29 março 2025

Morro do Pinto - Rio de Janeiro

Vários lugares do Rio de Janeiro tem seus nomes herdados do nome de pessoas que marcaram a vida desses espaços no período em que neles habitaram. E com muitos dos morros da cidade,não foi diferente.
Um deles,é o Morro do Pinto, situado no bairro Santo Cristo, entre as regiões central e portuária, cujo nome é uma referência a Antonio Pinto Ferreira Morador, antigo comerciante e proprietário de terras no mesmo.
Formado por ruas sinuosas e ladeadas de sobrados que guardam parte da história da cidade em suas fachadas marcadas pelo tempo, o Morro do Pinto foi ocupado por volta de 1875.
É no seu sopé fica o prédio da  Fábrica Bhering, antiga fábrica de chocolate desativada que funcionou ali nos anos 1930, e que depois de  desativada na década de 1990, voltou a funcionar em 2005 como um espaço inspirado nas ocupações artísticas.
Já no cume, fica a Igreja de Nossa Senhora de Mont'Serrat, que foi construída entre 1633 e 1671, durante a colonização portuguesa.
Dentre suas ruas destacam-se a Monte Alverne, a Vidal de Negreiros, a Deolinda,a Rua do Pinto, entre outras que, guardam nas fachadas de muitas de suas casas, a história de um dos morros que também tem sua importância, exatamente na expansão do espaço urbano da região central da cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: