O Global Dow é um índice criado pela Dow Jones, para o mercado americano, incluindo as empresas mais inovadoras, vibrantes e influentes de todo o mundo. Somente blue-chips estão incluidas no índice e são escolhidas pelos editores da Dow Jones. Lançado em novembro de 2008, bem no meio da crise econômica mundial. Tem por finalidade reunir as 150 companhias consideradas líderes em seus segmendos de mercado, em nível mundial. Segundo as informações disponíveis, a idéia é que este novo índice pretende acompanhar cada momento das empresas mundiais e, inclusive, incluir aquelas que sejam consideras empresas capazes de assumir destaque em seus setores, no futuro.
Assim é que, ontem, aconteceu uma primeira revisão no conjunto de ações que compõem o índice Global Dow. Deixaram de fazer parte a GM, Citigroup, a seguradora francesa AXA S.A., a construtora mexicana Cemex, a alemã de produtos industriais Deutsche Post, a petroleira espanhola Gamesa, a seguradora holandesa ING Groep N.V., o National Bank of Greece S.A. e o britânico Royal Bank of Scotland Group.
Por outro lado, passaram a fazer parte do índice as seguintes empresas: a norte-americana de cuidados com saúde Amgen Inc., a cervejaria Anheuser-Busch InBev, a Bridgestone Corp., a japonesa Canon Inc., a companhia de serviços públicos de Hong Kong CLP Holdings Ltd., a varejista chinesa Esprit Holdings Ltd., a norte-americana Medco Health Solutions Inc., o NASDAQ OMX Group Inc. e a seguradora norte-americana Travelers.
Parece que esta nova situação vem mostrar que as coisas podem realmente estar mudando em nível mundial. Empresas antes consideradas imbatíveis em seus segmentos, ficaram para trás. O mesmo poderá acontecer com alguns países?
Precisamos estar atentos a nova ordem mundial. Derepente, temos ações que estão pedindo para serem compradas, com grandes possibilidades futuras e nós não estamos enxergando. olho vivo, pois boa oportunidades podem estar diante de nossos olhos. Garimpem!!!
Fontes: The Global Dow; CHR Investor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário