13 abril 2025
A brasileira que venceu na Bolsa de Valores
O peixe-morcego
A língua do pica-pau
12 abril 2025
Primeira travessia aérea do Atlântico Sul
![]() |
30 de março de 1922: Gago Coutinho e Sacadura Cabral partem de Lisboa para a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. |
Por que os corredores circulam a pista no sentido anti-horário?
11 abril 2025
Tijolo romano
O professor de História ensinou isso na escola?
- Santos Dumont almoçava 3 vezes por semana na casa da Princesa Isabel, em Paris.
- A ideia do Cristo na montanha do Corcovado partiu da Princesa Isabel.
- A família imperial não tinha escravos. Todos os negros eram alforriados e assalariados, em todos os imóveis da família.
- D. Pedro II tentou ao parlamento a abolição da escravatura desde 1848. Uma luta contra os poderosos fazendeiros por 40 anos.
- D. Pedro II falava 23 idiomas, sendo que em 17, era fluente.
- A primeira tradução do clássico árabe “Mil e uma noites” foi feita por D. Pedro II, do árabe arcaico para o português do Brasil.
- D. Pedro II doava 50% de sua dotação anual para instituições de caridade e incentivos para educação com ênfase nas ciências e artes.
- D. Pedro Augusto Saxe-Coburgo era fã assumido de Chiquinha Gonzaga.
- A Princesa Isabel recebia com bastante frequência amigos negros em seu palácio em Laranjeiras, para saraus e pequenas festas. Um verdadeiro escândalo para época.
- Na casa de veraneio, em Petrópolis, a Princesa Isabel ajudava a esconder escravos fugidos e arrecadava numerários para alforriá-los.
- Os pequenos filhos da Princesa Isabel possuíam um jornalzinho que circulava em Petrópolis, um jornal totalmente abolicionista.
- D. Pedro II recebeu 14 mil votos na Filadélfia para a eleição Presidencial, devido sua popularidade, na época os eleitores podiam votar em qualquer pessoa nas eleições.
- Uma senhora milionária do sul, inconformada com a derrota na guerra civil americana, propôs a Pedro II anexar o sul dos Estados Unidos ao Brasil, ele respondeu literalmente com dois “Never!” bem enfáticos.
- Pedro II fez um empréstimo pessoal a um banco europeu para comprar a fazenda que abrange hoje o Parque Nacional da Tijuca. Em uma época que ninguém pensava em ecologia ou desmatamento, Pedro II mandou reflorestar toda a grande fazenda de café com mata atlântica.
- Quando D. Pedro II do Brasil subiu ao trono, em 1840, 92% da população brasileira era analfabeta.
- Em seu último ano de reinado, em 1889, essa porcentagem era de 56%, devido ao seu grande incentivo à educação, à construção de faculdades e, principalmente, de inúmeras escolas que tinham como modelo o excelente Colégio Pedro II.
- A Imperatriz Teresa Cristina cozinhava as próprias refeições diárias da família imperial, apenas com a ajuda de uma empregada (paga com o salário de Pedro II).
- (1880) O Brasil era a 4º economia do Mundo e o 9º maior Império da história.
- (1860-1889) A média do crescimento econômico foi de 8,81% ao ano.
- (1880) Eram 14 impostos, atualmente são 98.
- (1850-1889) A média da inflação foi de 1,08% ao ano.
- (1880) A moeda brasileira tinha o mesmo valor do dólar e da libra esterlina.
- (1880) O Brasil tinha a segunda maior e melhor marinha do Mundo, perdendo apenas para a da Inglaterra.
- (1860-1889) O Brasil foi o primeiro país da América Latina e o segundo no Mundo a ter ensino especial para deficientes auditivos e deficientes visuais.
- (1880) O Brasil foi o maior construtor de estradas de ferro do Mundo, com mais de 26 mil km.
- A imprensa era livre tanto para pregar o ideal republicano quanto para falar mal do nosso Imperador.
- "Diplomatas europeus e outros observadores estranhavam a liberdade dos jornais brasileiros" conta o historiador José Murilo de Carvalho. Mesmo diante desses ataques, D. Pedro II se colocava contra a censura. "Imprensa se combate com imprensa", dizia.
- O Maestro e Compositor Carlos Gomes, de “O Guarani” foi sustentado por Pedro II até atingir grande sucesso mundial.
- Pedro II mandou acabar com a guarda chamada Dragões da Independência por achar desperdício de dinheiro público. Com a república a guarda voltou a existir.
- Em 1887, Pedro II recebeu os diplomas honorários de Botânica e Astronomia pela Universidade de Cambridge.
- A mídia ridicularizava a figura de Pedro II por usar roupas extremamente simples, e o descaso no cuidado e manutenção dos palácios da Quinta da Boa Vista e Petrópolis. Pedro II não admitia tirar dinheiro do governo para tais futilidades. Alvo de charges quase diárias nos jornais, mantinha a total liberdade de expressão e nenhuma censura.
- D. Pedro II andava pelas ruas de Paris em seu exílio sempre com um saco de veludo ao bolso com um pouco de areia da praia de Copacabana. Foi enterrado com ele.
Fonte: Biblioteca Nacional RJ, IMS RJ, Diário de Pedro II, Acervo Museu Imperial de Petrópolis RJ, IHGB, FGV, Museu Nacional RJ, Bibliografia de José Murilo de Carvalho.
A primeira foto em solo brasileiro
10 abril 2025
Fatos sobre o Equador
Sobre a diferença entre raio-x, tomografia e ressonância magnética
O bico do trem-bala
O colapso de células de câncer
09 abril 2025
O primeiro fósforo de fricção
Popeye não foi só um desenho
07 abril 2025
A árvore mais antiga do Brasil
A temporada das flores de cerejeira no Japão
Sobre a Quaresma
Quaresma é um tradicional período de 40 dias que serve como preparação para a Páscoa e que é caracterizado pela realização de penitências.
Cruz entre dois ramos sobre um fundo roxo, cor que simboliza a quaresma; presa na cruz, há uma coroa de espinhos.
Os católicos entendem que o roxo é a cor que simboliza a Quaresma.
Quaresma são os 40 dias que antecedem a celebração da Páscoa e são entendidos, em algumas vertentes do cristianismo, como momento de reflexão e realização de penitências. Os historiadores não sabem muito sobre o que levou ao surgimento da Quaresma, mas sabem que ela foi estabelecida em 325 d.C., durante o primeiro Concílio de Niceia.
Para muitos, a Quaresma pode ter uma duração de 44 ou 46 dias, estendendo-a até a Quinta-feira Santa ou Sábado de Aleluia, respectivamente. A data de início da Quaresma se dá na Quarta-feira de Cinzas, e a definição do início da Quaresma depende da definição da data da Páscoa. A definição da data da Páscoa segue um critério que leva em consideração o equinócio da primavera, no Hemisfério Norte, e as fases da Lua.
Resumo sobre a Quaresma
A Quaresma é o período que antecede a Páscoa, possuindo, tradicionalmente, 40 dias de duração.
Alguns cristãos entendem que a Quaresma tem 44 ou 46 dias de duração.
É entendida como um período de preparação espiritual dos fiéis para a Páscoa.
A Quaresma se inicia na Quarta-feira de Cinzas e se encerra no Domingo de Ramos.
A primeira Quaresma foi estabelecida em 325, durante o primeiro Concílio de Niceia.
O que é a Quaresma?
Um dos costumes cristãos mais conhecidos, praticado por milhões de pessoas, é a observância da Quaresma. Esse é um período do calendário litúrgico do cristianismo que serve como antecipação e preparação para a Páscoa — a celebração da ressurreição de Jesus e a festa mais popular do cristianismo.
A Quaresma funciona mais como uma preparação espiritual e menos como uma preparação física ou material. Isso porque, nesse período, há o costume de realizar ações de penitência que têm como objetivo santificar o fiel, afastá-lo do pecado e aproximá-lo de Deus. Ao longo do texto, veremos quais são as penitências praticadas nesse período.
Início e duração da Quaresma
Popularmente, entende-se a Quaresma como um período de 40 dias. Esse tempo tem como marco inicial a Quarta-feira de Cinzas e se encerra no Domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa. No entanto, existem aqueles que entendem essa tradição de outra maneira.
Alguns consideram que a Quaresma tem duração de 46 dias. Nesse caso, ela se estende da Quarta-feira de Cinzas até o Sábado de Aleluia. Outros, como o papa Paulo VI, entendiam-na como um período de 44 dias. Paulo VI argumentava que o encerramento desse período se dava na Quinta-feira Santa.
A questão da duração é apenas uma curiosidade, pois para os cristãos, o mais importante é o significado da Quaresma e o que ela anuncia. Enquanto preparação, os fiéis entendem que se trata do momento mais propício para realização de penitências, porque elas lembram o exemplo do sacrifício de Jesus.
Fonte: Mundo Educação.
05 abril 2025
Jovem domina 400 idiomas
A baleia azul
04 abril 2025
As Ilhas Diomedes
Curiosidades sobre animais diversos
03 abril 2025
O que é Psicofisiognomia?
Pedras estranhas caídas do céu
Nikola Tesla - Um homem que nasceu gênio e morreu pobre
02 abril 2025
Por que o riso é contagiante?
![]() |
O riso é contagiante e faz bem para a saúde. |
Por que será que o riso é algo tão contagiante? A resposta está no chamado neurônio-espelho!