quarta-feira, 23 de abril de 2008

A terra treme no Brasil

Terra Treme no Ceará. Na realidade a terra treme em várias regiões do Brasil e em virtude de sua grande extensão territorial e grandes áreas inabitadas esses fatos não chegam a gerar um grande problema. Estes fenômenos ocorrem em virtude de a superfície terrestre não ter uma formação contínua e sim ser formada por placas (placas tectônicas), por sua vez essas placas possuem em suas formação falhas (falhas geológicas), pesquisas efetuadas já mostraram que a Placa Sul Americana sob a qual esta o território brasileiro possue várias falhas geológicas, cujo processo de acomodação resulta em tremores de baixa a média intensidade.
O Instituto de Geociências da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais localizou 48 falhas geológicas no território brasileiro, locais onde potencialmente podem ocorrer tremores - em seis delas, de fato já foram registrados sismos (tremores), o mapa mostra várias falhas tectônicas na região nordeste inclusive no Ceará. O trabalho resultou no Mapa Neotectônico do Brasil, que localizou as falhas na chamada placa Sul-Americana, durante muitos anos o Brasil conviveu com a crença de que em nosso território não ocorre terremotos, mas na realidade faltavam pesquisas sobre a dinâmica das placas tectônicas e suas falhas geológicas.
Portanto, professores tem a missão de mostrar que o Brasil é sim um país que esta sujeito a terremotos em seu território, mesmo que de baixa intensidade.
Fonte: Geografia Geral e do Brasil, Lúcia Marina e Tércio, ed. ática pág 52.
Leia mais sobre o terremoto em São Paulo, aqui.

Nenhum comentário: