23 setembro 2010

Vale anuncia programa de recompra de ações

A VALE distribuiu o seguinte comunicado ao mercado.

Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2010 - A Vale S.A. (Vale) informa que o Conselho de Administração aprovou hoje a proposta da Diretoria Executiva da Vale de criar um programa de recompra de ações de emissão da Vale para permanência em tesouraria e posterior alienação ou cancelamento no valor de até US$ 2 bilhões, envolvendo até 64.810.513 ações ordinárias e até 98.367.748 ações preferenciais, correspondentes a 5% do número total de ações de cada espécie em circulação ("free float") com base na posição acionária de 31 de agosto de 2010. O programa de recompra terá prazo máximo de 180 dias, a contar dessa data, encerrando-se, portanto, em 22 de março de 2011.
O programa obedece rigorosamente a legislação brasileira em vigor e a aquisição das ações será realizada em bolsa de valores a preços de mercado através das seguintes instituições financeiras:
a) Bradesco S.A. CTVM - Avenida Paulista, 1450 - 7° andar, São Paulo/SP
b) Itaú CV S.A. - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3400 - 10° andar,- São Paulo/SP
c) Ágora CTVM S.A. - Praia de Botafogo, 300 - 6° andar, Rio de Janeiro/RJ
d) Fator S.A. CV - Rua Doutor Renato Paes de Barros, 1017 - 11° e 12° andares, São Paulo/SP
e) Credit Suisse Hedging-Griffo CV S.A. - Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 - 6° e 7° andares - Torre IV, São Paulo/SP
f) Magliano S.A. CCVM - Rua Bela Cintra, 986 - 2° andar, São Paulo/SP, CEP: 01415-000
g) Credit Suisse Brasil S.A. CTVM - Avenida Brigadeiro Faria Lima 3064, 13º andar, São Paulo/SP
h) Santander CCVM S.A. - Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, 2235 - 24º andar, São Paulo/SP
i) J.P. Morgan CCVM S.A. - Avenida Brigadeiro Faria Lima 3729, 13º andar, São Paulo/SP
O objetivo é a utilização do excesso de recursos mantidos em caixa para a otimização da alocação do capital e maximização de valor para os acionistas.

Para mais informações, contatar:
+55-21-3814-4540
Roberto Castello Branco: roberto.castello.branco@vale.com
Viktor Moszkowicz: viktor.moszkowicz@vale.com
Carla Albano Miller: carla.albano@vale.com
Andrea Gutman: andrea.gutman@vale.com
Fernando Frey: fernando.frey@vale.com
Marcio Loures Penna: marcio.penna@vale.com
Samantha Pons: samantha.pons@vale.com
Thomaz Freire: thomaz.freire@vale.com

Esse comunicado pode incluir declarações que apresentem expectativas da Vale sobre eventos ou resultados futuros. Todas as declarações quando baseadas em expectativas futuras, e não em fatos históricos, envolvem vários riscos e incertezas. A Vale não pode garantir que tais declarações venham a ser corretas. Tais riscos e incertezas incluem fatores relacionados a: (a) países onde temos operações, principalmente Brasil e Canadá, (b) economia global, (c) mercado de capitais, (d) negócio de minérios e metais e sua dependência à produção industrial global, que é cíclica por natureza, e (e) elevado grau de competição global nos mercados onde a Vale opera. Para obter informações adicionais sobre fatores que possam originar resultados diferentes daqueles estimados pela Vale, favor consultar os relatórios arquivados na Comissão de Valores Mobiliários - CVM, na Autorité des Marchés Financiers (AMF), e na U.S. Securities and Exchange Commission - SEC, inclusive o mais recente Relatório Anual - Form 20F da Vale e os formulários 6K.

Chomsky e as 10 Estratégias de Manipulação Midiática

O linguista estadunidense Noam Chomsky elaborou a lista das "10 estratégias de manipulação" através da mídia:
1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO.
O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. "Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto 'Armas silenciosas para guerras tranqüilas')".
2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES.
Este método também é chamado "problema-reação-solução". Cria-se um problema, uma "situação" prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.
3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO.
Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.
4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO.
Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo "dolorosa e necessária", obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que "tudo irá melhorar amanhã" e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.
5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE.
A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê? "Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver "Armas silenciosas para guerras tranqüilas")".
6- UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO.
Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos...
7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE.
Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. "A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes inferiores (ver 'Armas silenciosas para guerras tranqüilas')".
8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE.
Promover ao público a achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto...
9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE.
Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!
10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM.
No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o "sistema" tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.

Pioneer apoia os DJs das escolas de São Paulo

Com a participação especial do DJ Bhenyn (de apenas onze anos de idade!), a empresa apresentará as principais tecnologias em produtos para DJs
A Pioneer Latin America, divisão da empresa japonesa líder mundial em equipamentos
eletrônicos, estará presente novamente na edição de 2010 da reconhecida Expomusic, a mais importante feira da indústria na América latina, que começa hoje em São Paulo e se estende até domingo.
A Expomusic reunirá novamente os principais lançamentos de instrumentos musicais, som profissional e acessórios nacionais e importados. Mais uma vez, a empresa estará presente apoiando os jovens talentos emergentes das escolas de DJ's no Brasil, das quais a Pioneer é parceira. O público presente à feira poderá assistir às exibições dos jovens talentos operando os mais recentes equipamentos da empresa.
A tecnologia Pioneer está adaptada especificamente para permitir aos DJs misturar e produzir seu próprio som. Entre os participantes confirmados estão os Junior C, Fabi Trevisan, DJ Zena, e um dos talentos mais jovens no mundo dos DJs, o DJ Bhenyn - com apenas onze anos de idade - alem das escolas de DJ de São Paulo, incluindo Dub Music, Groovearte, Anhembi Morumbi, D-Edge, e AIMEC.
Todos utilizarão as turntables e mixers da linha Pioneer Pro DJ. Entre os destaques estão o CDJ-2000, que reproduz música de múltiplas fontes, incluindo CD, DVD, USB e cartão de memória SD. Apoiado em ferramentas especiais, como o Hot Cue Banks e Quantize que permitem o desenvolvimento de Loops perfeitamente sintonizados.
Este ano a variedade e fusão vêm dos últimos turntables e mixers da linha Pioneer Pro DJ, como o CDJ-850: um deck digital com jog wheel, full scratch e suporte rekordbox, o CDJ 350, leitor de multimedia digital com suporte para rekordbox o mais recente CDJ 2000, reproductor multi-formato profissional com Pro DJ Link, o DJM 2000, mixer profissional de DJ com display táctil de cor de 5.8 e o DJM-350, Mixer de DJ de 2 canais com efeitos.
Data: dias 22 e 26 de setembro - somente para profissionais do setor - 13 às 21 horas, no Expo Center Norte Pavilhões Vermelho e Verde.
Data: dias 25, 26 e 27 de setembro - aberto ao público -13 às 21 horas, na Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme - CEP: 02068-050, São Paulo - SP - Brasil. www.expomusic.com.br
Para mais informações visite o site www.pioneer-latin.com/pr.

Fonte: Pioneer Latin America; PR Newswire do Brasil .

22 setembro 2010

Por que empresas precisam aumentar o capital?

Explicação fácil e objetiva pode ser encontrada no blog Primeiros Passos.

Para entender essa importância, tudo que precisamos saber é que a grande necessidade da empresa em termos de operação se resume a caixa, dinheiro em conta. A empresa precisa de caixa, fato consumado desde sempre, mas neste caso, para crescer é necessário incrementar seu caixa para novos investimentos.
Uma maneira de incrementar o caixa é pedindo empréstimos ou buscando novos sócios. Dependendo da estrutura de capital que a empresa possui (leia-se, de onde veio o dinheiro que ela usa para suas operações), eventualmente pode ser mais interessante pedir dinheiro emprestado ou buscando novos sócios.
Resumindo ao nosso ponto, uma empresa busca novos sócios quando o nível de endividamento projetado para este investimento seja prejudicial ao negócio da empresa, por exemplo, com juros muito altos ou com investimentos que tem bom risco de dar errado (se der errado, a empresa poderia quebrar). Neste caso é melhor aumentar o capital social buscando novos sócios.
Neste momento então a empresa busca um aumento de capital por emissão de novas ações ao invés de assumir novas dívidas.

Médicos terão guia para ensinar como dar más notícias

A edição eletrônica da Folha de hoje apresenta uma novidade com relação à área médica: os médicos brasileiros receberão um Guia ensinando com dar más notícias.
Notícias difíceis na área da saúde são o tema de um livro preparado pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer) e o Hospital Albert Einstein.
A publicação é fruto de um programa para melhorar a transmissão de informações sobre diagnósticos, recidivas (reaparecimento da doença), efeitos colaterais ou esgotamento de opções terapêuticas. Deve ser distribuído na rede do Sistema Único de Saúde a partir de novembro.
A coordenadora da política de humanização no Inca, Priscila Magalhães, diz que, apesar de fazerem parte da rotina, más notícias causam sofrimento a médicos, enfermeiros e outros profissionais.
Sem saber como lidar com os próprios sentimentos, eles passam as informações de forma inadequada.
Estudo de 2009 feito pela divisão de saúde do trabalhador do Inca mostrou que, dos 159 trabalhadores do hospital em licença, 32% tinham histórico de transtornos mentais ou de comportamento, como depressão.
Para minimizar o problema, o instituto criou uma oficina de qualificação. No ano passado, foram treinados 120 alunos de hospitais federais e universitários.
É a experiência dessa primeira turma que o livro relata. Até o fim do ano, serão mais três turmas, num total de 600 pessoas.

Veja mais aqui.

21 setembro 2010

Os americanos começam a pensar em cartões de crédito ou débito, mais seguros

Os americanos estão preocupados com o crescente número de fraudes incidindo sobre cartões de crédito e de débito. No blog IT Security aparece a afirmação de que em alguns países estão sendo usados cartõe com chips e sistemas com códigos PIN. É comentado que estes sistemas não parecem ser a melhor respostas às fraudes criminosas, mas parecem ser sistemas mais seguros do que o sistema de tarjas magnéticas, em uso nos Estados Unidos.
Diz ainda o blog: então, por que os Estados Unidos não convertem seus cartões para tais sistemas? A resposta pode estar no elevado custo para substituir cerca de 60 milhões de leitores magnéticos espalhados pelos Estados Unidos.
No entanto, recentemente, uma companhia (Dynamics Inc.) apresentou uma solução alternativa na Demo Fall 2010, em 14 de Setembro último, demosntrando como aumentar a segurança dos sistemas de pagamentos com cartõesde uma forma economicamente viável.
Diz Jeff Mullen, fundador e CEO da Dynamics Inc. que a tecnologia de tarja eletrônica oferece a primeira tarja magnética completamente programável, significando que a platorma Card 2.0 que suporta todo o sistema, tem total controle sobre tudo que é escrito na tarja.
O novo cartão inclui 70 componentes e uma bateria em uma peça de plástico que tem menos de um milímetro de espessura.
A empresa oferece dois tipos de cartões, Multiaccount e Hidden.
O cartão Multiaccount inclui dois botões na frente do cartão. Próximo a cada botão existe, impresso, um número de conta e uma fonte de luz. O usuário do cartão pode selecionar uma das contas pressionando o botão que lhe é associado. O cartão dá uma indicação visual de que está ligado (ON) acendendo a fonte de luz associada com a conta selecionada. Então, a informação associada com a conta selecionada é escrita na tarja eletrônica. O cartão pode então ser passado em qualquer leitor de tarja magnética. Veja a figura acima.
Já o cartão Hidden inclui cinco botões na frente do cartão e uma fino display flexível. O display esconde uma parte do número do cartãodo usuário. Para ligar o dispositivo o usuário deve introduzir no cartão um código pessoal de desbloqueio. Quando o usuário entra com o código de desbloqueio correto, o cartão mostrará o número do cartão do usuário e assim, o usuário pode ler o número para transações online. A tarja eletrônica é então carregada com a informação magnética correta de tal forma que o cartão pode ser usado em qualquer leitor magnético. depois de um certo tempo o leitor é desligado (OFF)e a tarja eletrônica se auto apaga, removendo todas as informações de pagamento da superfície do cartão. Caso o cartão seja perdido ou roubado, ele se torna inutilizável. A figura acima mostra o cartão Hidden. Nela pode ser observada a série de botões utilizados para entrada de dados do código do proprietário.
No vídeo a seguir, o fundador e CEO da Dynamics Inc., Jeff Muellen, apresenta a solução com os novos cartões.

19 setembro 2010

Como fechar sacos e preservar o meio ambiene

Uma ideia bastante prática e útil para fechar sacos plásticos e ajudar a preservar o planeta.
Primeiro, pegue uma garrafa plástica, corte a garrafa de água descartável mantendo o gargalo e a parte superior. A seguir, insira o saco de plástico no gargalo e gire a tampa para fechar. Acompanhe pelas figuras abaixo.

Lisboa - Princesa do Tejo

Lisboa é a capital e a maior cidade de Portugal. A cidade é considerada uma cidade global alfa e é também a capital do Distrito de Lisboa e da Área Metropolitana de Lisboa. É ainda o principal centro da sub-região estatística da Grande Lisboa. Eclesiasticamente é sede do Patriarcado de Lisboa. Lisboa possuía, em 2004 uma população de 564 657 habitantes e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2 870 km², com cerca de 2,8 milhões de habitantes. A sua área metropolitana concentra 27% da população do país.
A Região de Lisboa, que abrange do estuário do Tejo ao norte da Península de Setúbal, apresenta um PIB per capita superior à média da União Europeia, que faz desta a região a mais rica de Portugal. O concelho de Lisboa tem 83,84 km² de área, e apresenta uma densidade demográfica de 6 734,94 hab./km².
O concelho subdivide-se em 53 freguesias e faz fronteira a norte com os municípios de Odivelas e Loures, a oeste com Oeiras, a noroeste com a Amadora e a sudeste com o estuário do Tejo. Por este estuário, Lisboa une-se aos concelhos da Margem Sul: Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.
Os principais meios de transporte na cidade são o Metropolitano de Lisboa e os autocarros da Carris. Porém, todos os dias entram em Lisboa cerca de meio milhão de carros, provenientes dos concelhos periféricos. Estes carros entram na cidade pela CRIL, pela CREL, a Ponte 25 de Abril, a Ponte Vasco da Gama e outros meios rodoviários importantes à capital.
Lisboa possui inúmeras atracções turísticas. A baixa pombalina, Belém, Chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitantes anualmente. Duas agências europeias têm sede em Lisboa: o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Agência Europeia de Segurança Marítima, ambas com projectos de novas sedes à beira rio. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa encontra-se igualmente sediada em Lisboa.

Fonte: Wikipedia .

18 setembro 2010

Quanto é muito, na China?

Os chineses, nos dias de hoje, precisam lidar com muitas coisas ao mesmo tempo, diferentemente dos tempos antigos. Assim, por exemplo, o manuseio e transporte de artigos diversos, transformou-os em verdadeiros totems modernos.
Os fotógrafos têem se deliciado com o que encontram por lá e espalham pela internet.
O artista parisiense Alain Selorme registrou, com sua câmera, imagens das mais interessantes.
A bicicleta tem sido o meio de locomoção mais usado na China, por décadas e é com ela, na mior parte dos casos, que os totems modernos se destacam.
Veja algumas das fotos feitas por Alain.


Fonte: Stumble .

III Passeio Ciclístico da Cidade Universitária

A Prefeitura Universitária da UFRJ, em comunicado de seu Prefeito, Hélio de Mattos Alves, abaixo transcrito, anuncia a realização do III Passeio Ciclísitico da Cidade Universitária. Aproveitem o primeiro domingo da Primavera para participar do evento. Inscrições podem ser feitas conforme consta do comunicado.

O III Passeio Ciclístico da Cidade Universitária será realizado no próximo dia 26 de setembro. O evento é uma iniciativa da Prefeitura Universitária da UFRJ em parceria com o Clube dos Empregados da Petrobras – CEPE, para proporcionar uma manhã de lazer e interação entre toda a comunidade acadêmica. O passeio começa às 10h e o ponto de partida será no Horto Universitário, entrada pela Av. Horácio Macedo.
O passeio que marca o encerramento da 1ª Semana da Árvore, de 21 a 26 de setembro oferece aos participantes a oportunidade de conhecer as transformações que estão ocorrendo na Cidade Universitária desde a implantação do Plano Diretor. Nesta edição do evento, grupo sairá do Horto Universitário em direção a Reitoria onde fará o retorno na Rua Pedro Calmon, entrará na Av. Horácio Macedo seguindo para o Alojamento Estudantil. Do Alojamento seguirá pelas ruas Maria Dolores e Luís Renato Caldas até a Estação de Integração e retornando para a Prefeitura Universitária.
A Prefeitura Universitária colocará um ônibus na estação do metrô Nova América/Del Castilho para facilitar o acesso dos participantes ao Campus a partir das 8h30. Aqueles que querem participar do passeio, mas não possuem bicicletas também podem pedalar, pois serão disponibilizadas 80 bicicletas. O equipamento será cedido por ordem de chegada e devolvido ao final do passeio.
Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para passeiociclistico@pu.ufrj.br com nome completo, idade e telefone para contato. A Prefeitura Universitária pede aos participantes, que puderem ajudar, para trazerem um quilo de alimento não perecível no dia do passeio. Os alimentos arrecadados serão doados ao Recomeçar, projeto social que atende crianças portadoras de doenças graves ou crônicas após alta hospitalar do IPPMG e que funciona com apoio da UFRJ.
Esta será a terceira edição do evento, o primeiro foi realizado em 15 de novembro de 2009, com a participação de cerca de 120 pessoas em prol do projeto “A Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência”, já o II Passeio Ciclístico aconteceu em 23 de maio deste ano e contou com 200 participantes que aproveitaram um domingo de lazer na Cidade Universitária.
Participe e traga seus familiares e amigos para participarem do III Passeio Ciclístico da Cidade Universitária!