Você Sabia que o RJ tinha Vulcões? Os vulcões cariocas e fluminenses não têm nada a ver com os da atualidade (como Etna ou Vesúvio, que ainda estão ativos). Aqui estamos falando de várias formações pré-históricas, que datam de milhões de anos, especialmente do Período Cretáceo (entre 100 e 60 milhões de anos atrás). Naquela época, o Atlântico Sul estava se abrindo, separando a América do Sul da África, e a região sofreu intensa atividade vulcânica.
Alguns pontos marcantes:
Maciço da Tijuca e Maciço da Pedra Branca - Embora não sejam vulcões em si, abrigam rochas de origem ígnea formadas por antigos derrames de magma que solidificaram. Muitas montanhas do Rio de Janeiro incluindo o Corcovado, o Pão de Açúcar e a Pedra da Gávea, têm origem ligada a esse passado de atividade vulcânica.
Itatiaia (divisa RJ-MG) - A Serra do Itatiaia é formada por rochas vulcânicas e intrusivas. Esse Maciço do Itatiaia é resultado de um enorme vulcão extinto, que esteve ativo há cerca de 60 milhões de anos. Ali existem rochas como nefelina sienito e fonólito, típicas de atividade vulcânica profunda.
Morro do São João (Cabo Frio/São Pedro da Aldeia) - Um exemplo clássico de vulcanismo no litoral fluminense. Formado por rochas alcalinas de origem magmática, ele surgiu através desse vulcanismo devido à separação dos continentes.
Hoje aparece apenas como uma elevação isolada.
Arquipélago de Fernando de Noronha…? (vale citar só por comparação: ele também é de origem vulcânica, mas já em outra região; no RJ, os seus outros equivalentes são menores e mais antigos).
Vulcanismo Alcalino do Cretáceo - No estado do RJ, há registros de rochas vulcânicas alcalinas em Itatiaia, Mendanha, Tanguá, Cabo Frio, Rio Bonito e Nova Iguaçu. Esse grande “arco magmático” está espalhado em vários pontos isolados e foi bastante estudado por geólogos.
Nova Iguaçu - Durante muito tempo acreditou-se que havia o “único vulcão do Brasil”. Hoje, sabe-se que não era um vulcão com cratera visível, mas sim restos de atividade vulcânica antiga - rochas alcalinas que se solidificaram. O local até chegou a ser estudado como “Parque do Vulcão de Nova Iguaçu”.
Mapa ilustrativo. Repostado do facebook A História Esquecida.


































