domingo, 17 de julho de 2016

Imagens do Brasil - Itu - São Paulo



Itu é um município do estado de São Paulo, no Brasil, situa-se na Região Metropolitana de Sorocaba.
É formada principalmente por descendentes de imigrantes portugueses, italianos, japoneses, além de migrantes de outras regiões do Brasil, em especial do Nordeste, além da forte presença de migrantes do estado do Paraná. A cidade é famosa por tudo lá ser de tamanho exagerado, fama esta inaugurada pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida, o famoso Simplício. Itu já foi a cidade mais rica do estado, sendo famosa por nela terem residido muitos "barões do café" e autoridades importantes do país.
Itu é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar, junto a seu nome, o título de "Estância Turística", termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
A cidade conta também com vários monumentos históricos, como o Museu da Convenção, a casa onde ficou hospedado dom Pedro II, o famoso Telefone Público, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, o Semáforo próximo ao orelhão e o Armazém do Limoeiro, entre outras.
Itu conta com diversas atrações turísticas:
Casa Imperial - hospedou por diversas vezes a família imperial; 
Cruzeiro de São Francisco - erguido em granito rosa pelos franciscanos entre os séculos XVII e XVI;
Chácara do Rosário/Casa Bandeirista - construída em 1756, monumento histórico, arquitetônico e paisagístico;
Cidade das Crianças - complexo de lazer infantil com playground, lago, minicidade entre outras atrações;
Fazenda das Pedras - camping, parque aquático, turismo rural, eventos diversos (terceira idade, casamentos, batizados, festas de faculdades, day camping etc.), pousada, restaurante e natureza;
Espaço Cultural Almeida Júnior - construído por barões ituanos, sedia o Museu de Arte Sacra, o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu, a Biblioteca Municipal, e é também um espaço para exposições e eventos;
Estrada-Parque - ladeada pelo Rio Tietê e por uma floresta belíssima é estrada das romarias que rumam a Pirapora do Bom Jesus, no caminho fazendas, campings, usina hidrelétrica e a Gruta da Glória;
Fábrica São Luiz - região central, primeira fábrica de tecidos movida a vapor no estado;
Fazenda Maeda - pesqueiro, camping e jardim japonês são atrações fixas. A arena da fazenda sedia grandes shows, como o do Festival de música SWU, entre outras festas eletrônicas. Serviu também de palco para a gravação do 3º DVD do cantor sertanejo Luan Santana; em 2015, sediou o festival de musica eletrônica Tomorrowland, com previsão de ser realizado anualmente por mais cinco edições no local.
Kartódromo Arena Brasil Kirin - Anteriormente chamado de Arena Schincariol, é um dos mais conhecidos kartódromo do interior paulista por onde já passaram pilotos famosos como Nelson Piquet e Rubens Barrichello.
Igrejas - conhecida como "Roma Brasileira", abriga o melhor do barroco paulista, destacam-se na região central: a Matriz de Nossa Senhora da Candelária, Bom Jesus, Santa Rita, São Benedito, Carmo e Patrocínio;
Museu da Energia - fachada em azulejos portugueses, conta história da evolução e distribuição da energia no país;
Museu Republicano de Itu - sediou a reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista e que deu a Itu o título de "Berço da República";
Orelhão e Semáforo - pontos turísticos centrais que deram a fama de "cidade do exagero", onde tudo é grande;
Parque do Varvito - monumento geológico formado pela sucessão de camadas durante a era glacial;
Praça Padre Miguel e centro histórico - patrimônio cultural do Brasil-Colônia;
Regimento Deodoro - unidade militar que abriga a igreja de São Luiz Gonzaga e um pequeno museu do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve.
Reality Show A Fazenda - Itu abriga a sede do reality show "A Fazenda", da Rede Record.
Sediou em 2015 a primeira edição no Brasil da Tomorrowland, um dos maiores eventos de música eletrônica do mundo.
Trem Republicano, projeto em implantação, um passeio turístico de 7,5 km entre Itu e Salto.
Segundo Silveira Bueno, "Itu" procede do termo tupi Utu-Guaçu (cachoeira grande). Eduardo de Almeida Navarro diz que o topônimo procede do tupi ytu (cachoeira).
Itu abriga em seu território a Gruta do Riacho Subterrâneo, coincidentemente a maior caverna em granito do Brasil e Hemisfério Sul e 6ª Maior do Mundo [16] , explorada e mapeada pelo Grupo Pierre Martin de Espeleologia.
O centro comercial de Itu é formado principalmente pelas ruas Floriano Peixoto e Santa Rita, duas das principais ruas da cidade, com outras ruas no entorno, onde se concentram lojas, bancos, lanchonetes e restaurantes.

Fonte: Wikipedia