sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Como construir uma cultura de doadores: 4 dicas

Colaboradores eficientes não tem que terminar em último em sua empresa. Mas isso significa que você precisa semear generosidade em sua cultura. 
Em artigo escrito por Laura Montini, para Inc., o professor Adam Grant (foto ao lado), da Wharton B-school explica como. 
Como líder de uma empresa em crescimento, a única coisa mais importante que você pode fazer para garantir o sucesso é investir na construção de uma cultura de doadores, afirma Adam Grant , autor do livro "Dar e Receber: uma abordagem revolucionária para o sucesso". 
Doadores são aquelas pessoas do tipo que saem do seu caminho para ajudar os outros, sem amarras. Isto se contrapõe com os matchers - aqueles que acreditam em olho por olho - e com os gananciosos - pessoas que estão sempre a tentar obter o máximo que podem tirar dos outros. 
Grant, professor de administração na Wharton School, da University of Pennsylvania, falou sobre sua pesquisa sobre esses três perfis de personagens na última conferência anual Inc. 5000, em Phoenix. 
Grant descobriu que as pessoas excessivamente generosas tendem a falhar no curto prazo, mas encontram sucesso no longo prazo. Suas falhas são devidas ao fato de que muitas vezes serem atropelados pelos gananciosos ao redor deles. No entanto, se você, como líder, puder eliminar os gananciosos, você pode abrir o caminho para os seus funcionários, e para o sucesso a longo prazo da sua organização. 
Abaixo estão quatro dicas de Grant para a construção de uma cultura de doadores. 
1. Encontre as pessoas certas durante a viagem
Se você colocar um ganancioso em uma equipe você vai ver rapidamente que a paranoia se espalhará entre seus funcionários, disse Grant. É por isso que é importante evitar que os gananciosos ultrapassem a porta de entrada da sua organização. 
Mas isso não significa que você deve apenas se ocupar em contratar pessoas agradáveis. Identifique um ganancioso, olhando um pouco mais fundo para ele. "Socialização é o seu verniz exterior. Ele é agradável ao interagir com você? Considere que dar e receber são os seus motivos internos. Quais são suas intenções para com as outras pessoas?" 
Por exemplo, os gananciosos não têm problemas para se apresentar com uma face boa, mas se comportam de forma egoísta nas suas costas. 
O que você quer é um doador desagradável - aquele que vai dizer como ele é, sem considerar seus sentimentos e transmitirá que tem as melhores intenções para a sua organização no coração. 
Grant recomenda que ao contratar um candidato, uma das melhores maneiras de descobrir quem é quem. é considerar a opinião de pares e subordinados, obter referências sobre o candidato. Estas são as pessoas que têm maiores probabilidades de oferecer informações sobre o candidato. 
2. Redefina o que seja dar
Dar não deve significar que você ou seus funcionários digam sim a absolutamente tudo o que aparece em seu caminho. É mais importante que nunca ser eficiente para com o seu tempo quando você está sendo generoso com ele. 
Decida quanto você quer dar, de uma tal forma que se alinhe com a sua experiência, Grant aconselhou. Ele chamou atenção para Adam Rifkin, um engenheiro do Vale do Silício, como alguém que faz isso muito bem. Rifkin, a quem a revista Fortune, certa vez nomeou o melhor networker no LinkedIn, queria encontrar uma forma de alto impacto sobre como ele poderia dar. Ele estabeleceu que colocaria em sua enorme rede, de forma altamente gerenciável, três introduções a cada dia. 
Rifkin demonstrou que micro emprestando o seu tempo e os seus conhecimentos, você poderá causar um grande impacto, sem correr o risco de se desgastar. 
3. Mude o seu sistema de recompensa 
Um dos exemplos favoritos de empresa que mudou seu sistema de concessão de recompensa vem da Corning, criadora do Gorilla Glass, que é usado nos principais smartphones. Através de seu programa companheirismo, a Corning oferecia o sonho de todo cientista: um laboratório para toda a vida. 
Mas a Corning colocou uma condição básica para a concessão de tão alta e honrosa distinção. A empresa pedia que cada candidato fosse o principal autor de uma patente que geraria, pelo menos, US$ 100 milhões em receitas. Os candidatos seriam colocados no grupo de concorrentes. Então a Corning perguntou a cada candidato se ele ou ela se disporia a ser um autor de apoio sobre as patentes dos outros. 
"Com isso, a Corning dizia que cada um dos candidatos teria que se comprometer com as duas coisas. Teria que conduzir a sua própria inovação para o sucesso, mas também estaria fazendo algo para que a inovação de outros candidatos pudesse ser melhor", disse Grant. "Esses são os tipos de sistemas de recompensas duplas que precisamos desenvolver." 
4. Construa uma cultura de busca/ajuda 
Setenta e cinco a noventa por cento de uma ajuda começa com um pedido, mas as pessoas ainda hesitam em pedir, de acordo com Grant. Ele disse que uma das melhores maneiras de corrigir isso é levar as pessoas a pedir ajuda usando um método de crowdsourcing, chamado de Anel de Reciprocidade. O Anel de Reciprocidade envolve um grupo de pessoas com diferentes formações e experiências. Todo mundo no grupo é obrigado a pedir algo - e isso significa todos. 
"Quando toda a sala está a fazer pedidos, nada é desconfortável", disse Grant. 
E quando as solicitações de todos são a céu aberto, os indivíduos do grupo podem decidir o quanto eles estão melhor capacitados para lidar com sua base de conhecimentos. E não se enganem. Todo mundo vai se doar, diz Grant.
"Os realmente gananciosos começam a dar porque as contribuições de todos são visíveis e eles temem que se eles não se voluntariarem para ajudar alguém, eles vão ser apanhados." 
O resultado final? Os funcionários vão embarcar na ideia de construir uma cultura de doadores, disse Grant. Isso porque eles vão ver que, se eles dão mais, todos podem obter mais do que eles esperavam.

Original por Laura Montini - para Inc.

Nota: O professor Adam Grant em seu livro "Dar e Receber", explica a melhor estratégia para ser útil sem ser explorado. Explica ainda o por quê de ser um doador - sem compromisso - é a melhor estratégia, quando se trata de ser bem sucedido nos negócios e na vida.

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