31 março 2025

Por que o céu é azul?

O céu apresenta uma cor azulada
na maior parte do tempo.
Afinal, por que o céu é azul? O céu é azul principalmente por causa do fenômeno da dispersão, em que os raios de luz solar, quando interagem com partículas e átomos na atmosfera, são dispersos em todas as suas componentes. Como o comprimento de onda da luz azul é muito curto, ela acaba sendo a mais espalhada pela atmosfera, assim enxergamos o céu azul.
Resumo sobre o céu
O céu é azul principalmente por causa do fenômeno da dispersão, mas outros fenômenos como a refração e reflexão da luz também têm seus papéis nesse processo.
O céu fica vermelho, laranja ou amarelo ao entadecer por causa da interação da luz com a atmosfera quando o Sol está próximo ao horizonte.
Dependendo da atmosfera do planeta, o céu pode apresentar cores distintas.
Você sabe por que o céu é azul?
O céu é azul principalmente devido ao fenômeno da dispersão. Os raios de luz oriundos do Sol atingem a atmosfera terrestre e sofrem o fenômeno da refração, no qual temos a mudança de velocidade de propagação dos raios de luz devido à mudança de meio. Após isso, eles colidem com os átomos e partículas suspensas na atmosfera e sofrem o fenômeno da dispersão, no qual a luz branca é decomposta em todas as suas componentes (vermelha, laranja, amarela, verde, azul, anil e violeta), de acordo com suas frequências e comprimentos de onda, de forma similar à dispersão da luz branca quando atravessa um prisma, como descrito na imagem abaixo.
Dispersão da luz por um prisma.
Como a componente azul da luz apresenta comprimento de onda com a mesma ordem de grandeza das partículas suspensas na atmosfera, ela acaba sendo a mais espalhada. Em seguida, parte desses raios de luz sofrem o fenômeno da reflexão, no qual serão refletidos pelos átomos e partículas até alcançar nossa visão, levando-nos a ver um céu azul.
Fonte: Mundo Educação. 

Nenhum comentário: