31 março 2025

Por que o céu é azul?

O céu apresenta uma cor azulada
na maior parte do tempo.
Afinal, por que o céu é azul? O céu é azul principalmente por causa do fenômeno da dispersão, em que os raios de luz solar, quando interagem com partículas e átomos na atmosfera, são dispersos em todas as suas componentes. Como o comprimento de onda da luz azul é muito curto, ela acaba sendo a mais espalhada pela atmosfera, assim enxergamos o céu azul.
Resumo sobre o céu
O céu é azul principalmente por causa do fenômeno da dispersão, mas outros fenômenos como a refração e reflexão da luz também têm seus papéis nesse processo.
O céu fica vermelho, laranja ou amarelo ao entadecer por causa da interação da luz com a atmosfera quando o Sol está próximo ao horizonte.
Dependendo da atmosfera do planeta, o céu pode apresentar cores distintas.
Você sabe por que o céu é azul?
O céu é azul principalmente devido ao fenômeno da dispersão. Os raios de luz oriundos do Sol atingem a atmosfera terrestre e sofrem o fenômeno da refração, no qual temos a mudança de velocidade de propagação dos raios de luz devido à mudança de meio. Após isso, eles colidem com os átomos e partículas suspensas na atmosfera e sofrem o fenômeno da dispersão, no qual a luz branca é decomposta em todas as suas componentes (vermelha, laranja, amarela, verde, azul, anil e violeta), de acordo com suas frequências e comprimentos de onda, de forma similar à dispersão da luz branca quando atravessa um prisma, como descrito na imagem abaixo.
Dispersão da luz por um prisma.
Como a componente azul da luz apresenta comprimento de onda com a mesma ordem de grandeza das partículas suspensas na atmosfera, ela acaba sendo a mais espalhada. Em seguida, parte desses raios de luz sofrem o fenômeno da reflexão, no qual serão refletidos pelos átomos e partículas até alcançar nossa visão, levando-nos a ver um céu azul.
Fonte: Mundo Educação. 

Por que o quero-quero não pousa em árvores?

O quero-quero uma ave territorial que vive na terra, costuma gritar quando alguém invade seu território. 
Pousa em qualquer superfície plana, como telhados porém não pousa em galhos, por ser um animal pouco estudado poucos sabem que ele NÃO DOBRA  os dedos de suas PATINHAS para agarrar um galho ou tronco, por ter perdido essa função em algum momento de sua evolução ele só pousa onde pode abrir os dedos de suas patas em forma triangular
Vejam a imagem e note que ele não fecha os dedos das patas.
Fonte: Prof.Beraldo Figueiredo.

O galeão São João Batista

O Galeão São João Baptista (mais conhecido pela alcunha de Botafogo) foi um galeão ao serviço da Marinha Portuguesa, durante o século XVI. Na sua época, era o mais poderoso navio de guerra do mundo.
O “Botafogo” foi construído em Portugal, por volta de 1534 ficou concluído e pronto para "se fazer aos mares", com um deslocamento de cerca de 1.000 toneladas.
O navio estava armado com 366 bocas de fogo de bronze, tendo, portanto, um tremendo de poder de fogo. Por essa razão tornou-se conhecido por Botafogo.
Este navio foi usado, quer no Atlântico, quer no Mediterrâneo onde ficou famoso durante a conquista de Tunis. 
Um dos membros da tripulação do galeão, chamado João Pereira de Sousa, um nobre português originário da cidade de Elvas, tornou-se famoso uma vez que era o responsável pela artilharia do navio pelo que, também ele, ganhou a alcunha de "Botafogo", que incluiu o seu apelido em seu sobrenome, passando este nome aos seus descendentes. Mais tarde, quando se estabeleceu no Brasil, lutou contra os Franceses e contra os índios tupi. Como recompensa, a Coroa Portuguesa doou-lhe terras junto da baía de Guanabara, passando essa área a ser conhecida por Botafogo atendendo ao nome do detentor das terras. Estas terras vieram a constituir o atual bairro da cidade do Rio de Janeiro.
Por tal, até hoje há o famoso bairro chamado de Botafogo, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, abrigando o tradicional e famoso clube desportivo homônimo, o Botafogo de Futebol e Regatas.
Fonte: Fatos Curiosos.

29 março 2025

Morro do Pinto - Rio de Janeiro

Vários lugares do Rio de Janeiro tem seus nomes herdados do nome de pessoas que marcaram a vida desses espaços no período em que neles habitaram. E com muitos dos morros da cidade,não foi diferente.
Um deles,é o Morro do Pinto, situado no bairro Santo Cristo, entre as regiões central e portuária, cujo nome é uma referência a Antonio Pinto Ferreira Morador, antigo comerciante e proprietário de terras no mesmo.
Formado por ruas sinuosas e ladeadas de sobrados que guardam parte da história da cidade em suas fachadas marcadas pelo tempo, o Morro do Pinto foi ocupado por volta de 1875.
É no seu sopé fica o prédio da  Fábrica Bhering, antiga fábrica de chocolate desativada que funcionou ali nos anos 1930, e que depois de  desativada na década de 1990, voltou a funcionar em 2005 como um espaço inspirado nas ocupações artísticas.
Já no cume, fica a Igreja de Nossa Senhora de Mont'Serrat, que foi construída entre 1633 e 1671, durante a colonização portuguesa.
Dentre suas ruas destacam-se a Monte Alverne, a Vidal de Negreiros, a Deolinda,a Rua do Pinto, entre outras que, guardam nas fachadas de muitas de suas casas, a história de um dos morros que também tem sua importância, exatamente na expansão do espaço urbano da região central da cidade do Rio de Janeiro.

Organismos estranhos na Antártida

Criaturas prósperas e semelhantes a alienígenas foram descobertas depois que um iceberg se desintegrou na Antártida. Cientistas que trabalham na Criaturas prósperas e semelhantes a alienígenas foram descobertas depois que um iceberg se desintegrou na Antártida. 
Cientistas que trabalham na região descobriram uma série de organismos estranhos com tentáculos. 
Pesquisadores a bordo do Falkor (também), um navio operado pelo Schmidt Ocean Institute, redirecionaram sua expedição para investigar o fundo do mar exposto pelo iceberg que se desprendeu da pCriaturas prósperas e semelhantes a alienígenas foram descobertas depois que um iceberg se desintegrou na Antártida. 
O que eles encontraram foi nada menos que surpreendente: vida florescendo no frio extremo e na escuridão, provavelmente por décadas ou até séculos.
Essa biodiversidade inesperada não é apenas uma maravilha científica, mas um lembrete pungente dos ecossistemas complexos e frágeis afetados pelas mudanças climáticas. 
As plataformas de gelo da Antártida continuam a enfraquecer devido ao aumento das temperaturas globais, os cientistas estão correndo para estudar o que está abaixo antes que se perca. "Não esperávamos encontrar um ecossistema tão bonito e próspero", disse a cientista-chefe Patricia Esquete. 
A descoberta ressalta tanto a resiliência da natureza quanto a urgência de entender como nosso planeta em aquecimento está transformando os cantos mais remotos da Terra.
Saiba mais https://phys.org/news/2025-03-antarctic-ecosystems-detached-iceberg.html

28 março 2025

O motor a gasolina mais potente do mundo

Fabricado pela Volkswagen para o Bugatti Chiron: O Bugatti Chiron, que pertence ao grupo Volkswagen, é equipado com um motor desenvolvido pela marca.
Motor W16 com 16 cilindros: O Chiron é impulsionado por um motor W16, ou seja, com 16 cilindros dispostos em duas bancadas de 8 cilindros.
64 válvulas: O motor do Chiron possui 64 válvulas no total, sendo 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape).
4 turbos: O motor do Chiron é equipado com 4 turbocompressores, o que permite gerar uma grande potência.
Sistema de arrefecimento com múltiplos radiadores: O Bugatti Chiron tem um sistema de arrefecimento sofisticado, incluindo vários radiadores para o gerenciamento da temperatura do motor e outros componentes, como a transmissão e o ar condicionado.
Tanque de combustível de 100 litros: O Chiron possui um tanque de combustível com capacidade para 100 litros. A um desempenho extremo, como a velocidade máxima, o consumo de combustível pode ser muito elevado, mas o valor exato de quanto o carro consome em 10 minutos não é uma estatística oficial.
Potência de 1500 cavalos e torque de 1600 Nm: O motor do Chiron é capaz de gerar até 1500 cavalos de potência e 1600 Nm de torque, permitindo acelerações impressionantes.
Desempenho extremo: O Bugatti Chiron pode acelerar de 0 a 400 km/h em menos de 32 segundos e retornar a uma parada completa em cerca de 9,3 segundos, graças ao seu sistema de frenagem de alto desempenho.
Esse motor é um dos mais potentes do mundo, projetado para oferecer desempenho extremo em um dos carros mais rápidos e avançados do planeta.

Um novo órgão humano foi descoberto

Durante séculos, acreditámos que compreendíamos totalmente a anatomia humana.  Mas os cientistas classificaram agora o mesentério como um órgão distinto, transformando o nosso conhecimento do sistema digestivo.
O que é o mesentério?
Anteriormente considerada uma estrutura fragmentada, novas pesquisas confirmam que o mesentério é um órgão contínuo que estabiliza o intestino. Liderada por J. Calvin Coffey, do Hospital Universitário de Limerick, na Irlanda, essa descoberta foi reconhecida em livros de medicina como Gray’s Anatomy e está agora a ser ensinada a estudantes de medicina.
Por que é que isso é importante?
Um novo campo médico – A descoberta levou ao aparecimento da ciência mesentérica, que visa estudar o seu papel na saúde humana.
Possíveis ligações com doenças – Compreender o mesentério pode levar a avanços em distúrbios abdominais e digestivos.
Revolucionar a Medicina – A investigação sobre a sua função poderá melhorar o tratamento das doenças gastrointestinais.
Essa descoberta prova que mesmo na medicina moderna, o nosso conhecimento do corpo humano ainda está em evolução. Poderá o mesentério ser a chave para desbloquear novos tratamentos e avanços médicos?

27 março 2025

Sobre a carnaúba

Você sabia que a Carnaúba é conhecida como Árvore da vida, ou Árvore providência? 
A carnaúba (Copernicia prunifera) é uma palmeira que ocorre na Caatinga e em algumas partes do Cerrado que pode atingir até 20 metros de altura. A espécie tem uma enorme relevância ambiental, cultural e econômica pois garante o sustento de famílias em vários estados do nordeste.
Suas folhas permanecem verdes mesmo no período seco e possuem uma cera que é utilizada na produção de diversos produtos, como: cosméticos, remédios, tintas, chips, baterias, lubrificantes, entre outros.
As raízes têm uso medicinal, os frutos são usados para alimentar criação e as palhas servem para produzir materiais artesanais. Por ter tantos atributos úteis, a planta é chamada de árvore da vida e considerada como árvore-símbolo dos estados Ceará e Piauí.

Os diferentes e estranhos sons emitidos pelos animais

Alguns animais produzem sons que não condizem com sua aparência, surpreendendo quem os observa. O pássaro-sino-branco, por exemplo, tem o canto mais alto do reino animal, atingindo impressionantes 125 decibéis, comparável ao som de uma britadeira. Já o alce, apesar de seu porte imponente, emite gemidos agudos e estridentes, especialmente na época de acasalamento. A chita, diferentemente de outros grandes felinos, não ruge, mas solta trinados e miados semelhantes aos de um pássaro.
A águia-careca, muitas vezes representada com um grito majestoso em filmes, na verdade emite um chamado fino e agudo, mais parecido com um guincho. Os lêmures, por sua vez, têm vocalizações que lembram latidos ou uivos, desafiando a expectativa de que pequenos primatas fariam apenas sons suaves. O pinguim, ao se comunicar em colônias, emite grasnidos que se assemelham ao som de um burro.
Entre as aves, a abetarda-australiana se destaca por um som grave e ressonante que pode ser ouvido a grandes distâncias. Já o hiracoide, apesar de sua aparência semelhante à de um roedor, produz vocalizações complexas que lembram as de pássaros. A marmota, por fim, utiliza um assobio agudo como alerta para predadores, o que lhe rendeu o apelido de whistle pig (porco-assobiador). Esses exemplos mostram que, na natureza, a aparência nem sempre reflete os sons que um animal é capaz de produzir, tornando a vida selvagem ainda mais fascinante.

Por que nem toda ave é um pássaro?

O tiziu é um exemplo de
ave que também é
considerada um pássaro
.
Nem toda ave é um pássaro, entretanto, todo pássaro é um tipo de ave. Os pássaros são aves pertencentes à ordem Passeriformes, uma ordem que inclui, por exemplo, os canários.
Aves e pássaros são termos muitas vezes utilizados como sinônimos, entretanto, ornitólogos (profissionais que se dedicam ao estudo das aves) discordam desse uso. A seguir, vamos compreender melhor o que são aves e o que são pássaros, tornando mais claro o motivo pelo qual os dois termos não podem ser usados como sinônimos.
Por que nem toda ave é um pássaro?
As aves são um grupo de animais que apresentam como característica primordial a presença de penas, estruturas relacionadas com várias funções, incluindo isolamento térmico, atração de parceiros, camuflagem e o voo. Além disso, destacam-se por serem animais endotérmicos, possuírem bico, sistema digestório completo, respiração pulmonar, sistema circulatório fechado e coração com quatro cavidades.
O saí-verde é uma ave da
ordem Passeriformes
Os pássaros destacam-se por serem um grupo de aves, sendo essa denominação dada às aves que pertencem à ordem Passeriformes. Essa ordem é um grupo que se destaca por englobar o maior número de espécie da classe Aves. Entre as características dos representantes dos Passeriformes destaca-se a capacidade de cantar.
Principais características das aves 
As aves são animais bastante adaptados à vida no ambiente terrestre. Atualmente, existem mais de 10 mil espécies diferentes de aves no mundo. 
Como exemplo de aves, podemos citar o flamingo, as araras, o urubu, o papagaio, a ema, o pavão, o pinguim e o beija-flor. 
As aves apresentam algumas características bastante marcantes, sendo a principal delas a presença de penas, estruturas constituídas por queratina. 
Outras características importantes encontradas nas aves são: 
- Presença de ossos ocos e cheios de ar, denominados de ossos pneumáticos, que ajudam na redução do peso do corpo. 
- Presença de bicos diferenciados, os quais estão adaptados à dieta de cada espécie. 
- Ausência de dentes, o que ajuda na redução do peso da cabeça. 
- Ausência de bexiga urinária, o que também garante redução no peso. 
- Presença de músculos peitorais desenvolvidos.
- Presença de sistema digestório complexo, sendo observada, por exemplo, a presença de papo (relacionada com o armazenamento e amolecimento do alimento) e moela, que ajuda na digestão mecânica. 
- Presença de respiração pulmonar. No pulmão há a presença de sacos aéreos, estruturas que apresentam a função de reservatório de ar.
- Presença de coração com quatro cavidades.
- Presença de audição e visão bem desenvolvidas.
- Presença de endotermia, ou seja, as aves apresentam a capacidade de produzir calor e manter a temperatura do corpo constante. Todas as aves são ovíparas. 
Principais características dos pássaros 
Os pássaros são animais pertencentes à ordem Passeriformes, a maior ordem conhecida de aves. Estima-se que mais de 60% de todas as espécies de aves conhecidas façam parte desse grupo. Nele, observa-se aves de diferentes tamanhos, com uma dieta alimentar variada e que possuem capacidade de canto, como os canários. 
Além disso, observa-se a presença, em todos os passeriformes, de pé anisodáctilo, em que três dedos estão voltados para frente e um fica na posição contrária (observe figura a seguir). Também não podemos nos esquecer de que nos pássaros há a ausência de membrana na base do seu bico.
Fonte: Mundo Educação.

25 março 2025

Por que ficamos bêbados ao ingerir álcool?

Para saber por que ficamos bêbados ao ingerir álcool, a resposta está em como essa substância atua em receptores de importantes neurotransmissores cerebrais.
A presença do álcool no organismo interfere na ação dos neurotransmissores.
É importante saber por que ficamos bêbados ao ingerir álcool, já que estamos falando de uma droga lícita cujo consumo é cada vez maior e que provoca danos tanto fisiológicos quanto sociais.
O álcool presente nas bebidas alcoólicas, como vinho, cerveja e destiladas, é o etanol, cuja estrutura apresenta apenas dois átomos de carbono e um grupo OH, como podemos observar na sua fórmula estrutural.
O etanol é um álcool bastante solúvel em água e gordura, assim, quando fazemos a ingestão dessa substância, sua absorção é realizada pelas mucosas estomacal e do intestino delgado, que pode ser mais rápida ainda se o estômago estiver vazio.
Após ser absorvido, o etanol cai na corrente sanguínea e atinge rapidamente o sistema nervoso central, área onde atuará, promovendo efeitos que estão diretamente relacionados à quantidade:
A partir de 5,4 mmol/L (25 mg/dL): quadro de intoxicação suave, manifestada por alterações no humor, falta de coordenação motora e prejuízo na cognição.
Acima de 21,7 mmol/L (100 mg/dL): aumenta-se o comprometimento orgânico. A pessoa apresenta visão dupla e confusão mental. Destaca-se ainda possibilidade de ocorrer a hipoglicemia.
A hipoglicemia aparece porque o álcool inibe a neoglicogênese, que é um processo hepático necessário para manter a glicemia.
Essas alterações ocorrem porque a presença do álcool interfere na ação dos neurotransmissores, substâncias que inibem ou excitam atividades cerebrais.
Fonte: Mundo Educação. 

O brasileiro na Mensa

Com apenas 5 anos o brasileiro Thomas Manke já entrou para a Mensa, a mais famosa sociedade de alto QI do mundo, que reúne apenas os 2% mais inteligentes do planeta. 
Desde muito pequeno, o menino de Blumenau, SC, surpreendia os pais com sua inteligência. Aos 3 anos, aprendeu a ler sozinho. Aos 4, já dominava a tabuada. Hoje, reconhece todas as 193 bandeiras dos países do mundo e sabe organizá-los do menor ao maior em território. Ele também adora astronomia, matemática e até pesquisa por conta própria.
Os pais sempre desconfiaram que Thomas fosse uma criança superdotada. Em 2024, finalmente veio a resposta definitiva: QI de 135 e perfil de superdotação confirmado! O laudo mostrou que sua memória está acima de 99% da população.
Mesmo com uma mente extraordinária, Thomas continua sendo uma criança. Ele adora brincar com carrinhos e se divertir com os amigos, embora muitas vezes se identifique mais com crianças mais velhas. Sua curiosidade é imensa e muda conforme seus interesses: um dia está decorando capitais do mundo, no outro, aprendendo sobre o sistema solar. 
Com tanta inteligência, com certeza este brasileirinho trará cada vez mais orgulho para a sua família e todo o nosso país!
Fonte: O Municipio Blumenau.

Montanaha colorida em Cuzco

A montanha mais emblemática de Cusco, no Peru, é a “Montanha das Sete Cores”, também conhecida como “Vinicunca” ou “Montanha do Arco-Íris”. 
Este lugar é famoso por suas faixas de cores vibrantes que incluem tons de vermelho, amarelo, verde, azul e roxo. Estas cores devem-se à sedimentação de minerais ao longo de milhões de anos, o que o torna um espetáculo natural único. 
Vinicunca está localizada a uma altitude de aproximadamente 5.200 metros acima do nível do mar, o que a torna um destino desafiador, mas muito popular entre caminhantes e turistas. A caminhada até ao topo pode ser exigente devido à altitude, mas as vistas panorâmicas e as cores únicas da montanha fazem o esforço valer a pena. 
Além disso, esta montanha faz parte da cordilheira Ausangate, área sagrada para as comunidades locais e rica em tradições andinas. É um lugar que combina beleza natural com profundo significado cultural e espiritual.

23 março 2025

Cientistas coreanos e o tratamento do câncer

Cientistas coreanos fizeram uma descoberta revolucionária que pode mudar o rumo do tratamento contra o câncer.
Pesquisadores conseguiram reprogramar células cancerígenas, transformando-as de volta em células normais.
O estudo revelou que certas proteínas específicas desempenham um papel crucial na reversão do crescimento descontrolado das células doentes. Ao manipular esses mecanismos, os cientistas conseguiram interromper o avanço do câncer e restaurar a função celular normal.
Essa abordagem inovadora pode abrir caminho para novas terapias menos agressivas, reduzindo a necessidade de tratamentos como quimioterapia e radioterapia, que costumam causar efeitos colaterais severos. Embora os testes ainda estejam em fase inicial, os resultados são promissores e trazem esperança para milhões de pessoas ao redor do mundo que lutam contra a doença.

Quem foi Cecília Payne?

Desde a sua morte em 1979, a mulher que descobriu do que é feito o universo não recebeu muito reconhecimento, apenas uma placa comemorativa na parede da Universidade e nada mais.
Seus obituários de jornal não mencionam sua maior descoberta. Todo estudante do ensino médio sabe que Isaac Newton descobriu a gravidade, que Charles Darwin explicou sobre a evolução, e que Albert Einstein descobriu a relatividade do tempo.
Mas quando se trata da composição do nosso universo, os livros didáticos simplesmente dizem que o átomo mais abundante do universo é o hidrogênio. E ninguém se atrela ao fato de que alguém teve que descobrir isso. Esse alguém foi Cecília Payne. Ela foi dona e autora da tese de doutorado mais brilhante já escrita em astronomia.
E pensar que a mãe de Cecilia Payne se recusou a gastar dinheiro na sua faculdade, dizendo que era bobagem uma mulher estudar. Foi que ela então ganhou uma bolsa de estudo em Cambridge.
Ela concluiu seus estudos, mas Cambridge não lhe deu um diploma porque era uma mulher, então mudou-se para os EUA para trabalhar em Harvard. Ela foi a primeira pessoa a ganhar um doutorado em astronomia no Colégio Radcliffe, com o que Otto Strauve chamou de "A tese de doutorado mais brilhante já escrita em astronomia."
Também descobriu do que é feito o sol. Literalmente, qualquer estudo sobre estrelas variáveis baseia-se no seu trabalho. Foi a primeira mulher a ser promovida professora de Harvard.
E mesmo com todo esforço e dedicação ela não é mencionada com o devido respeito que uma cientista de tal gabarito merece.
Então, esse pequeno texto é só para homenagear e lembra de Cecília Payne, a mulher que descobriu do que as estrelas são feitas.

22 março 2025

Por que é impossível fazer cócegas em si mesmo?

Criança fazendo cócegas em outra
As cócegas são reações de defesa do cérebro. Ao longo do tempo, esse mecanismo passou a ser utilizado pelo homem como uma forma de auto-defesa contra situações de pânico e perigo. As cócegas fazem com que o homem perceba algum estímulo externo em seu corpo, por exemplo. Para Charles Darwin, a cócega provoca risos através da antecipação do prazer.
Nós não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos pelo fato de que o cerebelo, parte responsável pelo controle dos movimentos voluntários do corpo humano, já prevê os nossos movimentos antes mesmo deles acontecerem. Situação diferente da que ocorre quando alguém nos toca, fazendo com que o corpo reaja, tornando-se tenso e provocando a sensação das cócegas.

O cânhamo - A chave para travar o desmatamento

O cânhamo pode ser a chave para travar o desmatamento e combater as mudanças climáticas. Esta planta não só produz 27% mais oxigênio do que uma floresta de tamanho igual, mas também gera quase o dobro da celulose, um componente essencial na produção de papel. Enquanto as árvores levam décadas para alcançar sua maturidade, o cânhamo cresce em apenas seis meses, permitindo colheitas mais rápidas e sustentáveis. Além disso, a sua cultura melhora a qualidade do solo absorvendo toxinas e prevenindo a erosão. Sua versatilidade o torna um recurso inestimável: pode substituir a madeira na produção de papel, reduzir o uso de plásticos derivados do petróleo, reforçar materiais na construção, servir como biocombustível e até mesmo ser utilizado na fabricação de têxteis mais duráveis e ecológicos. Com sua capacidade de se regenerar rapidamente e baixo impacto ambiental, o cânhamo representa uma alternativa real para reduzir a desflorestação e avançar para um modelo mais sustentável em várias indústrias.

Pedra sobre melancia

Em algumas partes da China, você pode notar uma visão estranha: uma pedra cuidadosamente colocada sobre uma melancia. Isto não é para impedir que ele role ou para protegê-lo de mãos curiosas, mas sim para um segredo mais profundo relacionado com a sua doçura.
Durante o dia, a pedra absorve o calor do sol, protegendo a melancia do seu calor escaldante. À medida que a noite cai, a pedra libera gradualmente esse calor, criando um contraste térmico que estimula o processo de maturação da fruta, tornando-a mais doce. É um simples truque agrícola, mas carrega uma compreensão profunda da natureza e dos seus efeitos nas culturas.

21 março 2025

Por que choramos ao cortar cebola?

Por que choramos ao cortar cebola?
A resposta está no sulfóxido de tiopropanal, um gás formado no corte desse vegetal que gera um ácido em contato com a água dos olhos.
O que seria da nossa culinária sem a cebola, não é mesmo? Além de deixar o tempero da comida mais saboroso, ela também é importante para a nossa saúde, pois contém nutrientes como cálcio, fósforo e vitamina C (ácido ascórbico), além de ser bastante usada para tratar problemas de saúde, como resfriados, laringite, aterosclerose, doenças coronárias, diabetes e asma.
O lado ruim da cebola, que afasta qualquer um da cozinha, é a hora de cortá-la, pois um choro incontrolável nos domina. Por que será que isso acontece?
Por que cortar cebola nos faz chorar?
Isso acontece principalmente por causa da formação de um gás volátil, chamado sulfóxido de tiopropanal (também chamado de sin-propanetiol-S-óxido), cuja estrutura é mostrada abaixo:
Estrutura do sulfóxido de
tiopropanal
Esse composto, inicialmente, não existe na estrutura da cebola, mas a sua formação ocorre quando a cortamos, pois, nesse momento, as células desse vegetal são quebradas e liberam-se enzimas chamadas alinases e um grupo de compostos chamado de sulfóxidos-S-alquenil cisteína.
Os compostos desse grupo estão separados em diferentes partes da cebola, mas depois de cortá-la, eles entram em contato e interagem por meio de reações complexas que são catalisadas (aceleradas) pela enzima alinase. Resumidamente, entre os compostos formados, há os ácidos sulfínicos, que são bem instáveis e logo convertem-se no sulfóxido de tiopropanal, que é o gás da lágrima.
Visto que esse gás é volátil, ele entra em contato com a umidade de nossos olhos e transforma-se em uma espécie de ácido bem fraco, que causa o ardor nos olhos. Assim, como um mecanismo de proteção, as terminações nervosas das córneas fazem as glândulas lacrimais produzirem as lágrimas. Contudo, isso só piora a situação, porque há mais água para reagir com o sulfóxido de tiopropanal e formar ainda mais ácido.
Com essa explicação em mente, chegamos à conclusão de que, para não chorar ao cortar cebola, temos de evitar que o sulfóxido de tiopropanal entre em contato com os olhos. Portanto, baseadas nesse princípio, listamos quatro dicas (que realmente funcionam!) para não chorar ao cortar cebola. Veja:
Dicas para evitar o choro na hora de cortar cebola
1. Use óculos de proteção, como óculos de natação e mergulho: eles tampam os olhos e impedem o contato com o sulfóxido de tiopropanal;
2. Use um ventilador: esse aparelho leva embora todos os gases gerados durante o corte da cebola e impede que cheguem até os olhos;
3. Lave a cebola à medida que a corta: a própria água da torneira reage com os gases;
4. Deixe a cebola por, pelo menos, duas horas na geladeira antes de cortá-la: a diminuição da temperatura faz com que a reação ocorra em velocidade menor, além de reduzir também a pressão de vapor, isto é, a tendência de evaporar.
Fonte: Mundo Educação.

20 março 2025

Reserva de Tório na Finlândia

Descoberta na Finlândia: Reserva de tório pode abastecer o mundo por 20 milhões de anos!
Pesquisadores na Finlândia anunciaram uma descoberta impressionante: uma enorme reserva de tório na região de Peräpohja, no norte do país. Estima-se que a quantidade desse mineral seja tão vasta que poderia abastecer o mundo por cerca de 20 milhões de anos!
O tório é um elemento químico radioativo que pode ser usado como combustível em reatores nucleares. Diferente do urânio, ele é mais abundante na natureza e oferece menos riscos de acidentes nucleares, além de gerar menos resíduos radioativos.
Essa descoberta pode revolucionar a produção de energia, tornando-a mais sustentável e segura. O tório tem o potencial de ser uma alternativa viável para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e diminuir o impacto ambiental da geração de energia.
A Finlândia, já conhecida por sua liderança em energia limpa, pode se tornar um player global ainda mais importante no cenário energético. Uma notícia que traz esperança para o futuro do planeta!
Fonte: #EnergiaNuclear.

Combate à poluição do plástico PET

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Kyoto, no Japão, fizeram uma descoberta impressionante: uma bactéria capaz de decompor plástico PET, amplamente utilizado em garrafas e embalagens. Batizada de Ideonella sakaiensis, essa bactéria usa enzimas especiais para quebrar o plástico em substâncias menores, como ácido tereftálico e etilenoglicol, que podem ser reaproveitados pela indústria.
Essa inovação pode representar um grande avanço no combate à poluição plástica, ajudando a reduzir o acúmulo de resíduos no meio ambiente e oferecendo novas possibilidades para a reciclagem sustentável. Será que essa pequena bactéria pode ser a chave para um futuro mais limpo?

Cânions do Viana

Um olhar que transforma paisagens em arte. Os Cânions do Viana, em Bom Jesus, Piauí, são um espetáculo da natureza. Essa beleza ganha ainda mais vida, quando a cada detalhe captado ressalta a grandiosidade dos paredões de pedra e a imensidão dessa paisagem.  

Por que as teclas do teclado não estão em ordem alfabética?

Teclado no padrão QWERTY
A distribuição das teclas nos teclados já despertou a dúvida de muita gente: Por que as letras não estão em ordem alfabética? Qual o critério utilizado?
Na verdade, a ordem das letras no teclado é apenas uma cópia do padrão da máquina de escrever, criada e patenteada pelo inventor americano Christopher Scholes. Com o intuito de organizar as teclas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa, Scholes aperfeiçoou a idéia de James Densmore, seu parceiro comercial, e criou o teclado QWERTY, nome dado devido à disposição das primeiras seis teclas.
A partir daí, o padrão desenvolvido pelo americano se tornou bastante popular em todo o mundo, tendo sido incorporado na grande maioria dos teclados de computadores. No Brasil, cerca de 99% dos teclados estão no padrão QWERTY. Ao longo do tempo, outras configurações também foram criadas, como o padrão Dvorak, criado por August Dvorak e William Dealey em 1936, porém nenhum outro se tornou tão popular como o padrão desenvolvido por Scholes.
Fonte: Mundo Educação. 

19 março 2025

O Panteão de Roma

O Panteão de Roma é um dos monumentos mais impressionantes da história! Construído há quase 2.000 anos, ele se destaca por sua cúpula colossal e pelo óculo aberto no topo, de 9 metros de diâmetro, que permite a entrada de luz e... da chuva!
Mas se chove dentro, como o chão não alaga? A engenharia romana pensou em tudo! O piso do Panteão foi projetado com um leve declive e pequenos drenos escondidos para escoar a água.
- O Panteão foi originalmente um templo dedicado a todos os deuses romanos.
É o edifício da Roma Antiga mais bem preservado e hoje funciona como uma igreja.
- A cúpula do Panteão foi a maior do mundo por séculos e ainda impressiona pela sua estrutura.
- A entrada é gratuita, mas desde 2023, há cobrança de ingressos para turistas.
Onde fica?
O Panteão está localizado na Piazza della Rotonda, bem no coração de Roma, a poucos passos da Fonte de Trevi e da Piazza Navona.
Melhor horário para visitar:
De manhã cedo ou no fim da tarde, para evitar multidões. Se tiver a sorte de visitá-lo em um dia de chuva, vai testemunhar esse espetáculo raro da natureza dentro de um dos templos mais icônicos do mundo!

18 março 2025

Por que as baratas morrem de barriga para cima

O motivo para o fato de a maioria das baratas morrerem de barriga para cima pode ter explicações variadas.
Os efeitos dos inseticidas podem explicar por que as baratas morrem de barriga para cima.
Quem nunca viu uma barata morta ou esperneando de barriga para cima? Será que esses insetos, terror de muitas pessoas, podem morrer de outra forma?
Na verdade, não existe um estudo específico que explica o fato. Para o entomologista José Henrique Guimarães, da Universidade de São Paulo, as baratas morrem de barriga para cima por um simples fato: geralmente os insetos andam em paredes e superfícies verticais, e quando sentem os efeitos do veneno, caem dessas superfícies. Dessa forma, é bem provável que a barata caia de papo pro ar. Nessa visão, se borrifarmos veneno em uma barata andando no chão, ela morrerá na posição normal, com as asas para cima.
Já a explicação é um pouco diferente do departamento técnico da fabricante de inseticidas Reckitt Benckiser, os insetos viram de barriga para cima para poderem respirar melhor e se recuperar da ação do veneno, uma vez que, assim como todos os insetos, possuem a abertura dos órgãos respiratórios na face abdominal. No entanto, vale ressaltar que essa explicação vale apenas para as baratas no chão; se elas estiverem nas paredes, é muito provável que elas caiam de barriga pra cima mesmo.
Fonte: Mundo Educação. 

A composição química do corpo humano

Você é composto por 84 minerais, 23 elementos da tabela periódica e 30 litros de água, espalhados por 38 trilhões de células que compõem seu corpo.
Você foi construído do nada pelas partes sobressalentes da Terra que você consumiu, de acordo com um conjunto de instruções escondidas em uma dupla hélice de DNA e pequenas o suficiente para serem transportadas por um espermatozóide. Vocês são borboletas, plantas, rochas, riachos, lenha, pele de lobo e dentes de tubarão reciclados, divididos em suas menores partes e reconstruídos no ser vivo mais complexo do nosso planeta.
Você não está apenas vivendo na Terra. Você é a Terra.

Curiosidades sobre o Brasil

Sabias disso? O Brasil é o maior país da América do Sul e um dos mais diversos do mundo, tanto na cultura quanto na biodiversidade. Com uma mistura única de influências indígenas, africanas e europeias, é um destino fascinante que combina modernidade com tradições profundas.
• População: ~215 milhões.
• Línguas oficiais: Português.
• Área territorial: ~8,5 milhões km2.
• Capital: Brasília.
• Moeda: Real Brasileiro (BRL).
Fatos curiosos:
Natureza deslumbrante: o Brasil abriga a floresta amazônica, o "pulmão do mundo", assim como as deslumbrantes Cataratas do Iguazu e o Pantanal, um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade.
Praias paradisíacas: De Copacabana no Rio de Janeiro a Fernando de Noronha e Jericoacoara, o Brasil é um destino de sonho para os amantes do sol e do mar.
Cultura e festivais: O Carnaval do Rio de Janeiro é um dos maiores shows do mundo, com desfiles cheios de cor, samba e alegria. Além disso, a música brasileira, com gêneros como a bossa nova e o forró, é reconhecida mundialmente.
Gastronomia deliciosa: o Brasil oferece pratos icônicos como a feijoada, o pão de queixo e a moqueca, além de drinks tradicionais como a caipirinha.
Paixão pelo futebol: O Brasil é uma das potências mundiais do futebol, com cinco títulos na Copa do Mundo e lendas como Pelé, Zico, Romário e Ronaldos 
Cidades vibrantes: Rio de Janeiro, com seu icônico Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, e São Paulo, motor econômico do país, refletem a diversidade e energia do Brasil.
Economia e recursos: o Brasil é uma das maiores economias do mundo, com importantes indústrias na agricultura, mineração, tecnologia e energias renováveis.
Diversidade e alegria de viver: Com uma população multicultural e hospitaleira, o Brasil é um país onde a alegria, a criatividade e a música fazem parte do dia a dia.
Um gigante cheio de vida: o Brasil é sinônimo de beleza natural, cultura vibrante e uma energia inigualável que o torna um destino e uma nação única no mundo.

17 março 2025

Sobre o Condomínio Selva de Pedra no Leblon - Rio de Janeiro

O Condomínio Selva de Pedra, localizado no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, é um marco significativo na história urbanística da cidade.
Sua construção teve início no início da década de 1970, após o incêndio que destruiu a Favela da Praia do Pinto em 1969. 
O nome “Selva de Pedra” foi inspirado na telenovela homônima exibida pela Rede Globo em 1972, que retratava o crescimento urbano acelerado do Rio de Janeiro.  
O condomínio é composto por 40 edifícios, totalizando 2.251 apartamentos. As edificações possuem entre 13 e 17 andares e estão distribuídas ao longo de quatro ruas internas sem saída: Rua Ministro Correia de Melo, Rua Padre Achótegui, Rua Ministro Ramos Monteiro e Rua Professor Saboia Ribeiro.
Essas vias convergem para a Praça Milton Campos, uma área central arborizada que serve como ponto de encontro e lazer para os moradores. 
A construção do Selva de Pedra foi realizada por meio da união de cooperativas habitacionais, visando inicialmente atender a classe média baixa, incluindo trabalhadores autônomos, funcionários públicos e militares. 
Com o passar dos anos, o condomínio passou por um processo de valorização imobiliária, tornando-se uma área de interesse para investidores e moradores de renda mais alta. 
A Selva de Pedra destaca-se pela sua localização privilegiada, próxima a escolas, supermercados, shoppings e à praia do Leblon. Além disso, oferece infraestrutura completa, com ruas tranquilas, segurança reforçada e uma praça central que proporciona um ambiente agradável para os residentes. 
A história do Selva de Pedra reflete a transformação urbana do Leblon ao longo das décadas, passando de uma área ocupada por uma favela para um condomínio que se integrou harmoniosamente ao bairro, oferecendo qualidade de vida e infraestrutura aos seus moradores. 
Fonte: Agenda Bafafá.

15 março 2025

Por que as mulheres muçulmanas usam véu?

O hijab é o véu que cobre os cabelos e o corpo das mulheres muçulmanas. É um dos símbolos mais populares do islã.
As mulheres muçulmanas usam o véu, o hijab, como símbolo cultural, religioso e de identidade. De todos os símbolos do islã, talvez o hijab seja o mais conhecido. Ele é utilizado para cobrir os cabelos e o corpo feminino.
Seu uso varia de acordo com o tempo e o contexto social. Muitas mulheres muçulmanas usam o véu, para além da religião, como expressão de identidade. Sobre seu uso, é importante destacar que muitas mulheres o fazem por opção e não por serem forçadas, como se acredita em grande parte do Ocidente.
A vestimenta é citada no Alcorão, o livro sagrado do islamismo. Além disso, Maomé, o profeta mais importante da religião, teria pedido a suas esposas que usassem o véu. Nesse caso, ele serviria como forma de diferenciação de suas esposas, em relação às demais, demonstrando seu status.
Seu uso é difundido nos locais onde a maior parte de sua população é islâmica. O adereço pode ser opcional, porém, em alguns países, como o Irã, ele é obrigatório.
No Irã, desde a revolução de 1979, o uso do hijab é compulsório para todas as mulheres, muçulmanas ou não. Por outro lado, países como França, Bélgica e Holanda proíbem o uso do véu em locais públicos.
Fonte: Mundo Educação.

O sino do Czar

É o maior sino do mundo, localizado no Kremlin de Moscovo. Fundida entre 1733 e 1735 por Ivan Motorin e seu filho, pesa 202 toneladas. 
Apesar do seu tamanho imponente, foi colocada em um pedestal em 1836 e tornou-se um símbolo do artesanato russo. Sua história reflete a ambição dos monarcas russos em criar obras monumentais.
O Sino do Czar nunca tocou porque sofreu danos significativos durante um incêndio em 1737, pouco depois de ter sido derretido. Este incêndio fez com que o sino caísse do seu suporte e se quebrasse, impedindo o seu uso posterior. Embora tenha sido considerada a reparação do pedaço partido, foi determinado que não poderia soar normalmente devido aos danos sofridos. Desde então, permaneceu como uma peça monumental no Kremlin, simbolizando a grandeza do artesanato russo.

Sistema de água sustentável na Idade Média

Em 1238, os engenheiros de Granada criaram uma das maiores conquistas da engenharia da Idade Média ao construir com sucesso um sistema de água sustentável que transportava água 200 metros montanha acima.
Esta conquista baseou-se num projeto inovador de canais e barragens que fez um uso surpreendente da gravidade e das leis da pressão da água.
Mas enquanto a central estava em funcionamento, os habitantes locais e os engenheiros repararam num fenômeno que parecia estranho e invulgar na época: a água parecia mover-se contra a gravidade em alguns locais, o que surpreendeu toda a gente.
Nessa altura, não compreendiam completamente o fenômeno, o que dava a impressão de um “desafio às leis da natureza”.
Claro que sabemos hoje que este fenômeno era o resultado de princípios físicos relacionados com a pressão e o equilíbrio hidrostático, mas na época era um grande mistério.
Se a compreensão científica disto não se tivesse desenvolvido mais tarde, este acontecimento teria perturbado severamente os conceitos físicos e possivelmente influenciado o desenvolvimento da ciência durante muitos anos.
A história do sistema hídrico de Granada não é apenas um feito de engenharia, mas uma prova do génio e da inovação dos engenheiros andaluzes que combinaram ciência e criatividade para resolver problemas complexos utilizando métodos avançados para o seu tempo.

14 março 2025

O gênio de Tesla

Nikola Tesla registrou mais de 700 patentes em 35 países do mundo, e muitas dessas invenções trouxeram progresso e prosperidade para a humanidade. No entanto, Tesla, quando morreu em Nova Iorque, não tinha um centavo, e se quisesse dinheiro seria um dos mais ricos do mundo.
“Scientia potestas est.”
O primeiro carro elétrico de Nikola Tesla em 1918 que regenerava eletricidade da terra.
Este é o automóvel elétrico Pierce-Arrow de 1921, de Nikola Tesla, impulsionado por pura eletricidade etérica. É um carro autocarregável, não funciona com baterias, óleo ou gás.
Carros elétricos existem há muito tempo.
Em 1931, Nikola Tesla apresentou e testou um novo carro. Tesla desenvolveu-o com seus próprios fundos pessoais.
O motor tinha sido removido, deixando a embreagem, a caixa de velocidades e a transmissão para as rodas traseiras ininterruptas. O receptor de potência (conversor de energia de gravidade) tinha sido construído pelo próprio Tesla. Estava instalado em frente ao painel de controle. Do conversor estava uma antena pesada de aproximadamente 1,8 metros de comprimento. Esta antena aparentemente tinha a mesma função que a do conversor Moray (energia radiante).
"Agora temos energia", disse Tesla. Disse que havia energia suficiente no conversor para iluminar uma casa inteira, além de fazer funcionar o mecanismo do carro. O carro foi testado por uma semana, atingindo uma velocidade máxima de 144 km/h sem esforço. Alguém comentou que não estava saindo gases do escape. Nikola Tesla respondeu: "Não temos motor".

O gato Tombi

Este é o Tombi, um gato especial nascido em Esmirna, na Turquia. Um dia, com a curiosidade típica dos felinos, decide saltar pela janela de uma escola primária no distrito de Bayrakli. Este salto transforma-o em algo mais do que um simples gato: torna-se um companheiro, um amigo e logo a mascote oficial dos pequenos alunos.
As crianças recebem-no com entusiasmo, transformando-o no seu herói quotidiano. Com a ajuda do professor, vacinam-no, colocam-lhe um microchip e adotam-no oficialmente como parte da turma. Para eles, Tombi não é apenas um gato: é um conforto, uma alegria, uma ajuda para encarar as aulas com mais serenidade. Aconchega-se perto delas, ronrona enquanto estudam, trota curiosamente entre as carteiras e deixa-se abraçar sem nunca se cansar. A sua presença transforma os dias das crianças, tornando-os mais brilhantes e felizes.
Mas um dia, o sonho é destruído. A professora, com os olhos cheios de tristeza, conta aos alunos que alguns pais se queixaram: o Tombi já não pode ficar na escola. Esta é uma notícia devastadora. As crianças choram, tentam resistir, mas não há nada a fazer. Desolados, têm de se separar do seu amigo especial. Tombi é colocada com uma nova família, numa casa longe da escola.
Tombi, porém, não se esquece dos seus amiguinhos. Assim que encontra uma porta aberta, foge e regressa à escola que parece a sua casa. O seu regresso acende uma faísca no coração das crianças: não estão dispostas a abdicar do seu companheiro. Organizam um protesto, determinados a fazer com que as suas vozes sejam ouvidas. Com cartazes, desenhos e mensagens nas redes sociais, contam ao mundo o quanto Tombi significa para eles. A sua história tornou-se viral, reunindo o apoio de grupos de defesa dos direitos dos animais, celebridades e pessoas de todo o país.
No final, a sua determinação faz maravilhas. O Ministro da Educação intervém pessoalmente, tomando uma decisão histórica: Tombi poderá permanecer na sua escola, com os seus filhos. A notícia desperta uma alegria incontrolável entre os estudantes. Celebram como se tivessem ganho a batalha mais importante das suas vidas, e talvez tenha sido isso mesmo que aconteceu.
Hoje, Tombi ainda lá está. Enrola-se nas carteiras, observa curiosamente os cadernos, consola com os seus ronronados aqueles que estão a ter um dia difícil e celebra cada pequena conquista com as crianças. É o símbolo do amor puro e incondicional, mas acima de tudo da força de acreditar em algo importante.
Esta não é apenas a história de um gato e de uma escola, mas uma lição de vida: a amizade, a perseverança e o amor podem superar qualquer obstáculo.

A pedra de Roseta

Em agosto de 1799, Napoleão Bonaparte realizou uma expedição militar e científica para o Egito. Enquanto conduzia um grupo de engenheiros para o Forte Julien, próximo à cidade de Roseta, os soldados franceses se depararam com um fragmento polido de uma pedra entalhada com estranhos glifos cunhados separadamente em três línguas diferentes: grego, demótico e hieróglifos.
A pedra era uma estela (espécie de coluna) de granito negro, de forma retangular, que media 112,3 cm de altura, 75,7 cm de largura e 28,4 cm de espessura. Percebendo o valor daquelas inscrições, Napoleão Bonaparte logo ordenou a reprodução e o envio daqueles escritos para especialistas em línguas mortas.
Em abril de 1802, Reverendo Stephen Weston foi capaz de traduzir a parte escrita em grego. No mesmo ano, o francês Antoine-Isaac Silvestre de Sacy e o sueco Johan David Åkerblad interpretaram as inscrições em demótico. No entanto, os hieróglifos pareciam ser indecifráveis. Somente após 23 anos desde a data de sua descoberta que o francês Jean-François Champollion foi capaz de decifrar o código dos hieróglifos na Pedra de Roseta.
Desta forma, foi possível compreender o contexto da criação da estela: as inscrições foram feitas para registrar a gratidão dos sacerdotes egípcios ao faraó Ptolomeu V Epifânio, o qual havia concedido ao povo a isenção de uma série de impostos. De fato, as descobertas de Champollion permitiram que o mundo ocidental tivesse acesso aos milhares de anos da história do Egito, aumentando ainda mais o fascínio dos europeus pela civilização dos faraós.
Fonte: Mundo Educação.

13 março 2025

A história dos bichos de pelúcia

A história dos bichos de pelúcia se inicia com a história da alemã Appolonia Margarete Steiff, nascida em 1847 na pequena cidade de Giengen an der Brenz.
Margarete fora diagnosticada com paralisia infantil logo na sua infância e teve o braço direito e ambas as pernas paralisadas. No entanto, não parou de aprender sobre costura. Em 1879, baseada em um modelo de almofada para alfinetes em formato de elefante, Margarete fez esse alfineteiro para dar às suas amigas, porém as filhas de suas amigas gostaram de brincar com esse pano recheado de feltros.
Assim nasce o bicho de pelúcia e, no futuro, a marca Steiff seria criada e seria sinônimo de sucesso. Hoje, é uma marca renomada de ursos de pelúcia da mais alta qualidade. Um selo amarelo na orelha dos ursos indica sua autenticidade e originalidade.
Na cidade de Giengen, há um museu que aborda toda a história da marca! Você poderá encontrar a loja em diversas cidades da Alemanha como Giengen, Frankfurt, Colônia, Berlim e Munique.
Fonte: viagemalemanha.com

Os perigos decorrentes da ingestão da água do

Sabemos que cerca de 97,5% da água existente no planeta é salgada. No entanto, essa grande quantidade de água não é usada para consumo humano, uma vez que sua ingestão pode desencadear sérios riscos à saúde humana. Mas, afinal, qual é o problema de ingerir água do mar?
Primeiramente devemos lembrar que a água do mar é um tipo rico em cloreto de sódio — o sal de cozinha. Essa alta concentração de sal é muito maior do que a concentração de sais do nosso sangue. Por essa razão, ao ingerirmos a água do mar, nosso corpo começa a perder água por osmose para que ocorra a excreção do sal consumido em excesso.
A perda exagerada de água faz com que entremos em um quadro conhecido como desidratação. Esse grave problema pode desencadear dores de cabeça, tonturas, fraqueza, aumento dos batimentos cardíacos, perda de consciência, convulsões e até a morte.
style="box-sizing: inherit; font-family: system-ui, -apple-system, "Segoe UI", Roboto, Ubuntu, Cantarell, "Noto Sans", sans-serif; margin: 0px 0px 15px; padding: 0px;">Além do problema da desidratação, a alta concentração de magnésio presente na água do mar pode provocar irritação nas paredes do intestino, desencadeando casos de diarreia. Vale destacar que, se esse problema for bastante intenso, pode provocar também a desidratação.
Não podemos nos esquecer também de que a ingestão de água salgada provoca ainda mais sede, pois uma pessoa necessitará ainda mais de água. Dessa forma, caso a pessoa tente matar sua sede com água salgada, o problema poderá ser ainda maior.
Sendo assim, a água do mar não deve ser ingerida sem tratamento, pois pode provocar até mesmo a morte de quem a ingeriu. É por isso que pessoas que ficam à deriva no mar devem procurar outras alternativas para conseguir água. Normalmente, recomenda-se a ingestão de água da chuva ou retirá-la dos alimentos, como peixes e pássaros.
É importante frisarmos que atualmente existem técnicas que permitem a dessalinização da água do mar, o que já é uma realidade em vários locais do mundo. Em momentos de escassez de água doce, retirar água potável da imensidão do oceano pode ser uma alternativa. O principal problema, no entanto, está no fato de que essa tecnologia é cara, principalmente em relação ao gasto de energia. Sendo assim, apesar da quantidade de água disponível, a dessalinização só será viável quando todas as outras alternativas fracassarem.