potenciais clientes também querem ser tratados como iguais. Eles podem sentir quando um consultor está falando baixo para eles ou evitando os detalhes. A escolha das palavras que um consultor usa ao falar com os clientes também é importante. A escolha da palavra errada pode ter o efeito errado ou causar o impacto errado. Termos como "alocação de ativos", "diversificação" e "controle de despesas" são exemplos de opções de palavras apropriadas que podem ajudar um cliente a entender os métodos de investir a serem utilizados, de acordo com Carson. Palavras vagas como "alternativas" podem significar uma variedade de coisas e, portanto, são menos úteis. 
Milenares investidores, em particular, não querem ser bombardeados com um monte de números, quando um consultor está explicando opções de investimento. E eles certamente não querem ser "tratados" de uma maneira tal como se estivessem nos bancos escolaresl, diz Carson. Em vez disso, os consultores devem encarar de frente os seus clientes e fornecer-lhes respostas para as perguntas de forma clara e direta.
Torne-se disponível
Investidores de hoje também querem ser capazes de acessar seus portfólios sempre que tiverem vontade. Então os consultores de investimento precisam tornar-se disponíveis em todos os momentos. Eles devem ser pró-ativos sobre alertar os clientes quando as mudanças na economia, os mercados ou até mesmo o governo poderiam causar um grande impacto na sua carteira. Eles também devem ser capazes de falar com os seus clientes sobre como essas mudanças podem afetar suas opções de investimento. 
O que você pode fazer por eles?
Além disso, os clientes precisam saber exatamente o que um consultor pode oferecer-lhes. Assim, consultores devem ser específicos ao abordar isso. Eles estão menos interessados ​​em ouvir um discurso de vendas e mais interessados ​​em aprender exatamente o que um consultor pode fazer por eles e quais serviços serão fornecidos. Os consultores também devem pedir a todos os clientes potenciais para explicar-lhes quais são as suas necessidades específicas. Nesse ponto, o consultor pode expressar ao cliente exatamente como ele será capaz de atender a essas necessidades. Os consultores também podem querer formar seus próprios conselhos consultivos de clientes dentro de suas empresas e solicitar aos clientes para oferecerem feedback detalhado sobre suas práticas de negócios. É uma ótima maneira de descobrir áreas aonde sua empresa precisa de melhorias. 
Ponto de partida
Consultores que procuram atrair potenciais clientes precisam falar de forma simples, estar disponível para perguntas e deixar o discurso de vendas na porta. Eles devem fazer todos os esforços para aprender sobre as necessidades do cliente, serem específicos sobre quais tipos de serviços prestam e, acima de tudo, serem abertos sobre como eles são pagos.

Referência: Investopedia

5 dicas para aproveitar o fim do horário de verão 2014-2015


Mesmo com o horário de verão tendo começado há poucos dias, vale a pena começar a pensar em como aproveitar o final dele.
Artigo publicado na ABC News apresenta algumas dicas para ajuste de nosso relógio biológico ao final do horário de verão.
O que é melhor do que dormir em um domingo? Por que esquivar-se das consequências de atrasar os relógios naquele fim de semana?
No fim de semana em que o horário de verão terminar significa que a maioria dos residentes no país atrasarão seus relógios em uma hora. Para fazer isso, a maioria das pessoas acerta os relógios para uma hora na noite de sábado. Nas regiões do país aonde o horário de verão não á aplicado, isso não se aplica. 
Claro, você vai ganhar uma hora quando horário de verão terminar. Isso permitirá que você fique mais uma hora na cama, depois do nascer do sol e você gostará muito. Para o longo prazo, os especialistas do sono dizem.
"O sono vai bater em você nesta noite de domingo," disse o Dr. Yosef Krespi, diretor do New York Head and Neck Institute's Center para Distúrbios do Sono . "Mas, se o seu relógio biológico estiver ajustado para acordar com a luz solar, você vai se beneficiar."
O relógio biológico é um aglomerado de neurônios profundos no interior do cérebro que gera o ritmo circadiano, também conhecido como o ciclo vigília-sono. O ciclo se estende por cerca de 24 horas, mas não é exato.
"Ele precisa de um sinal a cada dia para redefini-lo", disse o Dr. Alfred Lewy, diretor do Laboratório Distúrbio para distúrbios do sono e do humor, da Oregon Health and Science University,  em Portland.
O sinal é a luz solar, que brilha através dos olhos e "corrige o ciclo de aproximadamente 24 horas para precisamente 24 horas", disse Lewy. Mas quando os ciclos sono-vigília e claro-escuro não se alinham, as pessoas podem sentir-se fora de sincronia, cansadas e mal-humoradas.
Com o tempo, o relógio biológico se ajusta por si próprio. Mas aqui estão algumas maneiras de ajuda-lo.
1. Desperte no horário normal na manhã de domingo
Muitas pessoas vêem a hora extra como uma desculpa para ficar até mais tarde na cama e dormir mais. Mas dormir com a luz solar da manhã de domingo pode deixar você sentir fora de sintonia para o início da semana, de acordo com Krespi.
Em vez disso, tente levantar-se, no mesmo horário. Use a hora extra para ir para uma caminhada matinal ou fazer um café da manhã saudável.
2. Coma bem e faça exercício
Falando de caminhadas matinais e café da manhã, um estilo de vida ativo e uma dieta saudável pode fazer maravilhas para o seu sono, de acordo com Krespi. Então pegue o seu parceiro, o seu cão ou sua lista de reprodução favorita e saia um pouco para tomar ar fresco e fazer exercício. Leve um farnel bem embalado com grãos integrais e proteínas para mantê-lo energizado durante o dia de 25 horas.
3. Tenha uma boa noite de sono na noite de domingo
Ainda tem tempo para matar o domingo? Use-o para transformar seu quarto em uma zona de sono completo.
"Ele tem que ficar quieto, tem que ser legal e que tem que ser no escuro", disse Krespi. "Desligue seus dispositivos (celular, tablet) e ajuste o despertador para que você não o sinta tocar."
Tente arrumar sua cama em sua hora de dormir, mesmo que vá ficar escuro uma hora mais cedo.
4. Tente uma dose baixa de melatonina
Enquanto a luz sincroniza o relógio do corpo na parte da manhã, o hormônio melatonina atualiza-o à noite. A função exata do hormônio, produzido pela glândula pineal que tem o tamanho de uma ervilha, no meio do cérebro, não é clara. Mas pode ativar receptores de melatonina nos neurônios do relógio do corpo, agindo como um "sinal químico para a escuridão", disse Lewy.
Uma dose baixa de melatonina à noite pode ajudar a sincronizar o sono-vigília e os ciclos claro-escuro. Mas cuidado: Embora a melatonina seja vendida como um suplemento dietético, pode causar sonolência e interferir com outros medicamentos. Converse com seu médico sobre a dosagem e o tempo de utilização que é certo para você.
5. Saiba que seu corpo irá ajustar 
Pode demorar alguns dias para se sentir 100 por cento normal, mas não tenha medo: seu corpo vai se adaptar ao novo ciclo claro-escuro.
"Algumas pessoas sofrem mais, algumas pessoas menos, tudo depende", disse Krespi, acrescentando que no início do horário de verão o ajuste tende a ser mais fácil do que ao final. "Na segunda-feira pela manhã, vamos perceber que estamos acordando para o trabalho ou escola com a luz solar."
 
Fonte: ABC News - Colleen Curry

01 novembro 2014

Sobre o ovo, colesterol, diabetes, etc.


Informações do Dr. Victor Sorrentino

Vocês sabiam que é raro que uma universidade de medicina (eu pessoalmente não sei de nenhuma) tenha aulas sobre nutrologia?
Nós médicos costumamos saber tanto de alimento quanto qualquer outra pessoa (ou até menos na maioria das vezes), pois não existem professores específicos. Mas qual é a importância disto, se aprendemos a dar remédios, não é mesmo?
Pois é exatamente este tipo de pensamento que domina a mente de imensa maioria dos médicos.
Amigos, Hipócrates, considerado o pai da medicina moderna, 400 anos antes de Cristo já dizia: "Deixe que o alimento seja seu remédio e que seu remédio seja seu alimento."
E esta frase tem um impacto enorme na medicina atual, uma vez que cada vez mais estamos descobrindo que o caminho da cura não é o tratamento, mas sim a prevenção das doenças!
O fundamental é compreendermos que enquanto fazemos prevenção, ou seja, um programa preventivo de manutenção de saúde, temos um plano A, B, C, D, etc... A partir do momento em que se instala uma doença, aí não temos mais opções. A única opção é o plano A e aí uso de medicamentos, efeitos colaterais, sequelas.
Os três pilares da Antiaging Medicin são: Modulação Hormonal, Exercícios Físicos Moderados e justamente a Nutrigenética, por isto dedico grande parte de meu tempo à busca dos mais variados e importantes estudos sobre os alimentos.
O ovo é considerado o segundo alimento mais completo do mundo. Tudo que é necessário para que haja uma vida, está contido no ovo.
Para que você saiba, o primeiro é o leite materno, terceiro o coco, quarto a quinoa real.
Mas e por que já ouvimos tantas vezes algum "gênio" falar mal deste alimento? Infelizmente também não sei o motivo, mas vou fazer com que todos vocês que estão lendo tenham mais informações do que qualquer pessoa que seja contra o ovo e possa arguir com sabedoria para nunca mais ter dúvidas sobre o assunto.
Muito se fala a respeito do problema do colesterol relacionado ao ovo, mas saibam que até hoje, não houve NENHUM estudo que conseguiu comprovar esta teoria absolutamente furada.
A culpa pelo colesterol elevado vem de tempos meus amigos e se nós médicos estudássemos história da medicina, encontraríamos muitas respostas. Ainda escreverei sobre o mito do colesterol, mas posso lhes assegurar que colesterol é uma substância essencial à vida e a partir dele é que ocorre toda síntese de hormônios sexuais no corpo. Ele é considerado hoje pela medicina moderna internacional, como um biomarcador. Mas isto explicarei com detalhes em um outro artigo. O importante é que vocês saibam, médicos e não médicos, que não só eu, como qualquer médico que tenha estudado profundamente sobre o tema, colocamos à disposição inclusive nossos diplomas de médico, se alguém trouxer um, apenas um estudo comprovando que o ovo aumenta o colesterol!
Pois bem, o ovo é composto por: Ácidos Graxos Saturados; Ácidos Graxos Insaturados; 20 Aminoácidos; 14 Minerais; 12 Vitaminas e Carotenóides
Dentre os componentes, destacam-se principalmente: Vitamina B12, Folato, Vitaminas A, D, E, K; Aminoácidos/Proteínas (20% das proteínas que necessitamos diariamente é proporcionada por 1 Ovo); Fosfatidilcolina (também chamada de Lecitina) e Carotenóides Luteína / Zeaxantina*
* Estas substâncias em nosso corpo diminuem a incidência de doença cardiovascular, diminuem a degeneração macular nos olhos (relacionada com a idade), faz prevenção de catarata e de retinose pigmentar. Ou seja, melhora a visão e previne doenças oftálmicas degenerativas.
Em estudo publicado pela Nutrition and Metabolism em, 2008, foi escrito que o estudo evidenciou e comprovou que o ovo tem os seguintes benefícios: Ação Anti-Inflamatória (sendo capaz de diminuir a Proteína C Reativa); Emagrecimento (como efeito indireto, pois o ovo aumenta o hormônio mais abundante do corpo, Adiponectina - antigamente chamado de GBP28); Aumento do HDL (o colesterol chamado de "bom"); Diminui os níveis de Insulina (prevenindo diabetes, além de conferir melhor qualidade de vida às pessoas eu ingerem*)
* Insulina hoje é um exame imprescindível, mas que ainda não é solicitado como deveria na medicina. É isoladamente o exame que consegue predizer com maior fidedignidade a longevidade de uma pessoa, além de hoje ser o principal indicador de diabetes.
Fazer o quê pessoal? A medicina avança, os paradigmas são quebrados, o conhecimento evolui, então se você nunca realizou, saiba que deveria saber seus índices basais.
E se você é um colega médico, aproveite a informação e passe a utilizar esta medida como rotina.
Estude o assunto, pois glicose isoladamente já não tem valia nenhuma.
Bom, não preciso dizer que o melhor ovo é realmente o "caipira", mas melhor comer o "não caipira" do que ficar sem ovo. O ovo orgânico ou caipira, chega a ter de 10 a 20 vezes mais ômega 3 do que o não orgânico!
Também não preciso dizer que comer o ovo cru não é uma boa ideia, não recomendo devido ao problema da salmonellose, infecção que pode se instalar através de micro rachaduras na casca.
Outra coisa, busque guardar seus ovos dentro da geladeira e não naquele local da porta, que é de fato o pior local para se guardar, por causa da probabilidade de provocar rachaduras no abre e fecha da porta.
Por último, saibam que o ovo deve ser ingerido completo, não devemos comer só uma parte ou outra, isto não existe e não faz o menor sentido!
Percentagem de absorção de aminoácidos (proteínas) de cada alimento para que vejam que o ovo é além de tudo, uma fonte protéica melhor do que qualquer outra possível a nós:
· Leite Materno – 49% de absorção
· Ovo (clara+gema) – 48%
· Carne, peixe e frango – 32%
· Fórmulas de aminoácidos – as melhores não chegam a 30%
· Soja – 17%
· Produtos lácteos – 16%
· Clara de ovo – 17%
· Espirulina – 6%
E para que percam o medo, saibam que a Universidade de Harvard realizou um estudo onde estudantes de medicina ingeriram 25 ovos por dia durante 3 meses.
Querem saber o resultado?
O colesterol baixou... Pena que estas coisas não prosperam na medicina.
Se fosse a descoberta de uma nova medicação para que as pessoas devessem usar diariamente para tratar alguma doença, podem ter certeza de que no dia seguinte teríamos um representante laboratorial batendo em nossas portas em nossas clínicas oferecendo amostras grátis.
Isso quando não oferecem viagens, jantares, entre outros, meus amigos. O lado escuro da medicina...
Para finalizar, vou explicar como a Nutrigenética enxerga alimentos como possíveis remédios.
Olhem o exemplo do ovo:
· Bom para alergias devido à presença de Zinco
· Bom para Artrite devido à presença do antioxidante mais potente que existe no corpo, apelidado de guardião do nosso corpo: A Glutationa (que já tem para aplicação injetável e em breve terá também em gel com nanotecnologia lipossômica, ou seja, gel para passar na pele e através da pele a substância é absorvida diretamente para a circulação).
· Tem a presença desta que é a última Vitamina descoberta na Nutrologia, chamada PQQ (Pirrolo Quinonina Quinona) é benéfica para o crescimento e desenvolvimento corporal
· Atua na degeneração macular
Resumindo caros leitores, não tenho dúvidas de que provei a vocês que o ovo deveria fazer parte da dieta de todas as pessoas diariamente.
Eu procuro comer cerca de 5 ovos por dia e não tenho nenhuma alteração sanguínea. Pelo contrário, meus níveis sanguíneos estão dentro dos padrões ótimos, pois para mim não basta somente estar dentro da normalidade.
Trabalho buscando a otimização dos níveis das substâncias importantes no corpo, uma outra forma de examinar o metabolismo humano que é objetivo da medicina antiaging: não deixar que os níveis tenham quedas nem aumentos, mas mantenham-se estáveis dentro dos melhores índices para que não haja declínio metabólico corporal.
Levem a informação aos seus familiares, peçam que leiam o artigo e compreendam a importância fundamental do conhecimento correto na saúde das pessoas e das gerações futuras.
Você pode fazer a diferença em sua família e mudar o futuro das crianças.
Dos diversos estudos que pesquisei, acredito que o mais acessível e prático para a leitura de vocês todos, principalmente médicos é este livro magnífico escrito pelo Dr. Sérgio Pupin, que vocês podem comprar pela internet: "O Mito do Colesterol". Aliás, se você tiver um amigo ou familiar médico, seria um ótimo presente a qualquer um!

Dr. Victor Sorrentino*
*Médico formado pela Universidade Luterana do Brasil / * Pós-Graduado em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Mama pela Santa Casa do Rio de Janeiro / * Pós-Graduado em Cirurgia Geral pela Santa Casa do Rio de Janeiro / * Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia / * Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Plástica Estética / * Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria Preventiva / * Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões / * Membro do Grupo Longevidade Saudável / * Membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte * Membro da World Society Interdisciplinary Anti-aging Medicine / * Membro da "The International Hormone Society" / * Membro da American Academy of Anti-Aging Medicine.

31 outubro 2014

3 razões pelas quais confiar importa mais do que nunca em vendas


Truques de vendas podem funcionar algumas vezes, mas os clientes não os tolerarão por muito tempo.
É muito frequente nos depararmos com certo tipo de vendedor que acha que o cliente fica satisfeito quando eles quebram um pouco as regras para conseguirem o resultado que querem. Certa vez alguém recebeu um email que continha na linha de assunto o nome do CEO de empresa e a palavra "importante". Para chamar a atenção, esse tipo de coisa funciona. Mas o conteúdo do e-mail não tinha nada a ver com o CEO, e não era importante. Ao mesmo tempo que isto parece ser inteligente, também se parece desprezível
Você vê esses truques o tempo todo, desde o "RE:" inserido nas linhas de assunto até mentiras evidentes sobre uma nova lista de preço que irão fazê-lo acreditar, outra vez, que é uma ótima oferta. Alguns destes são tão comuns que eles ainda não são considerados enganosos. São apenas parte do jogo. Mas os vendedores ficam mais agressivos com suas ofertas, cláusulas enganosas escondidas em contratos e promessas de funcionalidade que seu produto nunca executará,  e deveriam estar muito preocupados com o impacto que isto terá sobre seu sucesso global. Aqui estão três razões por que a credibilidade tornou-se mais importante do que nunca para vendedores.

1. Quanto menor a interação, mais é importante
Todo mundo que leu "Challenger Sale" sabe que os compradores estão aparecendo muito mais como autodidatas sobre o produto. Isto significa que os ciclos de vendas são mais curtos e existe menor interação com um vendedor antes de um negócio ser fechado. Ao mesmo tempo, montar uma fachada corporativa também é mais fácil do que nunca. Com sites de out-of-the-box e instalação para o mesmo dia para conseguir pagamentos online, qualquer um pode os colocar juntos em um front-end bastante crível para seus negócios. De repente, a curta interação com um ser humano se torna o ponto de validação real apenas para responder à pergunta: "Esta é a pessoa com quem quero fazer negócio? Se um comprador em potencial obtém qualquer sinal de que as coisas não estão caminhando bem, você simplesmente não tem tempo para reconstruir sua credibilidade.

2. Nunca foi tão fácil verificar reclamações
Quando um fornecedor em potencial se gaba de sua lista de clientes, o LinkedIn permite verificar as referências que não foram dadas pelo fornecedor. Quando uma loja de automóvel me diz quanto custa uma peça para substituição, pode ser usado o smartphone para verificar o preço, em outro local, antes de aprovar o trabalho. Não há nada pior para um vendedor do que ser pego fazendo uma declaração cuja veracidade não é verificável e cuja verificação, de fato, hoje pode levar menos de 30 segundos com o Google.
Se as pessoas estão acessando sites enquanto na sala de exposições, ou postando perguntas em fóruns, após a chamada, não há um tempo para que um vendedor seja a única fonte de informações sobre qualquer coisa. Nesse ambiente, elas precisam ter certeza de que seus argumentos e capacidade podem realimentar suas reivindicações.

3. Quando há um problema, você precisará do benefício da dúvida
Em qualquer negócio de escala razoável, ocorrerão solavancos na estrada para fornecimento de produtos e serviços. Se apenas uma em mil transações tem um problema, você ainda pode acabar tendo vários problemas por mês, dependendo de quantos clientes você servir.
Como os clientes reagirão quando surgirem problemas dependerá do relacionamento dele com você. Se eles confiam em você, então eles trabalharão com você para resolver o problema. Por outro lado, se eles já tiveram algumas bandeiras vermelhas, ou se foram feitas promessas que não puderam ser mantidas, eles podem procurar vingança antes da resolução. Os sites estão cheios de contundentes posicionamentos de pessoas que pensam que eles foram roubados de uma forma ou de outra. Você quer que seus clientes venham até você, antes que eles cheguem à mídia social, mas eles só vão fazer isso se eles acreditarem em você.
Credibilidade sempre foi importante para vendedores. O que mudou tanto é que os compradores têm acesso sem precedentes à informação, e eles estão usando isso para verificar se eles estão ouvindo as pessoas de quem estão comprando. Esta mudança deslocou fundamentalmente a forma como vendedores devem ver seus papéis, e que fatores os fará ter sucesso. Aqueles pequenos truques de vendas que costumavam ser inofensivas maneiras de quebrar o gelo, podem ter se tornado a pior coisa que um vendedor pode fazer para construir o sucesso a longo prazo.


Fonte: Inc. 

8 dicas para ser um empreendedor em uma empresa sem fins lucrativos

 
Uma organização sem fins lucrativos não pode ter o objetivo de tornar as pessoas ricas, mas na sua essência ainda continua a ser um negócio.
A organização sem fins lucrativos bem sucedida pode não fazer seus acionistas ricos, mas tem o poder de mudar vidas e construir comunidades. Como o líder de uma organização sem fins lucrativos, talentosos empresários têm a responsabilidade de utilizar a renda necessária para cumprir sua missão, sempre mantendo um foco sobre a finalidade da organização.

Estabeleça e mantenha uma clara missão
Uma declaração de missão pode ser importante para qualquer negócio, mas para uma organização sem fins lucrativos serve como um princípio orientador. A declaração de missão em organizações sem fins lucrativos deve ser poderosa e concisa, demonstrando sua paixão por sua causa. Uma vez que você criou uma declaração de missão que reflete a visão geral de sua organização, encontre maneiras de lembrar constantemente sua equipe, apoiadores,colaboradores e membros da comunidade incluindo-os em todos os impressos e marketing online.

Contrate o melhor pessoal administrativo
Sua equipe administrativa mantém sua organização funcionando, assegurando que as contas serão pagas e coordenando a atividade de angariação de fundos. Contratar funcionários talentosos e confiáveis, com um orçamento limitado pode ser difícil conseguir, mas é importante não economizar, especialmente com o pessoal da contabilidade. Procure por alguém que esteja familiarizado com os aspectos únicos da contabilidade sem fins lucrativos e que possa garantir que sua organização passe na prova que poderá enfrentar, especialmente durante as auditorias de rotina.

Lembre-se da Comunidade
Como uma organização sem fins lucrativos, é essencial o apoio da sua comunidade. Se você está patrocinando eventos, ou vendendo bilhetes para o jantar de levantamento de fundos, ter boas relações com seus vizinhos pode fazer uma grande diferença. Apoie outras organizações na comunidade e desempenhe um papel ativo na sua câmara de comércio local para mostrar que você está orgulhoso de estar fazendo a diferença na comunidade.

Compartilhe resultados
Quando alguém doa para uma organização sem fins lucrativos, vê os resultados do quanto doar é gratificante. Através de seu boletim de notícias e sites de mídia social, compartilhe fotos e vídeos que demonstrem como as doações estão sendo usadas. Uma organização que ajuda em catástrofes, por exemplo, pode fazer upload de fotos dos trabalhadores, ajudando a reconstruir as casas.

Seja transparente
Organizações sem fins lucrativos ocasionalmente se defrontam com perguntas sobre o volume de dinheiro que estão administrando. Para conseguir a confiança da comunidade nos procedimentos da organização, é importante cultivar uma cultura de transparência dentro da sua organização. Auditorias independentes são solicitadas em muitas organizações sem fins lucrativos, mas mesmo se não forem, uma auditoria independente regular encontrar problemas mais cedo, antes que eles se transformam em grandes questões. Algumas organizações escolhem por tornar públicas as receitas e despesas que gerenciam a cada mês para construir a confiança com os que as apoiam.

Gratifique os voluntários
Voluntários são a base de todas as organizações sem fins lucrativos, doando seu tempo para ajudar a cumprir a sua missão.... É essencial mostrar gratidão para os voluntários (incluindo a direção da organização) com benefícios e reconhecimento, como se fossem empregados. O Aquário da Baía de San Francisco é um exemplo disso, oferecendo aos voluntários descontos de lojas de presentes e reconhecendo o seu importante trabalho e acolhendo-os em eventos de reconhecimento voluntário.

Aprenda a dizer não
Organizações sem fins lucrativos muitas vezes operam com recursos e fundos insuficientes para fazer face aos muitos pedidos que recebe. Provavelmente você será apresentado a novas oportunidades e grandes ideias, que soam muito bem, mas a participação significa esticar seus recursos já comprometidos,além do que você pode. Aprenda a recusar educadamente essas opções quando elas são apresentadas para evitar sobrecarga nos funcionários, voluntários e em seu orçamento anual.

Tenha uma paixão
Quando líderes e empregados de uma organização sem fins lucrativos acreditam plenamente na organização, eles demonstram. Um pré-requisito para liderar uma organização é que você seja apaixonado pelo trabalho e esta paixão deve ser mostrada por meio de tudo que faz. Isto pode significar que algumas vezes você tem que lembrar-se da razão para todo este trabalho duro. Se possível, use seu tempo, ocasionalmente, para sair em campo e interagir com as pessoas que sua organização beneficia. Estas oportunidades irão lembrá-lo da verdadeira razão por trás de todo o trabalho duro que você faz.

Líderes em organizações sem fins lucrativos têm a capacidade de fazer uma grande diferença na comunidade. Recordando regularmente você e sua equipe de sua missão e das pessoas que estão se beneficiando com o seu trabalho, você vai não só ser mais bem sucedido, como irá melhorar a sua moral no local de trabalho. Uma organização sem fins lucrativos tem alguns elementos que são semelhantes a um ambiente corporativo, mas perceber a diferença é a chave para o sucesso como um líder sem fins lucrativos.

Fonte: Inc. - Por Drew Hendricks -
Image: Shutterstock

30 outubro 2014

6 projetos curiosos financiados pela Fundação Bill&Melinda Gates

 Você já deve saber que a Microsoft é, atualmente, uma parte pequena da vida de Bill Gates, apesar de ter sido ainda menor em tempos recentes. O fundador da companhia dedica muito de seu tempo e, principalmente, dinheiro financiando diversos projetos no mundo todo com os fins mais diversos possíveis. 
Como são muitos projetos (muitos, mesmo), alguns deles parecem altamente curiosos, mas não deixam de ser úteis, propondo ideias diferentes para solucionar os problemas do mundo. Seguem abaixo algumas das propostas mais curiosas bancadas por Gates.

Urina para geração de eletricidade 
A Fundação Bill&Melinda Gates banca as pesquisas que buscam uma maneira de transformar urina em energia. A técnica utiliza o MFC (células de combustíveis de micróbios), que usa micro organismos vivos. A urina passa pelo MFC e é metabolizada, liberando elétrons. Eletrodos captam estes elétrons que, quando conectados a um circuito externo geram corrente elétrica. 
Nos testes, foram recarregadas baterias comerciais como as encontradas nos smartphones. A equipe de bioenergia, liderada pelo pesquisador Ioannis Ieropoulos, no Laboratório de Robótica de Bristol (uma parceria entre a Universidade de Bristol e a Universidade do Oeste da Inglaterra), tem o objetivo de fazer bom uso dos 6,4 trilhões de litros de urina que a humanidade produz anualmente.
Para os testes, os cientistas usaram urina recente, expelida havia menos de uma semana de um indivíduo saudável, com altura e peso medianos. 
Em outros testes, tentaram oferecer restos de comida, insetos mortos e pedaços de grama para os micróbios, mas nenhum gerou tanta corrente elétrica quanto a urina.

Chip anticoncepcional 
Gates já cedeu US$ 4,6 milhões ao desenvolvimento de uma ideia com potencial para mudar os métodos anticoncepcionais femininos. 
Trata-se de um micro chip que pode ser ligado e desligado por controle remoto, com duração de 16 anos no corpo da mulher. O dispositivo mede cerca de 20x20x7 milímetros e pode ser implantado nas nádegas, no abdômen ou na parte de cima do braço. Ao ser colocado sob a pele, o dispositivo despeja cerca de 30 microgramas por dia de levonorgestrel, hormônio utilizado em diversos contraceptivos. O medicamento fica armazenado em uma cápsula dentro do chip. 
A ideia foi desenvolvida inicialmente para enviar medicamentos diretamente nos ossos de pacientes com osteoporose, mas teve sua utilidade ampliada a pedido do cofundador da Microsoft. O microchip começa a ser testado no ano que vem e pode chegar ao mercado em 2018.

“Superbanana” 
Um investimento de US$ 10 milhões foi feito pela fundação Bill&Melinda Gates para melhoria genética da banana, para nutrir melhor regiões pobres. 
O projeto está em desenvolvimento desde 2005, sob a liderança de James Dale, pesquisador da Queensland University of Technology, na Austrália. O intuito é enriquecer a banana com provitamina A, oferecendo-as às populações que dependem de agricultura de subsistência.
A previsão é que as plantações com as novas bananas só sejam uma realidade em Uganda, onde os testes são conduzidos, a partir de 2020. 
Depois de anos com testes em roedores, em 2014 iniciou-se a etapa com humanos. A diferença entre a banana normal e a modificada é gritante, até mesmo visualmente falando. Por dentro, em vez do amarelo clarinho, existe uma coloração alaranjada, resultado da concentração de vitamina A, cuja ausência no organismo é citada como causa para o enfraquecimento do sistema imunológico e cegueira.

Preservativo 
No ano passado, a fundação beneficente criada por Bill Gates e sua esposa, Melinda Gates, começou a investir na revolução dos preservativos. 
Agora a organização premiou a Universidade de Wollongong, na Austrália, com US$ 100 mil para desenvolver um projeto de camisinha segura que não diminua o prazer do sexo. Os pesquisadores envolvidos explicam que, em vez de usar latex, estão usando um novo material chamado “tough hydrogel” (hidrogel resistente), que foi criado para passar a sensação da pele real. 
A expectativa é que os homens se sintam mais à vontade para usar o preservativo, o que também reduziria o risco de gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. 
Robert Gorkin, engenheiro biomédico responsável pelo projeto, diz que a evolução tem a capacidade de “melhorar a vida de muitas pessoas”. 

Vacas com cheiro de humanos 
A fundação cedeu US$ 100 mil a uma empresa da Califórnia, chamada ISCA Technologies, que desenvolve uma espécie de “perfume” com cheiro de humanos para gado. 
Parece estranho, mas a ideia é interessante. A meta é fazer com que insetos vetores de doenças como a malária, dengue e febre amarela piquem os animais em vez dos humanos. Com esta substância, o inseto fica confuso. E o gado também poderia ser tratado com inseticida, o que mataria o vetor de doenças imediatamente. 
A Organização Mundial da Saúde estima que 3,4 bilhões de pessoas vivem sob o risco de contrair malária, e o projeto pode ajudar a manter estas pessoas em segurança. 
Curiosamente, um brasileiro é responsável pela pesquisa. Agenor Mafra-Neto é o fundador da empresa e criou o spray que pode ajudar a salvar vidas.

Outros projetos brasileiros 
Gates também financiou dois projetos legitimamente brasileiros. 
É o caso dos pesquisadores José Guilherme Cecatti e Rodolfo de Carvalho Pacagnella, que receberam R$ 2 milhões da fundação (e mais R$ 2 milhões do CNPq) para investir em estudos de prevenção e intervenção em partos prematuros. No Brasil, as ocorrências correspondem a 12% do total das gestações, segundo a Unicef. 
O auxílio foi resultado de um concurso lançado pela  Fundação que Gates administra e pelo Ministério da Saúde para levantar ideias brasileiras que ajudem a minimizar o problema da prematuridade. 
Os projetos se complementam; o de Cecatti pretende medir as substâncias no sangue da mulher para prever, no 4º mês de gestação, o risco de ter a gravidez interrompida antes da 37ª semana; já o de Pacagnella busca associar tratamentos já existentes na tentativa de evitar o parto prematuro em mulheres que tenham o colo do útero encurtado.

29 outubro 2014

As consequências de um local de trabalho desleal

A vida não é justa, mas o trabalho deve ser. Veja como você pode estar criando a percepção de injustiça e como isso afeta a todos na empresa.
É o que Art Markman apresenta para reflexão , em artigo publicado no site www.fastcompany.com e aqui apresentado em uma tradução livre.

Quando eu era criança, e as coisas não andavam do meu jeito, eu reclamava, "Isso não é justo." Meu pai olhava para mim e dizia: "A vida não é justa." E nós seguíamos em frente.
E, claro, a vida não é justa. Coisas ruins acontecem com pessoas boas. Projetos começados com a melhor das intenções e desenvolvidos com o esforço total das pessoas ainda assim, podem falhar. E, em algumas organizações, as pessoas nem sempre são recompensadas ​​igualmente para o mesmo nível de trabalho. Por que isso importa?

Um contrato vs. um pacto
Geralmente pensamos em negócios como algo feito por contrato. Eu assino um contrato com a minha entidade patronal que estabelece minhas responsabilidades, e a empresa faz um acordo comigo sobre como eu vou ser compensado por esse esforço.
A coisa funciona da seguinte forma: os contratos são acordos que são projetados para estranhos. Se eu não te conheço muito bem e você não me conhece, então um contrato é importante. Ele estipula exatamente o que você vai fazer por mim e o que eu vou fazer por você, e o sistema legal impõe a letra do contrato.
Mas, as empresas não funcionam se elas andam apenas contratualmente. Uma boa empresa tem a missão de construir um grande produto ou fornecer um serviço de primeira qualidade. Essa empresa tem de ter sucesso hoje e olhar para a frente em direção a um futuro inovador. Não é possível enumerar todas as tarefas que esta empresa deve realizar para alcançar o sucesso.
E assim, as boas empresas realmente não precisam ter contratos com os seus empregados. Elas têm convênios. Um convênio estabelece a visão de futuro da empresa. Os funcionários concordam em dar o seu esforço em conjunto para criar esse futuro, e a empresa se compromete a apoiar os seus funcionários por meio de remuneração, benefícios, treinamento e criação de um ambiente de trabalho justo.
Desta forma, as empresas não se envolvem em acordos com um grupo de estranhos. Em vez disso, elas criam um ambiente de convivência em que todos entendem o papel que desempenham para ajudar a empresa a ter sucesso em sua visão.

E é aí que vem a justiça
A aliança é o que permite que os funcionários se sintam como sendo parte de algo maior que eles mesmos. Eles estão envolvidos em trabalhar em direção a um futuro significativo. Pessoas com esse nível de engajamento colocam o nível de esforço que for necessário para permitir que a visão se torne realidade, independentemente do que a letra de um contrato de trabalho possa dizer.
Mas, quando a organização faz coisas que os funcionários se sentem injustiçados, faz com que as pessoas a questionem por que eles são parte desta comunidade. Se a administração superior é compensada muito mais do que os empregados na linha de trabalho, mesmo em crises econômicas, cria-se um sentimento de injustiça. Quando uma pessoa é promovida, apesar da presença de outras pessoas que parecem mais merecedoras, a empresa cria um sentimento de injustiça. Quando os projetos que as pessoas tenham trabalhado por um longo tempo são cortados sem explicação, a empresa cria um sentimento de injustiça.
Essa sensação de que a situação é injusta leva as pessoas a perguntar se elas são realmente parte de uma comunidade. Elas começam a se perguntar se a organização realmente merece uma aliança. E nestes momentos, as pessoas podem começar a reverter para a letra do contrato que assinaram, em vez de focar no espírito da visão da organização.
Por exemplo, professores e enfermeiros, muitas vezes, se envolvem em uma "ação de trabalho" quando eles estão envolvidos em disputas contratuais. Nessas situações, os funcionários acreditam que estão sendo tratados injustamente. Então, eles só executam as tarefas com as quais estão contratualmente obrigados a executar. Os professores chegam exatamente no horário ao qual está obrigado e saem tão logo seja possível. Eles não se envolvem em atividades extracurriculares ou ficam até mais tarde para ajudar estudantes com dificuldades. A comunidade sofre, porque os professores passam de um tratamento compatível com o local de trabalho dentro da comunidade, para tratar esta mesma comunidade como um agrupamento.
É por isso que é tão importante pensar sobre justiça. Quando a moral de uma organização sofre, é importante que os líderes pensem sobre as coisas que eles podem ter feito, que empurram os trabalhadores deixarem de pensar como membros de uma comunidade para pensarem em si próprios, como estranhos. Nesses momentos, é importante para os líderes segurar um ramo de oliveira e fazer o que puder para receber os funcionários descontentes de volta para a comunidade.