terça-feira, 17 de março de 2009

Sobre cabelos grisalhos

Cabelo grisalho, de acordo com novas descobertas, é causado por uma grande quantidade de peróxido de hidrogênio que ocorre devido ao desgaste e quebra nos folículos capilares. O peróxido espalha-se bloqueando a síntese normal da melanina, o pigmento natural do cabelo.
Toda célula capilar produz uma pequena quantidade de peróxido de hidrogênio, mas com o envelhecimento, a quantidade aumenta. Essencialmente, o braqueamento do pigmento do cabelo ocorre de dentro para a extremidade fazendo com que o cabelo torna-se cinza e depois branco.
Pesquisadores chegaram a esta descoberta examinando culturas de células de folículos de cabelo humano. Eles verificaram que a produção de peróxido de hidrogênio foi causada pela redução de uma enzima que rompe o peróxido de hidrogênio na água e no oxigênio.
Eles também descobriram que os folículos do cabelo não podem reparar o mal causado pelo peróxido de hidrogênio devido aos baixos níveis da enzima MSR A e B, a qual normalmente faz esta função. Os altos níveis de peróxido de hidrogênio e baixos níveis destas enzimas também quebram a formação de tirosinase, uma outra enzima que comanda a produção de melanina nos folículos capilares.

Fontes: Science Daily February 24, 2009 ; The FASEB journal : official publication of the Federation of American Societies for Experimental Biology ; The New York Times March 9, 2009 ; Mercola.com

Nenhum comentário: