sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Cinco ferramentas de recuperação de dados que podem salvar o dia


Há uma série de maneiras de perder dados críticos - como falha de hardware, um acidente como sistema operacional, um erro do usuário, ou um ataque malicioso. Se isso acontece com você, uma das ferramentas apresentadas abaixo podem ajudar você a obter os dados de volta.
A lei de Murphy diz que os dados que você está mais propenso a perder são os dados que você ainda não fez o backup. Felizmente, uma série de ferramentas de recuperação de dados estão disponíveis. Aqui estão cinco excelentes opções.

1 - Software R-Studio Data Recovery

Software de Recuperação de Dados R-Studio (Figura A) é um aplicativo de recuperação de dados para PCs. Esta aplicação é diferente de muitas outras pelo fato de que ela não apenas escaneia os discos rígidos - ela também pode abrir imagens de disco e conectar-se a computadores remotos. O software apresenta uma variedade de pontos do escaneamento em andamento.

Figura A


Figura A
O R-Studio Data Recovery pode exibir um indicador de progresso ou os objetos que encontra, enquanto o escaneamento está em andamento. A exibição dos resultados durante a verificação é mais lento, mas não requer que você espere até o final da verificação para saber se o arquivo que você perdeu é recuperável, ou não.
O Software R-Studio Data Recovery é vendido por US$49.99, mas uma versão gratuita está disponível para download.

2 - Pandora Recovery

O Pandora Recovery (Figura B) é uma ferramenta gratuita de recuperação de dados. Uma das coisas realmente interessantes sobre Pandora Recovery é que ele usa um assistente para o processo de recuperação. O assistente orienta você através de tarefas, tais como a verificação da lixeira e a escolha de um método de recuperação.

Figura B


Figura C
O Pandora oferece três modos de recuperação. Você pode navegar por arquivos individuais ou pastas, procurar pelo nome do arquivo, tamanho, data, etc., ou realizar uma varredura profunda. A varredura profunda é útil para identificar fragmentos de dados quando a tabela de alocação de arquivos foi corrompida.

3 - EaseUS Data Recovery Assistent (Versão gratuita)

O EaseUS Data Recovery Wizard Free Edition (Figura C) permite recuperar dados de seu disco rígido. A edição gratuita é uma espécie de provocação para chegar à versão completa, que deve ser comprada. A versão gratuita funciona, mas está limitada a recuperar 1 GB de dados.

Figura C


Figura C
No geral, o EaseUS é uma ferramenta muito legal. Você pode procurar por tipos específicos de arquivos, e vai até mesmo identificar "drives perdidos" (partições para as quais não existe mapeamento). Os resultados são classificados por tipo de arquivo.

4 - Wise Data Recovery

O Wise Data Recovery (Figura D) é uma ferramenta gratuita, bastante leve. Sua melhor característica é a simplicidade da interface. A interface possui um campo de pesquisa, um botão de digitalização, um botão Recuperar - e isso é realmente interessante. O Wise data Recovery pode ser uma boa opção para aqueles que não têm experiência anterior com recuperação de dados.

Figura D


Figura D

5 - Artplus Digital Photo Recovery

O Artplus Digital Photo Recovery (Figura E) é um pouco diferente dos outros aplicativos de recuperação de dados desta lista. Ele é projetado especificamente para recuperar fotos, vídeos e arquivos de áudio a partir de cartões de memória. Enquanto muitos programas de recuperação de dados podem recuperar dados de cartões de memória, o Artplus tem uma característica que muito interessante: ele permite que você crie uma imagem de disco virtual que atua como uma réplica do seu cartão de memória. Dessa forma, você pode tentar a recuperação do arquivo de imagem sem medo de danificar ainda mais o cartão de memória física.

Figura E


Figura E
O Artplus Digital Photo Recovery é vendido por US$24.95, mas uma versão gratuita está disponível para download.

Referência: TechRepublic 
  

Nenhum comentário: