03 julho 2025

Os camelídeos sul-americanos

Os guanacos, vicunhas, lhamas e alpacas são camelídeos sul-americanos que, apesar de serem aparentados, apresentam características distintas. 
Os guanacos (Lama guanicoe) são selvagens e adaptados a ambientes áridos, como os pampas e as regiões andinas. Possuem pelagem curta e densa, de cor marrom claro, e são conhecidos por sua resistência.
As vicunhas (Vicugna vicugna) também são selvagens e vivem nas altas altitudes dos Andes. São menores e mais delicadas que os guanacos, com pelagem fina e macia, considerada a mais valiosa entre os camelídeos devido à sua suavidade e propriedades térmicas.
As lhamas (Lama glama) são domesticadas e utilizadas principalmente como animais de carga. São maiores e mais robustas que as alpacas, com pelagem variada e espessa. Suas fibras são usadas para produção de tecidos, embora não sejam tão finas quanto as das alpacas.
As alpacas (Vicugna pacos) são menores e também domesticadas, criadas principalmente pela sua fibra macia e fina, ideal para a confecção de roupas de alta qualidade. Dividem-se em duas variedades: Huacaya, com lã densa e fofa, e Suri, com lã sedosa e ondulada.
Crédito: A História Esquecida.

Nenhum comentário: