12 junho 2016

Qual é a origem do Retiro dos Artistas?


O idealizador do Retiro dos Artistas foi Frederico Figner. Mas quem foi Frederico Figner?
Frederico Figner nasceu em dezembro de 1866 em Milewko, na então Tcheco-Eslováquia.
Ainda muito jovem e buscando ampliar seus horizontes migrou para os Estados Unidos, chegando ao país no momento em que Thomas Edison estava lançando um aparelho que registrava e reproduzia sons por intermédio de cilindros giratórios.
Fascinado pela novidade, adquiriu um desses equipamentos e vários rolos de gravação, embarcando com sua preciosa carga em um navio rumo a Belém do Pará, onde chegou em 1891 sem conhecer uma única palavra do Português.
Naquela cidade começou a exibir a novidade para o público, que pagava para registrar e escutar a própria voz.
O sucesso foi imediato e, de Belém, Fred se dirigiu para outras praças, sempre com o gravador a tiracolo.
Passou por Manaus, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Salvador antes de chegar ao Rio de Janeiro, no ano seguinte, já falando e entendendo um pouquinho do nosso idioma e com um razoável pé de meia.
Na Cidade Maravilhosa Figner abriu sua primeira loja, a Casa Edison, em um sobrado da Rua Uruguaiana, onde importava e comercializava esses primeiros fonógrafos.
Por essa mesma época o cientista judeu Emile Berliner tinha acabado de lançar nos Estados Unidos um equipamento de gravação que utilizava discos revestidos com cera, com qualidade sonora superior ao do aparelho de Thomas Edison.
Fred Figner percebeu de imediato o potencial da nova invenção e transferiu seu estabelecimento de um sobrado da Rua Uruguaiana para uma loja térrea na tradicional Rua do Ouvidor, onde abriu o primeiro estúdio de gravação e varejo de discos do Brasil, em 1900. 
Os discos fabricados por Figner nessa fase inicial utilizavam cera de carnaúba,
eram gravados em apenas uma das faces e tocados em vitrolas movidas a manivela.
Apesar das limitações técnicas, essa iniciativa representou uma verdadeira revolução para a música popular brasileira, que engatinhava, pois até então os artistas só podiam se apresentar ao vivo ou comercializar suas criações por intermédio de partituras impressas.
O primeiro disco brasileiro foi gravado na Casa Edison pelo cantor Manuel Pedro dos Santos, o Bahiano, em 1902.
Era o lundu "Isto é Bom", de autoria do seu conterrâneo Xisto da Bahia.
A partir daí mais e mais artistas começaram a gravar suas composições em discos que eram distribuídos pela Casa Edison do Rio e também pela filial que Figner havia aberto em São Paulo.
A procura pelos discos cresceu tanto que em 1913 Fred decidiu instalar uma indústria fonográfica de grande porte na Av. 28 de Setembro, Vila Isabel, dando origem ao consagrado selo Odeon.
Fred Figner era um homem à frente do seu tempo e para coroar o sucesso nos negócios decidiu erguer uma residência que espelhasse seu perfil  empreendedor. 
A hoje conhecida Mansão Figner, na Rua Marquês de Abrantes 99, no Flamengo, abriga o Centro Cultural Arte-SESC e o restaurante Bistrô do SENAC.
É considerada um exemplo arquitetônico raro de "casa burguesa do início do século 20".
Fred Figner utilizou-a como hospital, em 1918, durante a pandemia conhecida como Gripe Espanhola.
Apesar dele próprio estar acometido pela enfermidade, atuou como um prestativo auxiliar de enfermagem, transformando seu palacete em uma improvisada enfermaria de campanha que chegou a abrigar quatorze pacientes em seu interior.
Fred era um homem generoso e solidário.
Pela própria natureza do trabalho nas suas duas gravadoras havia se tornado amigo de muitos músicos e cantores de sucesso.
Em uma época que antecedeu à criação da Previdência, ficou consternado com a situação de penúria que alguns desses artistas tinham de enfrentar ao chegar à velhice.
Sensibilizado com esse verdadeiro drama social, não titubeou e decidiu doar o terreno, em Jacarepaguá, para a construção da modelar instituição Retiro dos Artistas, que funciona até os dias de hoje.
Em 19 de janeiro de 1947, quando faleceu, aos 81 anos de idade, ao se abrir seu testamento, verificou-se que Fred Figner havia destinado parte substancial dos seus bens às obras sociais de Chico Xavier.
O jornal carioca A Noite Ilustrada publicou editorial em que o judeu Frederico Figner foi honrado, post-mortem, com o merecido título de "o mais brasileiro de todos os estrangeiros".

Formigas mudam de função na colônia à medida que envelhecem


Estudo suíço identificou três funções dos insetos dentro da colônia, divididas de acordo com a idade de cada indivíduo.
Formigas mudam de função à medida que envelhecem, passando de cuidadoras a limpadoras e, em seguida, forrageiras, de acordo com um novo estudo que acompanhou mais de mil formigas por 41 dias.
"Você pode ver uma distinção clara entre os três grupos", disse Alessandro Crespi, engenheiro de computação do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, e um dos autores do estudo publicado no periódico Science .
Crespi e seus colegas usaram dados de mapas de calor para monitorar formigas carpinteiras em seis colônias.
"Nós colocamos códigos de barras nas formigas manualmente e usamos uma câmera infravermelha de alta resolução para obter uma imagem a cada dois segundos", disse ele. As formigas foram mantidas no escuro para simular um ambiente natural.
Estas imagens foram convertidas em grandes conjuntos de dados. Quando os pesquisadores analisaram os dados, descobriram que as formigas são, na maioria, cuidadoras. Elas ficam próximas ao interior do ninho e garantem que as larvas e pupas tenham comida suficiente. Formigas de meia-idade patrulham continuamente a colônia para verificar que a mesma esteja em ordem e garantir que esteja limpa.
"As formigas são muito limpas", disse Crespi. "Há uma pilha de lixo em um lugar específico, e cada formiga morta ou qualquer tipo de lixo é movido para essa pilha."
O trabalho mais perigoso é o forrageio (busca de alimentos), uma vez que exige deixar o ninho e encontrar o mundo exterior, disse Crespi. Esse é um trabalho para as formigas mais velhas da colônia.
Usando sua técnica de códigos de barra e câmeras, os pesquisadores esperam aprender mais sobre como as formigas realizam uma infinidade de tarefas sem a orientação de um líder. "Não é a rainha que coordena as formigas", disse Crespi. 

Fonte: Último Segundo- iG

Você quer ser mais positivo?


Encontre sua felicidade interior, com a família, um hobby ou uma atividade prazerosa, e gerencie seu stress
Um dos maiores segredos das pessoas bem-sucedidas é manter uma mentalidade positiva, mesmo diante de desafios. Para quem tem um negócio próprio ou busca uma maior valorização profissional, esse comportamento é muito importante, pois se manter positivo é uma das chaves para a persistência, que é um dos pilares do sucesso.
O especialista em empreendedorismo digital Alan Pakes admite, porém, que não é fácil ter uma atitude positiva quando encontramos problemas. “Eu mesmo já fui o oposto disso e deixava que as dificuldades me tirassem a calma, o sono e a lógica.”
Fundador do primeiro congresso online no Brasil, o CONAED, Pakes lembra que o maior problema quando nos desesperamos é não conseguir pensar normalmente e acreditar que não existe solução. “É esse tipo de armadilha que pode ser capaz de destruir, em segundos, um negócio de anos. As pessoas devem fugir desse pensamento.”
Para te ajudar a se manter otimista e positivo, confira 5 práticas:
1 - Encontre sua felicidade interior
Todos temos algo que nos faz seguir em frente, que nos anima, que dá forças e serve como energia propulsora para nossas ações. Pode ser a família, o amor, o sucesso, a fé, um hobby, viagens, etc. Seja o que for que te causa essa sensação, aproveite. Cultive isso diariamente dentro de você e se apegue ao que te mantém caminhando.
Coloque um lembrete ou símbolo que remeta ao que te faz feliz em um lugar você consiga ver diariamente, para não se esquecer e se manter inspirado.
2 - Gerencie o seu stress
A forma com que você lida com seu stress pode te salvar ou afundar, dependendo de qual for. Uma pesquisa de 2012, feita pela Stress Management Association (Associação Internacional do Controle de Stress), mostra que o Brasil é o segundo país do mundo com maior nível de stress. De cada 10 trabalhadores, 3 sofrem de estafa total, a Síndrome do Burnout. Mesmo em níveis mais baixos, o stress pode causar problemas físicos e psicológicos, como dores de cabeça, exaustão, pressão arterial elevada, problemas gastrointestinais, sensação de incapacidade e depressão.
Cada pessoa tem maneiras diferentes de aliviar o stress, então encontre a que funciona pra você. Cantar, pintar, dançar, escrever, fazer exercícios físicos, ouvir música e meditar são algumas formas eficazes e populares de se combater o desânimo. Reserve sempre espaço na sua agenda para alguma atividade prazerosa.
3 - Mantenha-se motivado
Muitas vezes, quando passamos por um processo longo como, por exemplo, ter um negócio próprio, acabamos esquecendo os motivos pelos quais estamos fazendo certas coisas. Lembre-se sempre o que te motivou a começar, quais as metas que já conquistou, quais ainda quer conquistar e qual o seu maior prêmio. E, então, mantenha o foco.
O sucesso leva tempo, persistência e confiança. Muitas pessoas tentam milhares de vezes antes de conseguir. Lembre-se: mesmo que você já tenha tentado várias vezes, a próxima pode ser a certa!
4 - Prepare-se para tudo, inclusive coisas boas
Não podemos prever o que vai acontecer, por isso esteja sempre preparado. Sim, coisas ruins podem acontecer, assim como coisas boas também e é preciso estar pronto para aproveitá-las.
Tenha a mente aberta e não deixe os acontecimentos negativos te derrubarem. E, se isso acontecer, levante-se! Você encontrará obstáculos e cometerá erros, então aceite-os e aprenda com eles.
Você também vai encontrar alegrias, oportunidades e várias situações maravilhosas. Certifique-se também de estar pronto para agarrar as oportunidades, viver seus sonhos e tirar o melhor proveito.
5 - Construa uma rede de contatos positiva
Jim Rohn, empreendedor, autor e palestrante motivacional norte-americano, diz que somos a média das 5 pessoas com quem passamos mais tempo. Costumamos nos aproximar de pessoas com a mesma visão e atitude que nós, e isso pode ser tanto bom quanto ruim. Se você tem uma visão negativa do mundo, pode acabar se aproximando de pessoas que pensam da mesma forma e, mesmo sem querer, elas vão te deixar pra baixo, pois também não conseguem ver uma solução.
Por outro lado, se você conviver com pessoas mais otimistas e confiantes, elas te ajudarão a ver sempre uma resposta, solução ou maneira de agir que seja positiva. Claro, não é preciso tirar as pessoas da sua vida, mas crie uma rede de contatos na qual você possa confiar e encontrar motivação!
“São várias as chaves do sucesso, mas eu aprendi, por experiência própria, que manter uma mentalidade positiva é, de longe, a mais importante. Através dela, fica muito mais fácil conquistar definitivamente todas as outras chaves”, finaliza Pakes.

Fonte: Administradores.com

29 maio 2016

6 rituais simples para alcançar seu potencial a cada dia


A Fast Company publicou um artigo interessante que apresenta algumas dicas para se conseguir extrair o máximo que existe de potencial em nossas vidas para que possamos ter maior rendimento.
Como exemplo, é tomado o caso de dois empresários que estão lançando seus empreendimentos para potenciais investidores, em uma terça-feira pela manhã. Ambos admitem que este é um dos dias mais importantes de suas vidas. Esta é a história de Jane e Joe ...
Jane foi até as 4:00 horas da manhã dando os retoques finais em sua plataforma. Na verdade, ela passou todo o fim de semana fechada em seu apartamento, preparando a apresentação. Esta manhã, ela acordou tarde e correu arrumar sua roupa para se apresentar bem. Ela tomou um café expresso, pegou seu computador, e saiu pela porta ainda sentido-se cansada e com fome. Chegou na hora certa, mas se sentia ansiosa e perturbada sobre os acontecimentos da manhã.
Joe, por outro lado, foi dormir na noite anterior, às 11:00 horas, como ele faz na maioria das noites da semana. Sua apresentação estava pronta desde a tarde de sexta-feira, depois de sete revisões e graças ao feedback de alguns conselheiros. Ele passou o fim de semana curtindo a natureza junto com amigos. Esta manhã, ele acordou às 7:00 horas, bebeu água, correu duas milhas, meditou por 15 minutos, e bebeu um smoothie. Vestiu a roupa que ele escolheu na noite anterior, pegou sua maleta e saiu pela porta. Ele chegou 10 minutos mais cedo, sentindo-se confiante, calmo e ansioso para compartilhar sua visão com os  potenciais investidores.
Em qual empreendedor você apostaria? Qual empreendedor mais se assemelha com você?
Jane e Joe são personagens fictícios, mas ambos estão imersos no mundo das startups que surgem hoje em dia em todas as cidades pelo mundo. Eles trabalham 16 horas por dia, sete dias por semana, e me pergunto por que eles não estão obtendo os resultados que procuram. A verdade é que os resultados não vêm através de horas gastas. Grandes resultados muitas vezes aparecem quando se faz menos e se trabalha de forma mais inteligente.
Mas afinal, qual seria a forma para se conseguir o equilíbrio mais próximo do ideal para tocarmos nosso negócio, com o sucesso que desejamos?
Aqui estão seis dicas simples que são sugeridas por empreendedores de sucesso:
1. Beba um copo de água quando você acordar. Seu corpo perde água enquanto você dorme, então você está naturalmente desidratado na parte da manhã. Um copo de água quando você acorda ajuda a começar o seu dia fresco. Você bebe o seu copo de água a cada dia?
2. Defina suas três tarefas mais importantes para o dia. Todas as manhãs pergunte a si mesmo: "Quais são as três principais tarefas mais importantes que eu devo completar hoje?" Priorize as tarefas do seu dia seu dia em conformidade e não desista, até que elas estejam completas. Qual são suas três tarefas mais importantes para hoje??
3. A Regra 50/10. Execute sua tarefa sozinho e faça-a o mais rápido possível, trabalhando em incrementos 50/10 incrementos. Use um timer para trabalhar por 50 minutos em apenas uma tarefa importante, com 10 minutos de pausa no meio. Durante os 10 minutos fique longe de sua mesa, de uma volta por perto, converse com amigos, medite, ou pegue um copo com água e beba. Qual é a sua tarefa mais importante para os próximos 50 minutos?
4. Mova-se e sue diariamente. Movimentar-se de forma regular nos mantém saudáveis ​​e alertas. Isso aumenta a energia e o humor, e alivia o stress. Todas as manhãs procure realizar alguns exercícios. Quem sabe uma sessão de ioga? Como você vai suar hoje?
5. Expresse gratidão. Gratidão promove a felicidade; mantenha um hábito diário de gratidão. Todas as manhãs escreva pelo menos cinco coisas às quais você é grato. Em tempos de estresse, pare e refleta sobre 10 coisas às quais você é grato. Você grato hoje, a que coisas?
6. Reflita diariamente. Encerre o seu dia com 10 minutos de reflexão. Pergunte a si mesmo: "O que correu bem?" e "O que precisa melhorar?" Então ... o que correu bem hoje? Como você pode fazer mais do mesmo?
Se você se assemelha mais fortemente com Jane ou Joe, estes seis rituais irão ajudá-lo a jogar o seu jogo, elevando o seu desempenho para o próximo nível.

27 maio 2016

Imagens do Brasil - Porto Seguro - Bahia



Porto Seguro é um município situado no sul do estado da Bahia, no Brasil. Compartilha, com os municípios limítrofes de Santa Cruz Cabrália e Prado, a primazia de ser o local de chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. O vilarejo que deu origem ao município de Porto Seguro foi fundado em 1534. Possui uma população estimada em 145.431 habitantes (2015) e está tombado em quase sua totalidade pelo patrimônio histórico, não sendo permitida a construção de prédios altos (com mais de dois andares). É cortado pelo Rio Buranhém.
Por volta do ano 1000, as tribos indígenas tapuias que habitavam a região foram expulsas para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros portugueses à região, a mesma era habitada pela tribo tupi dos tupiniquins.
Porto Seguro localiza-se na região que foi, oficialmente, a primeira a ser descoberta pelos navegadores portugueses no atual território brasileiro. Em 21 de abril de 1500, o navegador Pedro Álvares Cabral avistou terra firme, após ter deixado a costa africana um mês antes. O lugar avistado foi o Monte Pascoal, 62 quilômetros ao sul de Porto Seguro. No dia seguinte, os portugueses desembarcaram em terra firme pela primeira vez no atual território brasileiro, num local cujo ponto exato ainda é debatido pelos historiadores.
Em 24 de abril, a expedição ancorou em Porto Seguro. A cidade teve seu primeiro fortim levantado em 1504 por Gonçalo Coelho. Em 1530, quando o comércio com as Índias Orientais enfraqueceu, Portugal passou a se interessar pela nova terra descoberta e veio dela tomar posse. Terra esta que lhe cabia pelo Tratado de Tordesilhas. Na época colonial, Porto Seguro era chamada de Nhoesembé.
Visitar o sítio histórico da Cidade Alta de Porto Seguro é quase uma obrigação para os milhares de turistas que chegam a Porto Seguro - cidade Monumento Nacional instituída por decreto presidencial em 1973. Um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil, Porto Seguro, além de ostentar o Marco do Descobrimento, desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização. São desta época prédios históricos que podem ser visitados durante o dia ou apreciados à noite, quando sob efeito de iluminação. especial.

Fonte: Wikipedia

A arte de encantar antigos e conquistar novos clientes



Uma boa proposta para marketing de serviços pode ser atentar e atender necessidades e desejos. Considerando-se que uma das suas principais justificativas é encantar clientes, estes precisam ser colocados em primeiro lugar, não como antes, quando se discorria todas as vantagens do produto desde o ponto de vista do seu e cabia aos clientes apenas decidir se o queria ou não. Hoje acontece exatamente o inverso: primeiro se escuta o que o cliente quer, para depois se oferecer o serviço. Neste contexto o marketing de relacionamento não só é importante, mas fundamental. Especificamente aos profissionais liberais, tudo se integra à medida que se conhece as intenções e disposições dos clientes para se praticar sua satisfação. E a própria divulgação de suas virtudes, pelos clientes conformes, se dá através de relacionamentos. Num marketing perfeito.
CONVERSAÇÃO COM CLIENTES
O assunto mais comum na maioria das salas de espera dos escritórios e consultórios é "abobrinha". E o cliente que na maioria das vezes não merece tal tipo de conversação, tem que engolir. Como as empresas pagam milhões, na forma de anúncios em propaganda, para colocarem coisas nos ouvidos das pessoas, os profissionais liberais não podem perder este privilégio de ter, por meia hora e às vezes até mais, o ouvido de seus clientes à sua feição e aproveitá-la para construir uma imagem positiva, de forma progressiva, em suas mentes. Para que isto funcione como um marketing efetivo e eficiente, é preciso que haja uma produção e uma programação constante dos temas. Para padronizar, bole um roteiro próprio de temas para conversação com clientes, pedindo para sua secretária quando lhe passar a ficha do cliente, já ter a conversa programada para aquele dia, de forma a ter um roteiro lógico e seqüencial.
ATENDIMENTO PROFISSIONAL
Conquistar e manter clientes é uma arte que pelo marketing, virou especialidade. São anos de bons serviços, cursos de atualização e aperfeiçoamento, instalações voltadas ao bem estar do cliente, preços e condições especiais para atrair clientela, serviços e materiais de primeira, investimentos em equipamentos e aparelhos de última geração, anúncios em jornais e revistas, tudo para deixar sua majestade o cliente, mais satisfeito. E por descuido, uma secretária inábil ou mal treinada, tudo isto que foi arduamente conquistado, pode ser rapidamente perdido. Para que isto não lhe aconteça, chamamos sua atenção para o atendimento ao telefone. Como este é quase sempre o contato mais usado pela clientela com seu local de trabalho, seu atendimento tem que ser exemplar, de forma que o efeito causado tenha que ser sempre algo cativante e demonstrativo de eficiência de sua estrutura de atendimento.
INCREMENTANDO TELEFONEMAS
Pelo surpreendente incremento das comunicações telefônicas e principalmente pelo aumento do número de concorrentes no setor, o custo das ligações telefônicas se tornou bastante acessível em nosso país, inclusive o valor para se ter um aparelho extra, destinado a ligações para fora, além do divulgado há mais tempo, que ficaria só para receber. Considerando a comunicação com clientes como uma das principais ferramentas de marketing para manutenção e angariação de clientes além do fato de o telefone ser um método de comunicação direta e rápida, através de ligações pela secretária aos clientes pelos mais diversos motivos, objetivando por estes contatos, trazer mais clientes. Por esta razão deve-se organizar um método de telefonemas para ativar clientes antigos ausentes há mais tempos e outro para fidelizar os bons clientes.
TRABALHANDO INDICAÇÕES
Palavras chaves no marketing de relacionamento dos novos tempos: parcerias e reciprocidades são fundamentais na criação de uma rede de relacionamentos, que é atualmente a melhor maneira de incrementar uma clientela. Devemos considerar que não basta indicar. É importante usar critérios e trabalhar as indicações, para que os encaminhamentos não só aconteçam, como resultem positivos, no tocante aos seus objetivos e aos de quem está sendo indicado ou recebendo as indicações, visto que alguns erros poderão prejudicar inclusive a própria imagem de quem, mesmo com toda boa vontade, faz a indicação. Afora que os acertos normalmente costumam trazer indicações de clientes como reciprocidade daqueles que recebem suas indicações. É indicando que se recebe mais indicações de novos clientes.
MELHORANDO A COMUNICAÇÃO
Como vivemos na era da informática, onde esta habilidade não desenvolvida pode significar o ostracismo de um talento. Todo um processo de duas décadas de assimilação e aprendizado, que construíram sua formação, merece e deve ser objeto de divulgação e esta deve ser encarada como promoção profissional. Para que seu resultado seja mais eficiente e duradouro, o indicado seria que esta fosse em forma escrita, de maneira a ter um período maior de efeito e possibilidade de assimilação posterior. Por isso é recomendável que o profissional liberal adquira e cultive o hábito de escrever, mais do que isto, enviar seus textos a clientes e órgãos de divulgação, para que os mesmos se transformem em divulgação e fonte de novos clientes, além de serem orgulho e manutenção de seus atuais clientes.
CONVERSAÇÃO PRODUTIVA
Cada vez mais o conceito de equipe, grupo, time, toma importância maior nas atividades profissionais, ficando mais difícil para alguém, isoladamente, conquistar o sucesso. A delegação de funções é também uma alternativa para desenvolver suas atividades de marketing, que podem ser eficazmente exercidas por seu pessoal auxiliar, em tarefas simples, executadas por sua secretária administrativa. Por isto, acreditamos que algumas iniciativas de conversação objetiva, prática e produtiva, para ela ter com os pacientes, aproveitando o tempo ocioso que muitas vezes ambos tem na sala de espera e que se não for orientada, fatalmente girará sobre temas corriqueiros, poderão a levar os seus clientes a otimizarem sua imagem profissional com a participação de algumas de suas atividades e conquistas.
BOLETIM INFORMATIVO
Todos vivemos a era da comunicação e do conhecimento. Estes são elementos fundamentais ao ser contemporâneo. Montar uma rede de relacionamentos através da comunicação para transmitir conhecimentos pertinentes a seus clientes é chave para um excelente conceito profissional, a partir do desenvolvimento de sua clientela, no tocante à cultura acerca de suas atividades e sua conseqüente valorização. Alguns métodos usados há bastante tempo, permanecem como maneiras efetivas de contatos com a clientela, no objetivo de mantê-la informada sobre as novidades de sua área. Uma destas é o envio periódico ou não de boletins, através de correio. Se não optar pela alternativa seguinte, use esta.
E-MAILS PARA CLIENTES
Paradoxalmente o meio mais direto e moderno de comunicação a um público dirigido e selecionado é o de menor custo de manutenção e envio. Requer um pouco de criatividade elaborativa, mas tem alto poder de relacionamento, principalmente por permitir interatividade. Pode ser elemento fomentador de novos clientes, na medida em que os bons textos costumam ser reenviados a amigos, levando a mensagem para lugares inimagináveis. Sua principal vantagem é o fato de permitirem em um curto espaço de tempo, acumularem-se nomes e e-mails que em pouco tempo se constituirão em um cadastro altamente eficiente para envio de e-mail. Para tanto é fundamental que o interessado, sua secretária, parentes e amigos se coloquem a anotar nomes e e-mails, para constituição inicial de um bom cadastro. Iniciada sua prática, seus textos devem prioritariamente envolver questões profissionais, como forma de difundirem a importância de sua profissão e suas habilitações dentro dela.
COMODIDADE AO CLIENTE
Para encantar e manter clientes é importante que estes se sintam bem no seu escritório ou clínica. Lembre que de início a idéia de freqüentá-lo nem sempre lhe agrada. Procure reverter este quadro, promovendo coisas que lhe marquem. Verifique se sua ante-sala (denominação ideal para a sala de espera, tirando a imagem indesejada de que se vai ter que esperar) não está proporcionalmente muito pequena, em relação às dimensões globais, dando a entender, que ao seu cliente são reservadas salas muito pequenas. E faça outras avaliações quanto à comodidade oferecida a seus clientes, como por exemplo: móveis confortáveis, boa leitura, toaletes à altura de sua clientela afora outras facilidades, que antigamente eram cortesias e que hoje são consideradas obrigações.
MELHORIA DO RELACIONAMENTO
Quem não é visto não é lembrado, inclusive na hora de indicar um serviço profissional para uma pessoa amiga, em necessidade. O uso alternado e constante, a cada 30 ou 60 dias de algum tipo de correspondência é à maneira de seu nome e conceito permanecerem na mente dos seus atuais clientes e permitir que estes participem no processo de obtenção de novos clientes, indicando-os sempre que possível. O importante para que isto possa acontecer é o bom ou ótimo e constante relacionamento do profissional com seus clientes, principalmente com os melhores e com os que costumam fazer indicações. Este pode ser em forma de cartões sociais tais como final de ano, aniversário e outros, como envios de folhetos ou pequenos artigos ou notas, até pequenos brindes como os imãs de geladeira ou outros como forma de agradecimento por indicações e estímulo de novas, para o qual é sempre oportuno incluir dois ou três cartões de visita.
OTIMIZANDO IMAGEM
Para obtenção e manutenção de uma boa e grande clientela, certamente não se depende apenas de onde se fez a faculdade ou a qual especialização se dedica o profissional. Existem outros determinantes diferenciais, que colaboram e participam. Talvez algum em separado não decida, mas um conjunto sim. Para alcançar o merecido sucesso não basta ser bom, dominar seu trabalho e estar bem divulgado. Nos tempos competitivos, é preciso conquistar e depois se dedicar à manutenção dos bons clientes, visto que esta é a mola de sustentação do próprio sucesso. Para tanto a imagem profissional se constitui em excelente alavanca para conquista e prolongamento deste êxito. Este também é um composto, que deve nos motivar à preocupação constante para manutenção de uma boa imagem


21 maio 2016

5 dicas para uma aposentadoria confortável



Não há nada como o sonho de uma aposentadoria confortável. Estar com a areia da praia entre os dedos, com uma bebida bem gelada e assistindo o pôr do sol, são todas as imagens que têm sido conjuradas quando refletimos sobre uma futura aposentadoria. Mas há um problema. Muitas pessoas aos seus 50, 60 anos e até mais não podem desfrutar de uma aposentadoria tão luxuosa. Em vez disso, eles acabam trabalhando em tempo parcial ou simplesmente continuam em suas posições de tempo integral. Para garantir que o pesadelo de ter que trabalhar em sua velhice não se torne uma realidade, existem alguns truques que você pode aprender para melhorar consideravelmente suas chances de alcançar a aposentadoria dos seus sonhos.
1. Economize mais, gaste menos
Durante seus anos de trabalho, era importante ganhar tanto quanto possível e ao mesmo tempo gastar o mínimo possível. Você sabe disso. O que você pode não ter pensado é onde você ganha e onde gasta o seu dinheiro. Se você trabalha em uma cidade grande, onde o custo de vida é relativamente alto, você pode ganhar mais dinheiro do que se você viver numa pequena cidade, mas seus gastos quase necessariamente tenderão a corresponder a sua renda. Isso é a má notícia.
A boa notícia é que, devido as maravilhas da internet, você pode ser capaz de trabalhar remotamente e viver em uma área onde o custo de vida é relativamente baixo (você pode ganhar dinheiro blogando, por exemplo). Este contraste entre ganhar mais e gastar menos do que seria o caso contrário, aumenta seu potencial para economizar mais dinheiro — um ingrediente importante para um plano de aposentadoria bem sucedida.
2. Lenta e firmemente invista para a aposentadoria.
Esse é um assunto que deve ser enfrentado: investir para a aposentadoria pode parecer uma tarefa assustadora. Em vez de pensar que você precisa investir uma grande soma de dinheiro para ver algum progresso, lembre as maravilhas dos juros compostos ao longo do tempo. Mesmo investindo R$100 aqui e R$100 ali, lentamente, mas quase certamente terá uma aposentadoria saudável.
Invista lentamente e com firmeza, e você vai fazer bom uso do poder da do resultado alcançado.
3. Evite olhar para seu investimento frequentemente
Durante os primeiros anos de investimento, progresso pode parecer sombrio. Quando isso acontece, não faça o que tantos investidores fazem: desistir do investimento de longo prazo. Em vez disso, mantenha o curso. Na verdade, deve ser de seu interesse investir e não olhar para o desempenho de seu investimento frequentemente. Se você tem uma carteira de investimentos em ações e a olha uma vez por ano, durante anos, o início pode não ter feito sentido, uma vez que o mercado de ações não estava favorável. No entanto, um bom consultor financeiro pode ajudar a tranquilizá-lo durante a baixa dos mercados, uma vez que se você está investindo por conta própria, você não poderá se convencer de que estas quedas são temporárias.
4. Mantenha as despesas em mente
Planejamento financeiro não termina com a aposentadoria. Em vez disso, ele deve continuar. Na verdade, o tempo é de crise. Embora seja inteligente ficar ocupado durante a aposentadoria com bons amigos, família e diversão, muitas vezes essas atividades envolvem gastos desnecessários. É criticamente importante pensar como está sua situação financeira durante a aposentadoria. Novamente, um bom consultor financeiro pode ajudá-lo a determinar quanto você pode gastar confortavelmente a cada mês, sem arriscar sua segurança financeira em seus últimos anos.
5. Repense seu estilo de vida na aposentadoria
Enquanto muitas pessoas preveem uma continuação de seu atual estilo de vida na aposentadoria, lembre-se de que você pode repensar sua aposentadoria para otimizá-la para caber suas necessidades. Por exemplo, talvez você gostaria de reduzir o tamanho de sua casa, em um espaço mais agradável que requer menos manutenção. Talvez você pode querer voltar para onde você cresceu e se reunir com amigos de infância. Certifique-se de que faças o que fizeres, que seja apropriado para sua situação financeira.
Conclusão
Embora não seja nenhuma surpresa dizer que você deve economizar tanto quanto possível, uma ótima maneira de obter o máximo proveito de sua poupança de aposentadoria é mudar sua ideia de como a aposentadoria deve ser. O que você espera da aposentadoria aos 40 pode ser muito diferente do que o que você quer aos 65 anos de idade; prepare-se para ser flexível.

Fonte: Jeffrey Rose