sexta-feira, 22 de julho de 2016

7 maneiras de reduzir os custos com saúde na aposentadoria


A Investopedia publicou um artigo interessante sobre os custos com saúde na aposentadoria. A matéria considera o mercado americano, mas que, sem dúvida, pode ser aplicada ao caso brasileiro, conforme poderá ser visto na tradução livre apresentada a seguir.

Os custos de saúde vão tomar uma grande fatia de seu dinheiro na aposentadoria, de modo que, qualquer artifício que puder empregar para reduzir a carga vai importar, e importar muito. Considere o seguinte: de acordo com a HealtView Services, uma empresa que fornece software para projeção de custos de saúde, o custo médio dos cuidados de saúde para um casal na aposentadoria gira em torno de US$ 266,500, e isso não leva em conta eventuais doenças ou lesões inesperadas. Por isso, encontrar maneiras de reduzir esses custos deve ser a prioridade número um. 
Enquanto algumas das despesas de saúde estão fora do controle dos aposentados, há muitas coisas que os aposentados podem fazer para reduzir a carga global. Para viver um estilo de vida mais saudável e para passar a ser um cliente de forma mais inteligente dos serviços de saúde, aqui estão sete dicas para reduzir o custo das maiores despesas que você vai enfrentar na aposentadoria. 
Mantenha-se saudável para economizar
Quando se trata de despesas de saúde na aposentadoria uma das maneiras mais fáceis de reduzir a despesa é melhorar sua saúde geral. Se você comer de forma saudável, fizer exercícios, começar a dormir bastante e ficar longe de maus hábitos, como fumar ou beber em excesso, você vai ver que o dinheiro gasto com médicos, medicamentos e exames médicos cairão bastante - em alguns casos dramaticamente. Ter maus hábitos quando se trata de dieta e exercícios pode torná-lo mais susceptível a doenças crônicas, que por sua vez, terão um grande impacto sobre o volume de dinheiro que você gasta em cuidados com a saúde: seja em visitas ao médico, medicamentos ou exames médicos. 
Torne-se um consumidor inteligente nos cuidados com a saúde
Para as pessoas aposentadas, uma grande parte do dólares utilizados em cuidados com a saúde está saindo de seus bolsos e indo para despesas tais como medicamentos, pagamentos associados com isso ou seguro saúde. Como resultado, os aposentados têm que se tornar consumidores mais inteligentes quando se trata de tratamentos e serviços regulares. Isso significa entender tanto quanto possível custam as visitas e os procedimentos, tanto com médico, como com compras de medicamentos. Por exemplo, a obtenção de uma ressonância magnética (RM) em um centro de radiologia vai custar muito menos do que fazer uma RM em um hospital. Graças à Affordable Care Act, as seguradoras têm que considerar algum tipo de triagem preventiva para obter um baixo custo, ou até a gratuidade - mesmo com o Medicare. Idosos têm acesso a exames para doenças, incluindo alguns tipos de câncer e colesterol alto. Idosos também podem ser capazes de obter certos exames de próstata de baixo custo para os homens, ou vacinas gratuitas contra a gripe e mamografias. Diagnosticar uma doença cedo ou antes de começar a se manifestar vai poupar muito mais dinheiro do que se a doença chegar a um estágio avançado antes de começar o tratamento. 
Não pague o preço total para medicamentos prescritos 
Pessoas com doenças crônicas sabem muito bem o quanto os medicamentos são um peso para sua conta bancária. Evitar gastar com todos os mediamentos prescritos é uma possibilidade remota, mas existem maneiras de reduzir as despesas associadas com receitas médicas. O plano de saúde Medicare Parte D para remédios, irá diminuir o custo dos medicamentos, mas os aposentados ainda terão um gasto complementar. Uma maneira fácil de cortar alguns dos gastos é perguntar ao seu médico se existe uma versão genérica de qualquer medicamento de marca que ele está prescrevendo. Além do mais, o plano Medicare Parte D pode oferecer descontos se você usar uma farmácia específica. Os aposentados também podem economizar se inscrevendo para os serviços de medicamentos por correspondência para obter a sua medicação ou através da compra de quantidades maiores para uso mais à frente. Se o seu médico puder dobrar suas receitas normais, você pode dividir os comprimidos e, assim, poupar dinheiro, obtendo o dobro da oferta para o preço. Verifique com o seu médico ou farmacêutico antes de empregar esta estratégia, porque muitos medicamentos não podem ser divididos com segurança. 
Faça um plano Medicare suplementar 
Tendo em vista que os custos serão uma grande despesa na aposentadoria, as pessoas podem fazer um plano Medicare suplementar para ajudar a cobrir os pagamentos complementares, co-seguros e quaisquer franquias que o Medicare regular não cubra. Conhecido como um plano de Medigap, ele pode economizar o dinheiro dos aposentados; para pode obter este tipo de cobertura, você tem que já ter um Medicare Parte A e Parte B. Embora haja um pagamento mensal com este tipo de seguro, isso pode ser muito menor do que cobrir as despesas com a saída de dinheiro do seu bolso, se você visita o médico com frequência. 
Prepare-se para as despesas com saúde no longo prazo
Nada é garantido na vida e mesmo se você começar a sua aposentadoria saudável, isso não significa que você não vai ser atingido por uma doença inesperada ou lesão. Se você não está preparado para a despesa com cuidados de longa duração isso pode facilmente levar você à falência. De acordo com o "Custo de cuidados", Relatório Anual da Genworth Financial, que analisa os provedores de seguro de cuidados a longo prazo, o custo anual de um auxiliar de saúde em casa é de US $ 45,760 por ano, enquanto uma instalação de vida assistida vai custar US $ 43,200 por ano, e o de enfermagem em casa, com um quarto privado, é em média US $ 91,250 por ano. Preparando-se para o custo potencial através de um seguro de cuidados de longo prazo, ou outro para arrumar dinheiro para cobrir eventuais despesas médicas inesperadas, pode lhe permitir ter um longo caminho em paz de espírito e assegurar que você tenha o suficiente, se algo vier a acontecer. 
Mantenha relacionamentos sociais e poupe dinheiro 
Você pode não perceber, mas sua saúde está diretamente impactada por seus relacionamentos. Ter um grupo de amigos e familiares com os quais você permaneça em contato de uma forma regular pode realmente melhorar a sua saúde a longo prazo. Enquanto interações face-a-face são ideais, muitos idosos podem manter relacionamentos sociais usando a Internet para interagir com amigos e colegas. 
Economize para a saúde, enquanto você ainda estiver trabalhando
Uma vez que os custos de saúde podem ser grandes na aposentadoria, qualquer dinheiro que você puder economizar antes de chegar a seus anos dourados podem ajudar a reduzir a carga futura potencial. Uma ótima maneira é a vantagem fiscal para fazer isso enquanto você está trabalhando e guadá-lo em uma conta de poupança de saúde ou HSA (Health savings account - uma conta de poupança de saúde, uma conta de benefício de saúde dos EUA). As HSAs estão ligados a planos de seguro de alta dedução, permitem a isenção de impostos e retirada de dinheiro para os custos de saúde, isentas de impostos. É uma boa idéia contribuir ao máximo em cada ano para que você possa construir sua cesta de ovos para os custos com a saúde. 
Resumo 
Pagar os custos com a saúde é um mal necessário, mas idosos experientes podem reduzir a carga. Ser um cliente de saúde inteligente tendo um seguro suplementar para cobrir as despesas, leva a uma série de maneiras que você pode reduzir a quantidade de dinheiro que você gasta em cuidados com a saúde na aposentadoria. 

Fonte: Investopedia - Por Donna Fuscaldo