segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Mas que loucura!

Hoje, logo cedo, tive uma surpresa ao procurar as primeiras informações sobre o que já havia acontecido, ou estava acontecendo no mercado de ações mundo a fora. Bolsas na Ásia fechando com expressivas altas, bolsas européias já acompanhando as asiáticas. Como seria o cenário no Brasil e nos EUA, a partir das 11:00 horas?
A BOVESPA na sexta-feira já não havia companhado a forte alta da Bolsa de Nova Iorque, ficava pois a expectativa. Um pouco mais tarde, começavam a surgir notícias que davam conta de que o que ocorreu na Ásia e estava ocorrendo na Europa era devido ao pronunciamento do presidente eleito Barack Obama, manifestando seu apoio às montadoras e acenando com um plano estrondoso de investimentos em infra-estrutura depois que assumir o governo americano, com a finalidade de uma retomada do crescimento econômico. Além disso, ou até devido ao pronunciamento de Barack Obama, o dia apresentou altas do minério de ferro, do petróleo e outras cositas más.
Após a abertura das Bolsas no Brasil e nos EUA era possível ver que elas vinham acompanhando o que acontecera na Ásia e ainda estva acontecendo na Europa. Altas expresivas! Considerando que as altas verificadas na sexta-feira e, principalmente hoje, foram significativas, temos que ficar muito ligados apara os próximos dias. Fico sempre com a sensação de que altas dessas magnitudes carregam mais artificialismo do que lógica. Até porque não existe nenhum fato novo, concreto, para tamanha euforia.
Muito bem! Estaríamos diante de uma mudança de tendência nos mercados bursáteis, ou é mais um repique que fica no meio do caminho?
As Bolsas pelo mundo têm mostrado grande aderência aos diversos indicadores da economia americana que são divulgados quase que diariamente. Hoje (08/12), nenhum indicador foi anunciado, mas amanhã, às 13:00 horas, será anunciado o Pending Home Sales mensal e na quinta-feira será divulgado o Unemployement Claims, ambos indicadores da mais alta relevância para a economia americana. Portanto, vale a pena estar atento antes de novas grandes aventuras.
Os gráficos não mostram muita consistência para altas consecutivas, vivemos mais um dos muitos momentos de expectativa. Dependendo de como virão esses indicadores e, caso sejam ruins, se as Bolsas pelo mundo conseguirem passar por cima deles, ou seja, continuem subindo mesmo assim, poderemos estar vendo uma mudança de tendência, pois aí sim, os gráficos das principais Bolsas estariam consolidando uma figura conhecida como ombro-cabeça-ombro (OCO) invertido, o que poderia conduzir as Bolsas a novos patamares.
Por outro lado, não podemos desconsiderar que o movimento de venda dos estrangeiros no mercado brasileiro ainda é grande e que os índicadores mencionados têm sido, nos últimos meses, sinal de grande volatilidade nos mercados.
Outro ponto que chamo atenção de todos é para a máxima de comprar no boato e vender no fato. Estaremos próximos das oportunidades de compra, considerando principalmente que o novo governo americano toma posse em janeiro?
São tantos os "se", ou "quem sabe", que ficamos numa situação de grande indecisão. É pois, hora de avaliar os riscos e tomar uma posição. Ou ficamos de fora observando e podemos perder o bonde da alta, ou entramos e corremos todo o risco que o quadro atual oferece.
Boa sorte!

Nenhum comentário: