29 abril 2025

Pedra da Macumba?

O nome não  é  Pedra da Macumba e sim, Pedra de Itapuã.
A Pedra de Itapuã está incluída entre os bens naturais que marcaram os primeiros tombamentos do antigo Estado da Guanabara.
O processo de expansão da cidade, na década de 1960, já apontava em direção a Baixada de Jacarepaguá, prevendo-se que a proteção e consequente valorização dos seus monumentos paisagísticos seriam de grande valia, para garantir uma adequada urbanização da região.
Localizada num dos mais belos sítios do litoral carioca – Recreio dos Bandeirantes – é atribuída a Pedra de Itapuã a importância histórica como marco natural que assinala o desembarque dos franceses, em 1710, sob o comando de Jean François Duclerc, numa tentativa frustrada de conquistar a cidade.
A área preservada está compreendida em um círculo de raio de 50 metros, cujo centro está situado no ponto alto da pedra de Ita. 
O nome "Itapuã" tem diferentes significados na língua tupi-guarani, dependendo da interpretação. Pode significar "pedra que ronca" (Itá = pedra, Puã = ronco), "pedra que ergue a cabeça" ou "pedra que surge"puã.
Fonte: #Sergio Ferreira Oliveira. 

Nenhum comentário: