28 julho 2025

Você conhece o timbu?

O timbu (Didelphis albiventris), também conhecido como gambá-de-orelha-branca, saruê ou mucura, é um velho conhecido do povo brasileiro. Ele costuma aparecer com frequência em quintais, terrenos baldios, matas ciliares e áreas urbanas arborizadas. Apesar de sua aparência exótica e do medo injustificado que ainda desperta, o timbu é um grande aliado do ser humano e cumpre um papel fundamental no equilíbrio ambiental.
Ao contrário do que muitos pensam, o timbu não é agressivo, não ataca sem motivo e não transmite raiva com facilidade. Ele prefere fugir e se esconder a confrontar pessoas. Por isso, quando cruzar com um, lembre-se: não o mate e não o maltrate.
Por que ele é tão importante?
Pouca gente sabe, mas o timbu ajuda a controlar pragas urbanas e rurais. Ele se alimenta de baratas, ratos, aranhas, escorpiões, caramujos e até pequenas cobras. Isso mesmo: onde há timbu, há menos riscos desses animais aparecerem. Além disso, ele possui resistência natural ao veneno de algumas serpentes.
Outro papel crucial desse marsupial é na dispersão de sementes, ajudando a regenerar as matas e manter o equilíbrio da natureza. Ou seja: enquanto muita gente tenta espantá-lo, o timbu está, na verdade, protegendo a saúde e o ambiente ao nosso redor.
Crédito: Curiosamente Alucinante.

Nenhum comentário: