sábado, 19 de abril de 2008

Denúncias contra a indústria farmacêutica

A revista norte-americana Nursing Online Education Database, de 27/03/2008, publicou artigo assinado por Laura Milligan, no qual consta uma relação de 25 fatos chocantes sobre a indústria farmacêutica (os fabricantes de remédios). Ela aponta no artigo, que "as grandes empresas fabricantes de medicamentos têm sido sistematicamente acusadas de colocar seus lucros acima dos pacientes, fazendo divulgar falsas campanhas de relações públicas (marketing) e outras". Abaixo seguem alguns dos fatos mencionados no artigo.
Os preços dos medicamentos apresentam aumentos mais rápidos do que qualquer paciente possa pagar - os preços da maior parte dos medicamentos mais freqüentemente prescritos são sistematicamente aumentados, às vezes, mais de uma vez por ano. Alguns medicamentos apresentam um mark-up (margem) de até 1000% sobre o custo de seus ingredientes.
Os médicos podem ter um motivo a mais para prescrever os medicamentos - os representantes dos fabricantes, visitantes habituais dos consultórios médicos, freqüentemente oferecem presentes para convencer os médicos a prescrever os medicamentos que eles representam. Esses representantes dificilmente possuem conhecimentos ou educação médica ou científica.
As indústrias fabricantes de remédios gastam mais em marketing do que em pesquisa - quase duas vezes!
Culpas pelas fraudes contra o sistema de saúde americano (Medicare) - os fabricantes de medicamentos estão sendo julgados em cortes federais americanas, em decorrência de suas explorações feitas ao sistema de saúde. A Astra Zeneca pagará mais do que US$ 340 milhões em multas por envolvimento com médicos para fraudar o sistema de saúde.
A riqueza combinada dos 5 maiores fabricantes de remédios supera o Produto Interno Bruto (PIB) da África Sub-Saariana - de fato, o valor de mercado dos 5 maiores fabricantes de medicamentos é 2 vezes superior ao PIB de toda a região.
Os americanos pagam mais por remédios prescritos em uma receita médica do que qualquer outro habitante no mundo - somente em 2002 esse número alcançou a cifra de US$ 200 bilhões.
Os "novos" medicamentos, não são realmente novos - dois terços dos "novos" remédios prescritos são idênticos aos remédios existentes, ou são versões modificadas dos mesmos.
As companhias fabricantes de medicamentos estão tirando vantagens dos países sub-desenvolvidos para realizar experimentos clínicos - isso porque a supervisão dos governos é mais frouxa.
O que está apresentado é um resumo do artigo, você pode lê-lo na íntegra (em inglês),
aqui.
Fonte: Nursing Online Education Database March 27, 2008

Um comentário:

Anônimo disse...

PORQUE O VÍDEO DA DENUNCIA DA BAND CONTRA A INDUSTRIA FARMACEUTICA NÃO RODA MAIS. A ANVISA ENFIOU O BICO ATÉ AQUI?