quinta-feira, 17 de julho de 2008

Reciclagem de lâmpadas fluroescentes compactas

A necessidade por economia de energia levou à criação das lâmpadas fluorescentes compactas. O resultado alcançado em termos de economia é significativo. E as conseqüências?
De um modo geral, a população não está atenta, ou informada, para os riscos ligados às referidas lâmpadas, quando descartadas, após o uso. Elas contêm pequenas quantidades de mercúrio que somadas trazem perigo ao meio-ambiente e às pessoas que mantêm contato com os resíduos.
Nos Estados Unidos, algumas redes de super-mercados e grandes lojas de departamentos já iniciaram uma campanha de recolhimento das lâmpadas queimadas, com fins de reciclagem e proteção.
Cuidados semelhantes estão sendo providenciados pela Environmental Protection Agency, que está colocando caixas coletoras de lâmpadas em postos dos correios. A mesma dedica páginas de seu site na Internet sobre instruções de como executar a limpeza de locais onde, acidentalmente, são quebradas lâmpadas fluoresecentes. As informações recomendam que, antes mesmo de começar a limpar o ambiente onde a lâmpada quebrou, as pessoas devem abrir as janelas, abandonar o local, junto com seus animais e desligar qualquer tipo de aparelho de aquecimento.
O Mecúrio também é encontrado em outros produtos comumente usados em casa, tais como eletro-eletrônicos e pesticidas. eu vapor pode fazer mal às pessoas e poluir o ambiente, sendo este um dos motivos poreu alguns especialistas são contra a reciclagem das lâmpadas.

Fonte: The New York Times.

Nenhum comentário: