terça-feira, 28 de outubro de 2014

Como dizendo "não" pode ajudá-lo a crescer

Bill Carmody escreveu um interessante artigo na Inc., abordando como a forma de dizer "NÃO" pode ajudar no crescimento de uma pessoa.
O artigo trata do assunto partindo do fato de que muitas oportunidades na vida de uma pessoa podem ser perdidas só com o fato de que elas surgem em abundância e o indivíduo se sente drenado em suas energias e sem foco. Quando as pessoa dizem "sim" para muitas coisas ao mesmo tempo, fatalmente estarão sobrecarregdas por assumir tarefas em excesso. 
Ao invés de se sentir focado e com prazer, a pessoa vai verificar que sua atenção está dividida em várias tarefas menores, menos importantes que a mantém ocupada, mas não são muito produtivas. Multitarefa é a arte de fazer muitas coisas, mal. 
Quem está ocupado demais para pensar, deve dar um passo atrás para ver a realidade. Dizer "não" pode parecer contrário aos objetivos de crescimento. É mais fácil dizer "não" para as coisas que custam dinheiro do que para aquelas que pagam suas contas. 
Dizer "não" para um cliente, ou uma venda, é muito mais difícil do que dizer não para um fornecedor ou um agente de compra. Mas quando o cliente ou a venda não está alinhada com sua missão na empresa ou com sua finalidade, isto é precisamente o momento de dizer "não" para que você possa dizer "sim" a algo mais relevante. 
Dizer "não" não é uma fraqueza. Saber dizer "não" é uma força fundamental na construção de todo negócio. Saber para o quê dizer "não", significa que foram identificados claramente seus objetivos, missão e propósitos. 
Por não perseguir todas as oportunidades, você se dá tempo para ser bem sucedido em poucas coisas importantes que impulsionam seus negócios.

Quando "não" significa "sim"
Foi Alexander Graham Bell quem disse: "quando uma porta se fecha, outra se abre". Mas, muitas vezes, olhamos tanto tempo e tão lamentavelmente para a porta fechada que não vemos aquela que se abriu para nós. 
Para evitar perder tempo lamentando para o quê se diz "não", é conveniente passar mais tempo definindo quais são as prioridades próprias do seu negócio e identificar claramente suas metas. 
O quê não se encaixa deve ser rejeitado, para que seja possível permanecer focado e poder atrair ainda mais o que alimenta o crescimento. 
Conta-se a história de um cliente que era incrivelmente rude e desagradável para com um dos empregados de certa empresa. Este cliente ficou profundamente chocado quando o gerente da empresa o dispensou como cliente. 
O gerente soube dizer "não" para um cliente que representava uma boa porcentagem da receita da empresa. Aquela ação teve duas vantagens importantes que não podiam ter sido previstas naquele momento: (1) encorajou a equipe para dobrar seus esforços para fazer crescer o negócio e (2) evitou atrair clientes igualmente hostis para a empresa. 
Dizer "não" a um cliente hostil significava estar dizendo "sim" a um ambiente de trabalho mais positivo e convidativo para a equipe. Também significava que estava sendo dito "sim" a  futuros clientes, que a equipe queria trabalhar duro para garantir o seu sucesso. 
Um "não" bem posicionado significava várias novas oportunidades para que seja possível dizer "sim". E isso faz toda a diferença. 
Por que se deve estar preparado para dizer "não"? Ao responder a esta pergunta, pode-se definir o meio melhor e mais rápido para o crescimento sustentável. 
Saber o quê a empresa "não é", às vezes é mais importante do que definir o que ela é sobre todas as outras coisas.

Fonte: Inc. 

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