sexta-feira, 14 de novembro de 2014

8 hábitos técnicos indesejados que precisam ser quebrados rapidamente


Sua produtividade pode estar sendo destruída, sua saúde estar sendo arruinada e talvez até mesmo você esteja ficando irritado. Mas por que?
É  fácil identificar um uso incorreto da tecnologia, quando vemos alguém praticar. Um profissional depois de trabalhar muitos anos na área do conhecimento (seja processando e-mail, tipos de documentos, e raramente sai de casa para ver o mundo real), pode desenvolver alguns hábitos (bons ou ruins) durante sua jornada de trabalho. Eles podem ser difíceis de quebrar, mas ao mesmo tempo também estarão interferindo com a sua produtividade, prejudicando a sua saúde e tornando-o um rabugento quando se trata de suas interações sociais diárias. Aqui estão alguns hábitos com os quais a maioria se defronta. Será que você também enfrenta dificuldades com estes maus hábitos?

1. Clicar para atualizar seu e-mail constantemente
Aqui está um ponto que é difícil superar, mas isso deve ser trabalhado bastante. Há vezes em que se está esperando um e-mail importante, então está tudo bem. Algumas vezes, pode-se estar apenas esperando um email que irá ditar o que fazer em seguida. Ao clicar no botão da caixa de entrada no Gmail e atualiza-la, pode-se estar perdendo tempo. Você sabe por que? Porque o email chegará de qualquer forma,mais cedo ou mais tarde. É melhor continuar a trabalhar em outras tarefas e verificar os e-mails em intervalos regulares. Em seguida, processe os e-mail recebidos, de uma só vez.

2. Sentar muito perto da tela
à medida que se fica mais velho, nota-se uma tendência para se sentar perto da tela. Apoia-se para ler o texto que está começando a parecer menor e menor a cada dia. O problema é que não deve estar sendo usada a cadeira ergonômica cadeira da maneira que foi destinada: ergonomicamente. A melhor maneira é se sentar em linha reta durante o dia, com boa postura. Felizmente, há uma maneira simples de consertar isto. Os computadores modernos utilizam telas incríveis de alta resolução, mas é também possível, com resultados satisfatórios, utilizar uma resolução mais baixa e assim, conseguir aumentar o texto. Ou, na maioria dos navegadores, procurar uma configuração do menu para fazer zoom na página. (No Chrome, pode ser utilizada a tecla CTRL para ativar o zoom). Problema resolvido.

3. Comer enquanto se trabalha em um computador
Pode-se ser bastante produtivo usando um computador, atualizando os email com a velocidade de um raio. Por que quebrar esse impulso para algo tão trivial como comer um sanduíche? Bem, além de quaisquer preocupações sobre limpeza na mesa de trabalho, ou a má postura, pode-se limpar aquele excesso de comida na boca com um raio de precisão, o efeito mais prejudicial é que não se está comendo com outras pessoas. Pode-se parar para fazer uma pausa de 15 minutos e ir até a sala de descanso. Pode-se ir até lá e encontrar alguém e bater um papo por algum tempo. Em seguida, é possível voltar à mesa de trabalho e continuar a tarefa. O tempo que se gasta comendo uma refeição a sério vai promover melhor produtividade o resto do dia e se conseguirá um impulso adequado.

4. Postar nas redes sociais só sobre si mesmo
Podemos nos responsabilizar, a todos, sobre este mau hábito? As redes sociais devem ser encaradas como ferramenta para promover nosso trabalho, mas não devemos nos esquecer que elas são assim chamadas por um boa razão. É preciso quebrar o hábito de
só postar sobre o próprio trabalho e comentar sobre as realizações dos outros, deve-se, sim, promover os próprios esforços, mas também ter mais interações com a comunidade aonde estamos inseridos. Isto irá aprofundar as relações, ao invés de fazê-las tão unilaterais.

5. Deixar a desordem vencer
Deve-se tomar muito cuidado com a desordem (bagunça) da mesa de trabalho. isto pode interferir diretamente na produtividade de cada um. Um mau hábito é deixar esta desordem acumular porque se está trabalhando muito atentamente em um projeto. A desordem tende a oprimir o ambiente de trabalho, que então leva a distração e a uma sensação de desorganização. Não é preciso deixar a mesa de trabalho completamente livre de bugigangas, mas deve ser desenvolvido o hábito de remover as coisas quando elas muitas vezes se acumulam. Mesa de trabalho arrumada promove um pensamento mais claro.

6. Ouvir música muito alta
Som muito alto? Todos sentem a dor...Literalmente. Esses fones de ouvido não foram feitos ouvir o Radiohead ou Bruce Springsteen assim tão alto. Normalmente, o que ocorre é que este mau hábito vai aumentando com o passar do tempo. O volume vai sendo aumentado de dia para dia e de mês para mês para bloquear as distrações, mas os ouvidos não ficam felizes com isso. Com um volume menor se pode conseguir o resultado desejado, especialmente se forem usados fones de ouvido anti-ruído que reduzem o ruído de fundo.

7. Colocar o monitor no mais alto nível de brilho
Muitos gostam de manter o laptop e tablet (para não mencionar o smartphone) no mais alto nível de brilho, o que torna mais fácil ler o texto. O problema é que manter a tela intensamente brilhando no rosto, todos os dias, estará acabando a vida da bateria de seus dispositivos. deve-se ajustar o brilho para baixo, até um quarto, para economizar um pouco da bateria e conseguir realizar tarefas a mais. Se todos os trabalhadores do conhecimento tiverem este hábito diário, fatalmente a vida do planeta estará sendo diminuída.

8. Verificar o e-mail pela última vez, à noite
Falando de brilho da tela: isso também está causando problemas, se o trabalho é feito à noite. Muitos tem a tendência de verificar o e-mail uma última vez antes de dormir, mas a luz da tela é como um show de luzes de Las Vegas. Os cérebros das pessoa não entendem muito bem o que está acontecendo, então podem ficar acordados. Pode-se fazer um esforço de tentar desligar os gadgets muito tempo antes de dormir e apenas desfrutar deste tempo com a família.

Referência: Inc.

Nenhum comentário: