quinta-feira, 14 de setembro de 2017

18 segredos para uma vida mais longa


O site MedicineNet.com sempre apresenta artigos relacionados com a saúde, seja no que se refere à utilização de remédios, comentários sobre tratamentos médicos, cuidados com o bem estar, sintomas de doenças e muitos outros assuntos tendo como pano de fundo a saúde.
Hoje apresento, em tradução livre, artigo que trata de alguns segredos apontados para manter a vida mais longa, em um total de 18. Serão somente estes? Vale a pena observar nosso cotidiano e identificar comportamentos que nos ajudam, se não a prolongar a vida, pelo menos viver com melhor qualidade.
Vamos aos segredos apresentados no artigo.

Proteja seu DNA - Como você está com a idade avançada, as extremidades de seus cromossomos - os telômeros - se tornam mais curtos. Isso torna mais provável que você fique doente. Mas a mudança de vida pode impulsionar uma enzima que aumenta seu comprimento. Além disso, estudos mostram que dieta e exercício pode protegê-los. Devemos considerar que hábitos saudáveis ​​podem retardar o envelhecimento em nível celular.
Jogue para vencer - Um estudo realizado durante 80 anos descobriu que as pessoas que estão conscientes - o que significa que prestam atenção aos detalhes, pensam sobre as coisas, e tentam fazer o que é certo - vivem mais tempo. Elas fazem mais coisas para proteger a sua saúde e fazem escolhas que levam a relacionamentos mais fortes e melhores carreiras.
Faça amigos - Aqui está mais um motivo para ser grato por seus amigos - eles podem ajudá-lo a viver mais tempo. Pesquisadores australianos descobriram que pessoas idosas com fortes relacionamentos sociais eram menos propensas a morrer durante um período de 10 anos em comparação com as pessoas com o menor número de amigos. Um olhar sobre os resultados de mais de 148 estudos mostra uma clara ligação entre laços sociais e uma vida longa.
Escolha seus amigos com sabedoria - Os hábitos dos seus amigos passam para você; então, preste atenção aos amigos com estilos de vida saudáveis. Suas chances de se tornarem obesos aumentam se você tem um amigo que apesenta um peso extra. Fumar também se espalha através dos laços sociais, mas a boa notícia é que parar de fumar também é contagioso.
Pare de fumar - Não é nenhum segredo que desistir dos cigarros pode prolongar os seus dias, mas a quantidade de tempo extra pode surpreendê-lo. Um estudo britânico realizado durante 50 anos mostra que parar aos 30 anos poderia aumentar sua expectativa de vida por uma década inteira. Deixar o hábito de fumar aos 40 anos, 50 ou 60 pode adicionar 9, 6 ou 3 anos a sua vida, respectivamente.
Cultive o hábito da siesta - A siesta é padrão em muitas partes do mundo, e agora há evidência científica de que cochilar após o almoço pode ajudá-lo a viver mais tempo. Um estudo que envolveu 24.000 pessoas sugere que aqueles que têm uma soneca regular são 37% menos propensos a morrer de doença cardíaca do que aqueles que raramente eliminam algumas piscadelas. Os pesquisadores acreditam que os cochilos podem ajudar seu coração, mantendo baixos os hormônios do estresse.
Siga uma dieta mediterrânea - A dieta mediterrânea é rica em frutas, legumes, cereais integrais, azeite de oliva e peixes. Uma análise de 50 estudos envolvendo mais de meio milhão de pessoas confirma os benefícios. Ela pode criar um espaço importante em seu risco de síndrome metabólica - uma mistura de obesidade, açúcar elevado no sangue, aumento da pressão arterial e outros fatores que fazem você mais propenso a ter doença cardíaca e diabetes.
Coma como um morador de Okinawa - O povo de Okinawa, no Japão, por tempos viveu mais do que qualquer outro grupo na Terra. A dieta tradicional da região, que é rica em vegetais verdes e amarelos, e baixa em calorias, recebeu o crédito. Além disso, alguns habitantes de Okinawa desenvolveram o hábito de comer apenas 80% dos alimentos em seu prato. As gerações mais jovens não utilizam tanto as velhas práticas e não estão vivendo tanto quanto seus antepassados.
Mantenha-se casado - As pessoas casadas tendem a viver mais que seus amigos solteiros. Os pesquisadores dizem que é devido ao apoio social e econômico que a felicidade conjugal oferece. Enquanto uma união estável oferece o maior benefício, as pessoas que são divorciadas ou viúvas têm taxas de mortalidade mais baixas do que aquelas que nunca se casaram.
Perca peso - Se você está acima do peso, emagrecer pode proteger contra a diabetes, doenças cardíacas e outras condições que consomem anos de sua vida. A gordura da barriga é ruim para você, então se concentre em desinflar esse pneu sobressalente. Um estudo realizado entre hispânicos e afro-americanos durante 5 anos sugere que comer mais fibras e praticar exercício regular são ótimas maneiras de reduzir gradualmente a sua média.
Continue andando - A evidência é clara - as pessoas que se exercitam vivem mais tempo, em média, do que aquelas que não o fazem. Dezenas de estudos mostram que atividade física regular reduz o risco de doença cardíaca, derrame, diabetes, alguns tipos de câncer e depressão. Pode até ajudar você a ficar mentalmente afiado mesmo durante a idade avançada. Caminhar por dez minutos faz muito bem, desde que eles somem cerca de 2,5 horas de exercício moderado por semana.
Beba com Moderação - A doença cardíaca é menos comum em bebedores moderados do que em pessoas que não bebem de forma alguma. Por outro lado, o excesso de álcool cia almofadas na barriga, aumenta a pressão arterial, e pode causar uma série de outros problemas de saúde. Se você beber álcool, o limite deve ser um drinque por dia para mulheres e um ou dois para os homens. Mas se você não beber, não comece. Existem melhores formas de proteger seu coração!
Pratique a espiritualidade - As pessoas que frequentam serviços religiosos tendem a viver mais do que aqueles que não o fazem. Em um estudo realizado por um período de 12 anos considerando pessoas com mais de 65 anos, aqueles que foram mais do que uma vez por semana a um encontro religioso tinham níveis mais elevados de uma proteína do sistema imunológico chave do que seus pares que não o fizeram. A forte rede social que se desenvolve entre as pessoas que frequentam serviços religiosos juntos pode contribuir para sua saúde geral.
Perdoe - Deixar de lado ressentimentos tem benefícios físicos surpreendentes para a saúde. A raiva crônica está ligada à diminuição da função pulmonar, doença cardíaca, derrame e outras doenças. O perdão irá reduzir a ansiedade, pressão arterial, e irá ajudá-lo a respirar mais facilmente. Estes benefícios tendem a aumentar à medida que se envelhece.
Use equipamentos de segurança - Os acidentes são a quinta causa mais comum de morte nos EUA, e a causa principal da morte para pessoas com idades entre 1 a 24 anos. Usar equipamento de segurança é uma maneira simples de aumentar suas chances de uma vida longa. Por exemplo, os cintos de segurança reduzem as chances de morte ou ferimentos graves em um acidente de carro em 50% dos casos. A maioria das mortes por acidentes de moto são causadas ​​por ferimentos na cabeça, por isso sempre use um capacete.
Faça do sono uma prioridade - Ter um sono com boa qualidade suficiente pode reduzir o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e distúrbios de humor. Ele também vai ajudá-lo a se recuperar de uma doença mais rápido. Manter-se acordado à noite, por outro lado, é ruim para você. Durma por menos de 5 horas por noite e você pode aumentar suas chances de morrer mais cedo, assim faça do sono uma prioridade.
Gerencie o estresse - Você nunca vai evitar completamente o estresse, mas você pode aprender boas maneiras de controlá-lo. Tente yoga, meditação ou respiração profunda. Mesmo alguns minutos por dia pode fazer a diferença.
Mantenha um senso de propósito - Passatempos e atividades que têm significado para você podem prolongar a sua vida. Pesquisadores japoneses descobriram que homens com um forte senso de propósito eram menos propensos a morrer de derrame, doenças cardíacas ou outras causas durante um período de 13 anos em comparação com aqueles que eram menos seguros de si. Ser claro sobre o que você está fazendo e por que, também pode diminuir suas chances de contrair a doença de Alzheimer.