08 maio 2012
10 maneiras de explicar as coisas de forma mais eficaz
07 maio 2012
4 passos simples para o marketing de seu negócio
Não há nada como saber exatamente quem você pode servir, explicando de uma forma muito clara. Escolher um mercado-alvo é o primeiro passo para o marketing do seu negócio, porque você precisa concentrar sua energia com a precisão do laser. Escolher um mercado-alvo lhe diz exatamente quem precisa de seus serviços e isso permitirá que você entenda suas necessidades como um grupo.
Você não poderia escolher servir a uma indústria que não tivesse necessidade de seus serviços. Poderia? Claro que não! Você decidiu entrar no negócio porque existe um mercado que poderia usar seus conhecimentos. Caramba, o mercado pagaria por seus conhecimentos? O negócio é chegar lá e realmente se conectar com os problemas que você pode resolver. Pense em seu conjunto de habilidades e sua experiência passada. Que problemas você poderia resolver quando você tinha um J-O-B? Estas são as mesmas soluções que você irá fornecer em seu próprio negócio.
Quando você identifica seu mercado-alvo é uma tarefa muito mais fácil localizar onde estão as demanadas. Esta é uma informação que vale ouro. Talvez você se lembre da corrida ao ouro de 1849. Para onde todos se apressaram em correr e por que? As pessoas correram em massa para a Califórnia porque tinham ouvido falar que o ouro estava lá. Eles queriam estar no lugar certo, a fim de descobrir riquezas para si próprios. Se você se posicionar onde está seu mercado-alvo, você estará sentado em uma mina de ouro.
Agora é a hora de ir trabalhar. Você tem as habilidades que são necessárias para gerir uma empresa. Você tem um mercado-alvo que precisa de seus conhecimentos. Você já descobriu como chegar na frente de seu mercado-alvo. Agora, você precisará implementar estratégias de marketing para que o mercado entenda que você é um especialista dedicado a resolver os problemas. Você precisará construir confiança e credibilidade ao longo do tempo. Você pode fazer isso por ter o material de marketing profissional que é apropriado para o seu mercado.
Está no seu caminho conquistar mais clientes, lembrando que é tão fácil como 1 2 3 4!
04 maio 2012
Conquistando novos clientes
Fonte: Rubens Stephan - http://www.portaldapropaganda.com/marketing/ponto_vista/2004/09/0001
Imaginação financeira chinesa: além do básico
01 maio 2012
Competência, qualidade e melhoria contínua
- Necessidades fisiológicas: respirar, alimentar, ter saúde, descansar, ter conforto, etc.
- Necessidades de segurança: ter abrigo, proteção contra ameaças diversas, segurança no emprego e outras.
- Necessidades sociais: fazer amizade, constituir família, manter relações, participar de atividades comunitárias, etc.
- Necessidades de estima ou afeto: consideração, reconhecimento, prestígio, poder, etc.
- Necessidade de realização: alcançar objetivos de vida, demonstrar competências, exercer a criatividade, superar desafios, ter sucesso profissional, etc.
Fonte: Resende, Enio J. 1938 - O livro das competências: desenvolvimento das competências; a melhor auto-ajuda para pessoas, organizações e sociedade, 2ª ed. - Rio de Janeiro; Qualitymark, 2003.
A magia da liderança
Fonte: Armando Pastore Mendes Ribeiro - http://pensareweb.com.br/artigos/lideranca_magica.htm
30 abril 2012
Principal causa da confusão mental no idoso
Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta: - Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?
Alguns arriscam: "Tumor na cabeça".
Eu digo: "Não"
Outros apostam: "Mal de Alzheimer"
Respondo, novamente: "Não"
A cada negativa a turma se espanta... E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:
- diabetes descontrolado;
- infecção urinária;
- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa. Parece brincadeira, mas não é! Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos!
Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez.
A
desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar
confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos
batimentos cardíacos "batedeira", angina "dor no peito", coma e até
morte.
Insisto: Não é brincadeira!
Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.
Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.Mas
há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de
tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam
muito bem.Conclusão:
Idosos
desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica
menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.
Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das
reações químicas e funções de todo o seu organismo.Por isso, aqui vão dois alertas:
1
- O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber
líquidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite,
sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi,
laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada duas
horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!
2
- Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente
líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que
estão rejeitando líquidos, e de um dia para o outro, ficam confusos,
irritadiços fora do ar, atenção.
É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação.
"Líquido neles e rápido para um serviço médico".
Por Arnaldo Lichtenstein, médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
6 dicas para os verdadeiros pensadores estratégicos
O que significa tudo isso
Se você estiver resistindo em ser o estrategista porque soa como uma via rápida para a irrelevância, ou vagamente como uma desculpa para afrouxar e ficar de fora, você não está sozinho. A tentação de cada líder é lidar com o que está diretamente à sua frente, porque parece sempre mais urgente e concreto. Infelizmente, se você fizer isso, você colocará sua empresa em risco. Se você se concentrar nos detalhes, você pederá oportunidades excepcionais, para não mencionar quaisquer sinais de que você estará se dirigindo para fora da estrada em direção a um penhasco.
Este é um trabalho duro, não se engane. "Precisamos de líderes estratégicos!" Este é um refrão bastante constante em todas as empresas, grandes e pequenas. Uma razão porque o trabalho é tão duro: ninguém realmente entende o que ele implica. É difícil ser um líder estratégico se você não sabe o que os líderes estratégicos devem saber fazer.
Após duas décadas de aconselhar as empresas grandes e pequenas, meus colegas e eu formamos uma idéia clara do que é exigido de você neste papel. Líderes estratégicos adaptativos — do tipo que prosperam no ambiente incerto de hoje – fazem seis coisas bem:
O foco na maioria das empresas é sobre o que está diretamente à frente. Os líderes não têm "visão periférica". Isso pode deixar sua empresa vulnerável a rivais que detetam e atuam sobre sinais ambíguos. Para antecipar bem, você deve:
• Procurar informações revolucionárias na periferia da sua indústria
• Pesquisar além dos limites atuais do seu negócio
• Construir redes externas amplas para ajudá-lo a analisar melhor o horizonte
A "sabedoria convencional" abre menos os seus olhos e o conduz a adivinhação. Se você absorver cada modismo de gestão, cada crença momentânea e considerar opiniões por seu valor aparente, sua empresa perderá todas as vantagens competitivas. Pensadores críticos questionam tudo. Para dominar esta habilidade você deve forçar-se a:
• Reenquadrar os problemas para chegar ao fundo das coisas, em termos de causas básicas
• Desafiar as atuais crenças e mentalidades, incluindo as suas próprias
• Descobrir hipocrisia, manipulação e influenciar nas decisões organizacionais
Ambigüidade é inquietante. Confrontado com ela, a tentação é chegar a uma solução rápida (e potencialmente errada). Um bom líder estratégico se mantém estável, sintetizando informações de muitas fontes antes de desenvolver um ponto de vista. Para ficar bom nisso, você tem que:
• Buscar padrões em várias fontes de dados
• Encorajar outros a fazer o mesmo
• Questionar os pressupostos prevalescentes e testar várias hipóteses simultaneamente
Muitos líderes são vítimas de "paralisia analítica". Você tem que desenvolver processos e impô-los, assim que você chegar a uma posição "suficientemente boa". Para fazer isso bem, você tem que:
• Cuidadosamente enquadrar a decisão para chegar ao cerne da questão
• Velocidade de equilíbrio, rigor, qualidade e agilidade. Deixar perfeição aos poderes superiores
• Tome uma posição, mesmo com informações incompletas, e em meio a diversas situações
Consenso total é raro. Um líder estratégico deve promover o diálogo aberto, construir a confiança e envolver as partes interessadas principais, especialmente quando os pontos de vista divergem. Para conseguir isso, você precisará:
• Compreender o que impulsiona as agendas de outras pessoas, incluindo o que permanece oculto
• Trazer questões difíceis para a superfície, mesmo quando soa desconfortável
• Avaliar a tolerância ao risco e seguir em frente para conseguir o apoio necessário
Conforme sua empresa cresce, o feedback honesto é mais difícil e mais difícil de ser enxergado. Você tem que fazer o que você puder para mantê-lo o mais próximo possível de você. Isto é crucial porque successo e fracasso - especialmente o fracasso - são fontes valiosas de aprendizagem organizacional. Eis o que você precisa fazer:
• Incentivar e exemplificar de forma honesta, com avaliações rigorosas para extrair lições
• Saber mudar o curso de sua posição rapidamente se você perceber que está fora do caminho
• Celebrar o sucesso e fracassos (bem intencionadas) que permitem enxergar melhor as situações
Obviamente, esta é uma lista assustadora de tarefas, e francamente, ninguém nasce um faixa preta com todas essas habilidades diferentes. Mas elas podem ser ensinadas e quaisquer que sejam as lacunas existentes no seu conjunto de habilidades poderão ser preenchidas. Isso mal cobre cada um dos aspectos da liderança estratégica em detalhes, o que poderá ser apresentado em futuros artigos. Mas, por agora, teste sua própria aptidão estratégica (ou de sua empresa) com o levantamento em www.decisionstrat.com.
Fonte: Paul J. H. Schoemaker: Fundador da Decision Strategies Intl. Speaker, professor, e empreendedor. Research Director, Mack Ctr for Technological Innovation at Wharton, onde ele ensina estratégia e tomada de decisão. Livro mais recente: Brilliant Mistakes
29 abril 2012
Energia liberada pelas mãos consegue curar malefícios
Neste estudo do mestrado foram utilizados 60 ratos. Já no doutorado foram avaliados 44 idosos com queixas de stress.
O processo de desenvolvimento para realizar este doutorado foi finalizado no primeiro semestre deste ano. Mas a Unifesp está prestes a iniciar novas investigações a respeito dos efeitos do Reiki e práticas semelhantes a partir de abril do ano que vem.
Sabedoria de avó
- Querida, venha cá. Feche a porta com cuidado e sente-se aqui ao meu lado. Tenho umas coisas pra te contar.
E assim, dizer apontando o indicador para o alto: - O nome disso não é conselho, isso se chama colaboração! Eu vivi, ensinei, aprendi, caí, levantei e cheguei a algumas conclusões. E agora, do alto dos meus 82 anos, com os ossos frágeis a pele mole e os cabelos brancos, minha alma é o que me resta saudável e forte. Por isso, vou colocar mais ou menos assim: É preciso coragem para ser feliz. Seja valente. Siga sempre seu coração. Para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão. Satisfaça seus desejos. Esse é seu direito e obrigação. Entenda que o tempo é um paciente professor que irá te fazer crescer, mas escolha entre ser uma grande menina ou uma menina grande, vai depender só de você. Tenha poucos e bons amigos. Tenha filhos. Tenha um jardim. Aproveite sua casa, mas vá a Fernando de Noronha, a Barcelona, Alter do Chão... Cuide bem dos seus dentes. Experimente, mude, corte os cabelos.
Ame. Ame pra valer, mesmo que ele seja o carteiro.
Não corra o risco de envelhecer dizendo "ah, se eu tivesse feito..."
Vai que o carteiro ganha na loteria - tudo é possível, e o futuro é imprevisível.
E tome conta sempre da sua reputação, ela é um bem inestimável.
Porque sim, as pessoas comentam, reparam, e se você der chance elas inventam também detalhes desnecessários.
Se for se casar, faça por amor.
Não faça por segurança, carinho ou status.
A sabedoria convencional recomenda que você se case com alguém parecido com você, mas isso pode ser um saco!
Prefira a recomendação da natureza, que com a justificativa de aperfeiçoar os genes na reprodução, sugere que você procure alguém diferente de você.
Mas para ter sucesso nessa questão, acredite no olfato e desconfie da visão.
É o seu nariz quem diz a verdade quando o assunto é paixão.
Faça do fogão, do pente, da caneta, do papel e do armário, seus instrumentos de criação.
Leia. Pinte, desenhe, escreva.
E por favor, dance, dance, dance até o fim, se não por você, o faça por mim.
Compreenda seus pais.
Eles te amam para além da sua imaginação, sempre fizeram o melhor que puderam, e sempre farão.
Não cultive as mágoas - porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza.
Era só isso, minha querida.
Agora é a sua vez.
Por favor, encha mais uma vez minha taça e me conte:como vai você?
Isso vale para todos nós, pais, filhos, netos e amigas(os)...