segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Por que a Torre Inclinada de Pisa se cinclina?

A famosa torre, construída como campanário da Catedral de Pisa no Campo dos Milagres, começou a inclinar-se desde os primeiros anos de sua construção. Tudo começou em 1173 d.C., quando uma laje de 3 metros de profundidade foi colocada como base, sobre a qual as paredes começaram a ser construídas. Entretanto, ao chegar ao terceiro andar, foi detectada uma inclinação perceptível.
O problema é que esta torre de 14.500 toneladas foi construída sobre fundações muito rasas, sustentadas por um solo composto de areia e silte, um terreno claramente instável. Os engenheiros da época tentaram compensar o ângulo construindo os andares superiores com paredes mais altas no lado mais profundo. Mas isso só piorou o problema, pois o peso extra fez com que aquele lado afundasse ainda mais.
A construção, que levou 199 anos para ser concluída, teve várias pausas, permitindo que o solo argiloso sob a torre se compactasse, ajudando a evitar que ela desabasse. De fato, essa compactação natural permitiu que a torre resistisse até quatro terremotos. No entanto, estava claro que, sem intervenção, a torre acabaria desabando.
Em 1990, a torre foi fechada ao público para iniciar um processo de restauração. Engenheiros modernos calcularam que se a inclinação excedesse 5,44 graus, a torre entraria em colapso. Para evitar isso, 90 toneladas de concreto foram injetadas no solo por meio de 361 furos de 40 metros de profundidade, estabilizando a base com estacas que alcançavam camadas mais firmes do solo. Em seguida, o solo foi removido do lado menos afundado, ajustando a inclinação para seus 4 graus originais. Por fim, foram instaladas âncoras de aço para fixar as fundações.
Embora a torre pudesse ter sido completamente endireitada, decidiu-se manter sua inclinação característica para preservar seu valor turístico e histórico. Após a confirmação de que a estrutura poderia permanecer estável por pelo menos 300 anos, a torre foi reaberta ao público, consolidando-se como um ícone da engenharia e da história.
Fonte: #curiosidades; #revelaçãosurpreendente;  #fatoscuriosos.

Nenhum comentário: