Mesmo pequenos comportamentos podem significar uma indicação sobre sua abordagem global para a vida.
Shana Lebowitz apresentou um artigo publicado na Business Insider que aborda pequenas ações que realizamos em nosso dia a dia, que passam despercebidos pela maioria de nós, mas que são de significativa indicação sobre nossa personalidade, em nossas emoções e na forma como abordamos a vida de um modo geral.. Por exemplo, a forma como desenrolamos o papel higiênico, como enviamos de um rápido email para um correspondente, como compramos de produtos de higiene pessoal e por aí vai.
No artigo publicado Shana colheu opinião de alguns especialistas sobre diferentes hábitos diários que podem revelar algo sobre cada um de nós. Ela ressalta que nenhuma dessas informações podem ser consideradas como definitivas; são apenas conclusões gerais de estudo s e pesquisas desenvolvidos, que podem não se aplicar a determinada pessoa especificamente. Por outro lado, ela acrescenta que estas conclusões podem ser de importância como ponto de partida para aprendermos mais sobre nós mesmos e sobre aqueles com quem nos relacionamos.
Os hábitos de compras das pessoas podem revelar a sua preferência
Uma visita à farmácia poderia dizer muito sobre uma determinada pessoa. Será que ela avalia todos os componentes em cada tubo de pasta de dente até encontrar um que se adapte às suas necessidades? Ou será que ela escolhe de uma forma rápida e assume que sabe exatamente como ele funciona?
Esse primeiro tipo de consumidor é o que os cientistas chamam de um que deseja "explicação para tudo"; o segundo é um "inimigo da explicação."
Uma série de experimentos
publicados em 2012 descobriu que as pessoas que desejam explicação para tudo apresentavam uma pontuação alta
em medidas de reflexão cognitiva, o que significa que analisam
informações até o fim e preferem muitos detalhes sobre os produtos. Já os
inimigos da explicação, por outro lado, conseguiram baixa pontuação em medidas de
reflexão cognitiva, o que significa que não se dão bem com muitos
detalhes e preferem obter informações mais gerais.
A maneira como você pendurar papel higiênico pode revelar quanto assertivos somos
A perita em relacionamento Gilda Carle pesquisou 2.000 homens e
mulheres sobre a forma como eles penduram o papel higiênico. Ela também pediu-lhes para preencher questionários sobre quanto assertivos se apresentavam em seus relacionamentos.
Como Carle disse ao The Independent, os resultados mostraram que aqueles que desenrolam o papel higiênico por cima tendem a ser mais dominantes, enquanto aqueles que desenrolam por debaixo
tendem a ser mais submissos.
Curiosamente, algumas pessoas relataram que mudaram a direção do rolo,
não importando como eles o encontraram - e essas pessoas eram mais propensos a ter
personalidades dominantes.
Seus hábitos alimentares podem revelar como você encara a vida
O Huffington Post entrevistou especialistas
sobre comportamentos relacionados com os alimentos e chegou à conclusão que nossos
hábitos alimentares podem dizer muito sobre nossas personalidades.
Especificamente, aqueles que comem lentamente geralmente gostam de estar no controle e sabem apreciar a vida. Já aqueles que comem rapidamente tendem a ser ambiciosos, orientados para atingir metas, abertos a novas experiências, e muitas vezes impacientes.
Já os que comem como uma forma de aventura provavelmente gostariam de sair de suas zonas de
conforto, enquanto os mais exigentes ao comer são, via de regra, neuróticos em diferentes
áreas de suas vidas.
Finalmente, aqueles que separam diferentes alimentos em seu prato estão inclinados a ser orientados e disciplinados com relação a detalhes em suas vidas.
A forma de caminhar pode revelar quão vulnerável você se sente
Nós tendemos a fazer um monte de suposições sobre o outro com base na forma como as pessoas caminham.
Por exemplo, nós associamos o caminhar de forma mais frouxa, com extroversão e
ousadia, e caminhantes apressados como mais neuróticos.
Mas esses pressupostos são geralmente errados.
A única coisa que a pesquisa sugere é que podemos prever com precisão o quanto as pessoas se sentem mais ou menos vulneráveis, conforme o seu caminhar. Em um estudo de 2013, os pesquisadores pediram a detentos para assistir clipes de vídeo de
diferentes pessoas que caminhavam e que avaliassem quais seriam mais vulneráveis à
vitimização.
Os resultados mostraram que os presos que pontuaram mais em medidas de
psicopatia eram mais propensos a escolher os caminhantes que tinha sido
vítimas no passado. Quando perguntado por que eles fizeram seus julgamentos, muitos disseram que assim concluiram pela forma como a pessoa andou.
O seu estilo de linguagem pode revelar seus sentimentos românticos
O psicólogo James Pennebaker passou anos estudando a função de palavras, como "a/o", "isso" e "Eu."
Ele descobriu que a maneira como usamos estas palavras podem fornecer pistas sobre o nosso sexo, idade, estado de saúde mental, e se estamos romanticamente interessados em nosso interlocutor.
Por exemplo, Pennebaker e seus colegas ouviram gravações
de dados de velocidade de conversas entre entre homens e mulheres e descobriu que quando
os casais usam estilos de linguagem semelhantes - especificamente,
quando eles usam palavras funcionais semelhantes - eles estão mais
propensos a ir a um encontro.
Como relata NPR
, isso não aconteceu porque os casais eram mais semelhantes inicialmente - os
pesquisadores observaram este fenômeno, mesmo entre pessoas que eram
muito diferentes. Isso ocorre provavelmente porque mudamos nossa linguagem quando estamos interessados em alguém.
Seus e-mails podem revelar se você é uma pessoa extrovertida ou um narcisista
Olhe mais de perto o próximo e-mail que você receber - ele poderá fornecer
algumas dicas sobre os traços de personalidade do remetente.
Escrevendo na revista Fast Company, o psicólogo Tomas Chamorro-Premuzic diz que os extrovertidos são mais
propensos a falar sobre coisas relacionadas a diversão, como a música e
festas. Pessoas com menor inteligência emocional tendem a usar palavras emocionais e negativas, como "depressão" e "raiva".
Talvez sem surpresa, os narcisistas geralmente falam sobre si mesmos, usando palavras como "Eu", "para mim", e "meu".
Sua pontualidade pode revelar se você é do tipo A ou B
Só porque o seu amigo está sempre atrasado não significa necessariamente que ele é imprudente.
Um estudo descobriu que aqueles que estão cronicamente atrasados são, provavelmente, mais descontraídos, indivíduos "Tipo B" .
Enquanto isso, a psicóloga Linda Sapadin disse ao The Atlantic que ela vê quatro tipos de personalidades que estão sempre atrasados (pode ser uma combinação de todos os quatro).
O perfeccionista não vai sair de casa até que tudo esteja em ordem. O fabricante de crise procura correr sempre para cumprir os prazos. O desafiante está se rebelando contra a autoridade e normas sociais. O sonhador é excessivamente otimista sobre o quanto ele pode ter feito em um determinado período de tempo.
Os seus tiques nervosos podem revelar se você é um perfeccionista
Há uma razão por que algumas pessoas se envolvem no que os cientistas
chamam de "comportamentos repetitivos com foco no corpo" (CRFC), como
morder suas unhas, puxar seus cabelos, ou beliscar a sua pele.
Em um estudo de 2015, os pesquisadores filmaram as pessoas enquanto elas estavam em uma
situação que era estressante, frustrante, relaxante, ou chata.
Os resultados mostraram que aqueles que pontuaram alto em medidas de
perfeccionismo eram mais propensos a exibir estes comportamentos,
especialmente nas condições estressantes, frustrante e chato.
Como relata a Scientific American, o tédio pode ser um gatilho para CRFC porque esses comportamentos
podem ser um caminho para os perfeccionistas se sentirem melhor fazendo
algo em vez de nada.
Seu vício ao telefone pode revelar a sua estabilidade emocional
A maioria de nós tem o impulso de verificar nossos telefones quando
estamos esperando na fila do supermercado, esperando um transporte para o trabalho,
ou até mesmo falando com os amigos.
Uma pesquisa recente revela o que significa se você está constantemente olhando para essa tela. Um estudo de 2015 mediu o quanto as pessoas são viciadas em uso de telefone celular, pedindo às pessoas o
quanto eles concordaram com afirmações como "Eu fico agitado quando meu
telefone celular não está à vista" e "Eu passo mais tempo do que deveria
no meu celular."
Os resultados mostraram que a instabilidade emocional foi um preditor chave do vício de telefonia celular.
Curiosamente, o estudo também descobriu que os introvertidos - as
pessoas que expressaram sentimentos de timidez - tinham menos
probabilidade de ser viciadas em telefones celulares.
A maneira como você organiza sua caixa de entrada pode revelar o quanto controlador você é
Se você é um dedicado a verificar sua caixa de entrada ou se você não se importa em verificar se a
sua contagem de mensagens "não lidas" já atingiu 10.001 e a maneira como você
mantém a sua caixa de entrada de e-mail pode dizer muito sobre sua personalidade .
Aqueles que arquivam e apagam e-mails assim que os recebem podem ter uma maior necessidade de controle e ordem em suas vidas.
Aqueles que guardam e-mails - o que significa que irá lê-los, mas não
eliminá-los - podem ser perfeccionistas, pois pensam que voltarão a
abordar essas mensagens eventualmente.
Por último, aqueles que deixam e-mails não lidos, sem arquivá-los ou excluí-los, podem sentir-se oprimidos.
Como alternativa, eles também podem ser inteligentes, porque eles
reconhecem que a leitura desses e-mails não está ajudando-os a fazer
progressos substanciais.
Seu estilo selfie pode revelar como você está aberto a novas experiências
As pessoas fazem um monte de suposições sobre a sua personalidade com base em seus autorretratos.
Em um estudo de 2015, estudantes de uma universidade chinesa olharam para selfies em um site de microblogging chinês.
A maioria dos estudantes que apresentavam lábios pressionados indicavam
extroversão e abertura e que estar sozinho em uma foto significava que a
pessoa era neurótica. Mas esses julgamentos estavam geralmente errados.
A única observação mais apurada sobre os estudantes mostrou que a emoção
positiva em um selfie geralmente previa a abertura da pessoa à
experiência.
Os pesquisadores também descobriram que as pessoas mais amigáveis eram mais propensos a tirar fotos a partir de baixo; as pessoas mais conscientes eram menos propensos a revelar um espaço privado no fundo; aquelas que estavam abertas a novas experiências eram mais propensos a exibir emoções positivas; e pessoas neuróticas eram mais propensos a fazer uma cara de pato.
Fonte: Inc.