quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O que pode um investidor pode aprender com o Tio Patinhas?


"Tio Patinhas", a série de desenhos animados que encheu muitas das nossas infâncias com alegria, conta a história de um pato que era obcecado por ter dinheiro e ganhar mais dinheiro. Ele ia nadar na pilha de moedas e contava-as mais e mais. Embora você possa pensar que ele era apenas um pato dos desenhos animados, o velho Tio Patinhas tinha um monte de sabedoria investida. A seguir estão alguns contos de investimento do mundo do Tio Patinhas para ajudar você a lembrar os princípios de investimento. 
 
Preços de energia e a queda do helicóptero
Em um livro de história em quadrinhos caracterizando o Tio Patinhas ("A Fábula Financeira", de 1951), o pato plutocrático administra uma fazenda com a ajuda de seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho e mantém todo o seu dinheiro arduamente ganho em um silo de milho.
Quando um furacão atinge o silo, suga o dinheiro do Tio Patinhas que, em seguida, cai por todo a região. Patinhas não fica chateado, porém, sabendo que se ele e seus jovens sobrinhos continuarem trabalhando, eles vão receber o dinheiro de volta em breve.
Enquanto isso, o ganso Gladstone, o ganso mais sortudo da região, estende o chapéu e colhe o dinheiro que cai do céu. Uma pilha gigante de dólares do Tio Patinhas cai bem nele. Quando Gladstone e seu companheiro de viagem Donald vão gastar o dinheiro, no entanto, eles descobrem que o tornado distribuiu riquezas extras igualmente a todos no município. Todo mundo agora é um milionário!
Quando os novos ricos aldeões vão à fazenda de alimentos frescos de Tio Patinhas, ele os informa que todos os preços subiram: ovos, bacon e leite todos ao custo de milhões de dólares. Eventualmente, Tio Patinhas recebe o seu dinheiro de volta e tudo volta ao normal.
Esta história demonstra economista a teoria monetarista de Milton Friedman sobre a inflação. (Será que Friedman leu os quadrinhos do Pato Donald? "Uma Fábula Financeira" é quase exatamente a premissa de Friedman sobre a hipótese da queda do helicóptero".) No final, os ativos tangíveis e valor de reforçar e se dedicar ao trabalho é que leva a ganhar dinheiro, mostrando que os lucros dos esquemas de ganho fácil é uma pura ilusão. 
OBS: "A Queda do Helicóptero" é uma ferramenta hipotética, não convencional sobre política monetária, que envolve a impressão de grandes somas de dinheiro e a distribuição para o público, a fim de estimular a economia. A Queda do helicóptero é em grande parte uma metáfora para medidas não convencionais para alavancar a economia em períodos de deflação. Enquanto a "queda do helicóptero" foi mencionado pela primeira vez pelo economista Milton Friedman, que ganhou popularidade depois que Ben Bernanke fez uma referência de passagem a ele em um discurso em  novembro de 2002, quando ele era o novo governador da FED, a Reserva Federal dos Estados Unidos. Essa única referência fez com que Bernanke ganhasse o apelido de "Helicopter Ben", um apelido que ficou com ele durante boa parte de seu mandato como membro e presidente da FED. 
Muito sobre o compartilhamento do que se pensa
Em "Much Ado About Scrooge" (1987), Tio Patinhas descobre um mapa do tesouro que leva a um jogo perdido pelo famoso poeta William Drakespeare e sai em uma busca para encontrá-lo. Quando ele é questionado por que ele empreendeu esta viagem louca, Tio Patinhas efetivamente diz que a marca Drakespeare fará qualquer coisa produzida pelo dramaturgo se transformar em uma mercadoria valiosa. No final, Tio Patinhas abre um parque temático Drakespeare para capitalizar o seu achado.
Tio Patinhas e Warren Buffett são da mesma opinião em relação a uma marca sólida. Assim como a justificativa de Buffett para uma participação na Coca-Cola, Tio Patinhas raciocina que o público vai pagar um prêmio por um autêntico produto de Drakespeare, bem acima do baixo custo de criação do produto.
 
Entenda o seu cliente
No mesmo episódio, um vendedor porta-a-porta, Filler Brushbill faz quase meio milhão de dólares em vendas para o geralmente avarento Tio Patinhas e seus sobrinhos. Seu discurso de vendas é tão bem adaptado às necessidades, desejos e aspirações de seus clientes que você tem a sensação de que ele poderia vender anúncios para o Google.
Esse outro grande investidor, Warren Buffett, valoriza empresas, como Filler Brushbill, que entende as necessidades de seus clientes tão bem que quase nunca deixa a história sem fazer uma compra. Um bom exemplo seria o Wallmart, que oferece aos seus clientes as melhores ofertas em quase tudo. 

Seja um peixe grande em um pequeno lago
Em "O emaranhado do Triângulo das Bermudas" (1987) Tio Patinhas e seus sobrinhos viajam para o triângulo acima mencionado para desvendar o seu mistério. Uma vez lá, os intrépidos aventureiros encontram o Capitão Bounty, um velho homem  do mar que não só corre o lugar, mas também o mantém a salvo de um monstro de algas que se esconde nas profundezas do mar. Patinhas liberta os marinheiros que estavam cativos pelo monstro do mar por anos traz o Capitão Bounty de volta para viver em Patópolis.
Mas Tio Patinhas não sabe que o monstro de algas, seguiu seu navio até em casa! Pouco antes do monstro afugentar toda a população de Patópolis, o  Capitão Bounty pacifica o monstro com sua performance de domador. Embora os moradores de Patópolis estivessem eternamente gratos, o Capitão Bounty decide que vai voltar para o Triângulo das Bermudas com o monstro do mar a reboque. "Eu preferiria ser um peixe grande em um pequeno lago do que um peixe pequeno num grande lago", diz Bounty para Tio Patinhas. O mesmo é verdadeiro para qualquer negócio: é melhor ser um líder em um mercado pequeno do que um pequeno jogador com nenhuma vantagem competitiva em um mercado enorme.
 
O hábito de cortar custos
Em "A Maldição do Castelo Patinhas" Tio Patinhas e seus sobrinhos fazem uma viagem para a Escócia para visitar sua terra natal. Ao longo do caminho Tio Patinhas descobre seu primeiro cofrinho, e diz: "minha vida de poupança começou com essa mesma margem." Quando nossos aventureiros chegam ao Castelo Patinhas, eles descobrem que o mesmo é assombrado por um cão brilhante que aterroriza os moradores, e à noite druidas realizam ritos secretos dentro das muralhas do castelo.
Tio Patinhas e os sobrinhos montam uma armadilha para capturar os druidas e seu cão mágico (que é, na verdade, apenas um cão), e pergunta a eles por que expulsaram os McDucks do Castelo Patinhas depois que de construído. Acontece que Silas Patinhas, que foi o primeiro construtor do Castelo Patinhas, fez isso em cima do círculo de pedra dos druidas "para cortar custos." O avarento Tio Patinhas reconhece que a redução de custos é de família.
Percebendo que o clã Patinhas tem estado em erro por séculos, Tio Patinhas se oferece para compartilhar o lugar com os druidas. Durante o dia ele vai ser um local turístico para ganhar dinheiro, e à noite, os druidas podem realizar suas cerimônias. No final, todos ganham. 
Warren Buffett certa vez disse a famosa frase: "Sempre que eu leio sobre alguma empresa que realiza um programa de corte de custos, eu sei que não é uma empresa que realmente sabe o que representam os custos. ... Aquele que realmente é um bom gerente não acorda pela manhã e diz: 'Este é o dia que eu vou cortar custos,' antes do mais, que ele acorda e respirao. "Embora isso soe como o tipo de atitude que teve Silas Patinhas em apuros com os druidas, na verdade é o oposto. A parcimônia de Silas e a engenhosidade de Patinhas, combinados para criar mais dinheiro para ambos os McDucks e os druidas e mais felicidade para as pessoas da cidade que não só ficaram livres do cão fantasmagórico, mas tiveram a felicidade extra pelo castelo renovado. 

Um último parágrafo
Seria Tio Patinhas um avatar secreto para Warren Buffett? Ninguém sabe (embora, provavelmente, não). Mas ambos professam a mesma filosofia de investimento: trabalhar duro, não se preocupar com as pequenas coisas e economizar, economizar, economizar. Se você considerar uma página do manual do Tio Patinhas, quem sabe você poderá estar nadando em um cofre de moedas de ouro também, em futuro bem próximo.

Fonte: Investopedia 

Nenhum comentário: