Baobab é uma das árvores com os troncos mais largos do mundo! Seu caule oco pode atingir diâmetros de mais de 10 metros e é capaz de armazenar mais de 100.000 litros de água. Seu tamanho é tão impressionante que alguns baobabs são usados como casas, galpões ou abrigos para animais. No entanto, infelizmente, a espécie está em vias de extinção.
Estima-se que os baobabs possam viver entre 1.000 e 3.000 anos, dependendo do seu tamanho. Seu nome científico é Adansonia digitata, mas também são conhecidos como baobabs, baobabs ou calabeiras. Esta árvore é verdadeiramente poderosa: abriga centenas de animais, pássaros e insetos em seus enormes troncos. Suas flores, que medem até 20 cm de comprimento, florescem durante a noite e contêm néctar e frutas que servem de alimento tanto para tribos como para animais. Além disso, a fruta do baobab, rica em vitamina C, tem usos medicinais e alimentares.
Da seiva desta árvore é extraído um óleo especial; os indígenas de Madagáscar constroem canoas (uma espécie de canoa longa) com seu tronco, e sua cortiça tem um composto medicinal para combater a epilepsia. Não admira que em África os baobabs representem a vida: são símbolos de fertilidade, abundância e cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário