18 novembro 2010

Vídeo mostra o comportamento da Geração Y

Vale a pena ver, com legendas em português.

O filme 'We All Want to Be Young' é o resultado de diversos estudos realizados pela BOX1824 nos últimos 5 anos. A BOX1824 é uma empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo.
Este filme possui licença aberta pelo Creative Commons.
Roteiro e direção: Lena Maciel, Lucas Liedke e Rony Rodrigues.
Agradecimento:
Zeppelin Filmes
box1824.com.br

17 novembro 2010

Crimes na internet aumentam nos EUA, alerta o FBI

O número de crimes cibernéticos está aumentando num ritmo acelerado nos EUA. Segundo o FBI, a polícia federal americana, no último dia 9 foi registrada a queixa número dois milhões no Centro de Reclamações de Crimes na Internet, entidade conhecida pela sigla IC3. O órgão levara sete anos para registrar o primeiro milhão de queixas. De junho de 2007 para cá, o número de reclamações dobrou.
Veja mais aqui.

16 novembro 2010

O fim do isolamento digital e social dos deficientes físicos

Dois softwares gratuitos – um que transforma a boca e os olhos do usuário em mouse e outro que cria um teclado virtual, também movido pelo rosto – desenvolvidos por uma multinacional espanhola estão derrubando barreiras na vida de pessoas com problemas de motricidade, fazendo com que possam interagir com o mundo, estudar e até trabalhar.

Veja mais aqui.

Fonte: R7 Notícias.

15 novembro 2010

Espécies de peixes com formas de árvores e plantas viram exposição no Equador

Dezenas de peixes que lembram espécies de árvores e plantas estão sendo exibidas em um "Jardim de Peixes" no Jardim Botânico de Quito, no Equador.
Veja o vídeo aqui

"Publicado usando a Barra de Ferramentas Google"

Fonte: Folha Multimídia.

Prédios dançam com efeito de luzes

Esta é a obra do artista plástico britânico Evan Grant que transformou o centro da cidade de Derby, na região central da Grã-Bretanha, com seu inovador projeto de aplicação de jogos de luzes sobre prédio, criando diferentes animações.
Veja o vídeo, com cenas tomadas em algumas cidades, e tenha uma ideia do projeto.

Fonte: BBC Brasil

O que é coaching?

Você sabe o que é coaching? Coach, em português, significa treinador; treinar no intuito de instruir a carreira profissional.
O coach surgiu na Inglaterra com os treinadores do futebol, esporte desenvolvido originalmente naquele país. Posteriormente o conceito foi levado para os Estados Unidos, com larga aplicação às equipes de basquetebol. Daí para os outros esportes foi um pulo.
Com o passar do tempo e com a evolução das técnicas de administração, o coaching foi levado para dentro das organizações, com a finalidade de capacitar os empregados/colaboradores, utilizando profissionais experientes em diferentes áreas.
O Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia clientes na busca de realizar metas, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades, procurando equipar as pessoas com as ferramentas, o conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolver e se tornar mais efetivas e eficazes.
O coach atua encorajando e motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas caracterísiticas profissionais ou pessoais, visando atingir objectivos definidos por ambos, considerando que o simples fato de compartilhar, de forma organizada, pensamentos e ideias que estão soltos, permite transformá-los em uma meta desafiante, com um Plano de Ações, que pode levar a concretizar antigos sonhos.
É sempre bom destacar que os coaches nao desenvolvem pessoas, eles apenas oferecem as ferramentas e condições para que as pessoas possam se auto desenvolver. Não é de se esperar que um coach detenha todos os conhecimentos de que alguém precisa para seu desenvolvimento, mas o coach deve estar preparado para entender as demandas colocadas pelo cliente e o oriente e participe na busca dos elemetos necessários ao desenvolvimento do cliente, utlizando a experiência do coach.
Existem coaches especializados em diferentes áreas de conhecimento. Cabe à empresa, ou profissional, preocupada com o crescimento profissional de seus empregados, ou ao próprio profissional preocupado com seu crescimento, procurar o coach mais adequado à sua necessidade.
Sempre deve ser pensado que o coaching é um proceeso contínuo que apoia o desenvolvimeto de profissionais, de acordo com suas necessidades e não deve ser considerado como uma solução imediata, de curtíssimo prazo.
O trabalho de coahing se inicia com a definição dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes e outras. Conforme já mencionado anteriormente, as questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, enfim, tudo o que possa contribuir para o desenvolvimento de um ou mais clientes.
Uma vez definida a meta é feita uma análise do que contribui ou impede o alcance da meta, seja por parte do cliente e/ou do cenário em que está inserido. Nesta fase valores e crenças são confrontados com a meta e se há congruência entre eles. O coach avalia as forças e fraquezas do seu cliente face aos objectivos visados e ao meio em que este atua, e define um plano que permita alcançar os resultados desejados. Com estas informações, se facilita a definição das fases do Plano de Ações, com evidências claras de atingimento, prazo determinado, recursos necessários e o comprometimento do próprio cliente, frente ao desafio factível.
A duração de um processode coaching, em geral, ocorre durante cerca de seis meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo. Os resultados poderão ser alcançados com sessões de uma a duas horas por dia, que podem ser presenciais ou não, dependendo da disponibilidade do cliente e a técnica utilizada pelo coach. Há co-responsabilidade no processo de coaching, enquanto o resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.
O coaching é uma abordagem de desenvolvimento humano e profissional que tem como objetivo auxiliar profissionais de qualquer área de atuação a maximizar seus resultados com base na otimização de seus próprios recursos técnicos e emocionais. Com base no desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, o coach atua como um "olho externo" para seu cliente, apoiando-o em seu autoconhecimento através de um ângulo novo de visão.

13 novembro 2010

09 novembro 2010

Arte com palitos de dentes

A pseudo-inclusão digital

Rafael Lourenço nos brinda com interesante artigo sobre a (pseudo) inclusão digital. A matéria aborda diversos pontos sobre o uso das mídias sociais, com base na internet. Vale a pena uma leitura. Abaixo segue trecho do artigo. O texto completo pode ser lido aqui.

A internet ocupa cada vez mais espaço na vida dos chamados "incluídos digitais". Definir o que é inclusão digital e quantos são os incluídos é tarefa das mais complicadas, senão impossível. No artigo "O caráter pseudo da inclusão digital", a pesquisadora Denise Correa Araújo afirma que "seria difícil dizer até que ponto é possível afirmar que há uma inclusão digital, se considerarmos que muitos usuários da rede a usam somente para seus e-mails. Seria isso a inclusão digital?" Somado a isso, podemos imaginar também as crianças que frequentam demasiadamente lan houses como se fossem cassinos, apenas para jogos. A inclusão digital ainda me parece bem aquém de seu potencial. Enquanto ferramenta, a internet, para atingir o objetivo real da inclusão, precisa ser usada para facilitar o dia-a-dia, evitar uma ida ao banco ou à banca de jornais, por exemplo, ou o uso do telefone além do acesso fácil a notícias mundiais e a praticamente qualquer conteúdo de interesse do usuário.
Semana passada, pudemos assistir ao primeiro debate online no Brasil, organizado pela Folha/Uol e transmitido ao vivo por vários sites. Pelo Twitter, o debate era assistido e comentado simultaneamente, gerando uma interatividade inédita. A meu ver, o debate propiciou ao público os principais pilares do que a internet pode gerar de positivo e, em especial, um dado negativo.
O artigo foi publicado originalmente no site www.observatoriodaimprensa.com.br


08 novembro 2010

Estudo no exterior não deve ter que custar nada

O recém-lançado website ScholarshipPortal.eu ( www.scholarshipportal.eu ) compilou informações estruturadas e pesquisáveis sobre bolsas de estudo e doações para estudo na Europa. O site irá ajudar os estudantes a financiar seu desejo de estudar no exterior.
Como um estudante pode ficar sabendo sobre uma bolsa por excelência para o estudo de direito em Berlim, ou uma doação para estudo na University of Edinburgh? E como um estudante de gestão brasileiro pode ficar sabendo sobre uma bolsa de estudo especial para estudar na França? Muitos estudantes não têm conhecimento das oportunidades ou
não sabem onde pesquisar. O website ScholarshipPortal.eu tem a resposta.
ScholarshipPortal.eu ( www.scholarshipportal.eu ) é a nova plataforma onde os estudantes podem encontrar bolsas de estudos ou doações para estudo na Europa. Os estudantes podem encontrar fundos para o financiamento do seu estudo no exterior através de uma pesquisa personalizada de acordo com o background e interesse pessoal. Financiado pela Comissão Europeia e recém-lançado, o banco de dados já contem mais de 800 bolsas de estudo.
A tecnologia e o conceito são baseados no popular website de estudo MastersPortal.eu ( www.mastersportal.eu ), onde mais de um milhão de estudantes encontram e comparam cursos de Mestrado em toda a Europa todos os meses. Da mesma forma que o MastersPortal, o novo website de bolsas de estudo torna transparente o palheiro das oportunidades europeias: cerca de 15,6 bilhões de euros são disponibilizados para
bolsas de estudo na Europa todos os anos no entanto a restrição financeira é a principal razão para não estudar no exterior. ScholarshipPortal.eu acaba com isso.
O website é desenvolvido pela plataforma de estudo preferida da Europa, StudyPortals. A visão geral internacional compreensiva é o resultado da cooperação de vários institutos nacionais. Bolsas de estudo de vários bancos de dados são reunidas em um único recurso europeu, ajudando os estudantes de todo o mundo a alcançar sua ambição de estudo.

Fonte: Studyportals B.V. ; PR Newswire do Brasil